O Uno Vivace foi a versão básica do Fiat Uno em sua segunda geração, que foi um dos grandes lançamentos no mercado automotivo brasileiro em 2010, como modelo 2011.
Na ocasião, o hatch popular foi totalmente reformulado e apostava num visual mais moderninho, inclusive com centenas de opções de customização e até cores bem chamativas.
A intenção da Fiat com o Novo Uno era claramente atingir todos os públicos possíveis.
Tanto é que a linha do Uno partia de R$ 25 mil e podia chegar a R$ 40 mil na versão topo com todos os opcionais.
E a mais em conta delas era a Vivace com motor 1.0.
Novidades com o passar dos anos
Nova opção de carroceria duas portas
Em fevereiro de 2011, a Fiat resolveu “baratear” o Uno Vivace com a chegada da nova opção de carroceria duas portas. A novidade foi oferecida em todas as versões de acabamento (o que inclui ainda a Way 1.0 e 1.4, Attractive 1.4 e Sporting 1.4).
No caso do Uno Vivace 1.0 duas portas, o preço inicial era de R$ 26.490.
Esta cifra representava uma diferença de R$ 1.650 frente ao modelo com quatro portas.
Linha 2013 mais equipada
A linha 2013 do Fiat Uno foi anunciada em maio de 2012 e trouxe algumas novidades para a gama do hatch compacto.
Entre elas, o modelo passou a contar com para-choques pintados na cor da carroceria, novos tecidos para os bancos, alavanca de câmbio redesenhada, saídas de ar no painel com nova cor, novas calotas para as rodas de aço e bancos dianteiros com apoio de cabeça com ajuste de altura.
O preço inicial do Uno Vivace 1.0 2013 era de R$ 24.260 para o modelo duas portas e R$ 25.930 para a variante com quatro portas.
Airbags frontais e ABS de série
Já em dezembro de 2012, a Fiat anunciou a chegada do kit HSD (High Safety Drive) como item de série para todas as versões do Uno. Com isso, o modelo Vivace passou a contar com airbags frontais e freios ABS com EBD.
Essa medida foi uma antecipação da marca à nova lei federal, que obriga os itens de segurança em todos os carros produzidos localmente.
Com a novidade, o Fiat Uno Vivace ficou R$ 1 mil mais caro, passando para R$ 25.260 no duas portas e R$ 26.930 no quatro portas.
Série especial College
A primeira série especial do Uno Vivace foi a College – e a mais bizarra delas.
O carro trazia retrovisores, maçanetas e anéis dianteiros na cor vermelha, rodas de liga-leve pintadas de branco, barras de teto, faróis e lanternas escurecidos e adesivos laterais.
O interior era dotado de bolsos atrás dos encostos dos bancos dianteiros, detalhes em azul e vermelho no painel, volante em couro, entre outros.
O preço era de R$ 33.470, somente com quatro portas.
Série especial Rua
Outra série do Uno Vivace foi a Rua, lançada em maio de 2014.
A versão teve produção limitada a 2 mil unidades e trazia adesivos externos, anéis estéticos dianteiros e o nome “Uno” na traseira com as cores da bandeira do Brasil, faróis e lanternas escurecidos, rodas de liga-leve aro 14 na cor grafite, spoiler e maçanetas e retrovisores na cor da carroceria.
Havia ainda volante em couro, bancos em tecido exclusivo com bordado “Rua” nos encostos dianteiros e pintura em azul nos comandos do ar-condicionado e cintos de segurança.
O preço do carro era de R$ 33.590, somente com quatro portas.
Série especial Itália
Seguindo a linha de outros carros da Fiat, o Uno Itália chegou como série especial em novembro de 2014.
O carro tinha como base a versão Vivace com quatro portas e foi ofertado como um modelo limitado a mil unidades. Cada uma delas foi vendida por R$ 34.430.
Entre os diferenciais, o Fiat Uno Itália trazia anéis na grade dianteira com tema Itália, faróis e lanternas escurecidos, badge Itália na coluna “C”, maçanetas e retrovisores na cor da carroceria, nome “Uno” na tampa traseira com tema Itália, spoiler traseiro e revestimento nas colunas externas.
O interior trazia bancos em novo tecido e com bordado Itália nos encostos dianteiros, painéis de porta com aplique em tecido, volante com duas texturas, soleiras de porta e moldura central do painel de instrumentos com acabamento exclusivo.
Linha reestilizada, mas com o Vivace com visual antigo
Como já havia sido feito na linha do Palio, o Fiat Uno 2015 chegou em setembro de 2014 com mudanças significativas no visual, além de um interior totalmente novo e novos equipamentos.
Porém, o Uno Vivace seguiu com o mesmo padrão do antigo para se posicionar como a opção mais em conta da linha.
O carro tinha preço inicial de R$ 26.370 com duas portas e R$ 28.500 com quatro portas. Porém, com um pouco mais de grana o consumidor podia levar o novo Uno Attractive 1.0, por R$ 30.990.
Fim de linha
O Fiat Uno Vivace deixou de ser vendido no primeiro semestre de 2016, juntamente com o Palio Fire, para dar lugar ao Fiat Mobi.
O novo subcompacto herdou do Uno a plataforma, a motorização e diversos outros componentes, mas tem como aposta o visual mais moderno e as dimensões mais compactas para os centros urbanos.
Todos eles tinham, na época, preço inicial na casa dos R$ 30 mil.
Versões no mercado
- Fiat Uno Vivace 1.0 duas portas
- Fiat Uno Vivace 1.0 quatro portas
- Fiat Uno Vivace College 1.0
- Fiat Uno Vivace Itália 1.0
- Fiat Uno Vivace Rua 1.0
Preços
- Fiat Uno Vivace 1.0 duas portas: de R$ 23.805 (2012) a R$ 30.024 (2016)
- Fiat Uno Vivace 1.0 quatro portas: de R$ 25.530 (2011) a R$ 34.683 (2016)
- Fiat Uno Vivace College 1.0: R$ 31.967 (2014)
- Fiat Uno Vivace Itália 1.0: R$ 28.514 (2013) e R$ 31.618 (2015)
- Fiat Uno Vivace Rua 1.0: R$ 31.181 (2014)
Valores com base na tabela Fipe em fevereiro de 2024.
Motor, câmbio e Informações de performance
Todas os exemplares do Fiat Uno Vivace saíram de fábrica com o motor 1.0 litro Fire flex de quatro cilindros e oito válvulas, que inclusive está disponível até hoje na atual versão de entrada do hatch compacto.
Este propulsor consegue desenvolver 73 cavalos de potência com gasolina e 75 cv com etanol, a 6.250 rpm, e torque de 9,5 e 9,9 kgfm, respectivamente, a 3.850 rpm. Junto a ele está um câmbio manual de cinco marchas.
A Fiat diz que o modelo consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 13,8 segundos e atinge velocidade máxima de 153 km/h.
Consumo na cidade e estrada
A respeito do consumo, o Fiat Uno Vivace entrega médias de 8,3 km/l na cidade e 9,4 km/l na estrada quando abastecido com etanol e 12,3 e 14,5 km/l, respectivamente, com gasolina.
Manutenção e revisões
A Fiat não disponibiliza mais a tabela de revisões programadas com preços fixos para o Uno Vivace.
Porém, os modelos com motor 1.0 Fire contam com revisão de 10 mil km por R$ 195, 20 mil km por R$ 416, 30 mil km por R$ 636, 40 mil km por R$ 572, 50 mil por R$ 396 e 60 mil km por R$ 1.232.
Ficha técnica
Motor |
1.0 |
Tipo |
Dianteiro, transversal e flex |
Número de cilindros |
4 em linha |
Cilindrada em cm³ |
999 |
Válvulas |
8 |
Taxa de compressão |
12,15:1 |
Injeção eletrônica de combustível |
Multiponto |
Potência Máxima |
75 cv a 6.250 rpm |
Torque Máximo |
9,9 kgfm a 3.850 rpm |
Transmissão |
|
Tipo |
Manual de cinco marchas |
Tração |
|
Tipo |
Dianteira |
Freios |
|
Tipo |
Disco sólido (dianteira) e tambor (traseira) |
Direção |
|
Tipo |
Não assistida |
Suspensão |
|
Dianteira |
Independente, McPherson |
Traseira |
Eixo de torção |
Rodas e Pneus |
|
Rodas |
Rodas de aço de 13 polegadas |
Pneus |
165/70 R13 |
Dimensões |
|
Comprimento total (mm) |
3.770 |
Largura (mm) |
1.636 |
Altura (mm) |
1.480 |
Distância entre os eixos (mm) |
2.376 |
Capacidades |
|
Capacidade de carga (kg) |
400 |
Tanque (litros) |
48 |
Peso vazio em ordem de marcha (kg) |
895 |
Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx) |
0,35 |
Uno Vivace – galeria de fotos
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!