Hyundai Santa Fe – Reclamações e Defeitos

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A Hyundai trouxe para Brasil a Santa Fe, aliando sete lugares à qualidade e requinte que só eram encontrados em carros de luxo, e encontrou seu público nas grandes famílias brasileiras.

Hoje já pode ser encontrada por preços bem atrativos, porém mantendo seu status e suas qualidades, de qualquer forma merece atenção na hora da compra, então fique de olho no nosso texto de hoje, no qual vamos detalhar os principais problemas e reclamações.

A segunda geração chegou em 2006 ao Brasil com motor V6 2.7L com 200 cv e câmbio automático de 4 marchas e trazia controles de tração e estabilidade, ABS, airbags frontais, laterais e de cortina, volante multifuncional e ar digital dual-zone.

Em 2011 o motor passou a ser o V6 3.5L com 285 cv e o câmbio automático passou a ser de 6 velocidades. Os opcionais eram dois bancos escamoteáveis, teto solar e bancos de couro.

Um acabamento digno de carro de luxo, desempenho robusto, lista de opcionais enorme fazem com que ela seja um dos modelos mais procurados do segmento no mercado de usados, porém desempenho, luxo e tecnologia, muitas vezes geram apreensão na hora de comprar um usado, principalmente se ele já tiver mais de 10 anos de uso, então abaixo estão os defeitos e reclamações do modelo:

Cinta do airbag se rompe

Quando a luz do airbag está acesa, normalmente é sinal que a cinta do airbag se rompeu, causando mal funcionamento dos botões multifuncionais do volante, o valor do reparo costuma ser menos de R$ 1.000,00, porém merece atenção.

Consumo elevado

O carro é grande, pesado, potente e aspirado, e algumas versões ainda tem o câmbio automático de 4 marchas, então não é de se estranhar que ele apresente um consumo elevado de combustível, o mais comum é que faça cerca de 9km/l na estrada e 6km/l na cidade, dependendo, é claro, do pé do motorista.

Suspensão frágil

O conjunto da suspensão sofre um desgaste acentuado, principalmente pelo peso do carro e as condições péssimas das ruas brasileiras, que fazem com que o carro saia da sua “zona de conforto”, que seria uma rodagem suave, as peças não são tão caras quanto você pode imaginar, pelo menos no mercado fora da concessionária, mas mesmo assim, para fazer a suspensão completa vai acabar gastando mais de R$ 3.000,00, o que pode pesar no bolso.

Freio sofre desgaste acentuado

Assim como a suspensão, o peso do carro e característica de rodagem no Brasil, como lombadas e obstáculos, fazem com que os componentes do freio como discos e pastilhas sejam mais exigidos, fazendo com que não durem muito, é possível encontrar o jogo de pastilhas completo na faixa dos R$ 400,00 e de discos na faixa de R$ 1.500,00 o par.

Câmbio automático caro para consertar

Aqui a história começa a ficar triste, não podemos considerar que o câmbio seja problemático, não há muitos relatos de problemas, porém tenha em mente que se isso ocorrer, dependendo do que acontecer, o preço para arrumar pode ser superior a R$ 10.000,00, verifique o histórico das trocas de óleo da transmissão, e, se já estiver próximo do período de troca, considere no mínimo R$ 1.000,00 para realizar esse serviço, não economize nele, faça como manda o figurino, ou no caso, o manual.

Outro detalhe é que o câmbio automático de 4 marchas apesar de robusto, é ultrapassado, fazendo o carro beber mais e andar menos.

Custo e disponibilidade de peças

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As peças de lataria, os faróis e lanternas originais tem preços elevados, os faróis chegando na casa dos R$ 3.000,00 o par, a depender do ano e versão do carro, no mercado paralelo é possível encontrar por preços bem menores, porém é preciso cautela quanto à qualidade das peças, algumas também são difíceis de encontrar.

Seguro caro

Dependendo do ano e versão, o seguro pode ter um preço elevado, considerando uma média de R$ 3.000,00.

Procedência

O carro caiu na faixa de preços de um popular novo, isso faz com que pessoas que não podem arcar com as manutenções corretamente comprem o carro e, por falta de conhecimento ou vontade, negligenciam a manutenção ou a fazem de maneira incorreta, economizando em itens básicos como lubrificantes e combustível, opte sempre por um carro bem cuidado, para isso pode ser vantajoso comprar o carro de uma pessoa física ou estabelecimento renomado, onde consiga saber o histórico das manutenções do carro.

A conservação da lataria e interior dizem muito sobre o quão cuidadoso o dono era, volante e tapete desgastados são normais, mas plásticos quebrados, acabamentos riscados podem ser sinal de descuido, sem contar que são peças caras se precisar trocar, então escolha um sem pressa e com muita atenção aos detalhes.

Peças de acabamento frágeis

Diversos relatos de peças de acabamento se rompendo e trincando com o tempo, o que é agravado pelo fato de ser um carro familiar que pode ter tido mal uso pelos ocupantes do banco de trás, as peças são um tanto quanto caras e difíceis de achar, então de uma olhada com atenção aos plásticos e acabamentos.

Conclusão

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A Santa Fe é uma das melhores opções do segmento, trazendo robustez e conforto, o maior porém mecânico está no consumo e no câmbio automático de 4 marchas existente até 2011, lembrando é claro que a manutenção não é problemática, mas é cara.

É primordial adquirir um carro de procedência e com as revisões em dia, os mais antigos muitas vezes já passaram na mão de donos desleixados e se você resolver “salvar” uma unidade dessas, se prepare para desembolsar algumas dezenas de milhares de reais.

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Autor: Luca Magnani

Engenheiro mecânico na indústria automotiva, pós graduado pela Universidade da Indústria do Paraná em Engenharia de veículos elétricos e híbridos.