Fiat Strada 2020: Ano de estréia da segunda geração

fiat strada endurance cd

A Fiat Strada 2020 chegou ao mercado nacional como a segunda geração da picape leve da marca italiana, antes produzida por 22 anos ininterruptos.

Feita em Betim, Minas Gerais, surgiu com cabine simples, chamada “Cabine Plus” e cabine dupla, numa carroceria completamente nova.

Sabe-se que a base da Nova Strada era uma mescla da plataforma do Fiat Mobi com elementos de outros carros, sendo chamada MPP.

Como se sabe, as portas foram emprestadas do hatch subcompacto, com sua estrutura estendida grandemente até alcançar um porte médio.

Com 4,474 m de comprimento, 1,732 m de largura, 1,608 m de altura e 2,737 m de entre eixos, tem caçamba tem 1.354 litros na cabine simples e 844 litros com cabine dupla.

Novidades do ano

A Strada 2020 chegou ao mercado com tecnologias como faróis full LED, a picape leve da Fiat trouxe ainda multimídia com projeção sem fio para Google Android Auto e Apple CarPlay.

Ela também dispõe de Wi-Fi e Bluetooth, bem como USB e auxiliar, além de câmera de ré e outras funcionalidades.

Com direção hidráulica no motor 1.4 e elétrica com propulsor 1.3, a Strada 2020 tem ainda ar condicionado manual, vidros elétricos nas quatro portas, retrovisores elétricos e alarme.

Pela primeira vez, a Strada ganhou controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e ainda dispõe do TC+, que é o bloqueio eletrônico do diferencial.

Todos os Modelos

Fiat Strada Volcano 1

  • Fiat Strada Endurance CS 1.4 MT
  • Fiat Strada Endurance CD 1.4 MT
  • Fiat Strada Freedom CS 1.3 MT
  • Fiat Strada Freedom CD 1.3 MT
  • Fiat Strada Volcano CD 1.3 MT

Itens de fábrica

Fiat Strada Endurance CS 1.4 MT – Motor 1.4 e câmbio manual de cinco marchas, ar condicionado, direção hidráulica, rodas de aço aro 15 polegadas, coluna de direção ajustável em altura e bancos em tecido.

Para-choque sem pintura, faróis simples, retrovisores e maçanetas pretas, apliques laterais pretos, alças no teto, caçamba com proteção plástica, alças para carga, calotas integrais, vidros verdes e para-brisa degradê.

Luzes diurnas, controle de tração, controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, airbag duplo, freios com ABS e EDB, computador de bordo, porta-escada, iluminação na caçamba e tampa com amortecimento.

Vidros manuais, retrovisores externos com controle interno, travas manuais, preparação para som, para-sois, alças no teto, retrovisor interno dia e noite, e fonte de 12V.

Opcionais:

  • Pack Worker – alarme, travas e vidros elétricos, luz auxiliar e banco do motorista com ajuste de altura – R$ 2.500
  • Pack Audio – rádio AM/FM, porta USB e volante multifuncional – R$ 1.500
  • Pack Tech+ – multimídia com tela de sete polegadas, display digital de 3,5 polegadas no painel de instrumentos, duas portas USB, câmera de ré e sensor de estacionamento – R$ 3.490

Fiat Strada Endurance CD 1.4 MT – Itens acima, mais portas traseiras com vidros manuais, travas de segurança para crianças, banco traseiro inteiriço com apoios de cabeça e Isofix.

Opcionais:

  • Pack Worker – alarme, travas e vidros elétricos, luz auxiliar e banco do motorista com ajuste de altura.
  • Pack Audio – rádio AM/FM, conexão USB e volante multifuncional.
  • Pack Tech+ – multimídia com tela de sete polegadas, display digital de 3,5 polegadas no painel de instrumentos, duas portas USB, câmera de ré e sensor de estacionamento.

Fiat Strada Freedom CS 1.3 MT – Itens da Endurance, mais motor 1.3, direção elétrica, alarme, sensor de pressão dos pneus, conexão USB, rodas de liga leve aro 15 polegadas, faróis de neblina e chave canivete com telecomando.

Banco do motorista com ajuste de altura, vidros elétricos dianteiros, retrovisores elétricos, travamento central elétrico, volante multifuncional, rádio AM/FM, luz auxiliar de freio e display de 3,5 polegadas.

Opcionais: 

  • Pack Tech – multimídia com tela de 7 polegadas, display digital de 3,5 polegadas no painel de instrumentos, duas portas USB, câmera de ré e sensor de estacionamento.

Fiat Strada Freedom CD 1.3 MT – Itens acima, mais portas traseiras com vidros manuais, travas de segurança para crianças, banco traseiro inteiriço com apoios de cabeça e Isofix.

Opcionais: 

  • Pack Tech – multimídia com tela de 7 polegadas, display digital de 3,5 polegadas no painel de instrumentos, duas portas USB, câmera de ré e sensor de estacionamento.

Fiat Strada Volcano CD 1.3 MT – Itens acima, mais para-choque dianteiro na cor do carro, spoiler, volante em couro, rodas de liga leve aro 15 polegadas exclusivas, faróis de LED, luzes diurnas em LED, câmera de ré e barras longitudinais no teto.

Santantônio personalizado, câmera de ré, capota marítima, conexão USB (2), pneus de uso misto 205/60 R15, bancos em tecido e couro, multimídia com tela de 7 polegadas, Android Auto e CarPlay, sensor de estacionamento e vidros elétricos traseiros.

Opcionais: 

  • Rodas de liga leve aro 16 polegadas com pneus 205/55 R16

Todos os preços

  • Fiat Strada Endurance CS 1.4 MT – R$ 63.590
  • Fiat Strada Endurance CD 1.4 MT – R$ 74.990
  • Fiat Strada Freedom CS 1.3 MT – R$ 69.490
  • Fiat Strada Freedom CD 1.3 MT – R$ 77.990
  • Fiat Strada Volcano CD 1.3 MT – R$ 79.990

Motores 1.3 e 1.4

Fiat Strada Volcano 16

Ela  tem duas famílias de motores, sendo o Fire um propulsor de quatro cilindros desenvolvido em meados dos anos 80, com bloco de ferro fundido e cabeçote de alumínio.

Com duas válvulas por cilindro, o Fire 1.4 tem 1.368 cm³ e comando de válvulas acionado por correia dentada, além de injeção eletrônica multiponto e tecnologia flex.

Entregando 85 cavalos na gasolina e 88 cavalos no etanol, ambos a 5.750 rpm, bem como 12,4 kgfm no primeiro e 12,5 kgfm no segundo, ambos a 3.500 rpm.

Já o Firefly 1.3 tem 1.332 cm³, bloco de alumínio e cabeçote de mesmo material com comando de válvulas simples, tendo duas válvulas por cilindro, sendo acionado por corrente.

Com injeção eletrônica multiponto, o Firefly 1.3 8V entrega 101 cavalos na gasolina e 109 cavalos no etanol, ambos a 6.250 rpm, com 13,7 kgfm no derivado de petróleo e 14,2 kgfm no combustível vegetal, ambos a 3.500 rpm.

Dados de performance

  • Fiat Strada CS 1.4 MT – 12,3 segundos e 157 km/h
  • Fiat Strada CD 1.4 MT – 12,8 segundos e 158 km/h
  • Fiat Strada CS 1.3 MT – 11,0 segundos e 168 km/h
  • Fiat Strada CD 1.3 MT – 11,2 segundos e 168 km/h

Médias de consumo

  • Fiat Strada CS 1.4 MT – 8,3/11,8 km/l e 8,8/12,4 km/l
  • Fiat Strada CD 1.4 MT – 8,3/11,7 km/l e 8,9/12,4 km/l
  • Fiat Strada CS 1.3 MT – 8,8/12,6 km/l e 9,7/13,8 km/l
  • Fiat Strada CD 1.3 MT – 8,5/12,0 km/l e 9,2/13,2 km/l

Informações técnicas

Motor 1.4 1.3
Tipo
Número de cilindros 4 em linha 4 em linha
Cilindrada em cm3 1368 1332
Válvulas 2 2
Taxa de compressão 12,35:1 13,2:1
Injeção eletrônica Indireta Indireta
Potência máxima 85/88 cv a 5.750 rpm (gasolina/etanol) 101/109 cv a 6.250 rpm (gasolina/etanol)
Torque máximo 12,4/12,5 kgfm a 3.500 rpm (gasolina/etanol) 13,7/14,2 kgfm a 3.500 rpm (gasolina/etanol)
Transmissão
Tipo Manual de 5 marchas Manual de 5 marchas
Tração
Tipo Dianteira Dianteira
Direção
Tipo Hidráulica Elétrica
Freios
Tipo Discos dianteiros e tambores traseiros Discos dianteiros e tambores traseiros
Suspensão
Dianteira McPherson McPherson
Traseira Eixo rígido Eixo rígido
Rodas e Pneus
Rodas Aço aro 14 polegadas Aço ou liga leve aro 15 polegadas
Pneus 195/65 R15   205/60 R15
Dimensões
Comprimento (mm) 4.474 m 4.474 m
Largura (mm) 1.732 1.732
Altura (mm) 1.608 1.608
Entre eixos (mm) 2.737 2.737
Capacidades
Caçamba (L) 1.354 (CS) e 844 (CD) 1.354 (CS) e 844 (CD)
Tanque de combustível (L) 55 55
Carga (Kg) 720 (CS) 620 (CD) 720 (CS) 620 (CD)
Peso em ordem de marcha (Kg) 1.078 (CS) 1.140 (CD) 1.092 (CS) 1.174 (CD)
Coeficiente aerodinâmico (cx) ND ND

Strada 2020 – fotos

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, 73% das respostas (573 pessoas) indicaram que acessam o NA usando o celular.

Agora, queremos saber: com que frequência você acessa o NA?

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X