VW Taos – Reclamações e Defeitos

taos 001

O VW Taos traz um visual que consegue agradar e seu grande trunfo é o custo benefício, pois custa menos que os irmãos de topo, mas ainda consegue trazer os principais pontos fortes deles, de qualquer forma, se estiver pensando em comprar um, deve ficar de olho em alguns problemas e reclamações, para evitar arrependimentos.

Lançado em 2021, o Taos surfa na onda dos SUVs, traz um bom espaço interno, versão de entrada “acessível” e versão completa recheada, a VW aproveitou a lacuna no mercado entre o T-Cross e a Tiguan e enfiou o Taos ali, onde está “muito bem, obrigado” e bate de frente com o Jeep Compass, por exemplo, ficando a gosto do freguês qual deles escolher.

Já na versão de entrada traz seis airbags, ar-condicionado Dual-Zone, multimídia com tela de 10”, câmera de ré, detector de fadiga e auxiliar de partida em rampa, por exemplo.

A versão de topo (Highline) traz bancos de couro, painel de instrumentos digital, faróis de led inteligentes e piloto automático adaptativo.

Se você pensa em comprar o Taos, mas quer saber os principais problemas que ele apresenta, fizemos esse resumo pra te ajudar a decidir e avaliar uma unidade, nova ou seminova.

Abaixo os principais pontos de reclamação dos donos e defeitos apresentados:

Acabamento interno poderia ser melhor

Se você leu nosso artigo sobre o T-Cross, certamente já viu esse ponto lá, é crítico dos VW mais recentes. Visualmente agradável e moderno, num primeiro momento, o painel e acabamentos internos desapontam ao olhar mais de perto.

Praticamente todo construído em plástico duro, com arremates não muito precisos ele deixa muito a desejar no requinte e passa a impressão de material barato.

Barulhos internos

volkswagen taos 2024 comeri santos (3)

Problema ocasionado basicamente pelo ponto anterior, o material de construção não tão bom, faz com que os acabamentos fiquem batendo um no outro e na estrutura do carro, gerando ruídos dentro da cabine.

O Problema é mais perceptível em ruas esburacadas, mas como boa parte delas são, se torna bem incômodo com o passar do tempo.

Principalmente em carros mais usados, passando dos seus 40.000km, o problema se agrava, então teste o carro em uma rua ruim, e preste atenção nos ruídos emitidos pelo painel, forros de porta e porta-malas, não tem muito o que fazer, então é mais pra ver se o nível de ruído te incomoda muito.

Desempenho não empolga

O motor 1.4 TSI é muito bom e eficiente, especialmente quando aplicado em carros menores como o Golf e o Polo GTS, trazendo um ótimo desempenho que chega a empolgar, com pegada de esportivo, porém ao ser aplicado em um carro maior, com aerodinâmica prejudicada e mais pesado, fica somente “OK”, não que seja ruim, somente não empolga mais, forçando quem quer um desempenho melhor a comprar a Tiguan.

Custos de manutenção elevados

Ao utilizar peças legítimas e uma mão de obra de qualidade, algumas manutenções simples se tornam bem caras, como uma troca de correia com tensores e rolamentos por R$ 2.000, e bicos injetores por R$ 1.200,00.

Não é nada absurdo comparado com um carro importado, mas já foge bem dos carros mais em conta.

Problemas no semi-eixo/homocinética

Existem alguns relatos referente a barulhos próximo às rodas dianteiras, que foram diagnosticados como defeito no conjunto semi-eixo/homocinética, sendo identificado como um barulho de estalo ao fazer curvas, o reparo muitas vezes é coberto na garantia mas as peças podem demorar para chegar, vale a pena conferir se a unidade que está comprando apresenta ruídos quando andando esterçada.

Teste o carregador de celular por indução

Existe uma quantidade significativa de relatos de proprietários que não conseguem carregar seus celulares no carregador por indução do Taos, seja por defeito, seja por incompatibilidade, na dúvida faça o teste.

Recall

O Taos passou por recall para substituição dos elementos de fixação do banco dianteiro do passageiro, sob o risco de, em caso de colisão ou capotamento, o comportamento adequado das fixações do banco dianteiro do passageiro não é garantido, podendo se soltar, consequentemente aumentando o risco de danos materiais, danos físicos graves ou até mesmo fatais aos ocupantes do veículo e a terceiros

Conclusão

volkswagen taos 2024 comeri santos (2)

O VW Taos é um carro que agrada o mercado e tem diversos pontos positivos, entre eles a qualidade VW, diversas peças compartilhadas com outros carros, boa aceitação de mercado e aumento na mão de obra qualificada para manutenções fora da garantia, de qualquer forma é um carro que requer um razoável investimento.

Tendo em vista o preço e a categoria, a VW poderia ter caprichado mais nos detalhes de acabamento e carece de alguns mimos presentes em carros mais caros.

O motor 1.4 faz o que tem que fazer, porém sem empolgar muito, então se busca desempenho alto talvez seja melhor procurar outro modelo, se desempenho não é seu foco, a mecânica é bem robusta e, se mantida corretamente, não terá problemas por um bom tempo.

google news2 Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



c12OrqyAeQ65CANuSaRgcOXX3cvWvBvO3VrU zKQNKMIjAIN28coKUHnlTgz76QZ90
Autor: Luca Magnani

Engenheiro mecânico na indústria automotiva, pós graduado pela Universidade da Indústria do Paraná em Engenharia de veículos elétricos e híbridos.