Hyundai HB20S – Reclamações e Defeitos

hb20s comfort

O HB20s nada mais é que o que o HB20 sedan e por consequência traz consigo todas as qualidades, e defeitos, do irmão Hatch.

Ele é  um queridinho do mercado desde a sua estreia devido à sua robustez mecânica, design interessante (exceto em alguns anos específicos), bom custo-benefício e conforto. Se você está pensando em adquirir um, fique de olho nos pontos que vamos elencar no texto de hoje.

Estreou no Brasil em 2013, com motor 1.0 de três cilindros rendendo 80 cv e 10 kgfm de torque, permitindo uma aceleração de 0 a 100 km/h em cerca de 14s com velocidade máxima de 160 km/h ou 1.6 de quatro cilindros que rendia 122 cv e 16,5 kgfm de torque permitindo a ótima aceleração de 0 a 100 km/h em 9,2s e velocidade final de 189 km/h deixando alguns “esportivos” para trás.

Pequeno e com uma boa dinâmica de direção, na estreia contava com itens como ar-condicionado, direção, airbags, Isofix, computador de bordo e alarme já nas versões de entrada, tendo nas versões mais completas câmbio automático, vidros elétricos, ABS, volante multifuncional, rodas de liga, faróis de neblina e espelhos elétricos.

É uma opção interessante pelo fato de já estar há bons anos no mercado e ter uma boa revenda, se estiver pensando em comprar um, trouxemos os pontos que deve se atentar na avaliação de um usado e as reclamações dos donos:

Cuidado com as versões mais básicas

Existem algumas versões com “baixa” procura no mercado, pois carecem de itens básicos até para um carro de entrada, são eles ABS, vidros elétricos e espelhos elétricos, muitas vezes na hora de comprar não são muito mais baratas, mas são mais difíceis de vender e desvalorizam mais.

Câmbio automático desatualizado

Se estiver comprando uma unidade com câmbio automático, fique atento, pois unidades fabricadas antes de 2015 certamente terão um câmbio de 4 velocidades, bem desatualizado, trazendo alto consumo e baixo desempenho. Se possível compre unidades após 2015 que tem o câmbio automático de 6 velocidades, bem mais moderno e eficiente.

Desempenho da versão 1.0 aspirada

Diferentemente do bom desempenho do 1.6, as versões 1.0 aspiradas são bem fraquinhas, dependendo do uso do carro isso pode ser um problema, não sendo recomendadas para viagens longas com a família, por exemplo, o consumo do 1.6 não é exageradamente maior que o 1.0.

Versão 1.0 turbo antiga é fraca

O HB20s anterior à 2020 com motor 1.0 turbo anda menos que o 1.6 e mais que o 1.0 aspirado, porém a maior complexidade mecânica não justifica a sua compra, pois requer uma manutenção mais cuidadosa, diferente dos VW TSI 1.0 que tem desempenho até superior às versões 1.6 aspiradas com um menor consumo, justificando sua existência, ja versão com motor turbo TGDI lançada em 2020 é melhor e deve ser considerada.

Ar-condicionado parando de gelar

Outra reclamação comum é o ar-condicionado parando de gelar, as causas são variadas, a mais comum delas é o vazamento no evaporador, na dúvida verifique na potência máxima se o ar apresenta um desempenho satisfatório.

Dificuldade de ligar no frio

Se o carro estiver ruim de ligar pela manhã ou em dias frios, a causa mais provável é a falha na solenoide do sistema de injeção de gasolina da partida a frio, o reparo pode custar mais de R$ 500,00.

Ruídos nos acabamentos internos

hb20s 2023 10

Mesmo sendo muito superior à maioria dos carros de entrada nacionais, o acabamento do HB20s apresenta alguns focos de ruído nos forros de porta e painel, especialmente em casos que foram removidos para manutenção e em veículos mais rodados.

Ouça com atenção e perceba se não está exageradamente barulhento, o que pode ser sinal de um carro mal cuidado ou mais rodado que anunciado.

Atenção aos câmbios automáticos

Mesmo os câmbios aplicados no HB20s não sendo problemáticos sempre vale verificar com atenção pois é um conjunto que sai caro pra arrumar, teste a alavanca em todas as posições e fique atento a trancos e demora nas trocas de marcha, qualquer sinal de problema leve para uma oficina especializada para verificar.

Infiltrações no farol

Os faróis costumam sofrer infiltração, que faz com que embacem e se deteriorem visualmente, olhe atentamente para eles na unidade que estiver comprando, qualquer sinal de manchas ou sujeira pelo lado de dentro são indicio de problema.

Iluminação fraca do farol

São comuns reclamações referentes à ineficiência da iluminação do farol à noite, fazendo com que seja necessário usar o farol alto com frequência.

Versões sem ajuste de profundidade no volante

Algumas versões não contam com ajuste de profundidade no volante, atrapalhando uma boa posição de dirigir.

Pouco espaço no banco de trás

Mesmo sendo uma característica da categoria, devemos sempre lembrar que o HB20s não tem muito espaço no banco de trás, pessoas mais altas terão dificuldade de andar lá.

Catalisador

O catalisador de algumas versões acaba se desfazendo, o que faz com que a luz da injeção acenda, como o reparo é caro, muitos proprietários fazem uma “gambiarra” que é a inserção de um prolongador na sonda lambda, enganando assim a central, se possível peça para o mecânico verificar a presença desse prolongador.

Conclusão

hb20s 2023 15

Um dos queridinhos do mercado, o HB20s é muito eficiente e cumpre o que promete, alia robustez mecânica, versões com bom desempenho, conforto e segurança, peca em alguns itens básicos, como a ausência dos puxadores de teto para se segurar e o acionamento do computador de bordo feito pelo bom e velho pininho preto no painel.

Não tem grandes problemas crônicos, sendo os principais relacionados ao ar-condicionado e aos acabamentos.

Se possível opte pelas versões 1.6 com câmbio automático de 6 marchas ou versões com câmbio manual, pois tem bom desempenho sem comprometer muito o consumo, as edições especiais são sempre uma boa pedida, sendo sempre completas e com alguns mimos diferentes das versões de entrada.

As unidades sem ABS e o HB20 “bagre” (que é o produzido entre 2020 e 2022) são os mais rejeitados pelo mercado, merecendo uma atenção maior na hora da compra.

Existem rivais à altura, mas o HB20s é uma ótima opção de compra, sendo sempre fácil de vender e extremamente confiável.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



c12OrqyAeQ65CANuSaRgcOXX3cvWvBvO3VrU zKQNKMIjAIN28coKUHnlTgz76QZ90
Autor: Luca Magnani

Engenheiro mecânico na indústria automotiva, pós graduado pela Universidade da Indústria do Paraná em Engenharia de veículos elétricos e híbridos.