Kia Optima – Defeitos e Problemas

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O Optima foi um sedã criado pela Kia para ocupar o espaço que existia entre o Cerato e o Cadenza.

Repleto de opcionais, com um design bem atraente e um belíssimo design, pode ser encontrado hoje por bons preços, inferiores a sedãs compactos mais novos.

Se está pensando em comprar um Optima, fique de olho no nosso texto de hoje, nele vamos listar os principais problemas e reclamações do modelo.

Lançado no Brasil em 2012, teve vida curta no mercado nacional e durou menos de 5 anos em série.

Pode ser encontrado com dois motores:

O primeiro é o motor 4 cilindros 2.4L rendendo 180 cv e 23,6 kgfm de torque, a aceleração de 0 a 100 km/h é na casa dos 10s e a velocidade máxima de 210 km/h.

O segundo foi o também 4 cilindros 2.0L rendendo 165 cv e 20 kgfm de torque, com a aceleração de 0 a 100 km/h em 12s e velocidade máxima de 205 km/h.

De série tinha câmbio automático de seis velocidades, airbags frontais, laterais e de cortina, ABS, ar-condicionado digital, rodas de liga leve aro 18, acendimento automático de faróis, teto solar e mais.

Abaixo estão os principais problemas e reclamações do modelo:

Suspensão delicada

O Kia Optima apresenta barulhos e desgaste nos componentes da suspensão com frequência, devido as péssimas condições das estradas brasileiras.

Em especial os amortecedores e buchas são os componentes que mais sofrem desgaste, por isso fique atento a ruídos e batidas secas ao passar por desníveis e lombadas.

Rede de concessionárias pequena

A Kia não é tão presente quanto algumas outras montadoras, isso pode ser um problema se seu carro estiver na garantia, tendo que leva-lo para revisões em cidades que não são a sua.

Caso o carro já esteja fora da garantia o problema é menos grave, mas ainda pode dificultar a compra de peças originais.

Carro muito baixo

Uma reclamação recorrente dos proprietários é que o carro raspa em lombadas e desníveis com frequência.

Motor 2.4 apresentou problema de lubrificação

Existem alguns relatos de problemas na lubrificação do motor em determinadas condições de uso mais severo.

Segundo proprietários, para se prevenir o problema é necessário trocar a bomba de óleo por uma diferente da original e esse serviço é um pouco caro, se possível procure unidades já corrigidas.

O defeito causa falhas graves no motor, que pode até fundir, então muita atenção.

Consumo elevado

O consumo fica na casa dos 6,5 km/l na cidade e 9 km/l na estrada, rodando sempre na gasolina, com relatos de consumo até um pouco piores.

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Manutenção não é de carro popular

Apesar de ter um conjunto robusto e que não dá muito problema, quando isso acontece é um pouco caro para arrumar, com o par de amortecedores dianteiros custando na faixa de R$ 2.000,00.

Outro exemplo são os pneus para aro 18” de uma marca de qualidade alcançam o valor de R$ 1.000,00 a unidade.

Conclusão

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O Kia Optima é uma boa pedida para quem procura um sedan com preço atrativo, diversos opcionais e estilo.

O seu consumo é elevado, superior a concorrentes mais modernos e com motorização turbo, por exemplo, mas o preço de aquisição mais baixo pode compensar esse consumo, dependendo do uso que o carro terá.

Assim como qualquer carro, é primordial comprar uma unidade conservada e de preferência com histórico de manutenções e notas fiscais dos serviços realizados, as peças são mais caras que populares então atenção especial à procedência.

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Autor: Luca Magnani

Engenheiro mecânico na indústria automotiva, pós graduado pela Universidade da Indústria do Paraná em Engenharia de veículos elétricos e híbridos.