*Destaque *Featured Chevrolet Lançamentos Linha 2020 Sedãs

Cruze 2020: preço, consumo, versões, motor (e detalhes)

Cruze 2020: preço, consumo, versões, motor (e detalhes)

O Chevrolet Cruze 2020 já está em sua segunda geração no mercado brasileiro. Para tornar a briga com Corolla e Civic mais acirrada, o sedã médio da marca americana recebeu um visual mais moderno, interior mais refinado, dose extra de tecnologia e um eficiente motor turbo de até 153 cavalos de potência.


Atualmente, o Cruze 2020 é um dos sedãs médios que contam com motor turbo em todas as versões, ao lado do Jetta e do C4 Lounge. O conjunto mecânico do carro não é totalmente voltado ao desempenho, mas sim, sobretudo, ao conforto e eficiência no consumo de combustível e emissão de poluentes.

Ele pode ser encontrado nas versões LT, Black Bow Tie, LTZ e Premier, sendo que esta última oferece ainda a opção de um pacote de equipamentos extras. Confira abaixo todos os detalhes do modelo da Chevrolet:

Chevrolet Cruze – história

Nascido em 2008 na Coreia do Sul, o Chevrolet Cruze começou a ser vendido também como Daewoo Lacetti Premiere, sendo rapidamente ampliado para a australiana Holden, inicialmente com o nome Cruze e depois como Astra Sedan.

Desenvolvido para ser o sedã médio global da General Motors, o modelo veio com soluções de baixo custo para atender todos os mercados, incluindo suspensão traseira por eixo de torção e motor 1.8 aspirado.

O modelo não demorou a chegar em vários lugares, sendo produzido na Austrália, Índia, China, Brasil, Coreia do Sul, Cazaquistão, Rússia, Tailândia, EUA e Vietnã. Em sua primeira geração, o Chevrolet Cruze chegou ao Brasil para substituir o longevo projeto nacional do Chevrolet Vectra, que era diferente do europeu, pois aproveitava a estrutura da antiga Zafira e o estilo do Astra da época.

Aqui, chegou apenas com motor 1.8 e câmbio automático GF6 de seis marchas, que inicialmente não estava em conformidade com o propulsor, gerando reclamação. Lá fora, ele tinha opção de motor 1.4 Turbo, bem como 1.6 a gasolina e versões diesel 1.7 e 2.0, sendo esta última com motores Fiat e VM Motori.

Ele teve diversos nomes posteriormente. A plataforma Delta II era a mesma do Opel Astra da época.

Então, em 2014 eis que surge a segunda geração, mas esta nasceu inicialmente apenas na China, sendo um pouco menor que o Cruze anterior. Com design sofisticado, o modelo era feito sobre a nova plataforma D2XX e mantinha a suspensão traseira por eixo de torção, mas era equipado com motor 1.6 e 1.5 Turbo, além de câmbio de dupla embreagem.

Só em 2016 surgiria então a versão internacional do Chevrolet Cruze, que era 10 cm maior, medindo 4,66 m e com 2,70 m de entre eixos contra 2,66 m da versão chinesa.

Mas, usava somente câmbio automático de seis marchas e empregou um motor 1.4 Turbo, apesar da potência parecida. Logo em seguida a China adotaria esse modelo global como um facelift de seu próprio carro, padronizando assim a gama da Chevrolet.

No Brasil, o Chevrolet Cruze de segunda geração chegou em 2016 com o mesmo conjunto visto na maioria dos mercados, usando motor 1.4 Ecotec Turbo SIDI, porém, com tecnologia Flex. O câmbio GF6-3 de seis marchas causou-se bem com o novo motor.

Começou a ser produzido na Argentina, substituindo o anterior que era brasileiro.

Agora, seu motor também passa a ser feito no país vizinho. Por enquanto, não se espera uma terceira geração, mas esta deve chegar em 2020. O novo modelo trouxe diversas tecnologias em termos de segurança e conectividade para a linha Chevrolet no Brasil.

Junto com ele, chegou também o Chevrolet Cruze Sport6 de segunda geração, lembrando que o Cruze sempre teve uma versão hatchback.

Na Europa chegou a ter uma perua, mas apenas na geração anterior. O hatch também é feito na Argentina e convive com o sedã como antes, embora tenha opção de teto solar elétrico.

Sua plataforma deu origem ao Chevrolet Equinox, sucessor da Captiva e que chegou em outubro no país.

Cruze 2020: preço, consumo, versões, motor (e detalhes)

Chevrolet Cruze 2020 – detalhes

O Chevrolet Cruze 2020 tem um estilo bem equilibrado e agressivo, remetendo à esportividade, apresentando ainda conjunto ótico de dupla parábola bem delineado e com facho adaptativo, mas que não tem projetores de xênon ou LED, apenas LEDs diurnos, as chamadas DRLs.

O para-choque do Chevrolet Cruze 2020 vem com spoilers integrados, sendo muito bonito. A grade lembra bastante o Chevrolet Malibu e o esportivo Camaro, dando um ar mais esportivo. Com estilo mais próximo de um cupê, ele é também elegante e a queda suave na traseira também se destaca.

As lanternas bipartidas de tamanho considerável na traseira também agradam.

O Chevrolet Cruze 2020 apresenta maçanetas cromadas, rodas de liga leve aro 17 com desenho aerodinâmico e frisos cromados realçam o visual da versão topo de linha. Os retrovisores – com basculamento elétrico – agora possuem repetidores de direção, sendo esta uma das poucas novidades do três volumes da GM. Não parece se encaixar no visual a antena ajustável no teto.

Em seu ambiente interno em dois tons, o Chevrolet Cruze 2020 evoluiu muito. O acabamento ficou bem melhor, ganhando agora dupla tonalidade de cinza, apresentando assim um visual equilibrado, apesar dos materiais plásticos em grande parte do habitáculo.

Bom acabamento dos comandos são vistos no volante novo, incluindo alerta de colisão e invasão de faixa. Assim como seus ajustes, a empunhadura é muito boa.

O Chevrolet Cruze 2020 tem um quadro de instrumentos com um ambiente mais amplo, iluminação branca e computador de bordo bem sofisticado, com uma aparência mais premium, vindo agora com medidor de pressão dos pneus, dados de navegação, mídia, telefonia, ajuste do alerta de colisão e estacionamento automático.

Um dos detalhes que mais chamam a atenção no Chevrolet Cruze 2020 é a multimídia MyLink 2 com Android Auto, Car Play, OnStar (que mantém os comandos clássicos no teto), navegador 3D e câmera de ré.

Mais intuitivo e de fácil operação, o dispositivo pode ainda ser comandado por voz. O ar-condicionado, que não é dual zone, é outro item que entra na lista de funcionalidades do dispositivo. O OnStar agora tem modo valet, que indica o quanto o manobrista andou com o carro.

O Chevrolet Cruze 2020 tem bancos mais confortáveis e o do condutor tem ajustes elétricos. O porta-luvas tem espaço adequado e há bons porta-copos e objetos no console central e portas. O ar-condicionado automático é muito eficiente.

Há também carregamento indutivo para smartphones, além de entradas USB e auxiliar. Os retrovisores possuem rebatimento elétrico, mas não indexado ao travamento das portas. O modelo possui uma vistosa chave eletrônica com comando de partida remota do motor.

A alavanca de transmissão do Chevrolet Cruze 2020 possui o indicativo de acionamento dos freios, a fim de permite a partida do veículo ou sua ativação completa após acionamento remoto do motor, bem como comandos de desligamento de controles de tração e estabilidade, assistente de estacionamento e sensores de estacionamento.

No sedã o conforto é muito bom, especialmente na traseira, com espaço para pernas mais generoso. Não há teto solar elétrico e muito menos difusores de ar traseiros. Ainda assim, apresenta apoios de braço central, cintos e apoios de cabeça para todos, assim como luzes de leitura.

Estão ausentes do Chevrolet Cruze 2020 um piloto automático adaptativo e faróis de xênon ou LED. No caso do porta-malas, o sedã perdeu 10 litros, mas ainda tem tamanho adequado, ampliado com a separação do encosto traseiro, aproveitando-se melhor o ambiente.

Cruze 2020: preço, consumo, versões, motor (e detalhes)

Chevrolet Cruze 2020 – novidades

Recentemente, a Chevrolet anunciou a chegada de algumas novidades para a linha do Cruze 2020. Elas incluem uma nova versão topo de linha, a Premier, e novos equipamentos. Além disso, o visual do sedã foi renovado, o que deve garantir algum tempo de boas vendas nesse competitivo segmento.

Falando primeiro sobre a versão Premier, o Chevrolet Cruze 2020 ganhou nessa versão várias novidades. Entre elas, destaque para a nova central multimídia MyLink, que foi renovada e ficou mais rápida, tendo agora acesso a internet (quem compra o carro ganha 3 meses ou 3 GB grátis). O Cruze Premier 2020 também vem com carregamento wireless para smartphone, frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres e a possibilidade de desativar o start/stop.

O farto pacote de equipamentos dessa versão ainda conta com seis airbags, alerta de ponto cego, assistente de permanência em faixa, assistente de partida em rampas, controle de tração e estabilidade, farol alto adaptativo, LEDs diurnos, sensores de estacionamento (dianteiros e traseiros), lanternas em LED, rodas de 17 polegadas, acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, entre outros.

O visual do Chevrolet Cruze 2020 também foi alterado, ficando mais próximo do Malibu. O modelo tem novos para-choque, luzes auxiliares e grade, e as rodas de 17 polegadas tem desenho exclusivo na versão Premier. Na traseira, as lanternas recebem um desenho mais atual e agora são de LED.

Já no interior, o Chevrolet Cruze 2020 ficou mais refinado, com acabamento nas cores preto e castanho e novo grafismo no computador de bordo. A carroceria recebeu duas novas cores para combinar com o interior: Marrom Capuccino e Azul Eclipse.

Cruze 2020: preço, consumo, versões, motor (e detalhes)

Chevrolet Cruze 2020 – versões

O Cruze 2020 está disponível nas versões de acabamento LT, Black Bow Tie, LTZ e Premier.

Confira abaixo toda a linha Chevrolet Cruze 2020:

  • Chevrolet Cruze LT 2020
  • Chevrolet Cruze Black Bow Tie 2020
  • Chevrolet Cruze LTZ 2020
  • Chevrolet Cruze Premier 2020

Cruze 2020: preço, consumo, versões, motor (e detalhes)

Chevrolet Cruze 2020 – equipamentos

Chevrolet Cruze LT 2020

Segurança: airbags frontais e laterais, controle de estabilidade, controle de tração, sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis no banco traseiro, freio a disco nas quatro rodas com ABS, EBD e PBA, alarme, faróis e lanterna de neblina, assistente de partida em rampas, luzes de condução diurna, regulagem de altura dos faróis, monitoramento da pressão dos pneus, sistema OnStar com pacote Exclusive, sensor de estacionamento traseiro, encosto de cabeça e cinto de três pontos para os cinco ocupantes, entre outros.

Conforto: abertura do porta-malas por controle remoto, ar-condicionado automático, volante revestido em couro com ajuste de altura e profundidade, console central com porta-objetos, porta-copos e descansa-braço deslizante com porta-objetos, controle de velocidade de cruzeiro, descansa-braço traseiro com dois porta-copos, direção elétrica progressiva, retrovisores externos elétricos com indicador de direção, manopla de câmbio em couro, para-sois com espelho e iluminação, vidros elétricos com sistema “um toque”, anti esmagamento e fechamento e abertura automáticos pela chave, entre outros.

Tecnologia: computador de bordo com três modos, sistema start/stop, central multimídia MyLink com tela sensível ao toque de sete polegadas, Android Auto, Apple CarPlay e Bluetooth, sistema de som com quatro alto-falantes e dois tweeters, entre outros.

Visual e acabamento: bancos revestidos em couro preto “Jet Black”, rodas de alumínio de 17 polegadas, detalhes internos cromados, revestimento premium no painel, entre outros.

Chevrolet Cruze Black Bow Tie 2020

Tecnologia: recebe sistema de som premium da JBL.

Visual e acabamento: logotipos da Chevrolet com fundo preto, rodas de 17 polegadas escurecidas, emblema “Cruze” escurecidos, tapetes em carpete, entre outros.

Chevrolet Cruze LTZ 2020

Segurança: se diferencia em relação ao LT pelos airbags do tipo cortina, luzes de condução diurna em LED, sensores de estacionamento dianteiros, retrovisores externos com aquecimento e rebatimento elétrico, retrovisor interno eletrocrômico, entre outros.

Conforto: ganha faróis com sensor crepuscular, abertura das portas e alarme por sensor de aproximação na chave, partida remota do motor pela chave, sensor de chuva com ajuste automático de intensidade, entre outros.

Tecnologia: traz central multimídia MyLink com tela de oito polegadas e navegador integrado, computador de bordo colorido, entre outros.

Visual e acabamento: oferece detalhes cromados nas maçanetas, janelas das portas, grade frontal e tampa do porta-malas, rodas de alumínio de 17 polegadas com acabamento escurecido, bancos revestidos em couro na cor Cinza Dark Atmosphere, entre outros.

Opcionais: Pacote R7F (R$ 11.700) – Alerta de Colisão Frontal, Alerta de Ponto Cego, Assistente de Permanência na Faixa, Banco traseiro bipartido e rebatível, com porta-copos, Carregador Wireless, Easy Park – Sistema de Estacionamento Automático, Farol alto adaptativo e Indicador de distância do veículo da frente.

Chevrolet Cruze Premier 2020

Segurança: além dos itens da versão LTZ, adiciona Alerta de Colisão Frontal, Alerta de detecção de pedestre frontal com auxilio de frenagem, Alerta de Ponto Cego, Alerta de esquecimento de pessoa ou objeto no banco traseiro, Assistente de permanência na faixa, Farol alto adaptativo, Frenagem automática de emergência em baixa velocidade e Indicador de distância do veículo da frente.

Conforto: Lanternas de LED e rodas com acabamento exclusivo.

Tecnologia: Carregador Wireless e Easy Park – Sistema de Estacionamento Automático.

Chevrolet Cruze 2020 – preço

Confira abaixo os preços da linha Chevrolet Cruze 2020 para o mercado brasileiro:

  • Chevrolet Cruze LT 2020 – R$ 99.390
  • Chevrolet Cruze Black Bow Tie 2020 – R$ 101.390
  • Chevrolet Cruze LTZ 2020 – 108.990
  • Chevrolet Cruze Premier 2020 – R$ 122.890

*Preços com base no configurador online da Chevrolet em dezembro de 2019.

Cruze 2020: preço, consumo, versões, motor (e detalhes)

Chevrolet Cruze 2020 – motor

O Chevrolet Cruze 2020 vem com a geração mais atual do propulsor LE2, que pertence à família SGE (Small Global Engine), que equipa entre outros o Chevrolet Tracker 2020 e o Buick Encore 2020.

Essa linha inclui ainda motores de três cilindros, tendo ainda versões 1.0 (Opel), 1.2 e 1.5, sendo esta última a bordo do Chevrolet Equinox 2020, que no Brasil tem somente motor 2.0 Turbo.

Com diâmetro de 74,0 mm e curso dos pistões de 81,3 mm, o LE2 tem quatro cilindros com bloco, cabeçote e cárter em alumínio, além de duplo comando de válvulas variável com 16 delas, bem como turbocompressor de baixa pressão com intercooler e injeção direta de combustível com tecnologia flex de pré-aquecimento do etanol em partida a frio.

No entanto, não há alterações no propulsor na linha 2020, entregando 150 cv a 5.600 rpm com gasolina e 153 cv a 5.200 rpm com etanol. Os torques são de 24,0 kgfm a 2.100 rpm no derivado de petróleo e 24,5 kgfm a 2.000 rpm no derivado da cana.

A transmissão automática tem seis velocidades e mudanças de marchas sequenciais.

Por enquanto, não se sabe se equipará o próximo SUV da General Motors, que será feito em Gravataí-RS.

O mais provável é que seja oferecido para o utilitário esportivo, assim como para a picape cabine dupla que a Chevrolet pretende ter para brigar com a Fiat Toro 2020. Ambos serão derivados da próxima geração do Chevrolet Onix 2020.

Chevrolet Cruze 2020 – desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima final

  • Chevrolet Cruze 1.4 Turbo AT6 2020 – 9,0 segundos e 214 km/h

O Chevrolet Cruze 2020 é muito bom em performance e dirigibilidade. Seu motor 1.4 Ecotec Turbo SIDI Flex de 150 cv a gasolina e 153 cv no etanol, ambos a 5.200 rpm, tendo ainda torques de 24,0 kgfm com gasolina e 24,5 kgfm com etanol, ambos a 2.000 rpm, entrega disposição e força em qualquer situação.

Ainda que não tenha opção Sport, o Chevrolet Cruze 2020 apresenta alta performance com uma boa dose de eficiência energética. O propulsor responde muito rapidamente, elevando o giro para além de 6.000 rpm, sempre de forma suave e vigorosa.

Rodando a 110 km/h, o ponteiro marca apenas 2.000 rpm, o que é muito bom para o conforto, economia e ruído interno.

Cruze 2020: preço, consumo, versões, motor (e detalhes)

No modo Eco, feito para quem quer economizar, o motor funciona de forma mais relaxada, priorizando o consumo reduzido. Basta aliviar o pé do pedal que ele ativa de forma automática. Aceleração e retomadas são muito boas, assim como as ultrapassagens.

A GM fala de 0 a 100 km/h em 9 segundos, tendo máxima de 214 km/h. A sensação é dele ter menos potência e torque, mas isso é devido ao fato do foco estar na eficiência energética e não na performance, que é apenas o resultado de um motor turbo com injeção direta.

O Chevrolet Cruze 2020 vem com câmbio GF6 de seis marchas atualizado, cujas alterações resultaram em trocas mais suaves e respostas muito rápidas, comportando-se melhor com o propulsor.

Com isso ele consegue fazer 11,2 km/litro no etanol e 14,0 km/litro na gasolina quando na estrada. Em ciclo urbano, o sedã médio da General Motors faz 7,6 km/litro no etanol e 9,6 km/litro na gasolina. De modo geral o resultado não é ruim, apesar de alguns concorrentes com a mesma tecnologia fazerem melhor. Ter a tecnologia Flex sem dúvida influencia negativamente nisso.

Tudo isso ainda ajudado pelo Star&Stop, que é o desligamento automático do motor no ciclo urbano, quando o carro para e permanece engatado. Ao soltar o freio, o sistema automaticamente religa o propulsor, entrando rápido e sem permitir engasgos do motor. Uma faixa no velocímetro indica seu funcionamento. O religamento é suave e silencioso.

O nível de ruído interno muito bom no Chevrolet Cruze 2020, especialmente em marcha-lenta, quando mal se percebe o funcionamento do propulsor. Com motor e câmbio adequados, o sedã chama  mesmo atenção é pela dirigibilidade.

O modelo ficou mais na mão e vem com direção elétrica ativa, garantindo mudanças rápidas de trajetória e maior controle dinâmico sobre o carro. Com isso, o prazer ao dirigir é ampliado de forma considerável.

O volante também tem boa pegada, assim como a posição de dirigir é excelente. O sistema de alerta de invasão de faixa não só ativa alertas sonoros e visuais, mas age diretamente na direção elétrica, puxando o carro de volta para dentro de sua faixa de rolamento.

Ainda assim é preciso cautela, pois o sistema repetidamente avisará após breve períodos, que o motorista precisa estar com as mãos no volante, caso não faça isso.

O Chevrolet Cruze 2020 tem um conjunto de suspensão que ajuda muito na boa dirigibilidade, apesar do eixo de torção na traseira. Ele garante filtragem adequada das imperfeições do piso e equilíbrio em curvas, mesclando bem conforto e estabilidade, tendo ainda agilidade em desvios rápidos de trajetória.

Há muita eficiência nos controles de tração e estabilidade, bem como na atuação dos freios.

Quando se roda na cidade, uma preocupação que recai sobre todo o motorista é saber se conseguirá uma vaga e depois se será possível estacionar de forma segura.

Então, o Chevrolet Cruze 2020 vem com o sistema automático de estacionamento, que mede a distância entre dois carros parados e faz todo o serviço para o motorista, que apenas controla no freio e obedece os comandos no display do cluster. Tanto vagas paralelas quanto perpendiculares são acessadas de forma simples e segura.

Chevrolet Cruze 2020 – consumo

Cidade 

  • Chevrolet Cruze 1.4 Turbo AT6 2020 – 7,6 km/litro no etanol e 9,6 km/litro na gasolina

Estrada

  • Chevrolet Cruze 1.4 Turbo AT6 2020 – 11,2 km/litro no etanol e 14,0 km/litro na gasolina

Cruze 2020: preço, consumo, versões, motor (e detalhes)

Chevrolet Cruze 2020 – manutenção e revisão

O Cruze 2020 conta com garantia de três anos, sem limite de quilometragem. O plano de revisões até 60 mil km tem custo total de R$ 3.204. Confira:

Revisão

Custo

Quilometragem

Preços 1.4 Turbo

10.000 km

R$ 288

20.000 km

R$ 652

30.000 km

R$ 436

40.000 km

R$ 740

50.000 km

R$ 436

60.000 km

R$ 652

Chevrolet Cruze 2020 – ficha técnica

Motor

1.4 Turbo

Tipo

Dianteiro transversal, Turbo, Gasolina e Etanol

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm3

1399

Válvulas

16

Taxa de compressão

10:1

Injeção eletrônica de combustível

Direta

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 150 cv @ 5200 rpm / Etanol: 153 cv @ 5200 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 24,0 kgfm @ 2000 rpm / Etanol: 24,5 kgfm @ 2000 rpm

Transmissão

Tipo

Automática 6 marchas

Freios

Tipo

Disco ventilado / Disco

Direção

Tipo

Elétrica

Suspensão

Dianteira

McPherson, independente com barra estabilizadora

Traseira

Eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas

Liga Leve aro 17 polegadas

Pneus

215/50 R17

Dimensões

Comprimento total (mm)

4665

Largura sem retrovisores (mm)

1807

Altura (mm)

1484

Distância entre os eixos (mm)

2700

Capacidades

Porta-malas (litros)

440

Tanque (litros)

52

Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)

ND

Peso em ordem de marcha (kg)

1321

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

ND

Chevrolet Cruze 2020 – fotos

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

                                                                    Quem somos

                                                                    O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por 15 anos. Saiba mais.

                                                                    Notícias por email