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Avaliação NA – Toyota RAV4 4×2 (3) – Comportamento e consumo na cidade

toyota-rav4-avaliacao-cidade Avaliação NA - Toyota RAV4 4x2 (3) - Comportamento e consumo na cidade

Talvez alguns não gostem que nossas matérias sobre o Toyota RAV4 citem tanto seu concorrente Honda CR-V. Mas, tendo em vista que ficamos uma semana com o concorrente aqui no NA em abril, é impossível deixar de fazer comparações. E isso é até bom para quem tenha interesse nos dois e não saiba qual escolher.



O detalhe que mais chama a atenção no Toyota RAV4 4×2 é sua suspensão bem mais macia que a do Honda CR-V. Quem gosta de conforto deve escolher o Toyota, sem dúvida. Além de sua suspensão ser mais macia, seus pneus tem um perfil bem mais alto, eles são 225/65, e vistos de relance estão mais para pneus de uma pickup grande do que pneus de um utilitário urbano como são os do CR-V.

Pneus altos absorvem mais facilmente as imperfeições do piso e também favorecem o uso de velocidades maiores ao passar sobre lombadas ou valetas. Com o asfalto decadente que fica cada vez pior em muitas cidades de nosso país, isso é uma boa vantagem.

Reclamamos anteriormente sobre o desempenho um tanto fraco do Honda CR-V. Mas e o Toyota RAV4, também tem o mesmo problema? O desempenho dos dois é parecido, pois o Toyota tem motor 2.4 de 170 cavalos (melhor do que um 2.0 de 150 cavalos), mas por outro lado tem um câmbio automático de quatro marchas, contra cinco do Honda. Na estrada, isso em certos momentos é um problema, mas na cidade achamos até que não.

Explico: o bom torque de 22,8 kgfm de torque aliado ao peso quase 100 quilos menor do RAV4 fazem com que ele tenha boas saídas em semáforos e cruzamentos. Até mesmo pisando pouco no acelerador, o utilitário tem os pneus dianteiros girando em falso, mostrando boa disposição de encarar o asfalto à frente. Ficamos até com vontade de lançar mão de uma tocada mais esportiva.

O consumo do Toyota RAV4 4×2 ficou na casa dos 7 km/l, andando em percursos curtos, e com um pouco de uso do ar-condicionado. Uma média fraca, mas infelizmente na média de modelos desse tamanho e peso.

Podemos definir o motor 2.4 do Toyota RAV4 como um bom argumento de venda da marca japonesa perante concorrentes com visual mais moderno e lista mais extensa de equipamentos. Pois vários SUVs da faixa de 90.000 a 100.000 reais (com motor de quatro cilindros) tem motor 2.0, com a exceção sendo a Chevrolet Captiva 2.4.

A diferença de torque entre um motor 2.0 e um 2.4 é perceptível. Conhecemos essa história desde os anos 90, quando Vectra e Omega tiveram seus motores atualizados de 2.0 para 2.2 litros, o que até certo ponto resolveu reclamações de clientes que achavam que seus carros tinham desempenho muito fraco. Depois veio o Vectra Elite, com motor 2.4 e bom torque.

Com relação ao nível de ruído, achamos que o RAV4 está um pouco abaixo do CR-V, pois usa materiais mais pobres em seu interior e não tem a excelente fixação do Honda. Em certas ruas com piso muito ruim, percebemos alguns plásticos remexerem na cabine. Isso em uma unidade com apenas 6.500 quilômetros rodados.

4.0

  • Gustavo

    Avaliação NA – Toyota RAV4 4×2 (3) – Comportamento e consumo na cidade

    Mas e o consumo?????

    • skulla7x

      Continua no próximo episódio… rsrs

      • Consumo é 7km/l.

        Entre um RAV e CRV, eu fico com Peugeot 3008. kkkkkkk. Categoria diferente, mas creio que satisfaz. Muito mais tecnologia, motor BMW Turbo, 6 airbags, ESP, etc tec etc. Ou ainda um Mitsubish Outlander.

        • mrguilhermesosa

          Em comparação com todos esses carros Coreanos e Japoneses, penso que ajudei o meu pai a fazer ótima escolha ao comprar o Americano/Mexicano Captiva Sport 2.4, o utilitário mais INSJUSTIÇADO do Brasil. Esse carro deixa qualquer um desses orientais no chinelo, tem um excelente motor com 23.8kgfm de torque, faz um consumo razoável de 7km/l, igual a esse Toyota ai sendo com um motor bem mais potente de 185cv. Alem de ter cambio de 6 marchas com 6 air bags e um acabamento do nível do carro com plástico emborrachado ao contrario do Ix35, Sportage, Rav4 e Crv. E alem do mais ele foi apenas 85mil com pintura metálica azul.

          Não sei por que o povo brasileiro gosta tanto desses Coreanos e Japoneses, eles não dão nada a mais do que as quatro grandes (exceto nos casos da Hilux e Picanto), e tem preços autos alem de pós vendo muito ruim. Eu acho que os brasileiros só procuram essas marcas atrás de status. E pra mim burro é quem dá status aos donos desses carros.

          • jpmocellin

            Meu amigo, não sei com que base você diz que o pós-venda de japoneses é ruim. É o melhor de todas as marcas, pode procurar a pesquisa Os Eleitos da Quatro-Rodas, na qual Honda e Toyota estão situadas em um patamar muito superior ao das marcas concorrentes.

            • mrguilhermesosa

              Eu falo que o pós venda das japonesas é ruim porque minha mãe teve um corola 2008. E em uma viajem um caminhão de brita deixou cair uma brita no parabrisa e acabou trincando. Minha mãe levou o carro para a concessionária Toyonorte da minha cidade (Natal-RN) e carro ficou um mês a espera que um parabrisa chegasse para ser trocado. Não acho isso normal, mas se for me desculpe. E se isso não acontece em todo o Brasil me desculpe novamente por ter generalizado.

              • Ok. Não sei qual é o modelo do seu Captiva, mas saiba que os modelos anteriores de 2010 vinha com pessimo acabamento, suspensão estragada, e problemas na caixa. Isso tudo fez a pessima imagem da captiva rodar por toda internet, e deu no que deu. A GM deveria é ter feito recall, mas em plena crise mundial, e a GM pedindo concordata e socorro financeiro do governo americano, o recall é assunto pra depois da feijoada. Fora ainda o consumo mega elevado até então antes de chegar o ecotec (ainda alto).

                Tambem vale ressaltar a cabine que dá sensação de aperto devido ao detalhes pobres, e janelas pequenas. Nesse aspecto o RAV ou CRV humilham o Captiva. Pra ser sincero na minha lista o Captiva fica em ultimo lugar. Até o IX35 sai melhor.

              • jpmocellin

                Pois é, está ai um caso isolado. Temos um Corolla 2003 e sempre fomos bem atendidos na concessionária Sperandio Motors de Chapecó-SC. Inclusive o serviço prestado era de altíssima qualidade.

              • A questão é que do ponto de vista de quem considera um carro por si só pode dizer que a Captiva hoje é superior de fato. O problema dela foi o fato da Chevrolet não dar a atenção devida ao modelo. Que é muito bom.

                Vale lembrar que a Captiva na versão 4 cilindros veio inicialmente com cambio de 4 marchas (que era horrivel) e mto manca. Para se ter ideia, era mais "divertido" um carro 1.4, 1.6 doque a Captiva. Creio que com esse cambio a coisa tenha mudado.

                Mas pelo menos, a do meu cunhado mesmo sendo inferior a 2010, tinha otimo acabamento, sem barulhos e a suspensão e amortecedores nunca reclamaram. Hoje eu optaria facilmente por uma Captiva em detrimento aos coreanos IX35 e Sportage. Já não diria o mesmo para o Kia Sorento.

          • mjprio

            poxa, meu tio tem uma 2.4 antiga de 171 CV e 4 marchas e já fez até 8,5. Tudo bem que ele tem o pé leve, e normalmente anda sozinho no carro. Ele elogiou muito o carro; e não reclamou muito da suspensão, que dizem ser problematica até 2010. Por outro lado entrei no CRV 4X2 do meu chefe e achei o interior feio e sem graça, com direito ao CDzinho 1 din do FIT LX e um painel que parece os hyundai dos anos 90. O captiva tem um desenho mais aconchegante e aquele painel Ice Blue… a mulherada fica louca!! srsrsr

            • mrguilhermesosa

              O carro é novo só tem 5mil km, o motor deve estar amaciando ainda, mas obrigado pela a informação.

              • LuccasVillela

                Prefiro o Captiva que o CR-V, pra mim o pior disparado, muito velho já. E sem graça.

          • Luiz_

            Tmb boto muito mais fé no captiva.
            Meu pai tem o V6 3.6 de 261cv.
            Obs: achava que o consumo de 6 km/L era muito alto, mas pelo que estou vendo desses SUVs 4 cilindros, não está ruim assim não!

            • Luiz, um colega que pega transito pesado em SP não consegue fazer mais que 3.5km/l nessas condições. Certamente a do seu pai não pega esse tipo de condição. Alias, considere seu pai um sortudo, pois esse consumo tende a ser de estrada (de 6 a 9km/l)

    • O consumo está no texto agora.

  • Lauolling

    Entre CR-V e RAV4, fico com.. o meu dinheiro mesmo. Bons carros, mas não valem o que pedem(aliás, nenhum carro no Brasil vale o que pede, mas estes dois estão fora da realidade brasileira).

  • RicRB

    Na faixa de preço, que a Toyota pede pelo Rav4 (casa de 90 mil reais), não teria dúvida…
    Iria de Captiva ecotec!!

  • TopEngine

    "Pois vários SUVs da faixa de 90.000 a 100.000 reais (com motor de quatro cilindros) tem motor 2.0, com a exceção sendo a Chevrolet Captiva 2.4."

    tá bom, o Tiguan é 2.0, mas anda mais que todos da categoria até de ré..

    Só louco compra essa RAV4 por 90.000mil, como eu disse em outros posts, Tiguan é referência no segmento, concerteza o melhor carro e a VW não cobra muito por isso, sendo que ele parte de 94.000 e tem acabamento/tração/motor de categoria superior..

    • Tiguan não é SUV…

      • vini_B

        o Tiguan ñ é SUV? ñ vai dizer q ele é crossover ou Jipe? pra mim o Tiguan é um SUV, assim como o RAV4, Captiva, Sportage e ix35, agora os crossovers ja fazem parte do time do Journey, Freemont, 3008 e CRV, e entre esses carros eu escolheria o 3008 ou o Sportage, enquanto ao Tiguan ele é o mais potente dos SUVs de até 100 mil, agora vale a pena esperar o Journey com o motor Pentestar de 292cv, se custar até uns 100 mil venderá bastante.

        • sim, crossover… acaba concorrendo com rav4 e todos os outros sim, mas é de outro segmento…. bem menor também.

          • davidwroclaw

            Não creio que seja "menor" não hein. O Peugeot 3008 é, para mim, a melhor escolha para quem quer um carro grande tipo "SUV".

            • são 20 centímetros a menos que o rav4

        • Vini, acho que ao pé da letra, todos são Crossover.
          Na essencia, os SUVs, são utilitário sport baseados em caminhotes ou com chassis derivados de caminhonetes, como Blazer e SW4, Land Rover.
          E os crossovers usam chassis de carros de passeio, como o Tiguan,EcoSport o CRV, RAV4, Captiva. Sportage, ix35.
          Hoje em dia os crossovers maiores tem sido mais chamados de SUV, como o RAV4 por exemplo. Mas também é um crossover.

          • vini_B

            qm é um bom observador e q entenda bem de carro consegue ver a diferença entre um RAV4 e CRV ou então de um ASX e Outlander, a diferença entre eles são grandes ñ é apenas o comprimento ou espaço do carro mais oq mais caracteriza um crossover é a semelhança com um carro de passeio ou até uma minivan vcs podem ver isso no design do CRV, 3008 e Journey q são mais familiares e os comparem com o visual do Tiguan, Sportage e ix35 q tem mt mais temperamento de SUV fora-de-estrada, mais na prática eles realmente são Crossovers.

            • Alias, é muito melhor dirigir um Crossover que um SUV. Pois o SUV vc sente um "peso" do carro e a estabilidade se diminui pois geralmente tem uma altura maior do solo que os demais.

      • TopEngine

        como não é SUV ? ele é SUV tanto quanto uma Outlander..

        • lndnfsu2

          ele tem o mesmo tamanho do ASX, que é um crossover

  • Antonio De Julio

    Carro de 90K que o plástico treme É SACANAGEM!

    • jttrainer

      mas isso eh todo carro, por melhor que seja a fixacao, com o tempo nas nossas ruas esburacadas e passando na buraqueira as pecas vao ficando mais “soltas“ eu acredito, por isso q carro 0km n tem isso, dps de um tempo comeca..

      no mais, eu gostei da rav, caro como seus concorrentes mas nao deixa de ser um bom carro

      • Antonio De Julio

        problema que o carro testado tem 6.500Km rodados

      • Desculpa cara… mas eu tenho um C3 (que é muito criticado nisso) e ele está silencioso até hoje. Ja tenho o carro há 3 anos e logo mais será o quarto nao dele.

  • evotremex

    kd o consumo???

    • Está no texto…..

  • HugoSW

    Infelizmente as montadoras estão querendo lucrar muito mais nesses SUVs e com isso custear as novidades obrigatórias pelo governo, no caso dos Airbags e ABS.
    Vejam o caso da Kia que lançou a Sportage por um preço muito acima do que foi lançado nos outros países. Isso tudo, com certeza, é para custear os valores cobrados pelo Picanto, que virá com um valor de "apenas" mil reais acima do modelo antigo.
    Esse é o nosso querido Brazzzzil! Brasil com Z mesmo… porque a cada dia que passa, tenho mais vergonha de morar neste país.

  • Romulo_Max

    Carrinho meio frustrante esse da Toyota… ainda fico me perguntando quem que tem coragem de comprar a versão top, ultrapassando os 110mil reais. o.0
    Se com um pouco à mais é possivel comprar um carro de segmento superior, mais moderno, bem acabado e potente.

  • Eber, não vai ter a avaliação do Jetta Comfortline?

    • No dia em que a VW nos ceder o carro, vai ter.

      • O_Corsario

        A VWB deve estar enrolada, cancelaram também o do 100 dias que era com o Jetta, chegou a ver?

  • Corvo

    Realmente me decepcionou a RAV4, achei que era superior à Captiva e CRV…pelo que vejo é melhor pegar uma CRV mesmo, com visual um pouco menos cansado e acabamento um pouco melhor

  • granrs78

    Ficaria com a Captiva v6 com certeza por esse preço, pois ela tem muito mais motor , qualidade de acabamento e opcionais que o caro Rav 4.

  • RSM

    Um carro de 90 mil com plásticos soltos no interior é o cumulo da insanidade!!

  • mrguilhermesosa

    Em comparação com todos esses carros Coreanos e Japoneses, penso que ajudei o meu pai a fazer ótima escolha ao comprar o Americano/Mexicano Captiva Sport 2.4, o utilitário mais INSJUSTIÇADO do Brasil. Esse carro deixa qualquer um desses orientais no chinelo, tem um excelente motor com 23.8kgfm de torque, faz um consumo razoável de 7km/l, igual a esse Toyota ai sendo com um motor bem mais potente de 185cv. Alem de ter cambio de 6 marchas com 6 air bags e um acabamento do nível do carro com plástico emborrachado ao contrario do Ix35, Sportage, Rav4 e Crv. E alem do mais ele foi apenas 85mil com pintura metálica azul.
    Não sei por que o povo brasileiro gosta tanto desses Coreanos e Japoneses, eles não dão nada a mais do que as quatro grandes (exceto nos casos da Hilux e Picanto), e tem preços autos alem de pós vendo muito ruim. Eu acho que os brasileiros só procuram essas marcas atrás de status.

    • TopEngine

      Captiva injustiçado ?

      se for assim o Tiguan que é um carro MUITO melhor, é o quê ?

      Pra min seria o Tiguan como referência, logo depois a Outlander, depois pensaria em pegar outros.. gráficamente:

      Tiguan >>> Outlander >>>>>(abismo)>>>(outro abismo)>> outros carros.

      ;D

      • mrguilhermesosa

        Não acho o Tiguan tão melhor que o Captiva. E também acho o Tiguan caro, quando fui comprar o Captiva com o meu pai eu pesquisei o VW, mas ele era R$16 mil mais caro e alem do mais ele só tem um ano de garantia.

        Mas se você o acha tão melhor assim tudo bem, ele pra mim também entra no hall dos utilitários injustiçados.

        • Só esqueceram de dizer do "seguro" camarada para os carros da VW também….rsrs

  • LuisRenatoJoia

    Eu gosto da rav mais muito caro!Com esse preço pego uma captiva.

  • EngMS

    Ninguém considera o Sorento aí não?
    Acho que ta R$97k não é mesmo?
    Carro maior, motorzão e um visual que, na minha opinião, humilha todos os metidos à concorrentes.
    A KIA vai dar trabalho. Pra mim, ela é a fabricante mais bem preparada no Brasil em termos de produto, pós venda, durabilidade e, inclusive, preço. Pelo menos é a que melhor concilia isto tudo.

    Seria minha escolha…

    Ainda chego lá!

    • TopEngine

      Não acho o Sorento tão bom assim não, e é muito caro..

      como eu disse, muito mais o Tiguan se não quiser muito espaço, ou então a Outlander..

      E sobre o motorzão, tanto o Tiguan e se não me engano a Outlander andam mais.. e visual é questão de gosto, embora eu ache o Sorento muito bonito, isso não é argumento que se utilize..

      • Se for pensar assim… até a Santa Fé pode ser considerada. (pensando que ela top de linha custa hoje 107000).

  • juncobrasil

    mandei uma mensagem e até agora não foi publicada, o que ouve?

  • libenter_crv

    Caros amigos,
    As impressões do Eber são semelhantes as minhas, principalmente sobre o acabamento simples da RAV4.
    Lá fora a RAV tem outra direção e o acabamento – e os equipamentos – são muito melhores. Sem contar na opção de motor V6.
    A suspensão do CR-V é mais firme, mas faz curva tão bem quanto o civic (dentro do limite de velocidade, claro).
    A título de informação a CR-V também tem pneus 225/65 R17.

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