Mitsubishi ASX – Defeitos na suspensão com desgaste e diferencial traseiro

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A Mitsubishi pode não ter um desempenho de vendas tão bom quanto a Honda ou a Toyota, porém fabrica carros igualmente confiáveis e seguros, é o caso da ASX, que tem uma boa adesão no mercado de usados, tinha um design inovador na época de seu lançamento e bons pacotes de opcionais. Se você está pensando em comprar uma, fizemos um resumo dos pontos mais críticos dos carro.

O modelo estreou no Brasil em 2010 e roubou alguns compradores da TR4, uma vez que a ASX tinha um visual e uma pegada mais urbana e civilizada, o que conquistou boa parte do público, apesar de não fazer feio numa estrada de terra, não tem o mesmo desempenho na trilha que sua irmã mais velha, de qualquer forma se sai melhor na cidade.

Sempre contava com ABS, Airbags, porta-malas de 409 litros, motor 2.0 16V com 160 cv e 20kgfm de torque, que levam a SUV de 0 a 100 km/h em 9,6s na versão 4×2 com câmbio manual, também existia a versão com câmbio CVT com aceleração de 0 a 100 km/h em 11s.

A versão AWD vem equipada com 9 airbags, controles de tração e estabilidade, sensor de chuva e de estacionamento, bancos de couro e ar-condicionado digital. Dentre os opcionais estão os faróis de xênon e teto panorâmico.

Abaixo estão os principais problemas e reclamações do modelo:

Câmbio CVT é lento

O desempenho do câmbio CVT aplicado no ASX deixa a desejar, as trocas de marcha são lentas e a reação de troca é demorada, comprometendo o bom desempenho do motor 2.0. Em algumas versões tem problemas de sobreaquecimento, se busca desempenho e tranquilidade vale a pena procurar por uma unidade com câmbio manual.

Barulho nos acabamentos

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Os acabamentos plásticos, em especial do painel, apresentam barulhos na rodagem, teste o carro em uma rua esburacada, especialmente se o carro tiver uma quilometragem alta e fique atento aos barulhos.

Suspensão com desgaste frequente

O conjunto de suspensão da ASX sofre um desgaste acentuado, especialmente pelas características do projeto, portanto avalie bem o conjunto e fique atento a barulhos pois, apesar de não ser dos mais caros, a troca do conjunto completo de amortecedores e componentes da suspensão fica na casa dos R$ 3.000,00.

Ficou parado no tempo

O carro não sofreu grandes reestilizações nem recebeu uma nova geração em toda sua vida no mercado brasileiro, para quem compra um usado da época do lançamento isso pode não ser um problema, mas para quem busca um carro mais novo pode ser, visto que um carro 2018 tem a mesma cara que um 2010.

Corrente do comando de válvulas com desgaste

A corrente do comando de válvulas sofre desgaste prematuro, especialmente quando utilizado óleos fora de especificação ou quando não respeitado o intervalo das trocas, o problema gera um ruído na parte alta do motor (cabeçote), que pode ser ouvido com mais facilidade na primeira partida, com motor frio. Caso a unidade que está pensando em comprar tenha esse problema, saiba que o reparo não sai por menos de R$ 2.000,00 com mão de obra e peças de qualidade.

Negligência com o diferencial traseiro

Boa parte dos proprietários de uma ASX com sistema AWD não faz as manutenções preventivas no sistema com a frequência necessária, tanto o alinhamento traseiro (que desgasta os pneus de forma irregular se não executado), quanto a troca do óleo do diferencial são dois itens muitas vezes esquecidos. Confira se os pneus traseiros não tem desgaste irregular e se o carro não apresenta ruídos na rodagem quanto ativado o sistema 4×4, se possível exija a nota das revisões.

Recalls importantes

• Unidades produzidas em 2010 e 2011 podem apresentar desligamento involuntário do motor, que pode causar inclusive acidentes, o problema está no suporte do tensionador da correia do alternador, que pode se romper e causar problemas no carregamento da bateria.
• Unidades produzidas em 2010 e 2011 e que tenham teto solar panorâmico tem que passar por inspeção para verificação da aplicação de aderente no vidro do teto, a não correção do problema pode fazer com que o vidro quebre ou se solte.
• Unidades produzidas entre 2015 e 2017 tiveram suas fechaduras de porta substituídas, a não aplicação desse recall pode ter como consequência a abertura espontânea das portas com o carro em movimento.
• Unidades produzidas entre 2015 e 2017 tiveram inspeção e eventual substituição de componentes do sistema de freio traseiro, a não aplicação do recall pode fazer com que o freio de estacionamento não funcione corretamente.

Consumo

Apesar de não apresentar um consumo absurdo, esse é um ponto comum de reclamação do carro, só rodando na gasolina, faz cerca de 8 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada.

Conclusão

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A ASX é uma boa opção para quem pensa em um SUV, os grandes pontos fracos dela são o baixo desempenho da versão CVT e o consumo elevado, quando comparamos com SUVs mais modernos e motor turbo a briga chega a ser desleal, andam mais e bebem menos, para amenizar o problema opte por uma unidade com câmbio manual, verifique sempre se os recalls foram aplicados.

O carro não tem uma manutenção muito cara e nem sofre com escassez de peças o que é um ponto positivo, se possível opte pela versão AWD manual, pois alia mais opcionais e um desempenho melhor em quase todas situações.

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    Autor: Luca Magnani

    Engenheiro mecânico na indústria automotiva, pós graduado pela Universidade da Indústria do Paraná em Engenharia de veículos elétricos e híbridos.