O Corsa hatch foi um importante produto da Chevrolet, que foi vendido pela General Motors, produzido no Brasil em duas gerações, iniciando em 1994 e indo até 2012.
Projeto da Opel, o Corsa hatch teve duas carrocerias na primeira geração e somente uma na segunda, com quatro portas e seguindo o padrão alemão de estilo.
Em sua época, o Corsa hatch foi produzido aqui exatamente como o modelo da Opel, só tendo recebido versões e logotipia diferenciadas, além da motorização, que com o tempo, passou a ser flex.
Conhecido como Corsa B e C, o hatch da Chevrolet teve motores que foram do 1.0 litro até o 1.8 litro, chegando a ter transmissão automática e até teto solar.
Do esportivo GSi ao SS, o Corsa hatch reúne história, curiosidades e boa valorização, sendo um carro bem apreciado no mercado de usados e ainda com uma legião de fãs.
Detalhes
O Corsa hatch teve pré-série vendida aos consumidores e estas unidades tinham para-lamas com repetidores de direção, banco traseiro com cintos de 3 pontos e 3 apoios de cabeça, mais teto solar elétrico.
O Corsa hatch da geração C chegou ao mercado com duas motorizações, sendo elas 1.0 litro com 8V, assim como 1.8 8V, sendo todos da mesma família de propulsores.
Inicialmente, o Corsa hatch não tinha denominação, sendo as versões 1.0 e 1.8, sendo haver ainda a versão Auto Clutch, que tinha embreagem automática para concorrer com o Fiat Palio Citimatic.
O Corsa 1.0 8V tinha 71 cavalos e 8,8 kgfm, enquanto o 1.8 8V entregava 102 cavalos e 16,8 kgfm, dispondo ambos de transmissão manual de cinco marchas.
Em 2003, o Corsa hatch passou a ter versões, como Joy, Maxx e também o top Corsa Premium, recebendo ainda motores FlexPower em 2005, com o 1.0 VHC tendo 77 cavalos na gasolina e 79 cavalos no etanol.
Já o Corsa 1.8 – que ganhou versão SS no mesmo ano – passou para 105 cavalos na gasolina e 109 cavalos no etanol, com 17,3 kgfm no primeiro e 18,2 kgfm no segundo.
No ano de 2007, o Corsa hatch ganhou motor 1.4 8V econo.flex de 99 cavalos na gasolina e 105 cavalos no etanol, entregando 13,2 kgfm no derivado de petróleo e 13,4 kgfm no combustível vegetal.
Por fim, o Corsa 1.8 passou a ter 112 cavalos na gasolina e 114 cavalos no etanol, além de 17,7 kgfm nos dois combustíveis.
Versões no mercado
- Chevrolet Corsa 1.0
- Chevrolet Corsa 1.0 embreagem automática
- Chevrolet Corsa 1.8
- Chevrolet Corsa 1.0 Joy
- Chevrolet Corsa 1.0 Maxx
- Chevrolet Corsa 1.4 Maxx
- Chevrolet Corsa 1.8 Maxx
- Chevrolet Corsa 1.8 premium
- Chevrolet Corsa 1.8 SS
Itens originais
O Corsa hatch desde o início da segunda geração, tinha opção de airbag duplo, bem como de freios com ABS e EDB, tendo ainda para-choques na cor do carro, faróis de neblina e lanternas com lentes claras.
Também tinha antena no teto, mas retrovisores e maçanetas eram pintadas em preto ou na cor do carro, assim como os frios laterais em algumas versões.
Com rodas de aço ou liga leve aro 14 polegadas, o Corsa hatch tinha ainda vidros verdes, vidro térmico traseiro, para-brisa degradê e na versão SS, tinha visual personalizado com spoilers, saias alterais e grade exclusiva.
Havia ainda retrovisores e maçanetas prateadas, além de rodas de liga leve exclusivas, tal como o acabamento vermelho nas portas, bancos e volante, bem como cluster com layout vermelho.
O hatch da GM tinha slot com relógio digital, cluster analógico com instrumentação circular, além de ar condicionado, direção hidráulica, bancos em tecido e assento do motorista com ajuste em altura.
Atrás, o banco podia ser bipartido, geralmente com dois apoios de cabeça e cinto central subabdominal, enquanto o porta-malas tinha 260 litros.
Em algumas versões o Corsa hatch teve teto solar elétrico e sistema de som integrado com CD player.
Preços
- Chevrolet Corsa 1.0 2002 – R$ 13.089
- Chevrolet Corsa 1.8 2002 – R$ 14.708
- Chevrolet Corsa 1.0 Joy 2005 – R$ 14.747
- Chevrolet Corsa 1.8 Joy 2005 – R$ 17.242
- Chevrolet Corsa 1.0 Maxx 2005 – R$ 16.160
- Chevrolet Corsa 1.0 Premium 2007 – R$ 18.934
- Chevrolet Corsa 1.8 Premium 2007 – R$ 24.086
- Chevrolet Corsa 1.8 SS 2007 – R$ 28.145
- Chevrolet Corsa 1.4 Maxx 2012 – R$ 29.121
Preços da Tabela Fipe – fevereiro/2024.
Motores
O Corsa hatch teve somente motores GM Família I, que era a versão menor do Família II, o motor do Chevrolet Monza, tendo bloco de quatro cilindros em linha e duas válvulas por cilindro.
O propulsor tinha comando roletado sem variação, tendo ainda injeção eletrônica multiponto flex e ao longo de tempo, teve vários componentes substituídos para melhorar a eficiência energética.
Pistões, bielas, anéis de pistão, bronzinas, juntas, virabrequim, sede de válvulas, guias de válvulas, entre outros, foram alterados.
Os motores também tiveram proteção de bateria, alternador e até ventilador do radiador trocados ao longo do tempo.
A gama foi composta basicamente de unidades 1.0 litro, 1.4 litro e 1.8 litro, com potências que foram de 71 cavalos ainda com 1.0 gasolina até 114 cavalos no 1.8 com etanol.
Informações de performance
- Chevrolet Corsa 1.0 – 14,3 segundos e 166 km/h
- Chevrolet Corsa 1.4 – 12,2 segundos e 180 km/h
- Chevrolet Corsa 1.8 – 10,4 segundos e 184 km/h
Consumo
- Chevrolet Corsa 1.0 – 7,0/8,5 mph e 10,9/13,2 mph
- Chevrolet Corsa 1.4 – 6,7/8,3 mph e 10,2/12,8 mph
- Chevrolet Corsa 1.8 – 7,2/9,1 km/h e 9,2/13,2 km/l
Primeira geração
O Corsa hatch chegou em 1994 com a versão Wind e motor 1.0 de 50 cavalos, ganhando depois as versões Super e GL, assim como GLS, GSi e séries especiais, como o Corsa Piquet.
O motor Família 1.0 8V teve também 60 cavalos, enquanto o 16V chegou a ter 68 cavalos, tendo ainda o 1.6 8V de 92 cavalos e o 1.6 16V com 106 cavalos do Corsa GSi.
Na primeira geração, havia uma carroceria hatch com duas portas e colunas C inclinadas, além de vigias arredondadas, contando com traseira completamente diferente.
Já o modelo de quatro portas tinha coluna C mais verticais e vigia traseira maior, além de vigias pequenas nas laterais.
As lanternas diferiam nos dois modelos, assim como o porta-malas: 257 l no 2P e 260 l no 4P.
Corsa hatch – ficha técnica
Motor | 1.0 | 1.4 | 1.8 |
Tipo | |||
Número de cilindros | 4 em linha | 4 em linha | 3 em linha |
Cilindrada em cm3 | 999 | 1389 | 1796 |
Válvulas | 2 | 2 | 2 |
Taxa de compressão | 12,6:1 | 12,4:1 | 10,5:1 |
Injeção eletrônica | Indireta | Indireta | Indireta |
Potência máxima | 77/79 cv a 6.400 rpm (gasolina/etanol) | 99/105 cv a 6.000 rpm (gasolina/etanol) | 112/114 cv a 5.400 rpm (gasolina/etanol) |
Torque máximo | 9,3/9,4 kgfm a 5.200 rpm (gasolina/etanol) | 13,2/13,4 kgfm a 2.800 rpm (gasolina/etanol) | 17,7/17,7 kgfm a 2.800 rpm (gasolina/etanol) |
Transmissão | |||
Tipo | Manual de 5 marchas | Manual de 5 marchas | Manual de 5 marchas |
Tração | |||
Tipo | Dianteira | Dianteira | Dianteira |
Direção | |||
Tipo | Hidráulica | Hidráulica | Hidráulica |
Freios | |||
Tipo | Discos dianteiros e tambores traseiros | Discos dianteiros e tambores traseiros | Discos dianteiros e tambores traseiros |
Suspensão | |||
Dianteira | McPherson | McPherson | McPherson |
Traseira | Eixo de torção | Eixo de torção | Eixo de torção |
Rodas e Pneus | |||
Rodas | Aço aro 14 polegadas | Aço ou liga leve aro 14 polegadas | Liga leve aro 14 polegadas |
Pneus | 175/65 R14 | 175/65 R14 | 175/65 R14 |
Dimensões | |||
Comprimento (mm) | 3.822 | 3.822 | 3.822 |
Largura (mm) | 1.646 | 1.646 | 1.646 |
Altura (mm) | 1.432 | 1.432 | 1.432 |
Entre eixos (mm) | 2.491 | 2.491 | 2.491 |
Capacidades | |||
Porta-malas (L) | 260 | 260 | 260 |
Tanque de combustível (L) | 44 | 44 | 44 |
Carga (Kg) | 460 | 460 | 460 |
Peso em ordem de marcha (Kg) | 1.055 | 1.055 | 1.055 |
Coeficiente aerodinâmico (cx) | 0,327 | 0,327 | 0,327 |
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