Etc Tecnologia

Computador de bordo – saiba tudo, pra que serve, como usar

Computador de bordo - saiba tudo, pra que serve, como usar

Como usar o computador de bordo do carro?


Vários modelos vendidos no Brasil tem computador de bordo. Diferente do passado, onde o item era mais exclusividade de carros de luxo, agora até mesmo modelos chamados populares ás vezes o tem instalado.

Modelos como Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e outros populares são equipados com computador de bordo em suas versões médias e mais equipadas.

Muitas pessoas não o usam, não se importam com ele, e até mesmo não sabem muito para que ele serve.


Quando comprei meu carro atual, notei que o computador de bordo estava indicando defeito, também não marcava a temperatura externa, e a iluminação noturna, que deveria acender junto com as luzes do painel, estava queimada.

Perguntando para o anterior proprietário, ele disse que aquela peça era assim mesmo, que deixava de funcionar depois de um tempo.

Bastaram a compra de um sensor de temperatura na concessionária local e a instalação de uma pequena luz interna para que ele voltasse a funcionar corretamente. Bem, vamos considerar as funções que a maioria dos computadores de bordo automotivos tem.

Computador de bordo – como funciona

Lembrando que geralmente o computador de bordo tem dois botões, localizados no console, no painel ou no volante. Um deles é usado para se passar de uma função para a outra, e o outro é usado para zerar o cálculo de uma função.

Computador de bordo - saiba tudo, pra que serve, como usar

Computador de bordo – Consumo instantâneo

Este é o consumo que o carro está fazendo naquele exato momento. Através deste número vemos a eficiência energética do carro. O indicador muda uma vez por segundo, as vezes até mais rapidamente que isso.

É um bom parâmetro para ser usado quando queremos conduzir o carro de maneira econômica. Ficando atento ás informações mostradas por essa função, acabamos por pisar no acelerador de maneira mais suave. Mas tem momentos em que não tem jeito. Ao entrar em uma subida bem inclinada, seu carro vai fazer 2 a 3 km/l instantâneos, e isso é normal, não significa que seu carro está com algum problema não.

Computador de bordo – Consumo médio

Esta função dá o consumo médio do carro desde um certo momento. É interessante zerar esta função ao abastecer o carro para saber a média daquele tanque ou zerar ao sair de casa para saber o consumo do carro naquele trajeto específico que você vai fazer.

Assim podemos ver qual foi o consumo médio do mesmo naquele tanque. As informações de consumo apresentadas são bem próximas da realidade.

Computador de bordo – Velocidade média

Ao começar uma viagem, por exemplo, você pode zerar essa função. Ao chegar a seu destino, olhe a velocidade média registrada, e então você vai ver quantos quilômetros percorreu em média, por hora, na viagem.

Pensamos que andamos na estrada a 100 km/h em média, ou pouca coisa abaixo disso, talvez 90 km/h, e geralmente nos surpreendemos ao ver que na verdade nossa velocidade média é de 70 ou 80 km/h, por causa de paradas para ir ao banheiro e paradas também para pagar o pedágio, além de congestionamentos e outros problemas.

Computador de bordo - saiba tudo, pra que serve, como usar

Computador de bordo – Tempo de viagem / cronômetro

Este comando é um simples cronômetro, como o de relógios. Você inicia ele e tem o tempo que passou marcado no visor do computador de bordo.

Computador de bordo – Autonomia

Esta função do computador de bordo mostra quantos quilômetros podemos rodar com a gasolina ou álcool que temos no tanque. É bem útil para saber quando abastecer, principalmente em viagens para regiões mais remotas.

Ali no visor do computador de bordo você vê quantos quilômetros ainda poderá rodar, e avalia se deve abastecer agora ou se conseguirá chegar até a próxima cidade. Existem trechos de estrada no Brasil onde se viaja por mais de 100 quilômetros sem achar um posto de gasolina sequer, então aqui em nosso país essa função do computador de bordo é bem útil.

Computador de bordo – Temperatura externa

Este sensor mostra a temperatura que está fora do carro, através de um sensor que geralmente fica na parte inferior da dianteira do veículo. Por causa dos efeitos de calor de um motor muito quente, pode ser que esta temperatura não seja exatamente a externa. Use esta temperatura apenas como uma estimativa média.

Computador de bordo – saiba tudo, pra que serve, como usar
Nota média 3.7 de 3 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email