Strada 2020: fotos, detalhes, motor, consumo, preços

fiat strada endurance cd

A Fiat Strada 2020 chegou ao mercado nacional como a segunda geração da picape leve da marca italiana, antes produzida por 22 anos ininterruptos.


Feita em Betim, Minas Gerais, a Strada 2020 surgiu com cabine simples, chamada “Cabine Plus” e cabine dupla, numa carroceria completamente nova.

Sabe-se que a base da Nova Strada era uma mescla da plataforma do Fiat Mobi com elementos de outros carros, sendo chamada MPP.

Como se sabe, as portas foram emprestadas do hatch subcompacto, com sua estrutura estendida grandemente até alcançar um porte médio.

Com 4,474 m de comprimento, 1,732 m de largura, 1,608 m de altura e 2,737 m de entre eixos, a Fiat Strada 2020 tem caçamba tem 1.354 litros na cabine simples e 844 litros com cabine dupla.

Strada 2020 – novidades

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Ela tem capacidade de carga de 650 kg na cabine dupla e 720 kg na cabine simples.

Pesando de 1.078 kg a 1.174 kg, a Fiat Strada tem motorização Fire ou Firefly, sendo o primeiro 1.4 litro com quatro cilindros e o segundo 1.3 litro, também com quatro cilindros.

No caso da Strada 1.4, a potência com gasolina é de 85 cavalos e 88 cavalos com etanol, entregando 12,4 kgfm no primeiro e 12,5 kgfm no segundo.

Já o motor Firefly 1.3 tem 101 cavalos na gasolina e 109 cavalos no álcool, tendo 13,7 kgfm no derivado de petróleo e 14,2 kgfm no combustível vegetal.

A transmissão é manual de cinco marchas, além de embreagem de acionamento hidráulico.

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A Strada 2020 chegou ao mercado com tecnologias como faróis full LED, a picape leve da Fiat trouxe ainda multimídia com projeção sem fio para Google Android Auto e Apple CarPlay.

Ela também dispõe de Wi-Fi e Bluetooth, bem como USB e auxiliar, além de câmera de ré e outras funcionalidades.

Com direção hidráulica no motor 1.4 e elétrica com propulsor 1.3, a Strada 2020 tem ainda ar condicionado manual, vidros elétricos nas quatro portas, retrovisores elétricos e alarme.

Pela primeira vez, a Strada ganhou controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e ainda dispõe do TC+, que é o bloqueio eletrônico do diferencial.

Esta função permite que o diferencial transfira a força de uma roda para a outra, caso esta gire em falso, devido a um atoleiro, por exemplo.

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Tendo airbag duplo, a Fiat Strada 2020 tem um visual externo moderno, chamando a atenção por seu conjunto ótico full LED, lanternas em LED, bem como formas robustas.

Apesar das portas do Mobi, a Fiat Strada tem um desenho interessante com linha de cintura alta, área envidraçada pequena e caçamba volumosa, mas apenas na cabine simples.

O para-choque com grade integrada é expressivo, assim como o protetor traseiro tem uma parte integrada à tampa da caçamba, que é bem alta.

Por dentro, o painel é simples, com acabamento preto e sem detalhes de melhor qualidade, tendo cluster analógico com velocímetro grande, display de computador de bordo ao centro, bem como conta-giros e nível de combustível em outros mostradores.

A Fiat optou pelo conjunto do Mobi, mas com mudanças para ser mais robusto por dentro, com multimídia de tela de 7 polegadas, tendo comandos no alto do painel e espaço para objetos no lado do passageiro.

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O volante é o mesmo que equipava o extinto Fiat Uno, tendo comandos de mídia e telefonia, assim como computador de bordo, mas com ajuste de coluna apenas em altura.

Com chave de telecomando para abrir portas e vidros, a Strada 2020 é bem prática, mas faltou piloto automático, por exemplo, ainda que o banco do motorista tivesse apoio de braço.

Tendo pouco espaço atrás, a Strada tem banco traseiro inteiriço com três apoios de cabeça, bem como entrada USB, cintos de 3 pontos e Isofix.

A picape leve da Fiat tem capota marítima bem envolvente e caçamba com proteção plástica.

Na suspensão, a traseira mantém o eixo rígido com feixe de molas semielípticas com amortecedores, enquanto a dianteira é McPherson com molas helicoidais e amortecedores telescópicos.

Strada 2020 – detalhes

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A Strada 2020 tem frente com faróis grandes com lentes simples ou full LED, tendo ainda luzes diurnas em LED com piscas, enquanto a parte central tem grade preta ou com elementos cromados, com o nome Fiat em destaque.

Para-choque preto ou na cor do carro, com faróis de neblina e spoiler integrado, enquanto as laterais têm saias de rodas protegidas e saias laterais protegidas, assim como as portas possuem protetores pretos.

As maçanetas podem ser na cor do carro ou preta, com os retrovisores na cor do carro com piscas integrados ou na cor preta.

No teto, barras longitudinais e santantônio personalizado, assim como porta-escada. Com capota marítima envolvida e caçamba com proteção plástica.

Na traseira, a tampa da caçamba há um sistema de amortecimento do acionamento, enquanto as lanternas em LED ficam bem elevadas.

A tampa ostenta ainda emblema da Fiat com badges do modelo e versão, com o para-choque tendo acabamento preto e degrau rebaixado.

No vidro traseiro há barras de proteção. Já a versão de Cabine Plus tem vigias nas colunas C.

Por dentro, o painel tem acabamento preto com cluster analógico, multimídia com tela de 7 polegadas e porta-objetos no painel, enquanto os bancos são em tecido e couro.

Com banco do motorista ajustável em altura, a Strada 2020 tem volante multifuncional em couro e projeção sem fio para CarPlay e Android Auto.

Strada 2020 – versões

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  • Fiat Strada Endurance CS 1.4 MT
  • Fiat Strada Endurance CD 1.4 MT
  • Fiat Strada Freedom CS 1.3 MT
  • Fiat Strada Freedom CD 1.3 MT
  • Fiat Strada Volcano CD 1.3 MT

Equipamentos

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Fiat Strada Endurance CS 1.4 MT – Motor 1.4 e câmbio manual de cinco marchas, ar condicionado, direção hidráulica, rodas de aço aro 15 polegadas, coluna de direção ajustável em altura e bancos em tecido.

Para-choque sem pintura, faróis simples, retrovisores e maçanetas pretas, apliques laterais pretos, alças no teto, caçamba com proteção plástica, alças para carga, calotas integrais, vidros verdes e para-brisa degradê.

Luzes diurnas, controle de tração, controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, airbag duplo, freios com ABS e EDB, computador de bordo, porta-escada, iluminação na caçamba e tampa com amortecimento.

Vidros manuais, retrovisores externos com controle interno, travas manuais, preparação para som, para-sois, alças no teto, retrovisor interno dia e noite, e fonte de 12V.

Opcionais:

  • Pack Worker – alarme, travas e vidros elétricos, luz auxiliar e banco do motorista com ajuste de altura – R$ 2.500
  • Pack Audio – rádio AM/FM, porta USB e volante multifuncional – R$ 1.500
  • Pack Tech+ – multimídia com tela de sete polegadas, display digital de 3,5 polegadas no painel de instrumentos, duas portas USB, câmera de ré e sensor de estacionamento – R$ 3.490

Fiat Strada Endurance CD 1.4 MT – Itens acima, mais portas traseiras com vidros manuais, travas de segurança para crianças, banco traseiro inteiriço com apoios de cabeça e Isofix.

Opcionais:

  • Pack Worker – alarme, travas e vidros elétricos, luz auxiliar e banco do motorista com ajuste de altura.
  • Pack Audio – rádio AM/FM, conexão USB e volante multifuncional.
  • Pack Tech+ – multimídia com tela de sete polegadas, display digital de 3,5 polegadas no painel de instrumentos, duas portas USB, câmera de ré e sensor de estacionamento.

Fiat Strada Freedom CS 1.3 MT – Itens da Endurance, mais motor 1.3, direção elétrica, alarme, sensor de pressão dos pneus, conexão USB, rodas de liga leve aro 15 polegadas, faróis de neblina e chave canivete com telecomando.

Banco do motorista com ajuste de altura, vidros elétricos dianteiros, retrovisores elétricos, travamento central elétrico, volante multifuncional, rádio AM/FM, luz auxiliar de freio e display de 3,5 polegadas.

Opcionais: 

  • Pack Tech – multimídia com tela de 7 polegadas, display digital de 3,5 polegadas no painel de instrumentos, duas portas USB, câmera de ré e sensor de estacionamento.

Fiat Strada Freedom CD 1.3 MT – Itens acima, mais portas traseiras com vidros manuais, travas de segurança para crianças, banco traseiro inteiriço com apoios de cabeça e Isofix.

Opcionais: 

  • Pack Tech – multimídia com tela de 7 polegadas, display digital de 3,5 polegadas no painel de instrumentos, duas portas USB, câmera de ré e sensor de estacionamento.

Fiat Strada Volcano CD 1.3 MT – Itens acima, mais para-choque dianteiro na cor do carro, spoiler, volante em couro, rodas de liga leve aro 15 polegadas exclusivas, faróis de LED, luzes diurnas em LED, câmera de ré e barras longitudinais no teto.

Santantônio personalizado, câmera de ré, capota marítima, conexão USB (2), pneus de uso misto 205/60 R15, bancos em tecido e couro, multimídia com tela de 7 polegadas, Android Auto e CarPlay, sensor de estacionamento e vidros elétricos traseiros.

Opcionais: 

  • Rodas de liga leve aro 16 polegadas com pneus 205/55 R16

Preços

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  • Fiat Strada Endurance CS 1.4 MT – R$ 63.590
  • Fiat Strada Endurance CD 1.4 MT – R$ 74.990
  • Fiat Strada Freedom CS 1.3 MT – R$ 69.490
  • Fiat Strada Freedom CD 1.3 MT – R$ 77.990
  • Fiat Strada Volcano CD 1.3 MT – R$ 79.990

Strada 2020 – motor

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A Fiat Strada 2020 tem duas famílias de motores, sendo o Fire um propulsor de quatro cilindros desenvolvido em meados dos anos 80, com bloco de ferro fundido e cabeçote de alumínio.

Com duas válvulas por cilindro, o Fire 1.4 tem 1.368 cm³ e comando de válvulas acionado por correia dentada, além de injeção eletrônica multiponto e tecnologia flex.

Entregando 85 cavalos na gasolina e 88 cavalos no etanol, ambos a 5.750 rpm, bem como 12,4 kgfm no primeiro e 12,5 kgfm no segundo, ambos a 3.500 rpm.

O propulsor Fire 1.4 tem longo curso no Brasil, tendo surgido pouco anos após o lançamento do Fire no país, que ocorreu em 2000, após 15 anos de seu surgimento na Itália.

Ele chegou com variantes 1.0 8V, 1.25 16V, 1.3 8V, 1.4 8V e 1.4 16V, tendo sido feito também o 1.4 T-Jet com 16V e turbocompressor.

Atualmente, o Fire é usado no Mobi com o 1.0 8V, assim como o 1.4 8V é usado na Fiat Fiorino.

Já o Firefly 1.3 tem 1.332 cm³, bloco de alumínio e cabeçote de mesmo material com comando de válvulas simples, tendo duas válvulas por cilindro, sendo acionado por corrente.

Com injeção eletrônica multiponto, o Firefly 1.3 8V entrega 101 cavalos na gasolina e 109 cavalos no etanol, ambos a 6.250 rpm, com 13,7 kgfm no derivado de petróleo e 14,2 kgfm no combustível vegetal, ambos a 3.500 rpm.

Este motor é recente, tendo nascido com uma variante de três cilindros, com 1.0 litro de 6V, usado em modelos como Argo, enquanto o 1.3 8V é utilizado no Fiat Cronos e Pulse.

Chamado GSE, essa nova geração de motores, tem ainda as variantes com turbocompressor e injeção direta, sendo o 1.0 Turbo Flex no Pulse e 1.3 Turbo Flex na Fiat Toro.

Na Itália, existe o novo motor 1.5 Firefly Turbo, que está sendo empregado em versões híbridas de vários modelos da Fiat e outras marcas da Stellantis.

A Strada 2020 tem transmissão manual de cinco marchas e embreagem monodisco a seco, tendo acionamento hidráulico.

Desempenho

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  • Fiat Strada CS 1.4 MT – 12,3 segundos e 157 km/h
  • Fiat Strada CD 1.4 MT – 12,8 segundos e 158 km/h
  • Fiat Strada CS 1.3 MT – 11,0 segundos e 168 km/h
  • Fiat Strada CD 1.3 MT – 11,2 segundos e 168 km/h

Consumo

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  • Fiat Strada CS 1.4 MT – 8,3/11,8 km/l e 8,8/12,4 km/l
  • Fiat Strada CD 1.4 MT – 8,3/11,7 km/l e 8,9/12,4 km/l
  • Fiat Strada CS 1.3 MT – 8,8/12,6 km/l e 9,7/13,8 km/l
  • Fiat Strada CD 1.3 MT – 8,5/12,0 km/l e 9,2/13,2 km/l

Strada 2020 – manutenção e revisão

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A Fiat Strada 2020 tem plano de manutenção com revisões a cada 12 meses ou 10.000 km, sendo atendida na rede com mais de 600 concessionárias em todo o país.

Na revisão, a Strada 2020 tem troca de óleo de motor, filtro de óleo, filtro de ar, filtro de ar condicionado, velas, correia dentada, correia em V, líquido de arrefecimento, fluido de freio, entre outros.

Além disso, na rede Fiat existem outros serviços como alinhamento, balanceamento, cambagem, funilaria, pintura, recall, limpeza de interna, limpeza oxi-sanitária e troca de palhetas.

Também se faz troca de pastilhas de freio, lonas de freio, discos de freio, pneus, molas, amortecedores, batentes das torres, feixes de molas, batentes das barras estabilizadoras, coxins de motor e câmbio, buchas de bandeja e pivôs de direção.

A manutenção da Strada tem plano de revisão com preços fixos em todo o país, mas com preços sob consulta somente com número de chassi e cadastro.

Strada 2020 – ficha técnica

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Motor1.41.3
Tipo
Número de cilindros4 em linha4 em linha
Cilindrada em cm313681332
Válvulas22
Taxa de compressão12,35:113,2:1
Injeção eletrônicaIndiretaIndireta
Potência máxima85/88 cv a 5.750 rpm (gasolina/etanol)101/109 cv a 6.250 rpm (gasolina/etanol)
Torque máximo12,4/12,5 kgfm a 3.500 rpm (gasolina/etanol)13,7/14,2 kgfm a 3.500 rpm (gasolina/etanol)
Transmissão
TipoManual de 5 marchasManual de 5 marchas
Tração
TipoDianteiraDianteira
Direção
TipoHidráulicaElétrica
Freios
TipoDiscos dianteiros e tambores traseirosDiscos dianteiros e tambores traseiros
Suspensão
DianteiraMcPhersonMcPherson
TraseiraEixo rígidoEixo rígido
Rodas e Pneus
RodasAço aro 14 polegadasAço ou liga leve aro 15 polegadas
Pneus195/65 R15  205/60 R15
Dimensões
Comprimento (mm)4.474 m4.474 m
Largura (mm)1.7321.732
Altura (mm)1.6081.608
Entre eixos (mm)2.7372.737
Capacidades
Caçamba (L)1.354 (CS) e 844 (CD)1.354 (CS) e 844 (CD)
Tanque de combustível (L)5555
Carga (Kg)720 (CS) 620 (CD)720 (CS) 620 (CD)
Peso em ordem de marcha (Kg)1.078 (CS) 1.140 (CD)1.092 (CS) 1.174 (CD)
Coeficiente aerodinâmico (cx)NDND

Strada 2020 – fotos

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.