Chevrolet Cruze – defeitos e problemas

O Chevrolet Cruze de segunda geração é um sedã médio produzido na Argentina e que chega ao país junto com sua variante hatchback, o Sport6. O modelo trouxe diversas inovações sobre o anterior e ficou mais atraente.


Oferecido com motor turbo, o Cruze parece ter superado o antigo em termos de performance e espaço, mas será que tem muitos defeitos e problemas?

Feito sobre a plataforma D2XX da GM, o Chevrolet Cruze ficou maior e mais aerodinâmico, trazendo consigo um novo motor, o 1.4 Ecotec Turbo com injeção direta de combustível e tecnologia flex com 150 cavalos na gasolina e 153 cavalos no etanol, além de bons 24,5 kgfm no combustível vegetal.

O câmbio, porém, é o mesmo automático de seis marchas já usado anteriormente.

Apostando em novas tecnologias, o Chevrolet Cruze dispõe de multimídia MyLink com Android Auto e Car Play, Start&Stop, acabamento em couro, revestimentos em dois tons, carregador indutivo de smartphone, direção elétrica, ar-condicionado automático, entre outros. Mas, alguns desses sistemas são criticados pelos proprietários.

Em depoimentos na internet, dois itens do Chevrolet Cruze são os mais criticados pelos donos. O principal e que motivou a venda de alguns exemplares por parte de seus proprietários é o sistema de desligamento automático do motor, o Start&Stop.

O problema não é o dispositivo em si, mas sua não desativação. Saiba que até uma solução digital foi criada para resolver a questão que a GM não atendeu ainda.

Outro problema citado várias vezes na internet é a qualidade do acabamento, considerado muito fraco pelos proprietários, que apontaram diversos defeitos e problemas.

A suspensão dianteira e o banco traseiro são outros dos itens que mais geram reclamações nos donos do Chevrolet Cruze (veja aqui proprietários reclamam de câmbio em Cruze e Spin) de segunda geração.

Chevrolet Cruze – defeitos e problemas

Start&Stop não desliga

O sistema de desligamento automático do motor, popularmente conhecido como Start&Stop, é um item que ajuda a reduzir o consumo de combustível no trânsito urbano. Com o veículo parado e engatado, ele desliga o motor e o religa assim que o pedal do freio é solto.

A tecnologia é usada em motores de alto desempenho ou turbinados, assim como em propulsores mais antigos, que precisam compensar a emissão de CO2. No caso do Cruze, embora seja uma inovação para o modelo, no pós-venda ele se tornou um dos defeitos e problemas mais recorrentes do modelo.

Como não pode ser desligado manualmente, os clientes reclamam que ele desliga em momentos indesejáveis e que incomoda muito no dia a dia ao invés de ajudar. O recurso pode ser desativado em outros carros, mas não no Chevrolet.

Para resolver a questão, até macetes os donos criaram, como passar o câmbio para o modo manual ou desviar a ventilação para o para-brisa, o que força o sistema elétrico e impede o uso do dispositivo.

Um dono disse que após o desligamento do motor, o carro não funcionou mais e estava em pleno trânsito. Noutro, o veículo teve que ser rebocado e ficou 4 dias na concessionária.

As reclamações são tão recorrentes que até um aplicativo foi desenvolvido apenas para resolver a questão. Este app (vídeo abaixo) é conectado ao carro por um dispositivo e permite desativar o Start&Stop, assim como melhorar consumo e performance e oferecer aplicações de segurança para o modelo.

Um dono disse que na revenda onde comprou, o vendedor evita ruas de movimento durante o test drive, fazendo assim como que o Start&Stop não ative. Outro diz que o dispositivo desliga o motor em dias quentes e faz com que o ar-condicionado desativado injete ar quente no habitáculo.

Acabamento na mira dos donos

Outro dos defeitos e problemas do Chevrolet Cruze é o acabamento. Os clientes reclamam muito de um carro que custa em média R$ 100 mil. Eles apontam diversos itens que deixam a desejar.

Um deles é a pintura. O dono de um Cruze relatou que na porta existia um resto de tinta que escorreu e secou, formando uma bolha.

Em outros casos, a diferença de tonalidade entre para-choques e a carroceria é nítida, o que denota falta de cuidado na confecção das peças de mesma cor do carro.

O acabamento também é criticado, especialmente a qualidade dos tapetes e dos revestimentos, inclusive do assoalho, que em alguns casos, saiu com pouco tempo de uso. Um dono diz que o revestimento saiu em dois dias, enquanto outro apontou aos 3.000 km.

Também falam mal do apoio de braço, que não encaixa completamente no assento traseiro. O painel também seria uma fonte de ruído, sendo que um dos donos falou de um ruído de água, que sumiu aos 4.000 km.

Vários, porém, reclamam mesmo é do banco traseiro, que faz barulho muito incômodo. Um dos donos disse ter passado vergonha e acabou vendendo o carro após um ano de uso.

Uma infiltração pelo vidro do motorista exigiu a troca da máquina de vidro e outro caso, foi o vidro do passageiro que fazia barulho durante a condução. No caso dos faróis, as lentes embaçadas foram criticadas por outro proprietário. No escape, a proteção do esoltou em dois dias de uso do carro, mas foi reparada pela revenda.

No caso da multimídia MyLink, existem reclamações de travamento e do navegador GPS integrado, que não acha ou não conclui o destino.

Na parte mecânica também reclamam

A suspensão dianteira que bate seco ou que faz barulho é outro dos defeitos e problemas apontados pelos donos de Cruze. Os relatos partem de 3.000 km rodados e muitos reclamam que isso não poderia acontecer com carros tão novos. Alguns resolveram na rede Chevrolet.

Outro ponto que não gostam é o defletor de ar feito em borracha, sob o para-choque dianteiro. Eles dizem que raspa muito e isso procede, pois não só no Cruze, mas também em outros modelos da GM, detectamos a mesma coisa.

No caso da direção, um dos donos do modelo diz que sua caixa estava com ruído e precisou ser substituída, mas a troca demorou demais, pois o componente vem da Argentina…

O mesmo dono apontou problemas na suspensão com 3.000 km e falhas não resolvidas no funcionamento do motor aos 4.000 km. Aos 9.000 km, queimou uma das luzes de freio. Vendeu o carro com um ano.

Falando em motor, é recorrente a reclamação sobre irregularidades em seu funcionamento e fala-se até na troca de bicos injetores durante a garantia.

Nesse caso, embora talvez não esteja ligado diretamente, alguns reclamam de consumo excessivo com etanol e gasolina na cidade, chegando em médias de 5,6 km/l na cidade com etanol e 7,2 km/l na gasolina. Em contrapartida, não são poucos os que relatam excelente consumo em estrada, especialmente na gasolina, chegando a fazer 17 km/l rodando a 120 km/h.

Os freios fazendo barulho é outra reclamação de donos de Cruze, sendo que no clube de proprietários, fala-se que o ruído vem do limitador de pastilha. Tem relato sobre o ar-condicionado também.

Alguns reclamam de sua capacidade de refrigeração e um deles disse que vazou gás do condensador por causa de outra peça. Ao dar ré, os relatos falam de um ruído metálico semelhante ao abrir e fechar de portas.

Fora os defeitos e problemas acima, os donos de Chevrolet Cruze reclamam da falta de repetidor de direção nos espelhos (solucionado no modelo 2018), saída de ar no banco traseiro e ar-condicionado dual zone. Entretanto, é elogiado pelo estilo e desempenho.

[Fonte: Reclame Aqui/Clube do Cruze]

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