Ford Maverick Picape – Reclamações e Defeitos

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A Ford Maverick modernizou o portifólio de Picapes da Ford, trazendo um design moderno e estrutura do tipo monobloco, diferente da Ranger que utiliza Chassis.

Foi sucesso nos EUA já na sua estreia e traz características mais próximas de um carro de passeio, como o conforto e a dirigibilidade.

Ela é um exemplar do segmento que está em alta, de picapes menos voltadas ao trabalho e com mais apelo estético e urbano.

Se está pensando em comprar uma, fique de olho nos principais problemas e reclamações do modelo.

Lançada no Brasil em 2022, veio equipada com o motor 2.0 Turbo, EcoBoost, herdado do Ford Fusion.

O conjunto tem 253 cv e 38,7 kgfm de torque, que rendem aceleração de 0 a 100 km/h em 7,1s e velocidade máxima de 175 km/h.

Posteriormente foi lançada com o powertrain híbrido, com motor 2.5 atrelado a um motor elétrico, que rendiam 194 cv.

Ela traz faróis full-LED, alerta de colisão, 7 airbags, painel de instrumentos com tela de 6,5 polegadas, central multimídia Sync com tela de 8 polegadas com Apple CarPlay, Android Auto e mais.

Isso faz o modelo uma boa opção no segmento, mas quais são seus defeitos e as principais reclamações dos proprietários?

Acabamentos plásticos poderiam ser melhores

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Apesar de não ser dos piores, o acabamento da Maverick é bem simples e com muito plástico duro, o que é difícil de justificar tendo em vista o valor e o nível do carro.

A longo prazo esse tipo de acabamento aumenta o nível de ruido na cabine.

Não é uma picape ideal para trabalho

As picapes foram incialmente concebidas para levar carga, e ponto. Hoje elas podem até não ser tão usadas para isso, mas deveria ser ao menos considerado um aumento nessa capacidade.

Das concorrentes, a Maverick perde em capacidade de carga para a Toro e a Oroch, por exemplo.

Falta da versão Diesel

Apesar de já ter opções a híbridas, a Maverick não tem uma opção movida a Diesel, que ainda é o combustível preferido dos picapeiros.

Peças caras e não tem à pronta entrega

Algumas peças da Maverick são bem caras, em especial as de acabamento e lataria, e algumas só são encontradas em concessionárias e com prazos de chegada de mais de uma semana, em alguns casos.

Android auto e Carplay, só com fio

Mesmo tendo uma boa conectividade, a Maverick tem o problema de só acessar o Carplay com fio, diferente de algumas concorrentes e de carros mais modernos.

Recalls

  • Unidades produzidas entre 2022 e 2024 passaram (ou deveriam ter passado) por recall pois o sistema de aviso de falha na luz indicadora de direção pode não estar de acordo com as especificações requeridas no módulo do controle da carroceira .A falha pode fazer com que a luz do painel em caso de avaria do sistema não se acenda.
  • Em algumas unidades produzidas entre 2021 e 2022, em razão de uma variação no processo de produção, os airbags de cortina laterais podem não estar de acordo com as especificações requeridas, podendo aumentar o risco de lesões em caso de acionamento.

Conclusão

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A Maverick é uma boa opção de compra, em especial a versão 2.0 turbo, que tem um motor com bons anos de mercado e sem grandes problemas crônicos.

Tem um ótimo desempenho urbano, é confortável e não tem muitos relatos de problema.

Algumas características negativas são seu acabamento, que não traz muita qualidade, seu consumo elevado e sua baixa capacidade de carga.

Se sua ideia é ter uma caminhonete para o dia-a-dia, não pretende usa-la para trabalhar e dinheiro não é um problema para você, a Maverick é sim uma opção interessante.

Vale é claro ressaltar as recomendações de praxe, como manutenções em dia, com notas e comprovantes, preferencialmente na rede de concessionárias Ford, para assegurar que a garantia será válida.

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Autor: Luca Magnani

Engenheiro mecânico na indústria automotiva, pós graduado pela Universidade da Indústria do Paraná em Engenharia de veículos elétricos e híbridos.