Mitsubishi Lancer – Defeitos e Problemas

Mitsubishi Lancer GT 5

O Mitsubishi Lancer agradou ao público logo no seu lançamento por seu design arrojado e moderno, e até hoje, tem uma legião de faz espalhados pelo Brasil e pelo mundo, é um sedã que ainda agrada visualmente e na condução, mesmo já tendo alguns bons anos de mercado.

Se você está pensando em comprar um, fique de olho no nosso texto de hoje para evitar problemas, vamos falar dos principais defeitos e reclamações do modelo.

A versão apresentada em 2012 trazia motor 2.0 16V de alumínio com potência de 160cv e 20,1 kgfm de torque, que levava o sedã de 0 a 100 km/h em cerca de 9s na versão com câmbio manual e em cerca de 10,5s na versão com câmbio CVT, seu acerto de suspensão faz com que o carro tenha um comportamento dinâmico bem interessante e atenda bem à proposta.

Trazia como itens de série Airbags frontais, ABS, suspensão traseira multilink, ar-condicionado, computador de bordo e rodas 18”, ainda contava com bancos de couro, teto solar, central multimídia, xênon, retrovisor fotocrômico, tração AWD e airbags adicionais como opcionais.

Abaixo estão os principais problemas e reclamações do modelo:

Câmbio CVT é lento

Assim como dissemos no review da irmã “bombada” do Lancer, a ASX, o desempenho do câmbio CVT é fraco, as trocas de marcha são lentas e a reação de troca é demorada, comprometendo o bom desempenho do motor 2.0.

Em algumas versões tem problemas de sobreaquecimento, devido a falta do radiador de óleo, que causa ruídos e até paradas indesejadas, o radiador foi instalado em algumas unidades, porém se a que estiver comprando não possuir, espere gastar mais de R$ 2.000,00 para incluir o sistema de refrigeração.

Volante sem ajuste de profundidade

Mitsubishi Lancer GT 3

Algumas versões vem sem ajuste de profundidade do volante, o que é bem complicado, considerando que o carro tem uma pegada mais esportiva.

Suspensão barulhenta

Mais um ponto comum de problema no Lancer é na suspensão, ela se apresenta bem barulhenta, especialmente quando sofre desgaste, provavelmente pelo acerto mais firme que proporciona, a vida útil é reduzida ao trafegar por nossas ruas esburacadas e cheias de lombadas, boa parte dos proprietários faz a troca dos amortecedores com menos de 50.000km rodados.

Rodas e pneus sofrem com buracos

Pelo aro da roda ser grande e o perfil do pneu relativamente fino, não é raro rasgar um pneu ou entortar uma roda ao passar em buracos, fique atento a rodas reformadas ou pneus vulcanizados, eles podem apresentar risco à segurança.

Ficou parado no tempo

O carro não sofreu grandes reestilizações nem recebeu uma nova geração em toda sua vida no mercado brasileiro, para quem compra um usado da época do lançamento isso pode não ser um problema, mas para quem busca um carro mais novo pode ser, visto que um carro 2018 tem a mesma cara que um 2012.

Corrente do comando de válvulas com desgaste

A corrente do comando de válvulas sofre desgaste prematuro, especialmente quando utilizado óleos fora de especificação ou quando não respeitado o intervalo das trocas, o problema gera um ruído na parte alta do motor (cabeçote), que pode ser ouvido com mais facilidade na primeira partida, com motor frio. Caso a unidade que está pensando em comprar tenha esse problema, saiba que o reparo não sai por menos de R$ 2.000,00 com mão de obra e peças de qualidade.

Negligência com o sistema AWD

O lancer com sistema AWD sofre pela falta de conhecimento de proprietários e mecânicos que não fazem as manutenções preventivas com a frequência necessária, tanto o alinhamento traseiro (que desgasta os pneus de forma irregular se não executado), quanto a troca do óleo do diferencial são dois itens muitas vezes esquecidos. Confira se os pneus traseiros não tem desgaste irregular e se o carro não apresenta ruídos na rodagem quanto ativado o sistema.

Recalls importantes

• Algumas unidades podem apresentar desligamento involuntário do motor, que pode causar inclusive acidentes, o problema está no suporte do tensionador da correia do alternador, que pode se romper e causar problemas no carregamento da bateria.
• Diversas unidades do Lancer tiveram chamado de recall para substituição da bolsa do insuflador do airbag, a não aplicação do recall põe em risco a vida dos ocupantes em uma eventual batida.

Consumo

Outro ponto comum de reclamação do Lancer é o consumo, o carro faz cerca de 9 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada e só roda na gasolina.

Conclusão

Mitsubishi Lancer GT 2

O Lancer é um carro sem muitos defeitos crônicos e, como todo bom japonês, alia robustez mecânica e segurança, é relativamente fácil de encontrar em bom estado de conservação, apesar de boa parte dos donos fazer uso severo, e tem uma pegada esportiva na versão manual, com bom comportamento dinâmico.

Os maiores problemas a se observar são o fraco desempenho no câmbio CVT, problemas e desgastes do conjunto da suspensão, verificar com cuidado o estado de conservação das rodas e pneus é outro ponto importante.

Infelizmente perde no quesito desempenho e tecnologia para boa parte dos sedãs mais modernos com motor turbo, por exemplo, mas ainda é um carro divertido de guiar, só ficou defasado com o passar dos anos.

Com certeza é um carro com bom potencial de agradar proprietários que prezam pelo prazer em dirigir e não ligam muito para acessórios e firulas, mas de qualquer forma poderia trazer alguns mimos como ajuste de profundidade no volante.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



c12OrqyAeQ65CANuSaRgcOXX3cvWvBvO3VrU zKQNKMIjAIN28coKUHnlTgz76QZ90
Autor: Luca Magnani

Engenheiro mecânico na indústria automotiva, pós graduado pela Universidade da Indústria do Paraná em Engenharia de veículos elétricos e híbridos.