Chery Tiggo 5x – Reclamações e Defeitos

Tiggo 5X 002

O Tiggo 5x veio quase como um sucessor do Tiggo 2, pra encarar o Jeep Renegade, Hyundai Creta , Honda WR-V e consegue relativo sucesso no mercado, não sendo nada raro se deparar com um circulando pelas ruas, está abaixo do Tiggo 7 no portifólio da Chery.

Se está pensando em comprar uma unidade, fique de olho nas principais reclamações e defeitos reportados pelos proprietários.

Lançado no fim de 2018, o modelo veio com o motor 1.5 turbo com 150 cv e 21,4 kgfm de torque, que, acoplado ao câmbio automatizado de 6 velocidades e 2 embreagens, rendia aceleração de 0 a 100 km/h em cerca de 10s e velocidade final de 180 km/h.

Os itens que vem desde as versões de entrada são ar-condicionado digital, rodas 17”, câmera de ré, multimidia 9”, computador de bordo, chave presencias e mais alguns opcionais, é um carro completo e que já pode ser encontrado seminovo por preços mais atrativos.

Abaixo listamos os principais problemas e reclamações para você ficar de olho na avaliação da unidade que estiver pensando em comprar:

Porta-malas pequeno

O porta-malas do Tiggo 5x 2024 tem apenas 340 litros, para efeito de comparação o do Polo tem 300 litros, não que 340 seja minúsculo, mas é pouco para uma SUV.

Volante sem ajuste de profundidade

Tiggo 5X 003

Apesar do custo elevado, o Tiggo 5x só possui regulagem de altura no volante, sem a regulagem de profundidade, o que limita um pouco o motorista a achar a posição ideal de dirigir, o problema foi corrigido no Tiggo 5x Pro.

Ruídos internos

O acabamento não é dos piores, ganha inclusive de alguns concorrentes mais caros, mas ainda assim apresenta ruído em alguns pontos.

Isso acontece, em especial, na forração das portas e painel, sendo um dos pontos negativos mais citados pelos consumidores, com o tempo o barulho pode incomodar então teste com atenção e, se possível em uma rua com piso ruim.

Consumo

O consumo do Tiggo não é muito bom, com médias na faixa de 7km/l na cidade e 9 km/l na estrada rodando no etanol e 9,5 km/l na cidade e 11 km/l na estrada rodando na gasolina.

Dentro da cidade ele é até eficiente, o problema maior é na estrada pois não há um salto considerável de autonomia em relação à cidade, em grande parte pelo ajuste de motor e câmbio para atender ao peso do veículo.

Turbina demora a atuar

A demora da turbina um pouco a atuar, característica também conhecida como “turbo lag” é um ponto comum de reclamação, fazendo com que o carro tenha que reduzir a marcha com mais frequência para “encher” a turbina.

Isso era mais comum em carros turbo antigos, hoje os motores mais modernos como os TSI da VW praticamente não possuem essa característica, que pode ser um pouco incômoda e aumentar o consumo do carro.

Garantia está acabando

As unidades mais antigas podem estar próximas do fim da garantia, então fique de olho se o carro está integro e com todas as revisões em dia, pois ainda há um ano para se valer da garantia.

Preço de peças

Apesar de não ser um carro com peças astronomicamente caras, o Tiggo 5x tem um certo custo para manter, por exemplo faróis custam R$ 1.500,00 cada e lanternas R$ 800,00 cada, isso no mercado paralelo, as concessionárias costumam cobrar um pouco a mais que isso.

Atenção ao câmbio de dupla embreagem

As trocas de marcha do câmbio automatizado de dupla embreagem aplicado no Tiggo 5x  não são muito inteligentes, ficando retidas em ladeiras por exemplo.

De qualquer forma aparenta ser robusto, sem relatos de problemas graves, mas um ou outro sempre dá, seja por manutenção negligenciada, mau uso ou simplesmente desgaste, quando isso acontece, esses câmbios são bem caros para arrumar, com alguns problemas ultrapassando os R$ 10.000,00 para corrigir, por isso eu recomendo atenção a esse componente, ficando atento a trancos nas trocas de marcha ou marchas patinando.

Conclusão

Tiggo 5X 001

O Tiggo 5x é uma boa opção no segmento, tendo um desempenho bom, robustez mecânica e com preço relativamente baixo, o principal ponto de atenção mecânico certamente é o câmbio automatizado, que merece um teste cauteloso antes da compra, além de defeitos, fique atento ao comportamento do câmbio e veja se a demora e confusão nas trocas de marcha não te incomodam,

A boa aceitação da marca está facilitando a revenda e atenuando a desvalorização, o que era um problema a ser considerado há não muito tempo atrás, hoje passa a ser mais uma preocupação que não impede a compra do carro.

O carro não problemático como alguns gostam de falar, mas, como qualquer outro carro, tiveram unidades problemáticas, porém são casos pontuais.

É uma boa opção a ser considerada no mercado de usados.

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Autor: Luca Magnani

Engenheiro mecânico na indústria automotiva, pós graduado pela Universidade da Indústria do Paraná em Engenharia de veículos elétricos e híbridos.