Avaliações Crossovers Kia Matérias NA

Avaliação NA – Kia Soul 3 – Comportamento e consumo na estrada

kia-soul-comportamento-estrada-1 Avaliação NA - Kia Soul 3 - Comportamento e consumo na estrada

Andamos muito mais com o Kia Soul na estrada do que geralmente fazemos com os modelos que avaliamos. A distância percorrida passou dos 1.000 quilômetros. Além de buscarmos ele em Itu, no interior de São Paulo, também fomos até o Rio de Janeiro com o modelo da Kia. Isso pois fui até lá buscar um Azera que acabei de comprar (a venda daquele Ford Mondeo foi até que rápida, em 15 dias levaram ele pra SP). Aliás, posteriormente faremos uma avaliação de uma semana com o Azera também.



O Soul se comporta bem na estrada, mostrando uma estabilidade exemplar, graças a suas rodas de 18 polegadas e pneus de perfil baixo. Infelizmente, o conjunto de pneus e rodas além de ser um dos destaques do carrinho, também é um de seus defeitos, pois com as estradas terríveis que temos, passar em buracos com o modelo é uma tristeza sem fim. A pancada é tão forte que você pensa que além de ter arrebentado o pneu e entortado a roda, também danificou a suspensão. Aí você desce do carro, olha pra cá, olha pra lá, e verifica que nada aconteceu. Mas a dor no coração continua. Um exemplo de trecho péssimo que pegamos foi uma pequena estrada de serra, que vai de Itajubá até Lorena, onde se entra na Dutra para ir até o Rio.

kia-soul-comportamento-estrada-2 Avaliação NA - Kia Soul 3 - Comportamento e consumo na estrada

Comparando com o Citroen Aircross, a viagem é mais cansativa, pois não temos sensor de chuva no parabrisa, nem piloto automático e computador de bordo. A vantagem que o coreano apresenta é o cãmbio automático, que o Aircross não tem. O motor 1.6 16v de 126 cavalos do Soul o impulsiona bem, pelo fato de o Soul ter peso total na casa dos 1.200 e poucos quilos, mas infelizmente o câmbio automático compromete o bom motor que o Soul tem, fazendo com que as rotações caiam muito nas trocas de marcha. Tem momento em que o Soul berra bastante, por ter acabado de reduzir a marcha, para logo depois ficar em uma rotação baixa demais para manter a velocidade.

Acreditamos que a versão com câmbio manual tenha um desempenho bem melhor. De qualquer maneira, felizmente não estamos falando de um modelo com motor 1.6 e mais de 1.400 quilos, como o Aircross. Falando da vida a bordo do Soul, o espaço interno dele é muito bom, se analisarmos o porte do crossover. Temos espaço de sobra na frente, e ainda assim as pernas de quem vai atrás não tocam nos encostos de banco dianteiros. O acabamento do Soul, com seus bons encaixes, não apresentou quaisquer ruídos, mesmo ao andar em estradas com asfalto bem áspero. Nessas ocasiões o ruído vinha mais dos pneus Yokohama, que não são muito quietos. Sentimos apenas um pouco de ruído aerodinâmico nas frestas das janelas a partir dos 100 por hora, mas nada que irritasse.

kia-soul-comportamento-estrada-3 Avaliação NA - Kia Soul 3 - Comportamento e consumo na estrada

Entre 100 e 120 km/h, as rotações ficam entre 3.000 e 3.500. Andando a 120 km/h, nota-se que o ruído do motor invade mais a cabine, e fica um pouco cansativo andar muito tempo nessa velocidade. Andamos com o ar-condicionado ligado o tempo todo, e a média do consumo de gasolina foi de 10,5 km/l. Nesse momento nota-se a grande diferença do consumo do Soul para o consumo do Cerato que testamos em outubro do ano passado. O Cerato conseguiu média de 13,1 km/l com gasolina e ar-condicionado ligado, na mesma média de velocidade de 110 a 120 km/h. Sem dúvida o formato menos aerodinâmico e o câmbio automático foram os vilões aqui.

No geral, sentimos que o Kia Soul é razoável para viagens longas, veredicto que seria bem diferente se ele contasse com apenas dois itens de série a mais: piloto automático e câmbio automático de cinco ou seis marchas.

kia-soul-comportamento-estrada-4 Avaliação NA - Kia Soul 3 - Comportamento e consumo na estrada

Um detalhe positivo a respeito da Kia que vale a pena ressaltar foi que na viagem de volta a Itu, para devolver o Soul, pegamos um prego ou coisa parecida e um pneu furou. Usamos o pneu reserva, que pode ser usado em velocidades de até 80 km/h, e informamos a Kia sobre o que tinha acontecido, já esperando a conta salgada do pneu. Mas a empresa coreana, através da Juliana Lopes, do departamento de imprensa, nos informou que não teríamos de pagar nada, que eles trocariam o pneu sem custo. Ufa!

4.0

  • coloradaco

    parabens pelo azera.. esse soul e bonitinho e tal, mas nao e uma compra racional.

    • RafaelRabeloo

      Parabens pelo Azera msm estou pondo na cabeça do meu pai pra comprar um, com a materia que voce po talvez mude a ideia dele pra ele comprar !Parabens Eber um grande Carro,à semanas venho vendo comparaçoes dele e do fusion com donos e videos!

      • E pensar que eu gostaria de ter o Azera para mim…rsrs

        Mas eu quero com o cambio de 6 marchas, porque até internamente houve melhorias mto boas em relação ao 2008/2009. Já que por enquanto o preço é proibitivo para mim ter que arcar com o IPVA alto, terei que me contentar com um carrinho mais simples. Talvez pelo negocio da politica do chip em automoveis eu "baixe o nivel" para ter que pegar um 1.nada mesmo…

  • msgui

    Tipo quando o pneu fura nao da pra apenas consertar…tem que trocar o pneu???

    • Eu acho que no caso desse prego, ele rasgou o pneu ao passar por ele.

  • misterbass

    Boa noticia Eber…..qual será o próxim carro a ser testado?

    • pccjagua2

      Bem q poderia ser um Focus Hatch 2.0 GLX. Para podermos ter uma comparação do nível que está com os outros carros… E além de ter uma avaliação honesta do carro sem q seja dessas revistas…

  • Anderson_Silva

    O "caixinha" aí é mais simpático do que o AirCross que não sabia que era "TÂO" pesado assim, 1400kg p/ um motor 1.6 é um crime, deve ser horrível de dirigir ele cheio fazendo uma viagem.

    Acho que logo logo a Kia deve trazer aquele 1.6 de 140cv, aí ele vai ficar bom.

  • VeNtO

    Gosto desse Soul, mas me decepcionei com os resultados que o Eber passou. Ele tinha que vir com câmbio auto de 5 marchas, pelo menos!! Essas rodas gigantes com pneus de perfil baixo no Brasil, nem pensar. Ontém mesmo fui trocar os 4 pneus do meu carro e chegou um cara com uma Hillux com rodas 26", querendo voltar para as originais, perguntei a ele o motivo; _Pula demais, fica duro e é um desconforto terrível.

    • RSM

      esse tipo d roda pra andar em buraqueira é burrice. é só pra exposição e olhe lá, pelo menos aqui no Brasil. Mas se ele colocasse suspensão a ar ajudaria bastante também pois poderia regulá-la de acordo com o gosto dele.

  • PKuster

    Cada vez mais a opção para comprar veículos no Brasil, é a dos bons carros Coreanos. Pelo menos o Soul, o Cerato, Cadenza, Sportage e alguns outros, além dos da Hyundai, são praticamente os mesmos vendidos lá fora – bem diferente de outras grandes montadoras já instaladas no Brasil, que acostumadas com o altíssimo lucro X pequeno investimento, congelam seus antigos modelos no tempo, com a cínica desculpa que não compensaria financeiramente produzir suas versões atualizadas aqui. E os Chineses, devagarinho, estão chegando.

  • BlueGopher

    Eber, por curiosidade, usando só aquele seu "feeling" de motorista, que os números frios não conseguem mostrar, entre o Soul e o AirCross qual você compraria para uso no dia a dia?

    • pelo preço deles, nem um dos dois. mas se tivesse que escolher, eu preferiria um carro com as rodas 18 do soul e os equipamentos de série do aircross. não sendo possível fazer isso, escolheria o aircross, mas por uma margem bem pequena. se o aircross fosse automático, aí sim a margem dele ficaria maior.

  • Leandro1978

    Cada vez que leio esse teste do Soul me convenço de que não é uma compra racional. É caro, possui poucos equipamentos de série, é gastão e de baixa qualidade nos plásticos do painel (riscam fácil). Também o acho feio, mas isso é gosto pessoal. Não o consideraria em uma futura compra. Aliás, esses testes são excelentes para vermos como são esses modelos no dia-a-dia. Uma coisa é você ir a uma concessionária e fazer um test drive no quarteirão, outra é você ficar pelo menos uma semana com o carro, coisa impossível para os consumidores comuns. Parabéns ao NA por mais esta avaliação.

  • HELIO339SC

    Boa Tarde
    1.Parte
    Sou proprietario de um Kia Soul Automatico, adquirido em Florianopolis em 2009 com roda de 17, ja comprei assim porque imaginava que essas lindas rodas de 18 com perfil mais baixo seriam problematico aqui no Brasil, sempre fui de controlar quanto que meus veiculos fazem por km/l, sendo que meu Kia esta com km 26162km e uma media total de 11,40 km/l posso dizer que depois de ter 2 scenic + 1 Picasso esse Soul é o mais economico em materia de consumo de combustivel, sempre dirigi da mesma maneira, respeitando os limites das estradas brasileiras, claro muitas vezes deixando o carro fluir alem do limite quando a estrada assim permitir, citando dois exemplo um deles a SP rodei 1358km com media de 12,04kml e outra viagem ao interior de SP rodei 2202km com media de 12,11km/l , portanto estava esperando essa avaliação da NA para mostrar meu comparativo, posso informar que nessas viagens citadas fomos em 4 pessoas adultas com bagagem no limite da capacidade, e logicamente com ar condicionado ligado direto.
    segue na 2 parte

  • HELIO339SC

    2. parte
    O Comportamento do Soul Automatico so estranho mesmo nas Serras aonde se exige mais, mas apos a 2 viagem nesses trechos desativei a 4 marcha e fiz o percurso em 3 marcha, ai sim, o motor responde bem e segui seu caminho sem grandes problemas, estou ancioso em qualquer dia poder trocar pelo automatico de 6 marchas, pelo que vejo esse sera melhor ainda, mas, so lamento que venha flex, pois no Brasil vejo que são poucos lugares que o alcool é vantajoso. Os carros anteriores que sitei, apesar de serem flex, nunca viram uma gota de alcool, por isso posso dizer que meu controle aponta o Soul como melhor no consumo.
    Sobre a suspensão sou muito chato com elas, bem que poderia ser melhor adaptada ao nosso chão lunar.
    Acabamento eu acho bom, mesmo sendo plasticos os encaixes são perfeitos é ate agora nada bate, tudo firme, tambem nada riscado como do teste, carrego muito coisas dentro dele, abaixo os bancos e mando brasa, ate grama em placa ja levei para casa em viagem de 60km, e so cuidar do produto que o mesmo se conserva e dura mais, isso acredito que com qualquer objeto.

  • HELIO339SC

    3 parte
    Outra coisa que noto o motor dele é silencioso no transito, nem noto se o ventilador da refrigeração funciona, bem diferente do Picasso, que quando ligava parecia um motor de frigorifico, a temperatura do marcador esta sempre constante em qualquer condição de transito.
    Bem era isso no momento, espero ter contribuido com a reportagem e posso dizer que esse site NA é o melhor de todos o que vejo na midia.

  • luidlh

    com 1000km rodados nunca vi carro fazendo ruído, essa avaliação pra mim não está válida.
    e reclamar que o carro nao tem piloto automático e sensor de chuva? Só se o preço dele for o mesmo comparado a um carro com esses equipamentos, não vou dizer que é frescura esses equipamentos, porém como eu disse… se ele custar menos que outro modelo com esses 2 equipamentos, prefiro pegar o soul ainda

    • 1) o carro não tem 1.000 km rodados, tem 15.000. nós rodamos mais de 1.000 com ele, mas ele já está bem rodado.

      2) o aircross custa a mesma coisa que ele e tem piloto e sensor de chuva.

  • Poderia testar um outro carro da kia, o novo kia optima 2011, estou louco para saber mais sobre esse carro!

  • Cil

    Nos últimos 3 dias enfiei meu picanto em estrada, foram 300 km no total. Nunca fui para a estrada com meu antigo KA, então não tenho padrão de comparação. Confesso que fiquei admirada com o desempenho do carrinho. Quem disse que só porque é 1.0 não dá pra fazer ultrapassagem? Ele vai bem. Aliás, ultrapassagem é mais técnica de quem faz além da escolha do melhor momento. Barulho mesmo só depois de 100 km/h. Meu KA na cidade em 3000 rpm já estava se descabelando. Não sei se foi sorte, mas o câmbio do meu picanto responde bem e prontamente. Considero que as dificuldades com o Soul tenham sido mesmo pela diferença de peso. Falando ainda em barulho, como o barulho do motor da KIA é gostoso de ouvir. Não sei se outros proprietários dos modelos da marca pensam do mesmo jeito.

  • Kenny_

    Inacreditavel, pela a avaliação o Soul se mostrou um carro de mal acabamento, caro, mal equipado, suspensão ruim, cambio ruim, barulhento entre outros e a maioria do povo aqui só elogia o.0. Se saiu pior em muitos aspectos que Aircross e City que são carros na mesma faixa de preços e não recebeu metade das críticas que estes receberam.

  • marcosldesouza

    Eu tenho um Kia Soul 2010/2011…o modelo já é diferente do seu e é apenasa gasolina, comprei em novembro do ano passado, e apesar do pouco tempo…ele já passou dos 13 mil kilometros, pois viajo muito.
    O meu é o modelo com rodas aro 16…comprei com elas pois sabia que o aro 18 fica muito duro e tbm é manual.
    Concerteza o cambio automático de 4 marchas é muito ruim, com o cambio manual, eu faço normalmente 13km/l andando a 110, 120km/h…
    Já cheguei a fazer 15km/l andando na média de 100km/h…considero o carro muito economico.
    Coisas que mudaram no modelo 2011 são: as portas tem apliques de tecido, imitando couro…o que deixa um acabamento melhor, as maçanetas tbm mudaram e o velocimetro tbm…ficou mais bonito.
    O meu tem computador de bordo com 6 funções: odometro parcial e total, consumo instantaneo, consumo médio, tempo de percurso e autonomia…mas estranhamente o computador de bordo só esta presente nas versões 2011 a gasolina, nas flex não está…nem nas versões mais completas…
    o carro realmente é muito bom de curva, só considero o curso dos amortecedores muito curto…qualquer buraquinho e dá aquela batida seca…
    tem alguns barulhos na tampa do porta-malas(isso é normal nos kia soul, mas eles arrumam na concessionária)…
    é um exelente carro, eu recomendo a todos…só o seguro queémeio caro, aproximadamente 3 mil, dependendo do perfil( no meu caso: 27 anos, solteiro, franquia reduzida.)
    se tiverem mais duvidas, é só perguntar que eu respondo…
    abraços.

  • mike_br

    Como esse carro bebe…

  • Gui_mvas

    Parabéns pelo Azera,é impressão minha ou esses pneus de maior aro tipo este 18 do Soul são mais suscetíveis a serem danificados?pelo valor alto de cada pneu deste porte sei lá acho que eles deveriam ser mais resistentes.

  • ThomasTironi

    Sou proprietario de um Soul 2010 com 2800km,exatamento como o de vocês mais o meu é preto com rodas aro 16,e posso dizer que até agora o carro está otimo,testei o AirCross e sinceramente não gostei..

    Acho que as 16 são melhores com o carro,não faz tanto barulho como as 18 e nem são tão exageradas,fui de SP até Praia Grande no fim de semana,e consegui uma média de 12 ao litro,andando com ar ligado.

    Gostei do seu som,tem uma boa batida,melhor que minha Ex-Sportage 2009(dos parachoques antigos)..

    Att.

  • Luiz

    É o melhor carro que já tive, no conjunto da obra. Trocava todo ano e não tenho coragem de trocar meu Soul, já ha 3 anos e meio comigo. Enorme por dentro, curto por fora, altura de SUV, econômico, estável, ágil (1,6 manual roda 16). O porta-malas é pequeno mas se virar os bancos vira uma Kombi. Já carreguei geladeira dupléx com a porta traseira fechada. A suspensão é barulhenta, mas vendem na net um kit de poliuretano que dizem diminuir muito o barulho. Vou comprar pra testar. Antes tive PT Cruiser, Punto 1.8, Stilo, A3, Astra sedan, Vectra…

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend