Uno Vivace (2011-2016): Detalhes da versão básica da segunda geração

Uno Vivace

O Uno Vivace foi a versão básica do Fiat Uno em sua segunda geração, que foi um dos grandes lançamentos no mercado automotivo brasileiro em 2010, como modelo 2011.

Na ocasião, o hatch popular foi totalmente reformulado e apostava num visual mais moderninho, inclusive com centenas de opções de customização e até cores bem chamativas.

A intenção da Fiat com o Novo Uno era claramente atingir todos os públicos possíveis.

Tanto é que a linha do Uno partia de R$ 25 mil e podia chegar a R$ 40 mil na versão topo com todos os opcionais.

E a mais em conta delas era a Vivace com motor 1.0.

Novidades com o passar dos anos

Nova opção de carroceria duas portas

fiat uno vivace 1 11

Em fevereiro de 2011, a Fiat resolveu “baratear” o Uno Vivace com a chegada da nova opção de carroceria duas portas. A novidade foi oferecida em todas as versões de acabamento (o que inclui ainda a Way 1.0 e 1.4, Attractive 1.4 e Sporting 1.4).

No caso do Uno Vivace 1.0 duas portas, o preço inicial era de R$ 26.490.

Esta cifra representava uma diferença de R$ 1.650 frente ao modelo com quatro portas.

Linha 2013 mais equipada

A linha 2013 do Fiat Uno foi anunciada em maio de 2012 e trouxe algumas novidades para a gama do hatch compacto.

Entre elas, o modelo passou a contar com para-choques pintados na cor da carroceria, novos tecidos para os bancos, alavanca de câmbio redesenhada, saídas de ar no painel com nova cor, novas calotas para as rodas de aço e bancos dianteiros com apoio de cabeça com ajuste de altura.

O preço inicial do Uno Vivace 1.0 2013 era de R$ 24.260 para o modelo duas portas e R$ 25.930 para a variante com quatro portas.

Airbags frontais e ABS de série

Já em dezembro de 2012, a Fiat anunciou a chegada do kit HSD (High Safety Drive) como item de série para todas as versões do Uno. Com isso, o modelo Vivace passou a contar com airbags frontais e freios ABS com EBD.

Essa medida foi uma antecipação da marca à nova lei federal, que obriga os itens de segurança em todos os carros produzidos localmente.

Com a novidade, o Fiat Uno Vivace ficou R$ 1 mil mais caro, passando para R$ 25.260 no duas portas e R$ 26.930 no quatro portas.

Série especial College

fiat uno vivace 1 7

A primeira série especial do Uno Vivace foi a College – e a mais bizarra delas.

O carro trazia retrovisores, maçanetas e anéis dianteiros na cor vermelha, rodas de liga-leve pintadas de branco, barras de teto, faróis e lanternas escurecidos e adesivos laterais.

O interior era dotado de bolsos atrás dos encostos dos bancos dianteiros, detalhes em azul e vermelho no painel, volante em couro, entre outros.

O preço era de R$ 33.470, somente com quatro portas.

Série especial Rua

fiat uno vivace 1 1

Outra série do Uno Vivace foi a Rua, lançada em maio de 2014.

A versão teve produção limitada a 2 mil unidades e trazia adesivos externos, anéis estéticos dianteiros e o nome “Uno” na traseira com as cores da bandeira do Brasil, faróis e lanternas escurecidos, rodas de liga-leve aro 14 na cor grafite, spoiler e maçanetas e retrovisores na cor da carroceria.

Havia ainda volante em couro, bancos em tecido exclusivo com bordado “Rua” nos encostos dianteiros e pintura em azul nos comandos do ar-condicionado e cintos de segurança.

O preço do carro era de R$ 33.590, somente com quatro portas.

Série especial Itália

fiat uno vivace 1 6

Seguindo a linha de outros carros da Fiat, o Uno Itália chegou como série especial em novembro de 2014.

O carro tinha como base a versão Vivace com quatro portas e foi ofertado como um modelo limitado a mil unidades. Cada uma delas foi vendida por R$ 34.430.

Entre os diferenciais, o Fiat Uno Itália trazia anéis na grade dianteira com tema Itália, faróis e lanternas escurecidos, badge Itália na coluna “C”, maçanetas e retrovisores na cor da carroceria, nome “Uno” na tampa traseira com tema Itália, spoiler traseiro e revestimento nas colunas externas.

O interior trazia bancos em novo tecido e com bordado Itália nos encostos dianteiros, painéis de porta com aplique em tecido, volante com duas texturas, soleiras de porta e moldura central do painel de instrumentos com acabamento exclusivo.

Linha reestilizada, mas com o Vivace com visual antigo

Como já havia sido feito na linha do Palio, o Fiat Uno 2015 chegou em setembro de 2014 com mudanças significativas no visual, além de um interior totalmente novo e novos equipamentos.

Porém, o Uno Vivace seguiu com o mesmo padrão do antigo para se posicionar como a opção mais em conta da linha.

O carro tinha preço inicial de R$ 26.370 com duas portas e R$ 28.500 com quatro portas. Porém, com um pouco mais de grana o consumidor podia levar o novo Uno Attractive 1.0, por R$ 30.990.

Fim de linha

O Fiat Uno Vivace deixou de ser vendido no primeiro semestre de 2016, juntamente com o Palio Fire, para dar lugar ao Fiat Mobi.

O novo subcompacto herdou do Uno a plataforma, a motorização e diversos outros componentes, mas tem como aposta o visual mais moderno e as dimensões mais compactas para os centros urbanos.

Todos eles tinham, na época, preço inicial na casa dos R$ 30 mil.

Versões no mercado

  • Fiat Uno Vivace 1.0 duas portas
  • Fiat Uno Vivace 1.0 quatro portas
  • Fiat Uno Vivace College 1.0
  • Fiat Uno Vivace Itália 1.0
  • Fiat Uno Vivace Rua 1.0

Preços

  • Fiat Uno Vivace 1.0 duas portas: de R$ 23.805 (2012) a R$ 30.024 (2016)
  • Fiat Uno Vivace 1.0 quatro portas: de R$ 25.530 (2011) a R$ 34.683 (2016)
  • Fiat Uno Vivace College 1.0: R$ 31.967 (2014)
  • Fiat Uno Vivace Itália 1.0: R$ 28.514 (2013) e R$ 31.618 (2015)
  • Fiat Uno Vivace Rua 1.0: R$ 31.181 (2014)

Valores com base na tabela Fipe em fevereiro de 2024.

Motor, câmbio e Informações de performance

Todas os exemplares do Fiat Uno Vivace saíram de fábrica com o motor 1.0 litro Fire flex de quatro cilindros e oito válvulas, que inclusive está disponível até hoje na atual versão de entrada do hatch compacto.

Este propulsor consegue desenvolver 73 cavalos de potência com gasolina e 75 cv com etanol, a 6.250 rpm, e torque de 9,5 e 9,9 kgfm, respectivamente, a 3.850 rpm. Junto a ele está um câmbio manual de cinco marchas.

A Fiat diz que o modelo consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 13,8 segundos e atinge velocidade máxima de 153 km/h.

Consumo na cidade e estrada

A respeito do consumo, o Fiat Uno Vivace entrega médias de 8,3 km/l na cidade e 9,4 km/l na estrada quando abastecido com etanol e 12,3 e 14,5 km/l, respectivamente, com gasolina.

Manutenção e revisões

A Fiat não disponibiliza mais a tabela de revisões programadas com preços fixos para o Uno Vivace.

Porém, os modelos com motor 1.0 Fire contam com revisão de 10 mil km por R$ 195, 20 mil km por R$ 416, 30 mil km por R$ 636, 40 mil km por R$ 572, 50 mil por R$ 396 e 60 mil km por R$ 1.232.

Ficha técnica

Motor

1.0

Tipo

Dianteiro, transversal e flex

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm³

999

Válvulas

8

Taxa de compressão

12,15:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Potência Máxima

75 cv a 6.250 rpm

Torque Máximo

9,9 kgfm a 3.850 rpm

Transmissão

Tipo

Manual de cinco marchas

Tração

Tipo

Dianteira

Freios

Tipo

Disco sólido (dianteira) e tambor (traseira)

Direção

Tipo

Não assistida

Suspensão

Dianteira

Independente, McPherson

Traseira

Eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas

Rodas de aço de 13 polegadas

Pneus

165/70 R13

Dimensões

Comprimento total (mm)

3.770

Largura (mm)

1.636

Altura (mm)

1.480

Distância entre os eixos (mm)

2.376

Capacidades

Capacidade de carga (kg)

400

Tanque (litros)

48

Peso vazio em ordem de marcha (kg)

895

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

0,35

Uno Vivace – galeria de fotos

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias Uno

Na enquete anterior, 73% das respostas (573 pessoas) indicaram que acessam o NA usando o celular.

Agora, queremos saber: com que frequência você acessa o NA?

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.