Pickup Flex compensa? (qual é a mais econômica? vale a pena?)

Pickup Flex compensa? (qual é a mais econômica? vale a pena?)

Sabemos que as pickups e caminhonetes Flex custam muito menos que as similares a diesel. Mas será que compensa comprar uma picape Flex?


Será que vale a pena? Qual delas é a mais econômica?

Bem, para saber isso primeiro temos que separar as picapes em segmentos.

Todos os números de consumo listados aqui são do Inmetro.

O consumo das pickups compactas

Pickup Flex compensa? (qual é a mais econômica? vale a pena?)

Primeiro temos as picapes compactas, como Strada, Saveiro e Montana. Elas tem preços iniciais que variam entre R$ 66.250 e R$ 78.790 e não tem opção de motor diesel. Sem dúvidas elas tem o menor consumo de todas as picapes, pois são modelos baseados em carros de passeio. A Strada tem base de Palio, a Saveiro tem base de Gol e a Montana tem a base do antigo Agile.

  • A Strada com motor 1.4 tem consumo na cidade de 8,3 km/l com álcool e 11,8 km/l com gasolina. Na estrada ela consome 8,8 km/l com álcool e 12,4 km/l com gasolina. Já o modelo com motor 1.3 tem médias urbanas de 8,4 km/l com etanol e 12,1 km/l om gasolina, e rodoviário de 9,4 km/l com álcool e 13,3 km/l com gasolina.
  • A Saveiro com motor 1.6 tem consumo na cidade de 7,5 km/l com álcool e 10,8 km/l com gasolina. Na estrada ela consome 8,8 km/l com álcool e 12,4 km/l com gasolina.
  • A Montana com motor 1.4 tem consumo na cidade de 7,7 km/l com álcool e 11,2 km/l com gasolina. Na estrada ela consome 9,0 km/l com álcool e 13,1 km/l com gasolina.

Para quem vai carregar pouca carga na caçamba, elas podem ser uma opção a se pensar, primeiro pelo preço menor de aquisição e depois pelo custo bem menor de manutenção, seguro e IPVA.

Passemos para um segmento superior de picapes.

As picapes intermediárias Toro e Oroch

Pickup Flex compensa? (qual é a mais econômica? vale a pena?)

Em segmento criado recentemente no Brasil, temos a Fiat Toro e também a Renault Oroch, que foi lançada bem pouco tempo antes do modelo da Fiat. Ambas chegaram ao mercado em 2016. Elas não são robustas como as pickups grandes voltadas para o trabalho, mas já são bem superiores às pickups pequenas que citamos acima.

A Renault Oroch traz como vantagem o tamanho maior que Strada, Saveiro e Montana, e também o preço inferior ao que a Fiat pede pela Toro. Mas como desvantagem não tem motorização diesel, detalhe no qual a Toro é muito superior, pois tem um motor diesel bem moderno, que pode ser ligado a um ótimo câmbio automático de 9 marchas.

  • A Oroch com motor 1.6 Flex tem consumo na cidade de 7,6 km/l com álcool e 11,1 km/l com gasolina. Na estrada ela consome 7,7 km/l com álcool e 11,2 km/l com gasolina. Já a versão com motor 2.0 e câmbio manual tem consumo médio nos trechos urbanos de 7,0 km/l com álcool e 10,0 km/l com gasolina. Na estrada ela consome 7,4 km/l com álcool e 10,9 km/l com gasolina.
  • A Toro com motor 1.3 Turbo Flex tem consumo na cidade de 6,6 km/l com álcool e 9,7 km/l com gasolina. Na estrada ela consome 7,9 km/l com álcool e 10,7 km/l com gasolina. O motor 1.8 ainda equipa sua versão de entrada, consumindo 6,7 km/l com álcool e 9,5 km/l com gasolina na cidade e 8,1 km/l e 11,3 km/l na estrada, respectivamente.

Vemos aí que dentre Oroch e Toro, se você tiver intenção de comprar um modelo Flex, terá na Oroch uma picape mais econômica. O motor 1.3 turbo que equipa a Toro é pouca coisa mais eficiente que o anterior (e beberrão) 1.8 flex, que ainda equipa o Jeep Renegade.

Já se a intenção for comprar uma Toro Diesel, você terá um consumo bem melhor, apesar de ter que desembolsar uns R$ 38.400 a mais somente pela motorização. Veja o consumo da Fiat Toro Diesel:

  • A Toro com motor 2.0 Diesel tem consumo na cidade de 9,9 km/l e na estrada de 12,3 km/l.

Em quanto tempo então a Toro diesel passa a compensar mais? Quanto preciso rodar por ano para ter vantagem com a Toro diesel?

Bem, com um preço médio de R$ 5,60 na gasolina e R$ 4,27 no diesel, em junho de 2021 na cidade de São Paulo (SP), acabamos tendo um custo de rodagem de R$ 0,54 por km com gasolina na Toro 1.3 TurboFlex e de R$ 0,38 com diesel na Toro Diesel.

10 – 5400 3800

10800 7600

16200 11400

Para quem roda 10.000 km por ano, a economia anual é de apenas R$ 1.600. Rodando 20.000 km a economia passa a R$ 3.200 por ano e com 30.000 km por ano temos R$ 4.800 de economia.

Com certeza é pouco para quem pagou R$ 38.400 a mais pela pickup diesel. Num cenário onde você roda 30 mil km por ano, seriam necessários 8 anos para reaver esse dinheiro todo.

Picapes grandes Flex – Hilux, S10, Ranger, etc.

Pickup Flex compensa? (qual é a mais econômica? vale a pena?)

O consumo das pickups grandes Flex é bem elevado. Vamos ver o consumo delas:

  • A S10 Flex com motor 2.5 Flex tem consumo na cidade de 5,6 km/l com álcool e 8,4 km/l com gasolina. Na estrada ela consome 6,4 km/l com álcool e 9,5 km/l com gasolina.
  • A Hilux Flex com motor 2.7 Flex tem consumo na cidade de 4,8 km/l com álcool e 6,9 km/l com gasolina. Na estrada ela consome 5,6 km/l com álcool e 8,1 km/l com gasolina.

São números desanimadores, sem dúvida. Vamos aos consumos dos mesmos modelos de caminhonetes agora com motor Diesel:

  • A Chevrolet S10 com motor 2.8 Diesel tem consumo de 8,8 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada.
  • A Hilux com motor 2.8 Diesel tem consumo de 9,3 km/l na cidade e 11,2 km/l na estrada.

Fazendo os mesmos cálculos que fizemos acima com a Toro, usando os mesmos preços médios de R$ 5,60 na gasolina e R$ 4,27 no diesel, temos um custo de rodagem que fica entre R$ 0,66 e R$ 0,81 por km rodado na cidade, e com o diesel o custo por km fica entre R$ 0,45 e R$ 0,48.

Na estrada, o custo das picapes Flex por quilômetro rodado fica entre R$ 0,58 e R$ 0,69. Já as picapes Diesel tem custo entre R$ R$ 0,38 e R$ 0,41.

Para quem roda mais na cidade, é necessário rodar 15.000 km por ano, por quase 13 anos para conseguir os R$ 48.000 (média de diferença entre as versões) a mais da picape Diesel de volta.

E para quem roda na estrada, precisa rodar 23.000 km por ano por 8,7 anos para conseguir fazer valer a pena uma pickup Diesel.

Pickup Flex compensa? (qual é a mais econômica? vale a pena?)

Moral da história

A moral da história é que caso você rode menos do que 15.000 km por ano (cidade) ou 23.000 km por ano (estrada) ou não queira ficar com a picape por pelo menos 7 anos, pode ser mais interessante ficar com uma pickup Flex mesmo, ao invés de uma diesel.

Para quem roda muito e irá ficar muitos anos com a pickup, a compra da Diesel passa a ser interessante.

Quantos quilômetros para a pickup diesel passar a valer a pena?

Roda muito mais do que isso? Faça o mesmo cálculo mas sem levar em conta os 7 anos citados.

  • A quilometragem para uma Toro Diesel valer a pena é de 240.000 quilômetros.
  • No caso das picapes grandes, estamos falando de 174.545 km rodando na cidade ou 75.590 km rodando na estrada.
Eber do Carmo

Formado em marketing, tem mais de 15 anos de experiência escrevendo sobre o mercado automotivo no Notícias Automotivas, desde que fundou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio. Também teve por três anos uma empresa de criação de sites e catálogos eletrônicos.