Hyundai Elantra – Defeitos e Problemas

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A Hyundai se destacou no Brasil pela qualidade e requinte de seus sedãs, com o Elantra não foi diferente, na época da estreia do modelo ela não era tão forte no país como é hoje.

O sedã foi uma das tentativas de bater o Civic e Corolla, mas caiu no esquecimento em 2019 e saiu de linha.

Não é difícil encontrar um usado por preço convidativo, fizemos esse texto para te mostrar os pontos que deve ficar atento ao escolher uma unidade.

O Elantra começou a ser importado da Coreia do Sul em 2011, teve durante sua vida o motor 1.8 16v aspirado de 160 cv e 18 kgfm de torque e o motor 2.0 também aspirado de 178 cv e 22 kgfm de torque

Conta com opções de câmbio manual ou automático de 6 velocidades e a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 10,9 segundos na versão 2.0, números bem próximos dos principais concorrentes.

Tem versões com ar-condicionado, piloto automático, sistema Keyless, ar dual-zone, faróis de Xênon, multimídia com GPS, câmera de ré, airbags frontais e laterais, bancos com ajuste elétrico, teto solar e muito mais.

Certamente é um carro interessante para se avaliar, mas quais são seus principais problemas e focos de reclamação? Listamos eles abaixo:

Pneus suscetíveis a buracos

O carro tem rodas aro 17 ” em algumas versões e utilizam o perfil 215/45 nos pneus, que os deixa um pouco finos e suscetíveis a buracos, podendo rasgar os pneus, amassar as rodas e até comprometer a suspensão.

Suspensão sofre com nossas ruas

O conjunto da suspensão tem um acerto bom, porém sofre com as ruas brasileiras, o problema é potencializado pelos pneus de perfil baixo, porém tem a ver com o conjunto em si, que pode sofrer desgaste acentuado ao ser usado em lugares com terreno ruim e muitas lombadas (99% do país).

Além do desgaste, há quem reclame do conforto ao rodar em ruas que tenham ondulações e buracos, pois o carro pula um pouco, de novo é uma questão do projeto que foi mais pensado em firmeza na direção e é penalizado pelas nossas ruas.

Câmbio automático com custo elevado de reparo

O câmbio não é problemático, porém solicite as notas de revisão para ter garantia que foi tratado corretamente, uma vez que se não feita a manutenção preventiva os custos de reparo são elevados, passando facilmente dos R$ 5.000,00.

Preste atenção a trancos nas saídas e trocas de marcha, elas devem ser suaves.

Custo alto de peças

As peças do Elantra também não são das mais baratas, com os faróis custando R$ 2.000,00 o par nas versões com projetor e os amortecedores custando na faixa de R$ 1.500,00 o par, isso claro falando do mercado paralelo, na concessionária os preços são consideravelmente maiores.

Multimídia tem problema no touch

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Algumas unidades apresentaram problemas na tela sensível ao toque, que podem parar de funcionar completamente ou somente uma parte, portanto teste ela com cuidado

Procedência

Assim como Civic e outros sedãs médios, o Elantra caiu um pouco no perfil “ostentação”, e pode ter sofrido na mão de donos relaxados, verifique o histórico de manutenção do carro

Verifique o assoalho do carro, para constatar eventuais alterações extremas no sistema de suspensão do carro, que pode danifica-lo, além de comprometer a estrutura do carro quando mal executadas.

Sistema Keyless não reconhecido

Existem casos que o carro não reconhece mais a chave no sistema Keyless (chave presencial), quando isso ocorre pode ser necessário substituir o módulo que tem um preço bem salgado.

Cinta do airbag defeituosa

Com o tempo a cinta do airbag costuma se romper, fazendo com que o sistema de comandos no volante pare de funcionar, a peça é barata e relativamente fácil de trocar, mas de qualquer forma teste o funcionamento dos botões do volante.

Conclusão

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O Elantra é um carro com poucos defeitos crônicos graves no motor e no câmbio e tem versões com câmbio manual, o que tem se tornado raridade nos carros médios e de luxo, por isso merece uma chance na hora da compra.

Os maiores problemas estão no sistema de suspensão, que não foi bem pensada para as estradas brasileiras e sofre desgaste acentuado além de ser ruidosa.

Alguns problemas eletrônicos são recorrentes na multimídia, no sistema Keyless e nos botões do comando do volante e podem ser caros para arrumar, dê preferencia para unidades que já tiveram os reparos feitos.

Certamente é uma boa opção de compra na faixa de preço, apresenta bom desempenho, bom acabamento e manutenção com preço relativamente acessível.

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Autor: Luca Magnani

Engenheiro mecânico na indústria automotiva, pós graduado pela Universidade da Indústria do Paraná em Engenharia de veículos elétricos e híbridos.