Volvo V40 – Problemas com motor ruidoso e peças caras

V40 001 A Volvo manteve seu Hatch Premium, o V40, por um bom tempo, mas em 2019 cedeu à pressão do mercado pelas SUVs e o tirou de linha.

Ele é completo, tem ótimo desempenho, belo design e pode ser encontrado por menos de R$ 100.000,00. O preço pode ser atrativo e, quando comparado com os nacionais de preço similar, ele dá um banho de qualidades, mas e os defeitos?

Qualquer carro de luxo é complicado de manter, em especial os modernos ou que saíram de linha. No nosso texto abaixo vamos relatar os principais problemas.

A versão T4 com motor 2.0 turbo rende 190 cv e 30,4 kgfm de torque, que promovem uma aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 7 s. A versão T5 também possui motor 2.0 turbo porém com 245 cv e 35,7 kgfm de torque, que rende aceleração de 0 a 100 km/h em 6,3 s.

Possui ar-condicionado dual-zone, AppleCarplay e Android Auto na central multimídia, frenagem autônoma, robusto conjunto de airbags e muito mais.

Então pra você que pensa em comprar um V40 , ou já tem um em vista, abaixo estão os principais problemas e reclamações do modelo:

Suspensão sofre no Brasil

O conjunto da suspensão sofre desgaste acentuado e o carro perde conforto, visto que não foi projetado para rodar nas péssimas rodovias brasileiras. Amortecedores são os itens que mais sofrem, então atenção especial para eles.

Pneus de perfil muito baixo

Algumas versões vem com o pneu 225/40 R18, que é um tanto quanto fino para nosso mercado. O carro perde conforto em ruas de piso ruim e os componentes de suspensão mencionados acima sofrem mais. Alguns proprietários colocam pneus de perfil maior e relatam melhora significativa no conforto, além de proteger as rodas em buracos.

Raio de giro ruim

Diversos compradores relatam dificuldades em manobrar e até em guiar o carro em regiões que precisam de agilidade de manobra.

Peças caras

Nenhuma novidade para um carro importado, mas vale lembrar que as peças são bem caras, em especial nas concessionárias.

Um farol passa dos R$ 3.000,00 (usado), então fique atento aos detalhes na hora da compra.

Um kit de correia sai na faixa de R$ 2.500,00 quando comprado em loja de procedência e de boa marca.

Conectividade ruim nas versões antigas

V40 002 As unidades mais antigas só têm conexão com Android Auto e Apple CarPlay com fio, de fábrica, sendo necessário comprar um adaptador (que muitas vezes é caro) para fazer o serviço sem fio.

Desvalorização do usado

Especialmente quando mais novo, a desvalorização pode ser grande.

Basta ver que um V40 T4 2019 custa R$ 120.000,00 e um usado 2014 custa R$ 70.000,00 (quase metade).

Tenha em mente que ao comprar um seminovo a desvalorização pode ser abrupta.

Motor 2.0 ruidoso

Alguns proprietários consideram o motor 2.0 turbo ruidoso, especialmente se formos considerar o segmento de luxo ao qual o carro pertence.

Turbina fumando?

Apesar de não ser um problema recorrente, é bom ficar de olho em problemas na turbina, que podem aparecer por mau uso ou manutenção desleixada.

O principal sinal de problemas é fumaça branca/azulada saindo pelo escapamento depois de acelerar forte e tirar o pé.

Revenda complicada

Infelizmente alguns estabelecimentos não aceitam o V40 na troca e na maior parte das vezes, quando o fazem, desvalorizam mais o carro.

Seguro caro

O seguro do V40 pode ser considerado caro, a depender do seu perfil e da versão comprada, numa média de R$ 5.000,00 o valor pode passar bem desse, em alguns casos.

Conclusão

V40 003 O V40 é um carrão, com desempenho invejável e sem grandes problemas crônicos, porém é um carro de luxo, e como tal, tem que ser bem cuidado.

Fique atento ao rodar, e veja se a condução agrada, com a altura do carro e os pneus de perfil baixo.

Certamente é um carro completo, com a segurança dos ocupantes levada a sério, sendo um bom carro para a famílias pequenas, só tome cuidado com o valor da manutenção elevado, e claro, com a procedência.

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Autor: Luca Magnani

Engenheiro mecânico na indústria automotiva, pós graduado pela Universidade da Indústria do Paraná em Engenharia de veículos elétricos e híbridos.