Corsa Hatch (2002-2012): Segunda geração tinha um charme europeu

Corsa Hatch
Corsa Hatch

O Corsa hatch foi um importante produto da Chevrolet, que foi vendido pela General Motors, produzido no Brasil em duas gerações, iniciando em 1994 e indo até 2012.

Projeto da Opel, o Corsa hatch teve duas carrocerias na primeira geração e somente uma na segunda, com quatro portas e seguindo o padrão alemão de estilo.

Em sua época, o Corsa hatch foi produzido aqui exatamente como o modelo da Opel, só tendo recebido versões e logotipia diferenciadas, além da motorização, que com o tempo, passou a ser flex.

Conhecido como Corsa B e C, o hatch da Chevrolet teve motores que foram do 1.0 litro até o 1.8 litro, chegando a ter transmissão automática e até teto solar.

Do esportivo GSi ao SS, o Corsa hatch reúne história, curiosidades e boa valorização, sendo um carro bem apreciado no mercado de usados e ainda com uma legião de fãs.

Detalhes

corsa premium 3

O Corsa hatch teve pré-série vendida aos consumidores e estas unidades tinham para-lamas com repetidores de direção, banco traseiro com cintos de 3 pontos e 3 apoios de cabeça, mais teto solar elétrico.

O Corsa hatch da geração C chegou ao mercado com duas motorizações, sendo elas 1.0 litro com 8V, assim como 1.8 8V, sendo todos da mesma família de propulsores.

Inicialmente, o Corsa hatch não tinha denominação, sendo as versões 1.0 e 1.8, sendo haver ainda a versão Auto Clutch, que tinha embreagem automática para concorrer com o Fiat Palio Citimatic.

O Corsa 1.0 8V tinha 71 cavalos e 8,8 kgfm, enquanto o 1.8 8V entregava 102 cavalos e 16,8 kgfm, dispondo ambos de transmissão manual de cinco marchas.

Em 2003, o Corsa hatch passou a ter versões, como Joy, Maxx e também o top Corsa Premium, recebendo ainda motores FlexPower em 2005, com o 1.0 VHC tendo 77 cavalos na gasolina e 79 cavalos no etanol.

corsa premium 5
corsa premium 5

Já o Corsa 1.8 – que ganhou versão SS no mesmo ano – passou para 105 cavalos na gasolina e 109 cavalos no etanol, com 17,3 kgfm no primeiro e 18,2 kgfm no segundo.

No ano de 2007, o Corsa hatch ganhou motor 1.4 8V econo.flex de 99 cavalos na gasolina e 105 cavalos no etanol, entregando 13,2 kgfm no derivado de petróleo e 13,4 kgfm no combustível vegetal.

Por fim, o Corsa 1.8 passou a ter 112 cavalos na gasolina e 114 cavalos no etanol, além de 17,7 kgfm nos dois combustíveis.

Versões no mercado

  • Chevrolet Corsa 1.0
  • Chevrolet Corsa 1.0 embreagem automática
  • Chevrolet Corsa 1.8
  • Chevrolet Corsa 1.0 Joy
  • Chevrolet Corsa 1.0 Maxx
  • Chevrolet Corsa 1.4 Maxx
  • Chevrolet Corsa 1.8 Maxx
  • Chevrolet Corsa 1.8 premium
  • Chevrolet Corsa 1.8 SS
corsa joy 9
corsa joy 9

Itens originais

O Corsa hatch desde o início da segunda geração, tinha opção de airbag duplo, bem como de freios com ABS e EDB, tendo ainda para-choques na cor do carro, faróis de neblina e lanternas com lentes claras.

Também tinha antena no teto, mas retrovisores e maçanetas eram pintadas em preto ou na cor do carro, assim como os frios laterais em algumas versões.

Com rodas de aço ou liga leve aro 14 polegadas, o Corsa hatch tinha ainda vidros verdes, vidro térmico traseiro, para-brisa degradê e na versão SS, tinha visual personalizado com spoilers, saias alterais e grade exclusiva.

Havia ainda retrovisores e maçanetas prateadas, além de rodas de liga leve exclusivas, tal como o acabamento vermelho nas portas, bancos e volante, bem como cluster com layout vermelho.

O hatch da GM tinha slot com relógio digital, cluster analógico com instrumentação circular, além de ar condicionado, direção hidráulica, bancos em tecido e assento do motorista com ajuste em altura.

Atrás, o banco podia ser bipartido, geralmente com dois apoios de cabeça e cinto central subabdominal, enquanto o porta-malas tinha 260 litros.

Em algumas versões o Corsa hatch teve teto solar elétrico e sistema de som integrado com CD player.

Preços

  • Chevrolet Corsa 1.0 2002 – R$ 13.089
  • Chevrolet Corsa 1.8 2002 – R$ 14.708
  • Chevrolet Corsa 1.0 Joy 2005 – R$ 14.747
  • Chevrolet Corsa 1.8 Joy 2005 – R$ 17.242
  • Chevrolet Corsa 1.0 Maxx 2005 – R$ 16.160
  • Chevrolet Corsa 1.0 Premium 2007 – R$ 18.934
  • Chevrolet Corsa 1.8 Premium 2007 – R$ 24.086
  • Chevrolet Corsa 1.8 SS 2007 – R$ 28.145
  • Chevrolet Corsa 1.4 Maxx 2012 – R$ 29.121

Preços da Tabela Fipe – fevereiro/2024.

Motores

corsa premium 14

O Corsa hatch teve somente motores GM Família I, que era a versão menor do Família II, o motor do Chevrolet Monza, tendo bloco de quatro cilindros em linha e duas válvulas por cilindro.

O propulsor tinha comando roletado sem variação, tendo ainda injeção eletrônica multiponto flex e ao longo de tempo, teve vários componentes substituídos para melhorar a eficiência energética.

Pistões, bielas, anéis de pistão, bronzinas, juntas, virabrequim, sede de válvulas, guias de válvulas, entre outros, foram alterados.

Os motores também tiveram proteção de bateria, alternador e até ventilador do radiador trocados ao longo do tempo.

A gama foi composta basicamente de unidades 1.0 litro, 1.4 litro e 1.8 litro, com potências que foram de 71 cavalos ainda com 1.0 gasolina até 114 cavalos no 1.8 com etanol.

Informações de performance

  • Chevrolet Corsa 1.0 – 14,3 segundos e 166 km/h
  • Chevrolet Corsa 1.4 – 12,2 segundos e 180 km/h
  • Chevrolet Corsa 1.8 – 10,4 segundos e 184 km/h

Consumo

  • Chevrolet Corsa 1.0 – 7,0/8,5 mph e 10,9/13,2 mph
  • Chevrolet Corsa 1.4 – 6,7/8,3 mph e 10,2/12,8 mph
  • Chevrolet Corsa 1.8 – 7,2/9,1 km/h e 9,2/13,2 km/l

Primeira geração

corsa gsi 1 1

O Corsa hatch chegou em 1994 com a versão Wind e motor 1.0 de 50 cavalos, ganhando depois as versões Super e GL, assim como GLS, GSi e séries especiais, como o Corsa Piquet.

O motor Família 1.0 8V teve também 60 cavalos, enquanto o 16V chegou a ter 68 cavalos, tendo ainda o 1.6 8V de 92 cavalos e o 1.6 16V com 106 cavalos do Corsa GSi.

Na primeira geração, havia uma carroceria hatch com duas portas e colunas C inclinadas, além de vigias arredondadas, contando com traseira completamente diferente.

Já o modelo de quatro portas tinha coluna C mais verticais e vigia traseira maior, além de vigias pequenas nas laterais.

As lanternas diferiam nos dois modelos, assim como o porta-malas: 257 l no 2P e 260 l no 4P.

Corsa hatch – ficha técnica

Motor 1.0 1.4 1.8
Tipo
Número de cilindros 4 em linha 4 em linha 3 em linha
Cilindrada em cm3 999 1389 1796
Válvulas 2 2 2
Taxa de compressão 12,6:1 12,4:1 10,5:1
Injeção eletrônica Indireta Indireta Indireta
Potência máxima 77/79 cv a 6.400 rpm (gasolina/etanol) 99/105 cv a 6.000 rpm (gasolina/etanol) 112/114 cv a 5.400 rpm (gasolina/etanol)
Torque máximo 9,3/9,4 kgfm a 5.200 rpm (gasolina/etanol) 13,2/13,4 kgfm a 2.800 rpm (gasolina/etanol) 17,7/17,7 kgfm a 2.800 rpm (gasolina/etanol)
Transmissão
Tipo Manual de 5 marchas Manual de 5 marchas Manual de 5 marchas
Tração
Tipo Dianteira Dianteira Dianteira
Direção
Tipo Hidráulica Hidráulica Hidráulica
Freios
Tipo Discos dianteiros e tambores traseiros Discos dianteiros e tambores traseiros Discos dianteiros e tambores traseiros
Suspensão
Dianteira McPherson McPherson McPherson
Traseira Eixo de torção Eixo de torção Eixo de torção
Rodas e Pneus
Rodas Aço aro 14 polegadas Aço ou liga leve aro 14 polegadas Liga leve aro 14 polegadas
Pneus 175/65 R14 175/65 R14 175/65 R14
Dimensões
Comprimento (mm) 3.822 3.822 3.822
Largura (mm) 1.646 1.646 1.646
Altura (mm) 1.432 1.432 1.432
Entre eixos (mm) 2.491 2.491 2.491
Capacidades
Porta-malas (L) 260 260 260
Tanque de combustível (L) 44 44 44
Carga (Kg) 460 460 460
Peso em ordem de marcha (Kg) 1.055 1.055 1.055
Coeficiente aerodinâmico (cx) 0,327 0,327 0,327
google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, 73% das respostas (573 pessoas) indicaram que acessam o NA usando o celular.

Agora, queremos saber: com que frequência você acessa o NA?

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.