VW Virtus – Reclamações sobre ruídos internos e multimídia que trava

volkswagen virtus 2024 comeri santos (1)
volkswagen virtus 2024 comeri santos (1)

O VW Virtus é um Sedan derivado do Polo, que traz a identidade visual da marca e remete à estética do seu irmão maior, o Jetta, com mecânica moderna, apanhou uma boa parcela dos consumidores do segmento.

Traz todos as qualidades conhecidas da VW , mas também seus defeitos e reclamações, quer saber quais são eles? Listamos para você.

Estamos em 2023 e o mercado vem sendo dominado por SUVs e Picapes, mas ainda restam alguns dos nossos queridos Hatchs e Sedans, o Virtus é um deles, e continua recebendo atenção e atualizações da VW, diferentemente de alguns concorrentes que parecem parados no tempo.

Normalmente encontrado com motor 200 TSI ou 1.6 MSI, ambos com bom desempenho, nas versões recentes passou a receber o motor 170 TSI, um pouco mais barato, e mais fraco também.

Ele tem opções de câmbio automático de 6 marchas ou câmbio manual (palmas para a VW), é uma boa pedida para quem quer um carro mais esperto. Há ainda a versão esportiva, a GTS, com motor 250 TSI, do Jetta e do Finado Golf.

Na versão de entrada vem basicamente com ABS, direção elétrica, quatro airbags, sistema “Media Plus” com rádio AM/FM, bluetooth, MP3 e entradas USB, SD e auxiliar, rodas de 15 polegadas.

Por existirem diversas versões e pacotes de opcionais, vamos listar aqui alguns deles: Volante com paddle shift, partida no botão, sensores de estacionamento, chuva e luminosidade, controle automático de velocidade, ar digital, DRL, rodas 16”, bancos em couro e por aí vai.

Se você está pensando em comprar um, fique atento às dicas e defeitos abaixo:

Cuidado com as versões e pacotes

Tanto na hora da compra, como da venda, preste atenção aos opcionais presentes no carro, diferentemente de algumas montadoras, a VW tem uma gama de opcionais bem variável.

Então, na hora de comprar pode ser que um Virtus Highline da loja 1 tenha o mesmo preço do da loja 2, mas seja bem mais completo, o mesmo vale na hora de vender, normalmente vão te pagar o valor base da versão, mas se seu carro tiver algum pacote de opcionais pode tentar barganhar.

Falta de iluminação no porta-malas

Essa reclamação é proveniente da falta de capricho da VW, ou talvez o exagero na redução de custos, o porta-malas não tem iluminação e dificulta procurar itens nele a noite, muitas vezes precisando apelar para o bom e velho flash do celular…

Acabamento interno ruim

volkswagen virtus 2024 comeri santos (3)
volkswagen virtus 2024 comeri santos (3)

Se você leu nosso artigo sobre o T-Cross, certamente já viu esse ponto lá, é crítico dos VW mais recentes. Visualmente agradável e moderno, num primeiro momento, o painel e acabamentos internos desapontam ao olhar mais de perto.

Praticamente todo construído em plástico duro, com arremates não muito precisos ele deixa muito a desejar no requinte e passa a impressão de material barato.

Barulhos internos

Problema ocasionado basicamente pelo ponto anterior, o material de construção ruim, faz com que os acabamentos fiquem batendo um no outro e na estrutura do carro, gerando ruídos dentro da cabine.

O problema é mais perceptível em ruas esburacadas, mas como boa parte delas são, se torna bem incômodo com o passar do tempo. Principalmente em carros mais usados, passando dos seus 40.000km, o problema se agrava, então teste o carro em uma rua ruim, e preste atenção nos ruídos emitidos pelo painel, forros de porta e porta-malas, não tem muito o que fazer, então é mais pra ver se o nível de ruído te incomoda muito.

Versões de entrada “peladas”

As versões de entrada do Virtus são um tanto quanto peladas, não trazendo nenhum item de conforto ou luxo além do necessário, isso pode desagradar, visto que é um carro um tanto quanto caro, em contrapartida, as versões mais completas são caras, então vale uma atenção extra na hora de escolher qual comprar.

Multimídia trava

A central multimídia apresenta eventuais travamentos e superaquecimentos, fazendo com que ela reinicie em momentos aleatórios. Segundo a montadora o problema vem sendo resolvido através de atualizações.

Custos de manutenção elevados

Ao utilizar peças legítimas e uma mão de obra de qualidade, algumas manutenções simples se tornam bem caras, como uma troca de correia com tensores e rolamentos por R$ 2.000, e bicos injetores por R$ 1.200,00.

Não é nada absurdo comparado com um carro importado, mas já foge bem dos carros populares. De qualquer forma, pra te ajudar a reduzir um pouco os gastos e ainda te salvar de peças falsas, dá uma olhada no nosso guia.

Conclusão

virtus 002

O Virtus é um carro que vem se consolidando no mercado, com plataforma moderna e motor eficiente, sem dúvida é uma boa opção de compra no segmento, só tenha em mente que a modernidade cobra sim seu preço na manutenção, que se feita corretamente, não trará problemas futuros.

A maior falha da VW no carro é o acabamento pobre, que poderia ser mais caprichado, seja nos materiais de construção, seja nos arremates.

De qualquer forma o carro tem um bom desempenho e um bom consumo, sendo uma escolha bem racional e até empolga numa condução mais agressiva.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




c12OrqyAeQ65CANuSaRgcOXX3cvWvBvO3VrU zKQNKMIjAIN28coKUHnlTgz76QZ90
Autor: Luca Magnani

Engenheiro mecânico na indústria automotiva, pós graduado pela Universidade da Indústria do Paraná em Engenharia de veículos elétricos e híbridos.