Chery Arrizo 5 e 6 – Defeitos incluem barulhos na suspensão e ruídos internos

Arrizo 5

Os modelos Arrizo 5 e 6  são sedãs da Chery concebidos para brigar com Virtus e City, no caso do Arrizo 5, e Corolla e Civic, no caso do Arrizo 6.

Aliam projeto moderno e custo benefício para atrair os compradores dos concorrentes já veteranos e reconhecidos no mercado.

Dependendo da versão pode custar menos que os rivais, mas será que vale a pena ter um Arrizo ?

No texto de hoje vamos listar os principais problemas e reclamações dos irmãos da Cherry.

O Arrizo 5 foi anunciado em 2018, o modelo veio com o motor 1.5 turbo com 150 cv e 19,4 kgfm de torque, acoplado a uma transmissão do tipo CVT com simulação de 7 velocidades.

O irmão maior, Arrizo 6, foi lançado em 2019 com o mesmo motor do irmão, porém agora recalibrado, rendendo os mesmos 150 cv mas com 21,5 kgfm de torque e caixa do tipo CVT simulando 9 velocidades.

Ambos têm a aceleração de 0 a 100 km/h na casa dos 10s e velocidade máxima na casa dos 190 km/h.

São bem completos e apresentam multimidia, ABS, airbags, roda de liga, ar-condicionado, controle de tração e estabilidade entre vários outros itens.

Listamos os principais problemas e reclamações para você ficar de olho na avaliação da unidade que estiver pensando em comprar:

Barulhos na suspensão

Tanto o Arrizo 5 quanto o 6 tem diversos relatos de problemas e barulhos vindo do conjunto de suspensão.

O problema pode estar relacionado aos amortecedores em alguns casos e nem na garantia foram trocados, segundo alguns relatos.

Fique atento a barulhos ao passar em buracos e lombadas e, se possível, leve em um local apropriado para fazer o check-up da suspensão.

Multimídia antiquada

Uma reclamação comum referente ao Arrizo 5 é que a central multimídia é antiquada, sendo difícil de parear e tendo uma resolução bem fraca.

Ruídos internos

Arrizo 6 002

O acabamento não é dos piores, ganha inclusive de alguns concorrentes mais caros, mas ainda assim apresenta ruído em alguns pontos, em especial na forração das portas e painel, sendo um dos pontos negativos mais citados pelos consumidores, com o tempo o barulho pode incomodar então teste com atenção e, se possível em uma rua com piso ruim.

Consumo

O consumo não é horrível, mas também está longe de ser exemplar.

O Arrizo 5 faz na casa dos 7 km/l na cidade e 10 km/l na rodovia, quando rodando no etanol.

O consumo do Arrizo 6 não é muito diferente do 5.

Turbina demora a atuar

A demora da turbina em atuar, também conhecido como “turbo lag” é um ponto comum de reclamação, fazendo com que o carro tenha que reduzir a marcha com mais frequência para “encher” a turbina.

Isso era mais comum em carros turbo antigos, hoje os motores mais modernos como os TSI da VW praticamente não possuem essa característica, que pode ser um pouco incômoda e aumentar o consumo do carro.

Garantia está acabando

As unidades produzidas em 2019 já estão próximas do fim da garantia (que era de 5 anos), então fique de olho se o carro está integro e com todas as revisões em dia, pois ainda pode haver um tempo para se valer da garantia.

Preço de peças

Apesar de não ser um carro com peças astronomicamente caras, os modelos tem um certo custo para manter, por exemplo faróis custam R$ 1.500,00 cada e lanternas R$ 800,00 cada, isso no mercado paralelo, as concessionárias costumam cobrar um pouco a mais que isso.

Volante sem ajuste de profundidade

Diversos carros da Cherry sofrem desse mesmo problema, que é a inexistência de ajuste de profundidade no volante.

Esse é um item básico para se ter um ajuste fino da direção do carro.

Trancos no câmbio automático

Algumas unidades com câmbio automático apresentam sinais como trancos e o giro do motor subindo, porém o carro não sai do lugar.

Evite carros com comportamentos estranhos nas arrancadas e trocas de marcha, qualquer tranco é sinal de alerta, visto que o rodar deve ser suave.

Conclusão

Arrizo 6

Os Arrizo 5 e 6 s uma boa opção no segmento, tendo um desempenho bom, robustez mecânica e com preço relativamente baixo.

O principal ponto de atenção mecânico certamente é o câmbio automático, que merece um teste cauteloso antes da compra, além de defeitos, fique atento ao comportamento do câmbio e veja se a demora e confusão nas trocas de marcha não te incomodam,.

A boa aceitação da marca está facilitando a revenda e atenuando a desvalorização, o que era um problema a ser considerado há não muito tempo atrás, hoje passa a ser mais uma preocupação que não impede a compra do carro.

Não se mostraram carro problemáticos como muitos gostavam de dizer, mas, como qualquer outro carro, tiveram unidades problemáticas, porém parecem ser casos pontuais.

É uma boa opção a ser considerada no mercado de usados.

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Autor: Luca Magnani

Engenheiro mecânico na indústria automotiva, pós graduado pela Universidade da Indústria do Paraná em Engenharia de veículos elétricos e híbridos.