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Toyota Etios – defeitos e problemas

Toyota Etios - defeitos e problemas
Toyota Etios – defeitos e problemas

Lançado em setembro de 2012, o Toyota Etios é o atual automóvel mais em conta da fabricante japonesa no mercado brasileiro. De lá para cá, o modelo compacto já teve mais de 500 mil unidades produzidas nas carrocerias hatch e sedã; sendo que boa parte deste volume foi destinado a exportação para outros mercados como Argentina; Paraguai; Uruguai; Peru; Costa Rica e Honduras. E um dos motivos das boas vendas do modelo é o logotipo da marca estampado na grade dianteira.

Não dá para negar que a Toyota é uma das marcas mais tradicionais no segmento de médios, tanto é que tem o sedã médio mais vendido de maneira isolada e também a picape média que mais emplaca no segmento. E de fato o Etios herda boas características de seus irmãos maiores. Embora seja um carro compacto projetado para mercados emergentes com o intuito de ser barato na linha de produção; o modelo se sobressai pela robustez; dirigibilidade impecável; motorização eficiente e segurança digna de nota.


Por outro lado, o Toyota Etios é alvo de reclamações por parte de uma série de seus proprietários. Entre os relatos, muitos motoristas reclamam de infiltração de água na cabine do carro; e, sobretudo, pelo sistema de embreagem que se desgasta após rodar poucos quilômetros. Com base em reclamações registradas em fóruns e clubes do carro; separamos abaixo os principais defeitos crônicos do carro. Confira:

Infiltração de água e poeira na cabine do Toyota Etios

Este é, sem dúvidas, um dos problemas mais recorrentes e um dos mais graves entre os proprietários do Toyota Etios. Se você buscar por “Toyota Etios infiltração” no Google, no Reclame Aqui ou em fóruns e grupos exclusivos do modelo na internet, vai se deparar com uma série de relatos de proprietários que já tiveram o desprazer de se deparar com algum ponto com água no interior do carro.

Em um dos relatos, o proprietário de um Toyota Etios Sedan de ano/modelo 2016/2017 já passou por duas vezes por este mesmo problema. Na primeira situação, ele se deparou com uma certa quantidade de água no assoalho no lado do passageiro. Já na segunda vez, a água apareceu no assoalho no lado do motorista. Já em outro caso, um proprietário de um Toyota Etios X adquirido em novembro de 2017 constatou infiltração de água após cinco meses de uso. Segundo ele, no assoalho nas proximidades do banco traseiro há um acúmulo de cerca de 5 centímetros de água.


Toyota Etios - defeitos e problemas

Há também muitas situações em que a infiltração de água e também de poeira na cabine surge após alguma modificação no carro, como a instalação de um sistema de som ou ainda do módulo antiesmagamento para os vidros elétricos, por exemplo. A Toyota acaba alegando que se trata de um mau serviço realizado por alguma outra empresa; e pode nem corrigir o defeito em garantia caso o equipamento tenha sido instalado fora da concessionária. Porém, seria muita coincidência aparecer infiltração ao instalar qualquer equipamento tendo alguma falha de montagem no processo, não?

Na visão de proprietários, trata-se de uma falha de projeto do Toyota Etios. Na realidade, o compacto deveria ostentar uma quantidade maior de borrachas de vedação nas portas; para que não haja esse problema e ainda solucione alguns outros incômodos; como a sensação de batida “seca” das portas. Além disso, as entradas de ar das portas são “enormes”, permitindo uma entrada ainda maior de água e poeira.

Sistema de embreagem com baixa durabilidade

Outro problema que parece ser crônico do Toyota Etios é o sistema de embreagem com durabilidade abaixo do esperado. A vida útil de uma embreagem é de, aproximadamente, 100 mil quilômetros, desde que o condutor utilize o sistema de transmissão da maneira correta e faça as revisões periódicas. Entretanto, no caso do compacto da marca japonesa, muitos proprietários precisaram realizar a troca do conjunto antes mesmo dos 50 mil km rodados.

Normalmente, o Etios começa a dar sinais de que o sistema de embreagem está “indo para o saco” quando o pedal de embreagem começa a ficar duro demais. Além disso, ele pode ranger e trepidar, indicando alguma anomalia no sistema.

Toyota Etios - defeitos e problemas

Em um dos relatos, o proprietário de um Toyota Etios Sedan XS 2015/2016 enfrentou tal problema após somente 12 mil km rodados. Ele encaminhou o carro até uma concessionária, onde eles apenas lubrificaram o sistema. Após menos de uma semana, o veículo precisou retornar à oficina devido a uma trepidação extrema na embreagem ao tentar arrancar com a primeira marcha. E depois de alguns dias com insistência por parte do cliente; a Toyota constatou o desgaste prematuro do sistema de embreagem “por questões técnicas de qualidade do produto” e trocou o conjunto.

Esse problema aparentemente foi solucionado na linha 2017 do Toyota Etios; que estreou em abril de 2016 com acionamento hidráulico da embreagem e ainda o câmbio com seis marchas. Nos exemplares anteriores o problema é recorrente pois a embreagem é acionada por cabo, uma solução um tanto quanto antiga.

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Ruídos e suspensão dianteira com curso curto

Como em boa parte dos compactos, o Etios também costuma apresentar ruídos. Entretanto, neste caso a situação é um pouco mais grave. Ainda seguindo os proprietários, o modelo pode apresentar um barulho na suspensão, sobretudo na parte dianteira. Em um dos relatos, um Etios 2014 com 55 mil quilômetros rodados começou a apresentar um ruído na suspensão dianteira do lado direito. Numa oficina, o mecânico substituiu toda a suspensão dianteira; incluindo as balanças, mas o problema continuou.

Em outro caso, o proprietário de um Toyota Etios 2017/2018 com menos de 4 mil quilômetros rodados relatou que costuma ouvir um pequeno barulho na suspensão dianteira ao passar por ruas desniveladas. Na realidade, o ruído pode não vim nem da suspensão, mas sim de outros componentes no conjunto, como as pastilhas de freio. Porém, na visão de um cliente da marca; um dos motivos pode ser um desgaste mínimo no calço de borracha entre o amortecedor e a lataria.

Além disso, os donos do Etios reclamam do curso curto demais na suspensão dianteira. Ao passar por lombadas ou buracos, por exemplo, o conjunto emite um barulho seco. O problema é mais recorrente no lado direito. Na maioria dos casos a Toyota ou outra oficina não conseguiu corrigir o problema. A recomendação de muitos proprietários é passar por lombadas numa velocidade mais baixa.

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Ruídos internos

Além de ruídos na suspensão, o Toyota Etios também costuma apresentar ruídos de acabamento interno. São diversos os problemas com barulhos internos relatados por proprietários. Em um deles, um dono de um Etios XS 1.5 AT 2018 já ouvia barulhos no painel, nos bancos e nas duas portas traseiras com somente 50 km rodados.

Há ainda relatos de barulhos constantes nas saídas de ar, nos vidros das janelas quando abertos; na tampa do porta-malas; na tampa do porta-luvas, entre outros. Em muitos casos, a concessionária corrigiu o problema apertando alguns parafusos ou ainda instalando um feltro anti ruído, sobretudo no painel.

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Tampa do porta-malas desalinhada e de fechamento difícil

Se você não se considera uma pessoa muito forte e está pensando em adquirir um Etios; pode ser que o porta-malas do compacto seja um problema para você. Conforme mostra o relato de proprietários em um grupo no Facebook; o compacto tem a tampa do porta-malas um tanto quanto desalinha que exige uma certa força extra para ser fechada corretamente.

Além disso, em muitas vezes a tampa não consegue ser fechada por completo; impedindo o travamento de todas as portas do carro através do telecomando na chave e fazendo ainda com que a luz do teto fique acesa constantemente; já que o veículo detecta que alguma das cinco portas está aberta.

De acordo com um relato, um vendedor da Toyota comentou que se trata de uma característica “comum” em todos os Etios e que seria necessário aplicar sempre um pouco mais de força na tampa para fecha-la corretamente. Porém, conforme o uso, os usuários repararam que a tampa do porta-malas costuma ficar mais “macia” para ser fechada; mas ainda assim demandando um esforço maior, ainda mais em comparação com outros carros da mesma categoria.

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Regulagem do banco não “segura” a altura

Atualmente, o Toyota Etios sai de fábrica com regulagem de altura do banco do motorista desde a versão mais básica. Entretanto, conforme mostram os relatos de muitos proprietários, este sistema é um tanto quanto ineficiente e não cumpre a sua real função.

Em um dos casos, um Etios com somente três semanas de uso e 2 mil quilômetros rodados começou a apresentar tal problema. Ao regular o banco do motorista e utilizar o carro por algum tempo; o assento simplesmente volta para a posição original, fazendo com que o condutor tenha que reajustar a altura a todo momento.

Um dos proprietários reclamou na concessionária e a marca; contudo, se prontificou a substituir toda a estrutura do banco em garantia. Entretanto, em outro caso de um veículo já fora da garantia; a marca pediu cerca de R$ 1,5 mil para substituir toda a estrutura do banco.

Toyota Etios – defeitos e problemas
Nota média 3.6 de 14 votos

  • Bruno@BRN.CS

    NA, faz uma matéria dessas da dupla C3 e 208 pfv.

    • Ric53

      Já posso citar um problema bizarro do meu C3: Desgaste prematuro do acabamento do volante. O meu volante (não é de couro) está esfarelando!!! Isso começou após poucos meses com o carro e hoje após 4 anos, tá parecendo volante de chevete caindo aos pedaços

      • Guilherme

        O carro é usado por mulheres também?

        • Ric53

          Não!

          • RIP Brazil

            Só em ter resíduo de perfume nas mãos já acontece isso do volante esfarelar.

            • Unknown

              Mas não deveria acontecer e não pode ser considerado normal.

          • Guilherme

            Espero que nao tenha entendido mal, perguntei pois alguns cremes para as mãos tem muita uréia, e detona mesmo

            • Ric53

              não, imagina! haha respondi na pressa e obrigado pela informação!

      • Sonfav

        Coloca um revestimento de couro o quanto antes. Não vai ficar caro, e vai mudar a cara do interior.

        • Unknown

          Ótima dica! Eu tenho uma Livina com revestimento e, além de ficar muito bonito, melhora a pega e a durabilidade.

      • Elinho Casagrande

        Alguém que dirige tem problemas renais? Ácido úrico alto? Esses dois problemas comem qualquer tipo de volante.

        • Ric53

          eu dirijo 90% do tempo e que eu saiba não tenho nenhum problema renal não kkkk.
          Ouvi falar q isso acontecia com carros antigos.. sério o estado do meu volante tá bizarro

          • Elinho Casagrande

            Consulte seu médico! kkkk Mas sério mesmo, isso acontece muito com quem tem ácido úrico alto. Pai de um amigo comia volantes com menos de 20.000 km.

            • Ric53

              cara.. sabe que pode ser.. foi por aí mesmo 20 mil km hahahahaha pqp vou passar no urologista!

          • Unknown

            Eu tive um Corsa Wagon que o volante estava começando a esfarelar mesmo, pois o material parecia uma espuma daquelas enrijecidas. Os dois carros atuais que tenho não tenho este problema, pois um é de couro e o outro é de um material mais duro, que não ocasiona desgaste.

            • Ric53

              O meu eu vou ter que mandar encapar de couro, não vai ter jeito. Pelo menos visualmente vai ficar bom

        • Unknown

          Eu tenho, mas como eu disse no comentário acima, com o revestimento de couro acabou o problema, pois não causa desgaste além de melhorar o aspecto visual e a pegada no volante.

    • Elinho Casagrande

      Alguém que dirige tem problemas renais ou ácido úrico alto? Acontece muito nesses casos em qualquer carro, de qualquer marca e com qualquer acabamento.

  • 💀GHOC💀

    Sem contar que é feio pra k@r@llo, medonho!

  • invalid_pilot

    É Toyota, não tem defeito nenhum !
    Tudo característica de projeto ou mau uso

    *ironic off*

  • Ricardo Blume

    Mais feio que dar Biotônico para mendigo.

    • Eskarmory .

      Cara nunca ouvi essa haha

    • TFSI

      Meu amigo, que criatividade hiauehiuaehiuaehueia

  • Robinho

    para mim, o maior defeito dele é a feiura.

    • Fanjos

      para mim, o maior defeito dele é existir.

  • artxin

    Só mentiras da mídia alienada, claramente o Etios é inquebrável, tanto que já bateu um caminhão no meu e o caminhão rachou ao meio!
    (/s)

  • Hugo Leonardo Dos Santos

    Isso é matéria paga, Toyota é inquebrável, perfeito, não existe defeitos

  • Vitor Almeida

    O pior de tudo, é saber que o carro é porco, nada alem disso, e mesmo assim você não vera proprietários metendo o pau na marca e falando que esse “lixo” não entra mais na minha garagem! É Toyota né, não quebra!

  • Erivelton Freitas

    Reza a lenda, que Satanás e Cruz Credo tiveram um filho, que resolveu fazer faculdade de Design de Carros. Após formado, e com a ajuda do pai, ele entrou na Toyota, e seu primeiro trabalho foi o Etios.

    • Marcelo Martins

      Logo vem aquele Luis mala .. rsrsr

    • Geraldo Xavier

      Mas antes eles fizeram estágio na Renault e participaram da criação do primeiro Logan

  • afonso200

    Da,agua no facebbok club etios. Bahhh todo diA

  • leomix leo

    Engraçado é que tem um monte de proprietários que veneram essa carroça. Mais é Toyota, não perde dinheiro, o importante é isso.

    • Marcelo Martins

      Acho que não perde dinheiro quem compra Corolla, já vi um vídeo de um dono de loja de usados que falou que o Etiois não é bom de revenda …

      • leomix leo

        Isso é ilusão, minha mãe teve um 2012 e vendeu em 2015, tem perda sim, e se vc colocar na ponta do lápis, a vantagem é somente nas revisões, que são muito baratas, me lembro na época que tive um celta, a revisão de 20k custou R$ 940,00 na CSS, a do Corolla da minha mãe foi R$ 360,00. Isso realmente é verdade, mais na hora da revenda se perde dinheiro sim.

        • Marcelo Martins

          Sim, sempre tem uma perda, mas a desvalorização é menor que outros modelos ..

  • Marcelo Martins

    Só esperando os discípulos da Deusa Toyota virem rebater …..

  • Eskarmory .

    Nossa, achei tenso esses defeitos…

  • Marcelo Martins

    Projeto de baixo custo para a Índia e países em eterno desenvolvimento como o nosso … esse Etios é uma aberração !!

  • Mambo Ted

    Motor de 1990 , câmbio de 1980 , acabamento de 1970
    E design dos Flintstones.

    • leomix leo

      Kakakakaka

    • marco

      como eh bom ler comments aqui…o cara d a risada pra caramba…e isso ai…vms esculhambar a toyotarios…….

      • Mambo Ted

        Quem é fã de marca não pode ser levado a sério . Tomboyota tem alguns produtos interessantes, mas os preços praticados no Brasil são incompatíveis com a qualidade de seus produtos.

  • Michel

    Não sou de reclamar mas existe painel mais feio que esse no br?

    • Marcelo Martins

      Eu não conheço um mais feio … e aquelas saídas de ar na vertical ? nunca vi coisa mais feia, ridícula e sem harmonia !!

    • Diego G. de Lima

      Realmente, nas palavras do Temer “pavoroso”.

    • Piston head

      Existiria se o Fiat Multipla tivesse sido vendido, então a resposta é: Não!

  • Marcelo Martins

    Carro perfeito para os filmes do Zé do Caixão, Família Addams … etc …

  • Luciano Barbosa

    Minha sogra tem um 2013. Quando fecha a porta do motorista, a lataria da porta balança.

  • FearWRX

    Entre andar a pé ou de ônibus e andar num desse, ou um Ford com Endura ou Rocam 1.0, prefiro andar de ônibus, é mais digno.

    • Unknown

      O ROCAM não era tão ruim assim vai… rs

      • FearWRX

        No Ka, não, mas no Fiesta peloamordedeus

        • Unknown

          No fiestinha antigo ele ia muito bem, mas no modelo anterior ao atual já não sei, pois era mais pesado.

  • Wellington Myph13

    Colega meu vendedor comprou um (1.3 X MT6), ele pega na média de 8km de estradinha de terra 4 dias da semana, depois de 50mil km ele não aguentou mais os rangidos da suspensão e do acabamento. Tudo bem que não é parâmetro padrão de qualquer um, mas só em termos de comparação, ele tinha um Gol 2014 1.6 8v – tão odiado por todos por virar escola de samba – que ele rodou 110mil km (2 anos, ele faz na média de 50mil km/mês) antes de pegar esse Etios e não teve problema algum de barulhos ou rangidos ou qualquer coisa do tipo.
    Ele acabou de trocar o Etios em uma Strada 1.4, ainda nem conversamos direito, mas por enquanto ele já notou a queda – enorme – na dirigibilidade em comparação ao Gol e Etios anteriores…

    • Verdades sobre o mercado

      Dirigibilidade da Strada é lixo frente Gol e Etios. Deveria ter comprado uma Saveiro. Strada é para trabalho pesado na mão de peão.

      • Wellington Myph13

        Eu disse isso pra ele antes dele trocar, mas ele fez bom negócio então não quis mudar de ideia…
        Ele é meio pé pesado igual eu, o consumo no Etios ficava em 13 na gasolina, e 9,5 no etanol, ele preferia ficar na gasolina pra não ter que ficar parando em posto toda hora.
        Vamos ver na Strada quanto ele faz…

  • Alvarenga

    Incrivel como esta marca tem boa fama entre o povo sendo que apresenta tantos problemas, como qualquer outra.
    Apenas uma observação: Embreagem durar 100K é coisa de antigamente. Atualmente se durar 60K ja tá ótimo, exceto claro se for uso apenas estradeiro.

    • Unknown

      Não confere. Se souber andar, dura 100.000 tranquilamente, mesmo predominantemente em uso urbano.

  • Zé Mundico

    Gente, projeto de baixo custo sempre vai ter alguma coisa faltando. Geralmente as deficiências serão mais perceptíveis no acabamento e conforto, que reflete justamente a baixa qualidade dos materiais e processos empregados.
    Por exemplo, um carro decente tem vedação perfeita, pois isso já vem definido como parte do conceito. Num carrinho barato, vedação é a última coisa a ser pensada, como se fosse um favor…
    Ruídos internos é a mesma coisa. Materiais e processos de fixação são bem simplórios e usados de forma bem “parcimoniosa”. Geralmente é tudo na base do encaixe, pois a ergonomia sempre será o último fator a ser apreciado.
    Suspensão que bate é a maior certeza em carros baratos e pequenos. É Física pura, incluindo relações de pêso, volume e massa.
    E a tampa traseira difícil de fechar é simplesmente a falta de qualquer preocupação ergonômica, coisa típica de carros baratos. Mesmo assim, não custava nada a Toyota colocar um “pegador” embutido na tampa. Já vi gente baixa tendo que ficar dando pulinho para alcançar a tampa aberta.
    Mas carro popular é isso mesmo, não pode usar coisa boa nem materiais de qualidade, senão fica pesado e caro. É tudo feito ali no caroço, contando prego e medindo fio, senão extrapola o custo.

    • JOSE DO EGITO

      Mas entrar agua no carro ja é demais,ai nao tem nada haver com baixo custo! ja erro grotesco de projeto

      • Zé Mundico

        Eu acho que tem tudo a ver : projeto meia-sola tem mais chances de dar nisso.

      • Cosi fan Tutti

        E o Mobi quem nao foi feito pra andar na chuva? Kkk isso nao é baixo custo, é porqueira msm!

    • BMWM

      Baixo custo e custa 60k kkkkkkk

      • Marcelo Martins

        O projeto é de baixo custo mas a Toyota sabe que o brasileiro é trouxa e paga só pq o carro é da Deusa Toyota e a montadora aproveita para aumentar o já gordo lucro em cima dos discípulos cegos e rir da cara de todos …

    • Triton

      Fico impressionado com a parcialidade de alguns participantes. Só para constar, esses problemas não ocorrem nem em um QQ antigo com mais de 100k rodados (estou falando sério). Sempre desconfiei que Toyota não era tudo isso que dizem kkkkkk.

      • marco

        VC NAO EH O UNICO….SEMPRE DESCONFIEI DESSES CARROS JAPONAS…..POR ACASO, VC JA VIU ALGUM CARRO JAPONES FUNCIONANDO DEPOIS DE 25 ANOS….PERGUNTO……AI VC OLHA PROS NOOSSOS LADOS…..CHEIO D E OPALAS, CHEVETTES, CORCEL, DODGES, BRASILIAS ETC…….AI VEM ESSE PESSOAL DIZENDO Q JAPONES EH Q DURA…KKKKKKK (qdo digo 25 anos, procure algum japonês importado rodando……não vai achar )

    • marco

      NAO ADIANTA……..A TOYOTA VAI ENGANAR POR SECULOS O POVO…..E PIOR….ATE NOS USA ACONTECE ISSO…..JA NA EUROPA……………

  • BMWM

    Mas é TOYOTA, mêêu!

  • el punidor

    segundos atrás
    Quando vejo um Etios Cross amarelo, fico imaginando se o proprietário realmente planejou a compra da “A coisa”, ou foi levado na conversa por um vendedor habilidoso…não é a toa que saiu de linha!! Eu considero essa versão o terceiro carro mais feio já produzido no Brasil, ficando atrás somente do DKW Vemag Sedan e o candango!

    • marco

      AQUI NA MINHA PEQUENA CIDADE, UM GERENTE DE BANCO COMPROU UM…..qdo o via rodando nas ruas estreitas aqui, via os olhos deles sempre olhando pra frente….não se arriscava a olhar pros lados….por que sera….pergunto kkkkkkk)

  • David Diniz

    Tive um Etios 1,5 AT4 e fiquei de dezembro de 2016 até agosto de 2017 e a única coisa que me irritava era justamente o câmbio automático que “segurava” demais o motor 1,5(era nítido perceber que o motor tinha fôlego mas o câmbio limitava muito e isso piorava na estrada) no mais o meu não apresentou nenhum dos sintomas acima nem infiltração de água.

    • Unknown

      O carro era tão bom e ficou apenas 7 meses com ele…

      • David Diniz

        O carro não é ruim o que estraga é o câmbio AT4.

  • julio

    Depois desta reportagem, vou presentear minha sogra com um Etios. KKK

  • Piston head

    Pelo menos entre esses carrinhos minusculos de segmento A/B salvo engano teve o melhor desempnho no Latin N Cap.

    • Unknown

      O UP foi melhor, não?

      • Piston head

        De fato foi. Não foi minha intenção ignorar este fato, mas o Etios tinha mais potencial para ir mal no teste.

        • Unknown

          Sim, não foi dos piores, longe disto. Mas ainda assim é um carrinho que deixa muito a desejar em alguns aspectos.

  • SD Truck

    Tenho um xls sedan que entrou poeira, fizeram a vedação na cs, melhorou mas me decepcionei com a marca e com o modelo. Os br conseguiram ferrar com a famosa marca toyota. Cheguei a conclusão que nada tem a ver toyota do japão com a toyota do brasil, pois enquanto faziam o serviço no meu carro fiquei sabendo de problemas com entrada de poeira em HILUX E TAMBÉM EM SUV.

  • Flávio Pedroza

    Uma curiosidade meio off-topic: existe algum motivo (em termo de processo de fabricação) para o design do carro ser assim, digamos, tão polêmico? O Kwid e o Mobi, por exemplo, também são projetos de baixo custo, mas não agridem tantos os olhos…

    • marco

      japonês gosta d fazer carrinhos estilo desenho animado tipo pokemon e tals……kkkkk….por isso esses desastres….ainda mais qdo resolvem colocar o gosto do povo indiano e depois misturar com o gosto do povao brasileiro…kkkkkk

  • Roberto

    Meu Etios Sedan, 2016/17, XLS, AT tem alguns defeitos de projeto ou coisas que não gosto, mas não apresentou nenhum dos defeitos apresentados na reportagem. Ele já está com pouco mais 37.000 km rodados.
    Defeito mesmo de reclamar na concessionária, não teve nenhum.
    O que eu não gosto é o tanque de combustível pequeno demais (só uns 38 litros úteis até acender a luz de reserva). Para quem só roda na cidade pode não incomodar, mas incomoda quem faz viagens longas como eu. O acabamento cromado das saídas de ar causam reflexos indesejáveis nos vidros laterais em algumas situações. A central multimídia é muito limitado. Preferiria que viesse sem som para eu poder colocar um bom numa loja de som especializada. Falta a faixa degradê na parte superior do para-brisas. Isso incomoda muito no final da tarde quando o sol entra perto do espelho retrovisor, entre os 2 quebra-sois (situação típica quando se viaja pela Rod. Castelo Branco em direção ao interior nos finais de tarde) .
    Podem falar mal do Etios, que ele é feio, etc., mas o Etios é um carro muito bom para o dia a dia para quem valoriza o investimento e não se preocupa com ostentações ou coisas subjetivas.

    • Cosi fan Tutti

      Quem ostenta em carros dessa faixa de preço?

  • Nome Sobrenome

    Tem mais um problema irritante do Etios. O macaco fica embaixo do banco do motorista e é super difícil de tirar e encaixar de volta. Numa situação de necessidade, a pessoa vai perder um tempão só pra conseguir tirar o macaco. Não sei porque não deixaram um espaço para ficar perto do estepe.

    • Roberto

      Verdade.
      Tirar o macaco até que é fácil, mas recolocar …

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