Toyota RAV4 – Defeitos no câmbio automático e desempenho fraco

Rav4 003

O Toyota Rav4 teve um bom protagonismo no Brasil, mas atualmente anda ofuscado pelo Corolla Cross.

Ele traz a confiabilidade da gigante Japonesa em um SUV, que é a carroceria “da moda”, mesmo já sendo um veterano no mercado nacional.

Se está pensando em comprar um, ou simplesmente está curioso pelo modelo, fizemos esse texto para listar os principais problemas e defeitos dele.

Já há mais de 20 anos no mercado, o Rav4 é um SUV com pegada urbana e é um dos SUVs mais vendidos no mundo.

As unidades mais antigas são encontradas normalmente com o motor 2.0 aspirado de 150 cv e 20 kgfm de torque, rendendo aceleração de 0 a 100 km/h na casa dos 11s e velocidade máxima de 175 km/h.

Ainda existem unidades mais modernas com o 2.0 aspirado, porem o desempenho delas caiu um pouco, apresentando aceleração de 0 a 100 km/h na casa do 13s.

As unidades mais novas com o motor 2.5 aspirado tem 179 cv e 24 kgfm de torque, tendo um desempenho superior às 2.0.

Há ainda as versões 2.5 Híbridas com mais de 200 cv e ótima aceleração de 0 a 100 km/h na casa dos 8s.

Em todos os anos tem opções com ar-condicionado, direção assistida, airbags e ABS, e nas unidades mais novas traz um bom pacote de segurança e entretenimento, sendo um carro com alta procura para famílias.

Abaixo estão os principais problemas e reclamações do Rav4:

Problemas assumidos no câmbio automático

Rav4 001

Unidades produzidas entre 2000 e 2005 tem um histórico de problemas no câmbio que foi assumido pela Toyota globalmente.

O Brasil ficou de fora dessa história e não houve garantia do conjunto.

Se a unidade que estiver comprando apresentar trancos ou demora nas trocas de marcha fique atento pois pode ser premiada.

O reparo envolve a troca do módulo e pode sair por mais de R$ 8.000,00 então fique atento.

Consumo de combustível elevado

Dependendo da versão e do ano, o consumo de combustível pode ser bem alto.

Por exemplo uma unidade 2015 2.0 faz uma média de 9,5 km/l na cidade e 10,5 km/l na rodovia, sempre na gasolina.

Existem relatos de consumo na casa dos 6 km/l na cidade nas unidades mais antigas 4×4.

Desempenho deixa a desejar

Alguns proprietários relatam insatisfação com o desempenho do carro, que não tem uma proposta esportiva, porém de fato uma aceleração de 0 a 100 km/h em 13s é frustrante para um carro mais caro, apesar de ser um SUV.

Farol baixo não ilumina bem

Unidades mais antigas não apresentam uma iluminação satisfatória com o farol baixo, sendo necessário utilizar o farol alto com frequência.

Problemas na caixa de direção

Há uma quantidade considerável de relatos com problemas no sistema de direção, que normalmente são aparentes através de estalos ao esterçar.

Alguns casos foram resolvidos com troca de algumas peças mais simples, porém outras precisaram de troca da caixa de direção, que é bem cara.

Na dúvida teste bem o sistema, esterçando com o carro parado e em movimento até o fim do curso do volante.

Barulhos na suspensão

Os amortecedores costumam dar fim de curso quando o carro está carregado ou ao passar em lombadas em alta velocidade.

Os proprietários costumam reclamar também de barulhos ao rodar, principalmente ao passar em irregularidades da pista.

Essa parece ser uma característica do carro e não um problema de peça defeituosa.

Peças caras

Um Farol parte de R$ 1.000,00 e atinge altos R$ 3.000,00 a depender do ano e versão do carro.

As lanternas ficam na faixa de R$ 800,00 a 1.500 cada.

Um retrovisor parte de R$ 400,00 e chega a mais de R$ 1.000,00.

Barulhos no interior

O carro apresenta diversos focos de barulho, entre eles a tampa do bagageiro e os acabamentos de porta e painel

Conclusão

rav4 002

O Rav4 é um SUV muito robusto, com a exceção dos problemas de câmbio das unidades mais antigas e uma atenção especial ao conjunto da suspensão.

Entrega espaço interno e confiabilidade mecânica, deixando a desejar em algumas versões no desempenho e no consumo.

Não é um carro repleto de opcionais e nem muito tecnológico, com uma central multimídia (quando equipada) um tanto quanto simples, mas que cumpre seu papel.

Em resumo, é um carro para quem quer espaço e confiabilidade, mas não liga muito para mimos tecnológicos ou altíssimo desempenho.

 

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




c12OrqyAeQ65CANuSaRgcOXX3cvWvBvO3VrU zKQNKMIjAIN28coKUHnlTgz76QZ90
Autor: Luca Magnani

Engenheiro mecânico na indústria automotiva, pós graduado pela Universidade da Indústria do Paraná em Engenharia de veículos elétricos e híbridos.