Avaliação: Nissan Sentra Exclusive consegue ser melhor que o Corolla Altis Premium, mas altas de preço começam a reduzir suas vantagens

sentra exclusive 2025 avaliacao 2

O segmento de sedãs médios está cada dia menor, tanto no Brasil, quanto em outros países. Se comparamos com um ano como 2011, por exemplo, a diferença é brutal.

Naquela época, tinhamos, em ordem decrescente de vendas, Toyota Corolla, Honda Civic, Kia Cerato , Volkswagen Jetta, Fiat Linea, Chevrolet Vectra, Nissan Sentra, Renault Fluence, Chevrolet Cruze e Ford Focus Fastback.

Fomos de 10 sedãs médios para cinco. Ou melhor, para três, pois não dá para colocar o Jetta GLI nessa conta, por ser muito mais caro, e também ser um modelo esportivo de nicho. O Civic é outro problema, já que ele custa tão caro que ninguém mais o compra. Só sobraram mesmo Corolla, Sentra e BYD King.

Mas aí, se o brasileiro já tem um grande preconceito com carros chineses, o comprador desse segmento é pior ainda. É muito difícil que ele sequer pense em comprar um modelo vindo da China.

sentra exclusive 2025 avaliacao 3

Tanto o Toyota Corolla de geração atual quanto este Nissan Sentra foram lançados em 2019 lá no exterior.

Aqui no Brasil, o modelo da Nissan demorou muito tempo para ser lançado, chegando apenas em 2023, mas mesmo já tendo todo esse tempo de vida, seu design ainda parece bem atual, ainda mais com as recentes atualizações que teve na linha 2025.

O Corolla, apesar de ter um visual bem moderno, já dá certos sinais de cansaço.

Em nossa avaliação do Sentra, notamos várias qualidades do modelo que deveria sim ser considerado pelo comprador de um Corolla, nem que for para apenas passar em uma concessionária Nissan e fazer um rápido test-drive.

sentra exclusive 2025 avaliacao 5

Um preço interessante, que agora não é mais tão interessante

O Corolla Altis Premium, com motorização normal, sem considerar a versão híbrida, que é mais cara e mais lenta, custa R$ 185.190, de acordo com o site oficial da marca no país.

Já o Sentra Exclusive, quando foi lançada essa nova geração no Brasil, em 2023, custava R$ 171.590.

No lançamento da linha 2025 do modelo, que aconteceu agora em junho de 2024, a marca estava toda orgulhosa de deixar claro que o modelo não tinha sofrido aumentos, apesar de já custar R$ 176.690.

sentra exclusive 2025 avaliacao 6

Aí, agora, ao avaliar o modelo, fomos acessar o site da Nissan e vimos que o preço já está em R$ 183.890, sendo que sobe para R$ 185.590 se você adicionar o interior premium, que é mesmo muito bonito e elegante.

Ou seja, a vantagem do modelo acabou, se formos olhar apenas os preços oficiais.

É claro que em vários aspectos, ele é melhor do que o Corolla, mas sabemos que o mercado não vê exatamente assim, pois muitas vezes o nome e a fama pesam mais do que as qualidades.

sentra exclusive 2025 avaliacao 7

Basta comparar modelos de outros segmentos, por exemplo Hilux versus Ranger.

Um cheiro gostoso de carro mais caro

Quando se avalia, semana após semana, um carro após o outro, modelos cedidos pelos departamentos de imprensa das montadoras, fica mais fácil comparar o interior de um modelo com o outro, e isso muitas vezes já aparece no cheiro que se sente quando entramos no carro.

Ao entrar no Sentra, sentimos aquele cheiro gostoso de um acabamento de qualidade, de um carro superior (em comparação com modelos na faixa de R$ 130.000 que tínhamos testado nas semanas anteriores).

sentra exclusive 2025 avaliacao 12

Ele tem um ótimo acabamento interno, com acabamento macio na porta toda e também no painel, ambos forrados com o acabamento diferenciado do pacote “Interior Premium”.

E não é só isso, o console central tem forração no mesmo material que imita o couro, assim como o console central, que é bem largo e amplo.

Várias pessoas que viam o carro, inclusive quando ele estava estacionado, ficavam olhando o interior do veículo, com certeza por causa da cor especial do acabamento dessa versão.

sentra exclusive 2025 avaliacao 14

Visual mais esportivo e moderno do que o Corolla

O Sentra 2024 já tinha um visual bem chamativo, e agora a linha 2025 melhorou ainda mais, ganhando alguns retoques na dianteira, que o deixam com cara de novidade nas ruas.

Agora a grade dianteira ficou mais larga, e tem filetes horizontais em preto brilhante, com detalhes cromados mais discretos e que não chamam tanto a atenção.

É claro que a Nissan poderia ter dado novas rodas ao modelo, para diferenciar mais a linha 2025 da anterior.

Se, por um lado, a traseira não foi atualizada e continua a mesma, não acho que ela seja sem graça, muito pelo contrário, tem um visual que é ao mesmo tempo moderno e discreto, como querem os compradores deste nicho do mercado.

sentra exclusive 2025 avaliacao 8

Farta lista de equipamentos

Vamos primeiro falar dos equipamentos que o Sentra apresenta já na versão inicial Advance.

São 6 airbags, central multimídia de 8 polegadas, rodas de 17 polegadas, faróis de LED, ar-condicionado automático dual zone, banco do motorista com regulagens elétricas, aquecimento dos bancos dianteiros e frenagem de emergência.

Na linha 2025, a versão Advance ganhou faróis automáticos inteligentes e sistema de alerta de ponto cego, tráfego cruzado e prevenção de mudança de faixa.

sentra exclusive 2025 avaliacao 13

O modelo Exclusive adiciona ainda a todos esses itens:

Teto solar, sistema de som premium Bose, retrovisor interno eletrocrômico, piloto automático adaptativo e câmera 360 graus.

Tudo isso ajuda o Sentra a se tornar ainda mais gostoso de dirigir, o que acontece também graças aos bons e confortáveis bancos.

Mas, para você levar para casa o tal do Sentra que é melhor do que o Corolla Altis Premium, é melhor ficar com o modelo Advance, que é bem mais em conta (R$ 162.000) e já tem quase todos os equipamentos da versão topo de linha.

sentra exclusive 2025 avaliacao 18

Suspensão bem equilibrada

Em se tratando do carro específico que avaliamos, ele estava apresentando barulhos de rangido na suspensão, com apenas 6.000 quilômetros rodados.

Esses barulhos apareciam principalmente ao se passar em valetas, lombadas, etc.

Apesar disso, notamos que o conjunto de suspensão é bem equilibrado, entregando um ótimo balanço entre o comportamento mais firme que o brasileiro prefere, com o conforto necessário para o segmento dos sedãs médios e seus proprietários com 45/50 anos ou mais.

O ponto de destaque da suspensão é o conjunto traseiro multilink, que absorve muito bem as irregularidades do piso e também traz mais segurança.

sentra exclusive 2025 avaliacao 16

Conjunto mecânico simples, e mais esperto do que a geração anterior

O Sentra conta com um motor 2.0 sem turbo, com 151 cavalos de potência e 20 kgfm de torque.

Apesar de se tratar de um carro mais esperto do que o velho Sentra, da geração anterior, é claro que sentimos falta do turbo.

O câmbio CVT que simula oito marchas, entrega arrancadas não muito fortes, mas acima das 4.000 rotações o sedã fica bem esperto, até porque é nessa faixa de rotações que o torque total é finalmente entregue.

sentra exclusive 2025 avaliacao 21

Motor que roda somente com gasolina

A Nissan não se importou muito em transformar o motor do Sentra em uma unidade flexível, para poder rodar até com 100% de etanol.

Mas, isso tem lá suas vantagens, pois ela não corre o risco de ter um motor muito beberrão, por conta dessa modificação.

Em nossos testes, tivemos um consumo de 9,4 km/l na cidade, onde rodamos cerca de 200 quilômetros, e na estrada, a média foi de 14,5 km/l.

Com certeza são números bem longe do que consegue entregar um Corolla híbrido, mas quando falamos de motorizações convencionais, o consumo não é ruim.

sentra exclusive 2025 avaliacao 22

Alguns pontos negativos

Além de faltar um motor Flex, também podemos citar o arcaico freio de estacionamento acionado no pé, como se ainda estivessemos lá nos anos 70 ou 80.

Não foi algo que nos incomodou durante os sete dias da avaliação do sedã, mas é algo que poderia ser revisto, pois além de estarmos em pleno ano 2024, se trata de um carro de quase R$ 200.000, não é mesmo?

A central multimídia também é um tanto arcaica, não apenas no fato de não aceitar conexões Android Auto e Apple Carplay sem fio, mas também pela grafia das informações e a velocidade de resposta.

sentra exclusive 2025 avaliacao 19

O piloto automático adaptativo se mostrou muito bruto na sua atuação.

Se você está andando a 120 km/h em uma rodovia, e entra um caminhão a 70 km/h na sua frente, ele não vai realizar uma frenagem suave, muito pelo contrário, freava com toda a força, muito perto do carro da frente, como se o motorista tivesse assustado, após se desaperceber do perigo iminente.

Uma pessoa que estava no carro conosco chegou a comentar que essa “violência” na atuação poderia até mesmo chegar a ocasionar um acidente com o veículo atrás de nós.

Também falta saída do ar-condicionado para os bancos de trás.

sentra exclusive 2025 avaliacao 17

Ele tem condições de roubar clientes do Corolla

Se o comprador do Corolla tiver a mente aberta, e decidir experimentar algo diferente, e que em vários sentidos consegue ser ainda melhor do que o modelo da Toyota, ele pode se dar bem.

Escolhendo especialmente a versão Advance do Sentra, ele terá um conjunto muito parecido, com bastante conforto e vários equipamentos de série, pagando um valor bem menor.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, 29% das respostas (254 pessoas) indicaram que acessam o NA algumas vezes por semana. 24% acessam todos os dias.

Agora, queremos saber: O que você acha do tempo de carregamento das páginas do nosso site? Usamos um sistema de CDN (rede de distribuição de conteúdo) da Amazon, que traz os dados do site a partir da capital mais próxima da sua casa.

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.