Toyota Yaris – Reclamações sobre desempenho fraco, defeitos no alternador e multimídia

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O Yaris é um carro que divide opiniões, há quem ache lindo, há quem não goste tanto, mas no que todos costumam concordar é que a Toyota faz carros confiáveis, e o Yaris tem ganhado a fama de “mini Corolla”, mas será que ele merece essa reputação? Fique ligado no nosso texto de hoje e tire suas conclusões.

Lançado em 2018, o Yaris contava com motor 1.3 (101 cv e 13 kgfm de torque) e 1.5 (110 cv e 14,9 kgfm de torque), ambos aspirados, e foram herdados do irmão Etios, porém diferentemente deste, o câmbio não era o automático tradicional e sim do tipo CVT ou o bom e velho câmbio manual.

Ambos os motores apresentam aceleração de 0 a 100 km/h em tempo similar, na casa dos 12 e a velocidade máxima abaixo dos 180 km/h.

Sempre veio bem recheado de opcionais desde as versões de entrada, especialmente se tratando de um japonês, computador de bordo, comandos no volante, controle de estabilidade e de tração, direção elétrica, ar-condicionado, airbags frontais e ABS. Os opcionais das demais versões são piloto automático, ar condicionado digital, chave presencial, multimídia e por aí vai…

Confira os detalhes do Yaris 2024.

Se você está pensando em comprar um Yaris, fique de olho nas principais reclamações e defeitos apontados:

Desempenho Fraco

Infelizmente o desempenho do Yaris é bem fraco, considerando o preço dele e seus principais rivais, uma aceleração de 0 a 100 acima de 11s já não é algo notável no mercado, os carros turbo costumam ter número bem melhores que esse, então se desempenho é um ponto importante para você, talvez valha a pena procurar um outro modelo.

Consumo elevado

Calma, não me xingue ainda, o consumo do Yaris não é elevado, porém quando levamos em consideração o desempenho, já não é lá grande coisa, tem carro que anda mais, bebe menos e custa parecido. O Yaris faz algo na casa do 11 km/l na cidade e 15 km/l na estrada, rodando na gasolina, os motores TSI conseguem fazer isso ou até mais.

Volante sem regulagem de profundidade

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Bola fora da Toyota, um carro nessa faixa de preço sem regulagem de profundidade no volante é complicado, apesar de alguns rivais também não terem o item, não deveria ser uma justificativa para a não adoção de um item básico como esse.

Barulhos internos e externos

O isolamento acústico do Yaris deixa a desejar, deixando invadir a cabine ruídos da rodagem e do próprio motor, o que pode ser bem cansativo em viagens longas, alguns acabamentos plásticos também geram um ruído elevado (em especial no retrovisor), porém menos que boa parte dos rivais (em especial os alemães).

Defeitos no Alternador

Diversos casos de defeitos no alternador, que podem levar desde aquela luz indicadora da bateria no painel a se acender, ou ao veículo não ligar e em casos mais raros e graves, podem fazer com que o carro pare de funcionar do nada.

Multimídia trava

A central multimídia é um dos principais focos de reclamação do Yaris, desde travamento, telas pretas e dificuldades de pareamento com o celular são comuns, existem até casos de necessidade de troca da central.

Volante se desfazendo

Outro problema relativamente comum ao avaliar um Yaris usado é o aro do volante descascar, dado que a unidade mais velha tem 5 anos, não deveria ser um problema tão frequente.

Carbonização no motor

A formação de depósitos no motor (carbonização), se mostra frequente no Yaris, os defensores da marca (e a própria Toyota) culpam a gasolina de má qualidade, o que pode ser sim verdade, porém fica difícil saber com certeza, na dúvida é bom dar uma olhada nisso nas primeiras revisões com o carro e evitar maiores dores de cabeça.

Altura do carro

Se você costuma usá-lo em locais com muitas valetas ou lombadas, vai sofrer um pouco, o Yaris é um pouco baixo e raspa com uma certa frequência em obstáculos.

Conclusão

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O Yaris é um carro para um nicho mais conservador, que preza menos pelo desempenho, porém para essa proposta, deveria ter investido mais em conforto, com um isolamento acústico mais caprichado e volante com ajuste de profundidade, por exemplo.

A robustez mecânica continua em alta, nesse quesito da quase pra compara-lo com o Corolla, tirando o defeito crônico apresentado em algumas unidades em relação ao alternador, não tem nada que desqualifique o carro mecanicamente.

Não fique bravo comigo, porém o Yaris está mais para um Etios bombado do que para um mini Corolla, na minha opinião, faltou desempenho e capricho para colocá-lo no patamar do irmão mais velho, de qualquer forma, se você quer fugir a qualquer custo de um carro turbo, quer um carro que não te de dor de cabeça e tenha um bom mercado, ele é sim uma boa opção.

 

 

 

 

 

 

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    Autor: Luca Magnani

    Engenheiro mecânico na indústria automotiva, pós graduado pela Universidade da Indústria do Paraná em Engenharia de veículos elétricos e híbridos.