Etc Tecnologia

Computador de bordo: saiba tudo (pra que serve, como usar)

Computador de bordo: saiba tudo (pra que serve, como usar)

O computador de bordo já virou um equipamento tradicional entre os automóveis comercializados no mercado brasileiro. Diferente do passado, onde o equipamento era uma exclusividade de carros mais caros e de categoria superior.


Atualmente, modelos mais em conta como Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e Fiat Mobi já oferecem o computador de bordo dependendo da versão de acabamento. Em alguns carros de entrada, tal recurso é oferecido como item de série.

Entretanto, sobretudo àqueles com menor afinidade com recursos tecnológicos, muitos acabam deixando o computador de bordo de lado. Você certamente deve conhecer alguém que nem sabe que o próprio carro possui tal recurso.

No dia a dia, o computador de bordo pode ser um excelente aliado do motorista, informando dados de consumo, autonomia com aquele tanque de combustível ou até mesmo se o carro está apresentando alguma anomalia.


Confira abaixo os principais recursos do computador de bordo:

Computador de bordo – Como funciona?

O computador de bordo é um belo de um aliado do motorista. Ele exibe uma série de informações no painel de instrumentos, como velocidade média, consumo médio e instantâneo, autonomia, tempo de viagem, temperatura do motor, cronômetro, entre outros.

Este recurso é bastante inteligente e faz tudo de forma automática.

Para calcular o consumo médio, por exemplo, o sistema faz uma conta média da distância percorrida pelo veículo dividida pela quantidade de combustível consumido durante o percurso. O computador de bordo é capaz de realizar essa conta a cada segundo.

As informações de distância e combustível são enviadas ao computador de bordo por meio de sensores do módulo eletrônico do motor.

Geralmente o computador de bordo tem dois botões, localizados no console, no painel e/ou no volante. Um deles é usado para se passar de uma função para a outra, e o outro é usado para zerar o cálculo de uma função.

Computador de bordo – Consumo instantâneo

Este é o consumo que o carro está fazendo naquele exato momento. Através deste número vemos a eficiência energética do carro. O indicador muda uma vez por segundo, as vezes até mais rapidamente que isso.

É um bom parâmetro para ser usado quando queremos conduzir o carro de maneira econômica. Ficando atento ás informações mostradas por essa função, acabamos por pisar no acelerador de maneira mais suave.

Mas tem momentos em que não tem jeito. Ao entrar em uma subida bem inclinada, seu carro vai fazer 2 a 3 km/l instantâneos, e isso é normal.

Computador de bordo – Consumo médio

Esta função dá o consumo médio do carro desde um certo momento. É interessante zerar esta função ao abastecer o carro para saber a média daquele tanque ou zerar ao sair de casa para saber o consumo do carro naquele trajeto específico que você vai fazer.

Assim podemos ver qual foi o consumo médio do mesmo naquele tanque. As informações de consumo apresentadas são bem próximas da realidade.

Computador de bordo – Velocidade média

Ao começar uma viagem, por exemplo, você pode zerar essa função. Ao chegar a seu destino, olhe a velocidade média registrada, e então você vai ver quantos quilômetros percorreu em média, por hora, na viagem.

Pensamos que andamos na estrada a 100 km/h em média, ou pouca coisa abaixo disso, talvez 90 km/h, e geralmente nos surpreendemos ao ver que na verdade nossa velocidade média é de 70 ou 80 km/h, por causa de paradas para ir ao banheiro e paradas também para pagar o pedágio, além de congestionamentos e outros problemas.

Computador de bordo: saiba tudo (pra que serve, como usar)

Computador de bordo – Tempo de viagem e cronômetro

Trata-se de um recurso bastante simples, mas de utilidade para oferecer referências ao motorista. O “tempo de viagem” ou “cronômetro”, dependendo do computador de bordo, indica ao motorista o tempo em que ele está utilizando o automóvel.

Isso é útil para estimar o tempo gasto numa viagem. Vamos supor que você vai viajar de São Paulo para o Rio de Janeiro e quer saber mais ou menos quanto tempo irá gastar na volta. Portanto, caso o percurso seja o mesmo, basta ativar a função na ida para que o computador de bordo te indique uma média de tempo de viagem.

Essa função é semelhante a de relógios e celulares. Entretanto, com a diferença de estar no campo de visão do motorista, proporcionando mais praticidade e segurança.

Computador de bordo – Autonomia

Esta função do computador de bordo mostra quantos quilômetros podemos rodar com a gasolina ou álcool que temos no tanque. É bem útil para saber quando abastecer, principalmente em viagens para regiões mais remotas.

Ali no visor do computador de bordo você vê quantos quilômetros ainda poderá rodar, e avalia se deve abastecer agora ou se conseguirá chegar até a próxima cidade. Esse número varia de acordo com o combustível que você está usando e também conforme as condições da via (se há muitas subidas, por exemplo) e ao modo de condução do motorista (se você tiver o pé pesado, a autonomia irá diminuir mais rapidamente).

Existem trechos de estrada no Brasil onde se viaja por mais de 100 quilômetros sem achar um posto de gasolina sequer, então aqui em nosso país essa função do computador de bordo é bem útil.

Computador de bordo – Temperatura externa

Este sensor mostra a temperatura que está fora do carro, através de um sensor que geralmente fica na parte inferior da dianteira do veículo. Por causa dos efeitos de calor de um motor muito quente, pode ser que esta temperatura não seja exatamente a externa. Use esta temperatura apenas como uma estimativa média.

Computador de bordo: saiba tudo (pra que serve, como usar)

Computador de bordo – Alerta de velocidade

Em determinados computadores de bordo, há também a função “alerta de velocidade”. Como o próprio nome indica, trata-se de um recurso capaz de emitir um alarme sonoro sempre que o veículo ultrapassar a velocidade máxima indicada pelo condutor.

Por exemplo: se você está trafegando numa via cuja velocidade máxima para automóveis é de 110 km/h, você pode programar o computador de bordo para te alertar caso você ultrapasse essa faixa. Isso te ajudará a evitar multas e dirigir com segurança.

Computador de bordo – Recursos multimídia

Os carros mais modernos também contam com recursos multimídia no computador de bordo. Em alguns deles, o computador de bordo exibe um pequeno mapa como reprodução do navegador GPS da central multimídia, além da música que está tocando no rádio, o número que está ligando no celular pareado via Bluetooth, entre outros.

Vale citar também que os veículos com monitoramento da pressão dos pneus costumam indicar qual pneu está com pressão abaixo do recomendado através da tela do computador de bordo.

Eber do Carmo

Eber do Carmo

Formado em marketing, tem mais de 13 anos de experiência escrevendo sobre o mercado automotivo no Notícias Automotivas, desde que fundou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio. Também teve por três anos uma empresa de criação de sites e catálogos eletrônicos.

  • BER

    Hj em dia os computadores de bordo são as melhores ferramentas para sabermos se dirigimos bem ou não!

    Quase todos os carros da Fiat saem com ele, tenho um Palio 1.8 R e o computador sempre me ajuda a manter ele econômico na medida do possível!

    • Bisinski

      Adoraria ter um computador de bordo no carro, ate achei vários produtos vendidos na gringolândia mas não consigo achar entrada OBDII no carro.

      • Ricardo

        Quem tem Fiat é acostumado com computador de bordo, todos os carros da marca têm este item (fora os “Fire”). E diga-se de passagem, um excelente computador de bordo, dos melhores disponíveis hoje no mercado nacional.

      • Welington Fernando

        Olá, tem uma empresa em São Paulo que tem o computador de bordo que você procura, CB 101 – http://www.controller-br.com.br/produtos-automobi… – tem telefone na home da página. Boa sorte!

  • Luigi

    Primeira foto: Ê saudade do meu vectra CD 94 azul marinho.

    Um verdadeiro OPEL. muito mais qualidade do que oferecem hoje…

    • o meu é um CD 95 vinho…

      • Rafa

        Parabéns Eber, notícia simples mas extremamente objetiva e útil. :cool:

      • cristiano

        o meu também, carro muito bom
        to com um problema: meu vectra não esta marcando a quantidade de combustivel no painel, acredito que seja por isso que no pc de bordo fica mostrando F (falha)
        alguém sabe me dizer como fazer testes para verificar se o problema é boia ou painel??
        meu email: cristiano.s.alex@gmail.com
        agradeço desde já
        OBRIGADO

  • rmmorais

    Bela matéria Eber, muito bacana! Bastante informativa para um assunto que muitos desconhecem, e que vale a pena conhecer.

    O Pc de bordo do meu antigo Siena 04/05 é muito mais preciso que o do meu atual Corolla 2006. Ah, na primeira foto, é seu carro? O botão do direcionamento do ar (pés – cabeça dos passageiros), está de cabeça pra baixo, hehehe…

    • é do meu carro sim. a foto é de quando eu comprei. mandei arrumar o botão logo em seguida, além de trocar as luzes de iluminação dessa parte toda do painel, que não estavam funcionando.

  • verde.10

    Mais uma otima matéria.

    Obs: De todos ai o mais bonito mesmo é o da Triton :clapp: :clapp: :clapp: :clapp:

    Mas demorei um umas semanas pra aprender a mexer no painel dela.

    • verde.10

      Correção: No pc de bordo e não no painel :teeth2: :teeth2: :teeth2:

      • oi

        o mais bonito é o último!

  • Edmon

    Pois é, faltou a foto do computador de bordo mais vendido do Brasil, haha.. Da família Palio..
    A primeira foto é da Zafira né?

    • oi

      aprimeira foto é do Vectra de primeira geração..

      o mesmo PC de bordo do Omega.. só que em painel diferente!

    • é do vectra 93 a 96.

      • Med

        Nesse painel de 93, quando você liga o ar condicionado, um Hamster começa a correr no maior pau dentro de uma gaiolinha, coletando o ar enquanto um outro assopra pra resfriá-lo.

        Pra mim, a função mais dahora é de quantos quilômetros de gasosa faltam pra vc chamar o guincho…

        Bela matéria

        • Rafa

          Medição de “gasosa” agora é em quilômetros? Uau, essa faz parte da reforma ortográfica também?

          • Med

            Faz parte sim. Pode procurar…

            E se o combustível for Álcool a unidade de autonomia é Jardas por Polegada Cúbica.

          • Rodrigo Laranjo

            Mas é um analfabeto mesmo. Nunca viu um computador de bordo com medida de autonomia e quer dar uma de esperto.

          • oi

            é melhor ficar calado e deixar os outros pensarem que você é idiota.. do que escrever besteira e confirmar as suspeitas!

      • Edmon

        opa, era pra ser a “segunda” na minha pergunta, hehe.. procurei no google e vi que é o painel da zafira atual..

  • Del_NB

    Outra função interessante do computador de bordo é detectar combustível batizado…. Ao acabar de encher o tanque você percebe claramente depois de alguns km rodados que a autonomia cai (fica fora dos padrões apresentados, por exemplo, se antes era de 400km com tanque cheio, fica em 320+/-)

  • Dhaviix

    Excelente matéria…
    Agora até deu vontade de ter um computador de bordo no carro. Item, que até então, eu achava desnecessário.
    Parabéns!

    • Ricardo

      Quem tem um Fiat de 27.900,00 pra cima já tem o computador de bordo de série… Penso que todos os fabricantes deveria fazer o mesmo, pois é extremamente útil pra controlar o consumo e programar os abastecimentos.

  • Doug

    faltou do computador de bordo do civic :whaaa: :espar:

    • Rodrigo Laranjo

      Civic não precisa de computador de bordo. O que o vizinho não vê é supérfluo.

      • oi

        :hauhau: :hauhau: :hauhau: :hauhau:

        comentário perfeito!

      • Ricardo

        Ah então tá explicado porque o Civic só tem porta-malas por fora :lips:

        • Cassio

          Fantástico!!!! Há tempos que queria dizer isso!!! ahahaha

  • Diegoo

    como eu uso o carro mais na cidade para “tiros curtos”, acho o computador de bordo um elemento muito oportuno para que a gente monitore o consumo e se estamos com o famigerado “pé pesado” em momento desnecessário. Esse item, preciso ou nem tanto, acho que ajuda o motorista a educar-se um pouco mais pra economizar na bomba, afinal, se aparecer no display “4,5km/l” o neguinho tira o pé… hehehe

  • Med

    Outra coisa importantíssima é saber exatamente quantos litros de combustível o tanque do seu carro “esconde” na reserva.

    O computador de bordo pode indicar “0km restantes” e ainda ter combustível pra fazer um bate-volta pra praia. Não que seja saudável pro motor (muito pelo contrário), mas em situação de emergência, sem posto por perto…

    • FIATox

      Verdade, no meu carro ele pára de marcar quando atinge a autonomia de 50 km…aí acende a luz da reserva e começo a rezar pra não acabar….rsrsrs…mas calculando o consumo, dá pra arriscar uns km a mais!!! :drinkk:

    • é, legal mesmo. aí você fica rodando com os últimos ml de gasolina do tanque e a sujeira do mesmo vai toda para o sistema de alimentação e entope tudo…

      • Del_NB

        Além disso, corre-se o risco de quimar a bomba de combustível. O resfriamento dela é feito pelo combustível que passa por ela.

  • Balança

    bota um laptop na minha F1000 86 Tá bom de mais dá até para ver as noticias em tempo real kkkkkkkkkkkk’

  • leobozo

    :teeth2:

    bom essa nem eu sabia mas todos sabem que não ses deve rodar “só no cheiro”

  • BER

    Cada computador de bordo tem as suas peculiaridades. Na linha Fiat só se vê autonomia em até 50 km, depois disso não marca mais. No Focus ele é igual a um cronometro, vai baixando beixando..Nunca ví chegar a 0 só até 8km de autonomia.
    Geralmente são bem precisos, nunca ví niguem reclamar que marca errado ou se é mentiroso.

    • Cassio

      No meu Focus 2008 ele chegar a marcar até o zero mesmo!!! Muito louco!!
      Fui abastecer e na segunda parada automática da bomba, encheu exatos 50 litros, de um total de 55. ou seja, é mergência total!!!

  • victorcvs

    O do meu gol eu acho o computador de bordo muito bom, tem todas as funções e possui dois perfis de medições (um eu coloco os gastos de cada tanque e outro uso para medir o trajeto que estou fazendo). Mas o ruim é que o consumo dele não é muito preciso, as vezes dá uma diferença de 1,5km/l a mais que o real.

  • alessandro armoço

    No meu ex-escort zetec 96, tinha um pc de bordo também. Gostava muito de usá-lo, até que um dia, quando fui trocar a embreagem do carro, o imbecil que trocou a peça estragou alguma coisa e nunca mais o ítem funcionou. Na autorizada era caríssimo, e daí, eu não arrumei mais. Era muito bom. Abçs… :rayban:

  • Paulo

    A foto do PC de Bordo do Vectra 1ª Geração mais parece um Ábaco de Bordo :teeth2: :teeth2: :teeth2:

    Para mim as melhores funções são sempre as de consumo que ajudam a economizar e detectar combustível batizado…

    Computador de Bordo é uma mão na roda!!!!

    • kaxorro

      Criticar carros com 20 anos de fabricação é muuuuuuito fácil…. AMs não acho estranho essa opnião pra quem já deixou o 'dedo na roda' pra achar legal 'uma mão na roda". Forte abraço

  • Ricardo

    Olá, adquiri um Peugeot 307 recentemente, será que alguem pode me explicar como funciona o computador de bordo, na autonomia, falo da media, marca 15,4, agora troquei o oleo e abasteci, zerei de novo o computador e fecha em 17,6 chegou a fechar em 19,4. O que quer dizer esses valores, sendo que meu Peugeot e um 2.0 automatico, ok valeu, abraços.

  • elmo

    o computador de bordo do meu palio weekend 1.3 fire 2005 ao apertar botao TRIP, não troca as funçoes, parou de funcionar. alguem pode me ajudar? existe algum tipo de fusivel?

  • Brito-2000

    Tenho um Fiat Doblo 2008 e acho que tenho que apertar botões demais para configurar. Até coloquei uns videos no youtube ( https://youtu.be/T70lpOhHhAQ e https://youtu.be/7uq8jSvPAuk ). Mesmo assim, gosto do computador de bordo dele. É bem completo.

  • GONÇALVES

    COMO ZERAR O COMPUTADOR DE BORDO QUE, FICA MANDANDO VERIFICAR PASTILHA DE FREIO?

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email