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Avaliação NA – Hyundai Azera 3 – Comportamento e consumo na cidade

hyundai-azera-avaliacao-na-cidade Avaliação NA - Hyundai Azera 3 - Comportamento e consumo na cidade

Comprei meu Azera 2009 na cidade do Rio de Janeiro. Encontrei ele pelo site Webmotors, liguei na loja, tirei algumas informações, e então pedi para um membro do Fórum NA que mora por lá fazer o favor de ir até a loja e fazer um test-drive com o carro, tendo uma prévia do que eu encontraria sem ter que percorrer os quase 800 quilômetros de ida e volta até o Rio.



Ele me passou um relato bem favorável sobre o carro, o que fez com que eu decidisse ir até lá para fechar o negócio. Na época, estavamos com o Kia Soul aqui no NA, fazendo a avaliação de uma semana dele. Inclusive as fotos e a filmagem da estrada foram feitos indo até o Rio. Peguei o carro ali no Botafogo, após minha gerente ter feito um TED para o dono do carro, com o valor dele, descontado o IPVA integral de 2011, que ficava em torno de 2.200 reais. Parei para abastecer em um posto de boa aparência, e me impressionei com o valor do tanque cheio: mais de 200 reais.

Tanque de 75 litros não é fácil. A autonomia é ótima na estrada, mas na hora de encher o tanque o valor não é nada leve. Pegando a estrada tive de me controlar para não distanciar muito do Kia Soul pilotado pela minha esposa, afinal, era só dar uma pequena pisada no acelerador que o Azera ia de 100 para 140 km/h, era incrível. Quer dizer, ainda é incrível, para quem nunca teve um carro seis cilindros antes. Pular de 140 para 245 cavalos é uma diferença bem grande. Você tem que se adequar para não andar muito até mesmo dentro da cidade.

Aliás, por falar em cidade, é sobre isso que esta matéria trata: como anda (e como gasta) o Azera dentro da cidade. Sinceramente, não parece que o Azera tem mais de 1.600 quilos. Ele responde com muita rapidez. A disposição do motor 3.3 é muito boa, fazendo com que o Azera sempre pegue no embalo rapidamente, sem esforço, até mesmo em subidas inclinadas. No caminho que faço do centro da cidade para minha casa, passo por uma rotatória e depois viro à direita, subindo em uma avenida de duas pistas.

Quando você está a 20 ou 30 km/h e pisa até o fundo do acelerador, o tranco da reduzida é bem forte, e o Azera acelera com tanto fôlego que mesmo sendo uma subida ele destraciona bastante, dançando pra todo lado. Mas nem sempre (em todas as velocidades e rotações do motor) o Azera tem esse fôlego todo. A primeira e a segunda marchas são mais curtas quando requisitadas, já a terceira se mostra um pouco longa demais mesmo se você pisar fundo, o que tira um pouco do “momentum” em que você vem com o carro. Mas não reclamo, afinal se trata de um sedã grande, comumente denominado “barca”, então o objetivo é andar tranquilamente com todo o conforto possível.

Nas acelerações, eu diria que o Azera tem a disposição de um carro 3.3 V6 mesmo, nem mais nem menos. Mas ele não se incomoda com o peso grande que leva nas costas, 1.620 dele mesmo e mais de 100 do motorista. Andando na cidade, o conforto é total, e na maioria das ocasiões você não precisa pisar mais do que apenas a “casquinha” do acelerador. O torque de 31 kgfm é entregue em rotações baixas, o que compensa o fato de o Azera ter motor um pouco menor que outros sedãs grandes, que tem unidades 3.5 ou maiores.

A suspensão dele não é firme, é bem mole, ao estilo americano, o que faz com que o carro balance bastante em ruas muito irregulares ou ao passar por lombadas e valetas. Aliás, todo cuidado com a frente é pouco. Ela costuma raspar em valetas maiores e também ao estacionar em vagas na diagonal, onde o carro acaba embicando na guia. Quem quer um sedã grande com toques esportivos sem dúvida deve ficar com um Fusion V6 ou outro modelo que julgar esportivo, pois além da suspensão macia, os bancos do Azera não tem muito apoio lateral. O acabamento em couro também faz com que o corpo deslize de lado se você faz uma curva muito forte. OBS.: Digo esportivo pelo conjunto, certamente não pelo 0-100 que é igual ao do Azera.

E o consumo? Proprietários de Azera costumam relatar médias urbanas que ficam entre 4,5 km/l e 6,5 km/l. Como minha cidade é pequena e os percursos são curtos, cheios de subidas, a minha média não é das melhores: faço exatos 5,0 km/l com meu Azera na maioria dos tanques que encho, metade do tempo com o ar-condicionado ligado. Mas já parei de calcular, isso nos faz é sofrer e parar de aproveitar a cavalaria debaixo do capô. Para economia, tenho um popular na garagem mesmo.

Gastão? Certamente que sim, mas se calcularmos que se trata de um sedã com motor V6, 245 cavalos e mais de 1.600 quilos, não está tão ruim. Alguns modelos 1.5 ou 1.6 que testamos aqui no NA apresentaram média de 8 km/l na cidade com gasolina, às vezes menos.

O nível de ruído interno do Azera é ótimo. Se você pisa pouco, nem percebe o ronco do motor, muito menos o ruído de rodagem dos pneus 235. Um ponto que ajuda no fato de não ouvirmos o motor é a marcha-lenta que é lenta mesmo: começa em 1.000 rotações logo depois da partida mas já cai para umas 600. E a posição de dirigir é muito boa, auxiliada pelas várias regulagens elétricas de banco e volante. Mas tudo isso que falamos aqui será comprovado pelo vídeo mostrando o comportamento do Azera na cidade, aguarde.

Leia também sobre fotos e detalhes do Hyundai Azera, interior e acabamento do Azera, e o comportamento do Azera na estrada.

5.0

  • Felipe Pisaneschi

    Talvez o melhor custo x benefício que exista no brasil. Um carro justo.

  • maiamachadoch

    também acho o carro fantastico, mas pensaria melhor na possibilidade de um Jetta do modelo antigo

    • RSM

      SE vc não e importa em gastar mais de 2 mil reais se acontecer de um motoboy quebrar seu retrovisor é boa opção.

      • maiamachadoch

        qual retrovisor custa isso tudo?? do Azera ou Jetta??

      • zenoms

        Você só gasta 2 mil em um retrovisor se for fazer como o pensamento comum do brasileiro. Em primeiro lugar, não são todos que tem seguro completo, e em segundo preferem economizar 100 reais no seguro do que incluir a franquia de 200 reais para os parabrisas, retrovisores e vidros traseiros.

        Eu tenho um Azera meu seguro acho justo 2.200 reais, e se quebrar meu retrovisor (que é praticamente mais tecnologico que um carro inteiro nos anos 70 pois ele recolhe automaticamente quando tranca, "abaixa" a regulagem para dar a ré, desembaça e ainda tem o pisca de LED) eu pago apenas R$200,00 e fim de conversa.

      • Armando_Perez

        aí faz ele vende a moto para pagar o retrovisor.. kkkkk

  • jersaosp

    Tenho um carro que faz médias um pouco melhores que essa 6,5km/l cidade e 11~10km/l estrada e o tanque do meu também é de 70 litros e piso o carro vai! Se andar com o pé baixo na cidade faz até menos de 5km/l!! Acredito que quem queira economia tem q comprar carro 1.0 mesmo!!

    • willyaugusto

      Eh amigo, quem pensa como você é porque nunca teve um carro com motor descente e econômico.

      Em casa temos um civic 1.7 vtec
      São 130 cv e o consumo dele, andando no transito de são paulo, nunca é pior que 12 km/l
      Na estrada chega a fazer 14,5 km/l (e pela régis que não é uma estrada exatamente boa)

      Antes tive um punto 1.4 e também achava normal a marca de 7,5 km/l na cidade…

      • RSM

        mas o azera têm 2 canecos a mais e tem que levar em conta que o eber pisa fundo né

      • paulors58

        sério que ele quis comparar um 1.7 vtec 4 cilindros de 130 cv com o do azera?

        • pablo

          Acho que foi a parte do "quem quer economia tem que comprar 1.0 mesmo". O 1.7 do civic, segundo ele, é economico e não é 1.0.

      • ohasi

        Concordo Willy. Do escort 1.8 16V que fazia média na cidade de 11.5 km/l (115cvs) ao atual focus Duratec 2.0 16v que faz 10 km/l (147 cvs)…. é bom quanto se tem um motor potente e econômico. Isso em Belo Horizonte.. a capital das ladeiras.

        • Romulo_Max

          Qnt ao Escort eu não sei, mas o Focus com o câmbio automatico de 4marchas não faz 10km/l na cidade nem f… Tenho um amigo que tem um e o dele não passa de 7,5 – 8km/l na cidade nem com mta boa vontade.

      • Mas aí você esqueceu que é um motor 1.7 que é a metade de um motor 3.3 do Azera né.

  • Roger_Sena

    Eu acho gastão. Leio muitos depoimentos de donos de Camry V6 fazendo entre 7 e 8 na cidade, o que acho incrível pelo peso e potência do carro! Inclusive, é um dos carros que estou inclinado a comprar… um usado, claro! rs Se eu comprar, eu faço um relato e mando pro Eber!
    Mas o Azera tem um bom Custo X Beneficio mesmo… só não me agrada o pós-venda, estoque e preço de peças, etc… que muitos falam muito mal…. mas vamos esperar o depoimento do Eber.

    • Armando_Perez

      Mas com a diferença de preço entre os 2, com o azera posso ficar até o final da vida dele bancando a diferença de 1/2 km/l a mais.
      O pós venda na minha cidade é excelente, pois o proprietário NÃO É A CAOA, e sim o melhor "css" da cidade, o estoque de peças hoje é muito relativo, é uma coisa díficil de se levar ao pé da letra, pois até carros que se tem uma venda boa, as vezes não tem as peças em estoques na css, já tive que trocar o parachoque do meu elevou 1 mês para vir, realmente é um saco ter que esperar, mas levo em consideração que a minha mãe já teve peças do corolla que levo 3 semanas para vir.

    • zenoms

      Camry V6 fazendo entre 7 e 8 é relativo também. Se você for ver no fórum do Azera clube existem proprietários que fazem 8 km/l em Brasília. Tudo depende do pé do cidadão, as condições do trajeto, a gasolina que usa entre muitos outros fatores.

      Quanto a peças e pós venda não posso reclamar revisão a pouco mais de 300 reais e ainda não precisei de nenhuma peça no meu Azera que com 30.520KM está em estado de zero kilometro, nenhum barulho e nada fora do lugar.

      • souzabsb

        De fato às condições do trânsito contam, e muito, no consumo!!
        Tenho um polo sedan, quando morava em cuiabá, ele fazia 8,5 km/l. Hoje moro em Brasília e ele faz 11 km/l.

  • clock31

    Bom pois oferece mais por "menos".
    O Contrario do Sonata que é menos por mais rsss.

    Se bem que nada no Brasil você leva por menos…

    • Armando_Perez

      Mas quando vir o novo azera pode ter certeza que ele vai se posicionar no valor que as MONTADORAS consideram "ideal" para o mercado.

    • Cassius_WRX

      Também concordo. Mas fiquei assustado quando ví uma reportagem
      na quatro rodas a respeito da sua bandeja de peças: R$ 3.000 por UM
      farol com xenon! Um absurdo!!!

      Um grande carro, sem dúvidas, mas haja bolso rsrsrs.
      Sucesso com o carro.

      PS: achei que ainda estava com o Mondeo.

      • Cassius, o do Citroen C4 Pallas que tem xenon, custa 4500 reais. Esses farois são bem caros devido ao tipo de lente.

  • Marcus

    de fato.. mas eu to mesmo eh ansioso pra ver as aceleraçoes desse carro eauhaeuhaeuh

  • RSM

    Pesadinho hein seu Eber? kkkkk. A sua descrição do dinamismo do carro ao menos em 1ª e 2ª marchas me surpreendeu, não esperava que esse carro pudesse literalmente "andar de lado".

    • João Paulo Vizioli

      Imagine se fosse tração traseira…;)

  • Readgis

    Cada um no seu quadrado…

    Quem prefere tocada calma porém vigorosa, vai de Azera. Já quem prefere chegar mais cedo, embarca num Jett-A 2.5 Turbo.

    • ingale

      jetta 2.5 turbo no Brasil não existe!!!

    • zenoms

      Quem prefere chegar mais cedo vai com calma dentro dos limites de velocidade! Geralmente velocidade não combina com pressa.

      De fato o Azera não é um esportivo. Ele tem um motor que responde bem e as vezes pode andar mais rápido do que alguns pseudo esportivos brasileiros, mas a proposta dele é outra.

      Quanto ao Jetta 2.5 ele não é turbo ele tem 170cv contra os 245cv do Azera e 24,5kgfm contra 31kgfm do Azera, na aceleração o Jetta faz 8,9s (0-100km/h) contra 8,7s do Azera… E a final do Azera é 225km/h contra 205km/h do Jetta 2.5. Ou seja em uma pista de corrida quem chega mais cedo é o Azera.

      • garciapepe22

        Numa corrida aposto tudo no Jetta. Carro VW sempre foi duro porém bom de curva.

    • Miguel Osterroht

      Jetta é ou 2.5, ou o 2.0 turbo do novo….misturou as coisas. E o desempenho deles "sanduicha" o do Azera, acho que em 1 vem o 2.0TSI, depois Azera, seguido de 2.5 e por fim o "velho" jetta santão 2.0 aspirado…

  • Filipe_GTS

    5km/l de gasosa na cidade é um consumo exagerado! O ideal é mesmo como o Eber faz, ter um carro mais econômico pro dia-a-dia e o Azera super confortável e potente pra andar na estrada. Nem se utiliza toda a potência do carro numa cidade pequena mesmo e ainda tem que ficar cuidando pra não acelerar muito sem necessidade e gastar demais…

    • Armando_Perez

      Se levando em consideração outros fatores, como alguém da família utilizar aquele carro mais econômico sempre é vantajoso.
      Mas se for só para você ter dois carros um mais econômico e outro "só" pro final de semana, Não compensa.
      pois você tem o custo de dois carros, que acaba anulando o beneficio da economia.

      • Filipe_GTS

        É vc tem razão, os custos de manter outro automóvel são maiores que os gastos com gasolina, óleo, e etc do Azera. Mas se mais alguém da família tem de escolher entre o Azera e o popular pra sair, a briga deve ser boa :P

  • Ricardo

    Ao menos o preço é justo sim.

    Nos EUA começa em 25k doletas, e somando-se a este valor os nossos impostos abusivos e o frete lá da Coreia, 70k estão muito bem pagos!

    • Armando_Perez

      mas tu já fez o calculo com os impostos para se trazer?
      Esse carro c/ certeza, tem algum subsidio do governo coreano… ou como o proprietário da css aqui da minha cidade comentou comigo,
      que esse "estoque" de azera que está vindo pro Brasil, é devido ao encalhe desse carro no USA, devido ao lançamento do Sonata.

      • Ricardo

        Sim, o que ajudou o Azera a ter um preço tão competitivo assim é justamente a "falta de sucesso" deste lá nos EUA.

        E é por isso mesmo que a nova geração se "adequará" ao patamar dos concorrentes (algo em torno de 120k), uma vez que a demanda já era bem maior que a produção somente na Coreia do Sul (foi vendido durante 2 meses apenas na Coreia, mas já faltavam carros), sendo que seu lançamento nos EUA com certeza lhe dará sucesso, sobrando uma quantidade muitíssimo pequena para nós.

        E como todos já sabem, demanda maior que oferta sempre aumenta o preço.

        • Armando_Perez

          Justo,
          e é essas oportunidades que nós temos que aproveitar para mexer no mercado,
          Pena que o "efeito" azera não vai durar muito tempo, pois senão nós já começaríamos a ver mais tarde um reposicionamento de certos carros aqui no Brasil.

          • Ricardo

            Sim, justamente este é o problema: coisa boa não dura muito tempo.

            Mas é assim: se o Azera continuasse sendo vendido com tamanho custo X benefício, com o tempo ficaria extremamente desatualizado perante à concorrência, desculpa esta que seria usada para justificar o preço mais elevado dos concorrentes.

            A única "salvação", se assim puder ser dito, seria a Hyundai trazer a nova geração com preços tão competitivos quanto os da atual geração, mas como já expliquei no comentário acima, isso é inviável.

  • PKuster

    Sempre percebí a força do motor dos Azera, eles passam por você nas ruas e estradas com a maior facilidade, nas estradas então, é como se estivéssemos parados e certamente, além dos inúmeros equipamentos de série que carrega, seu motorzão deve ser a maior curtição para seus proprietários. Comprar um veículo desses semi-novo e muito bem conservado, é o sonho de muita gente e o que se gasta no seu abastecimento, é compensado por tudo que o veículo oferece.

  • mikaelbrian

    o consumo q achei alto foi a da tropivam q bebia + q um onibus, seu azera chega perto do conforto dela ou é ainda + confortavel ao seu ponto de vista

  • gutobridi

    É impressionante oque esse azera anda e não corta a 180km/h, logico que não tem uma pista pra andar mais que 130km/h !

    • brunocortes06

      Fala sério, vc é o famoso manco da estrada. Se tem medo ou não sabe andar não generalize, eu anda a 180 em qlq estrada de sp.

      • pablo

        SP amigo. Faça isso em 80% das estradas do PR e te visito no cemitério se der tempo.

  • tuka_ssa

    Eu acho muito feio esse carro!

    • Educhs

      Não acho feio, nem antigo, principalmente com esse último facelift. O novo que é muito moderno. :)

  • Mas 20 cavalos é igual a 8% a mais, não é tanta coisa assim. Já o câmbio de seis marchas deve ser mais esperto mesmo.

  • maiamachadoch

    puts, o que ele faz além de refletir?? kkk

    • pablo

      É um VW. E importado.

  • Educhs

    Acho que dá pra fazer 7,5 na cidade com esse Azera não passando de 2500 rpm – 3000 rpm.

  • Felix_BSB

    Possuo um Azera há mais de 3 anos. Nenhum defeito até hoje. Consumo médio em cidade (Brasília) = 8,3 km/l de gasolina (sem preocupação em "pisar leve"). Meu carro anterior era um Focus 2.0 2004, automático, que fazia 9,2 km/l, nas mesmas condições. Ou seja, o consumo não é exagerado, pelo que oferece. Já tive inúmeros carros VW, Ford, Fiat, Chevrolet, Mercedes (Classe A), Chrysler e Honda. Nenhum chega perto do Azera em qualidade e prazer de dirigir.

  • lndnfsu2

    pra mim o consumo dele esta na media para um V6… ainda mais se levar em conta a qualidade da nossa "gasolina"

  • Alesr50

    Andar com um Azera nas ruas lunares nossas daqui deve ser bom de mais (coitada da suspensão…)

    O consumo de 5 Km/l , é um V6, baixo não é, mas tem muito flex que sofre pra fazer algo perto disse…mas enfim..

    Ps: Brasilia tem subida? E ainda é planejada…dai consumo é menor mesmo

    ps2: Na boa , pq citam o Jetta??? Além de ser menor que o Azera e um carro com "ego" esportivo (pro seu ego se a assemelhar a um Audi) e tem preço 100% Brasil…um cara que compra Azera deve ter um pensamento bem diferente de quem compra um Jetta não??? Pessoal adora compara o Jetta também com Fusion e Malibu…caramba óbvio que o Jetta vai andar mais do que algumas versões desses carros (ou todas) peso/potência…(a versão Santana não vale)

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