Chevrolet Corsa – defeitos e problemas

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O Chevrolet Corsa é um dos carros usados mais procurados por quem busca um veículo de boa relação custo-benefício, sendo um carro que foi bem aceito e elogiado no mercado nacional.

Conhecido como (Opel) Corsa C, o hatch compacto da Chevrolet foi produzido em São Caetano do Sul entre 2002 e 2012, sendo feito com o sedã e outros dois alemães, como Meriva e Zafira, além da Montana da primeira geração.

O Corsa foi vendido inicialmente com motores 1.0 8V com 70 cavalos e depois 79 cavalos, além do 1.8 8V com até 109 cavalos e depois o 1.4 8V com até 105 cavalos.

O hatch da GM tem coisas raras, como versão semi-automática e até teto solar elétrico, com unidades pré-série tendo chegado aos consumidores.

Com quatro portas unicamente, o Corsa tinha o padrão Opel quase intacto, com volante, painel e acabamento como no modelo alemão, mas tem lá seus defeitos e problemas como todos os carros.

Tendo 3,833 m de comprimento, 1,646 m de largura, 1,430 m de altura e 2,490 m de entre eixos, o Corsa tinha suspensão dianteira McPherson com barra estabilizadora, assim como molas helicoidais e amortecedores telescópicos.

Atrás, o arranjo da GM era um eixo de torção com braços arrastados, tendo molas compactas e amortecedores separados, ambos presos num monobloco de aço.

Tendo 260 litros no porta-malas e 44 litros no tanque de combustível, o Corsa é apreciado por seu espaço interno e pela dirigibilidade, com motores potentes (exceto o 1.0) e boa habitabilidade.

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O Chevrolet Corsa é um carro que muitos ainda amam e outros até gostariam de ter, porém, é importante ficar atento com os defeitos e problemas do hatch compacto premium da GM.

Sonda Lambda

Entre várias reclamações, está a chama da “mistura rica”, que muitos reclamam ocorrer nos motores do Corsa por conta da sonda lambda, também já mencionada por donos do Classic.

O defeito na sonda lambda é que acaba por avançar o tempo de injeção e as partidas ficam comprometidas, elevando o consumo de combustível, entre outros problemas.

Ainda no motor do Corsa, muito donos reclamam da bomba d’água, algo também muito visto no Classic e outros carros da Chevrolet, com a troca da mesma mesmo em quilometragem baixa.

O sistema de arrefecimento do Corsa, diferente do Classic, por exemplo, não tem muitos relatos de defeitos na ventoinha, porém, o radiador apresenta vazamentos em muitos casos.

Além disso, o conjunto de mangueiras é bastante criticado, com material ressecando rapidamente e provocando vazamentos de água.

Também citando mangueira, alguns reclamam da mangueira do ar quente do Corsa, que apresenta vazamento em alguns casos, porém, muitos acabam fazendo o isolamento do sistema, perdendo o aquecimento da cabine, mas o ideal é trocar.

Outro problema associado com o sistema de arrefecimento é a válvula termostática, que é considerado um defeito crônico do Chevrolet Corsa, com muitos relatos de troca prematura, começando por 20.000 km, como relatado.

Muitos donos dizem que trocaram e um deles, com 140.000 km, já havia trocado o dispositivo três vezes, diante de aquecimentos repentinos em seu Chevrolet Corsa.

Por isso, é importante verificar estes itens em caso de interesse por um Chevrolet Corsa, verificando todo o sistema de refrigeração do motor.

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O Chevrolet Corsa tem ainda outros defeitos e problemas que geram dor de cabeça em muitos donos e preocupação em quem procura o hatch da General Motors para ser o carro de casa.

Problemas na elétrica e na tampa do comando

Existem várias reclamações da parte elétrica, desde o acendimento da luz de injeção sem motivo aparente, queima de lâmpadas e fusíveis prematuramente, controles dos vidros com problemas e as luzes externas que necessitam de atenção, segundo alguns.

No motor, um defeito é o vazamento de óleo na tampa do comando de válvulas, mas o problema é facilmente corrigível com remoção da peça e troca da junta da tampa, que é barata.

Já a bomba de combustível é um defeito considerado crônico no Chevrolet Corsa, com muitos relatos de troca, até mesmo antes de 50.000 km, gerando assim enorme transtorno e custos para os proprietários, já que o componente não é barato.

As reclamações quanto ao componente são as mais comuns do Corsa, encontradas na internet, sendo que o hatch tem ainda defeitos no sistema de acionamento hidráulico da embreagem.

Também reclamam da suspensão, que faz barulho na dianteira, da durabilidade dos amortecedores e também da direção hidráulica, assim como do funcionamento do ar condicionado, cujo compressor apresenta problemas na maioria dos casos envolvendo a climatização.

O excesso de plásticos e o barulho do acabamento também geram reclamações de toda sorte, sendo esses e outros componentes passíveis de verificação na compra de um Chevrolet Corsa.

Chevrolet Corsa – recall

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Embora o site oficial da Chevrolet, em sua cessão de recall, não mencione o Chevrolet Corsa, a primeira geração do hatch teve recall em 1999 por conta de uma roda que se soltava.

Mas, o Chevrolet Corsa não conta com chamadas em seus 10 anos de mercado automotivo, mesmo com recall de airbag da Takata para Celta e Classic, assim como outros modelos da GM posteriores.

Assim, pode-se dizer que o Corsa passou incólume em sua segunda geração nacional, diante dos problemas envolvidos com a geração anterior (roda também) na pele dos Celta e Classic.

Mesmo sem recall, é importante verificar o estado de todos os componentes, mesmo que o proprietário anterior tenha sido bem cuidadoso.

Entre os itens já mencionados para troca, estão, por exemplo, rolamentos de roda, que roncaram com menos de 100.000 km em alguns casos, exigindo troca.

Verifique também o estado da carroceria para ver se não existem oxidações excessivas ou pontos de ferrugem, além da temível corrosão perfurativa.

Observe o cofre do motor com atenção para vazamentos de água ou óleo, apertando as mangueiras para ver se não estão ressecadas, olhando ainda se existem manchas anormais, como água quente com ferrugem, característica de vazamento anterior.

Também observe a parte elétrica, ligando todos os componentes elétricos do veículo, bem como observando se os faróis possuem presença de água, assim como as lanternas.

O estado das borrachas é importante, já que existem casos de vedações que se desprenderam de carros novos após dias ou semanas de uso.

 

 

 

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X