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Comparativo: Jetta Comfortline 2.0 Flex Tiptronic x Jetta Comfortline 1.4 TSI DSG

jetta-20-flex-x-jetta-14-tsi-620x289 Comparativo: Jetta Comfortline 2.0 Flex Tiptronic x Jetta Comfortline 1.4 TSI DSG

O Volkswagen Jetta é a atual opção de sedã médio da marca alemã no mercado mundial, mas possui duas variantes bem diferentes: Uma feita para o continente americano e chinês e outra para o europeu. Ele também chama atenção por usar dois tipos de suspensão traseira, algo nada inédito, visto que outros modelos do Grupo VW também o fazem.



No caso dessas duas versões comparadas do Jetta Comfortline, o eixo traseiro é o de torção, enquanto versões mais caras e potentes possuem multibraços no conjunto posterior, garantindo maior conforto e estabilidade. Mas fora diferentes de acabamento e técnicas como essas, visualmente os dois se equivalem.

jetta-20-flex-x-jetta-14-tsi-1-620x465 Comparativo: Jetta Comfortline 2.0 Flex Tiptronic x Jetta Comfortline 1.4 TSI DSG

Escolhemos o Jetta Comfortline 2.0 Flex Tiptronic e o Jetta Comfortline 1.4 TSI DSG do mercado germânico, onde um VW é popular apenas no sentido de volume e não exatamente de preço. O brasileiro pode se assustar com a grade de preços praticados por lá, bem como a infinidade de opcionais, que mais lembram aqueles kits de personalização com milhões de possibilidades.

Se aqui é caro, acredite, lá é bem mais. Só que devemos colocar na balança as diferenças econômicas entre Brasil e Alemanha. Aí nesse caso, os valores teutônicos não serão assim tão altos se comparados aos brasileiros. Bom, mas vamos lá. Jetta Comfortline 2.0 Flex Tiptronic e Jetta Comfortline 1.4 TSI DSG foram comparados preços quase similares.

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Aqui, pegamos os pacotes da VW e deixamos o mexicano “completo” por R$ 82.251. No supermercado da VW alemã, só conseguimos pegar um item opcional, que agregado a outro (obrigatório), fechou o preço em € 28.050 ou R$ 82.467. A diferença pode ser gasta com etanol…

O Jetta Comfortline 2.0 Flex Tiptronic vem bem recheado quando completo e conta com ar condicionado automático, volante multifuncional, controle de cruzeiro, sensor de chuva, retrovisor eletrocrômico, sistema de áudio RNS 315 com navegador e tela sensível ao toque, rodas de liga leve aro 17 com pneus 225/45 R17, bancos em couro Vienna, entrada/partida sem chave, teto solar elétrico, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, airbags laterais, airbag duplo, ABS, entre outros.

jetta-20-flex-x-jetta-14-tsi-3-620x465 Comparativo: Jetta Comfortline 2.0 Flex Tiptronic x Jetta Comfortline 1.4 TSI DSG

No caso do outro mexicano, já que é também exportado para a Europa, o Jetta Comfortline 1.4 TSI DSG não tem o mesmo “recheio” da versão brasileira e tem que ser degustado “a seco” mesmo. Ele vem de série com rodas de liga leve aro 16 com pneus 205/55 R16, LEDs diurnos, volante em couro, bancos em tecido, seis airbags, ESP, Isofix, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, assistente de partida em aclive, direção eletro-hidráulica e pacote Business Premium (navegador, sensores chuva/crepuscular, rádio RNS 315, retrovisor eletrocrômico, Media-In com USB no porta-luvas, bancos dianteiros aquecidos, lavador de faróis com aquecimento).

jetta-20-flex-x-jetta-14-tsi-4-620x465 Comparativo: Jetta Comfortline 2.0 Flex Tiptronic x Jetta Comfortline 1.4 TSI DSG

Com 4,64 m de comprimento, 1,77 de largura, 1,48 de altura e 2,65 de entre eixos. O porta-malas tem 510 litros e o tanque com 55 litros. O Jetta Comfortline 2.0 Flex Tiptronic tem motor EA 113 2.0 8V Flex com 116/120 cv e 17,7/18,4 kgfm a 4.000 rpm, respectivamente com gasolina e etanol. A transmissão automática Tiptronic tem seis marchas. Como não está na tabela Inmetro, decidimos colocar os resultados de nosso teste no mundo real: 6,5/8,6 km/litro na cidade (etanol/gasolina) e 9,2/13,2 km/litro na estrada. A emissão de CO2 não foi medida. De forma oficial, o sedã tem máxima de 191/198 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 12/11,1 segundos, respectivamente gasolina e etanol.

jetta-20-flex-x-jetta-14-tsi-5-620x465 Comparativo: Jetta Comfortline 2.0 Flex Tiptronic x Jetta Comfortline 1.4 TSI DSG

Já o Jetta Comfortline 1.4 TSI DSG tem motor EA211 1.4 16V com turbocompressor, intercooler e injeção direta de combustível, entregando 122 cv e 20,3 kgfm entre 1.500 e 4.000 rpm. A transmissão automatizada DSG de dupla embreagem tem sete marchas. O consumo urbano é de 12,9 km/litro e 20 km/litro na estrada. A emissão de 138 g/km de CO2. Classificação “C”. A velocidade máxima de 202 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos.

jetta-20-flex-x-jetta-14-tsi-6-620x465 Comparativo: Jetta Comfortline 2.0 Flex Tiptronic x Jetta Comfortline 1.4 TSI DSG

Enfim, iguais no visual, mas bem diferentes no conteúdo, mecânica e eficiência energética. Os preços são igualmente altos, mas do ponto de vista econômico de cada país, o custo-benefício pode ser aceitável.

  • Gabriel

    Como sempre …a versão de lá é mais interessante que a daqui. Como assim a alemã é menos equipada? Acho muito melhor equipada que a daqui, só não tem o teto-solar. E de quebra, tem um motor infinitamente mais moderno.

    • cavevolution

      Também acho o Jetta 1.4 TSI bem mais equipado, principalmente no quesito segurança. Tem Airbag de cortina, ESP e ISOFIX.

      • dudumarin

        Mas o "nosso" Jetta pode ficar com 6 airbags também, não? De série são 4, mas acho que há um opcional para mais 2… no Highline são 6 de série.

        • bandaxadibar

          aqui na Europa o Jetta é considerado um Golf Sedã!!!

          • shemhazai

            considerado corretamente!

    • Edson Roberto

      Isso que vc não citou o cambio DSG que é superior em funcionamento que o bom automatico tiptronic.

      • cavevolution

        Bem lembrado.

  • dudupruvinelli

    Essa matéria me fez perceber que nada impede a VW de colocar o super motor EA 113 2.0 no Golf 7 que será vendido aqui. Triste. E mais uma vez, vemos que seis airbags, ESP e outros são sempre de série.

    • cavevolution

      Com certeza este motor 2.0 já está escalado para o Golf 7. Não tem com escapar disso, além de reduzir custos de produção e engenharia. O maior trabalho será no acondicionamento do motor 2.0 no cofre do novo Golf.

      • Edson Roberto

        Não, não será. Eles já devem ter uma previsão de espaço, pois o motor 2.0 TSI tem numeros muito proximos em relação a acomodação e posição. Isso não quer dizer nada, mas é bem possível instalar ele.

        O problema ao meu ver não é ele ter o motor 2.0, mas sim a faixa de preço que ele vai vir. Espero que nesse caso, a VW opte por colocar o 2.0 de entrada, 1.4 TSI intermediario e o 2.0 TSI como opção de topo. Ao mesmo tempo, incluir essa versão 1.4 para o Jetta. Eu compraria o Jetta se ele ofertar. Se só ofertar no Golf, a depender do preço pode ser minha escolha.

        • cavevolution

          Esse motor 1.4 TSI ficaria bacana para o nosso Jetta também.

        • Leandro1978

          Embora ache que cairia muito bem nele, não sei se o consumidor aceitaria um motor 1.4, ainda que muito mais eficiente que o 2.0 8v, num carro deste porte. A GM tentou colocar um similar no Cruze e pesquisas indicavam a preferência pelo 2.0 do Vectra, nem sei como colocaram o 1.8. Mas de qualquer forma, acho que deveriam tentar (a GM também). Talvez aquele 1.8 de 160cv fosse mais "indicado", ao menos pensando no perfil do consumidor nacional. E acho que poderiam até manter o Tiptronic e eixo de torção nesta versão.

          • Zergling

            Agora não tem isso do consumidor aceitar, o governo impôs regras de consumo e vão ter que se adequar. Como já tem notícias, vão ser importados a princípio o Golf 1.4 tsi e o 2.0 tsi. Provavelmente vão manter o 1.4tsi na versão flex que está em desenvolvimento. Acho difícil manter aquele 2.0 8v escroto.

          • Edson Roberto

            Vc citou algo importante. O motor 1.8 TSI só teria boa relação se realmente perdesse o cambio DSG nele. Isso porque ele anda praticamente igual ao 2.0 TSI (por conta de ter um cambio DSG de uma marcha a mais comparado ao DSG do motor 2.0).

            Agora, seria interessante ele ser inteiro em todas as versões com a suspensão multilink… ainda acho que a Ford pode nos surpreender com o Focus perante o Golf.

        • silva

          se colocar um cabeçote de 16v no EA-113 e o mesmo gerar em torno de 150 cv sera muito bem vindo!
          uma boa opção para quem não gostaria de um motor com turbocompressor por agora!
          se vier dentro do meu orçameno, cntza vai ser o meu novo carro!

          novo Golf 7 2.0 16v de 157 cv e 21,4 kgfm de torque a 2800 rpm por 67,990
          putz.. sonhei de mais!

  • Francisco

    O jogode rodas do mexicano e mais bonito que o do germânico,

    • Absurdo

      Os dois são mexicanos, achei mais bonito o nosso Brasileiro, só trocar a motorização para esse 1.4TSI (que provavelmente seria melhor abastecido com a podium.. vide outros papos de comentários) e quem sabe valeria esses 82k.

      • Edson Roberto

        Mas o nosso 2.0 TSI na versão "sem itens opcionais" já se encontra proximo disso. Eu entre o 1.4 e o 2.0 não deixaria de comprar o mais potente por uma diferença infima se confirmar um 1.4 por R$82000.

        • cavevolution

          O preço do Jetta TSI 1.4 por R$82mil ficaria bem puxado mesmo. Por um pouco a mais na carteira já se leva o 2.0 TSI pra casa.

          • Tejolo

            Mas esse preço é bem completo, enquanto o 2.0Tsi é o básico, que convenhamos não vem tão completo assim… se colocar os opcionais mínimos, vai fácil para os 92k…

            • Zergling

              É, não estão levando isso em consideração aí na discussão.

            • Daniel Perim

              além disso, o consumo do 2.0Tsi que vem pra cá não é essa beleza do 1.4Tsi de lá

            • dudupruvinelli

              Além do mais, o nosso TSI vem com "só" 6 marchas, contra 7 desse.

              • Matheus_P

                Em compensacao, a caixa dsg6 eh banhada a oleo, de funcionamento ainda melhor e mais suave que a dsg7 a seco do 1.4tsi, sendo tb que ha muitos relatos de barulhos com a caixa dsg7 ao andar em nosso asfalto lunar.

  • anderson_sp

    Este 1.4 TSi simplesmente pulveriza este APzão 2.0 em desempenho e economia, o carro em si é bom, mas o motor 2.0 não é condizente a ele.

    • cavevolution

      Não tem nem como comparar. O 1.4 TSI é totalmente superior ao 2.0 8v do nosso Jetta de entrada.

      • anderson_sp

        A VW poderia usar até o 1.2 TSi nele se o problema for custo maior do 1.4.

        [youtube v2k8HnmMbls http://www.youtube.com/watch?v=v2k8HnmMbls youtube]

        • dudupruvinelli

          A VW tem uma p**a produto em mãos! Se ela trazer com 1.2, 1,4, 1,8 e 2.0 TSI, adeus concorrência. Acho que esse é o sonho de todos os membros do NA.

          • anderson_sp

            No site Auto "secrets" diz a VW está preparando uma versão 1.4 TSi Flex com 146cv no Etanol pra ser usado no novo Golf e adotado posteriormente em outros carros, creio que estes propulsores antigos sejam substituídos, tanto o 1.6 quanto o 2.0, aí ficaria assim:

            1.0 3c 12v = 82cv – motor de entrada e com "provável" variante turbo 110cv (Taigun)
            1.6 16v = 115cv – motor intermediário "provável" substituto dos atuais 1.6 8v
            1.4 TSi "Flex" = 146cv – motor avançado ou top da gama nacional, substituindo o APzão 2.0.

            Já é alguma coisa.

  • Edson Roberto

    Pode parecer bobo, mas o alemão faz toda a diferença nos itens de série. Enquanto nem por opcional a versão comfortline recebe 6 air bags aqui, lá ele tem até ESC (que não há como opcional).

    Além disso, o modelo alemão como o Eber disse pode receber uma infinidade de opcionais não disponiveis ao Comfortline brasileiro. Desgosto que dá vermos a falta de opcionais melhores nos modelos que desanima.

    • dudupruvinelli

      O que eu queria era uma perua com câmbio mecânico de 6 marchas, 6 airbags e ESP pra substituir a 206sw que temos aqui, mas tá difícil. Acho que deveria acabar essa palhaçada de colocar só segurança nas versões top de linha. Não é todo mundo que quer "investir" mais de 70k num carro.

    • Leandro1978

      E a infinidade de cores? Outro dia fui configurar um Golf e vi umas 35 (!!!!) opções (muitas nem sabia que existiam…rs…), só de diferentes tons de azul umas 13 (!)…

  • Viníciusk

    Antes de ler mais esse comparativo eu já sabia que o nosso Jetta é inferior ao Europeu de mesmo preço.

    Desafio o NA a fazer um comparativo de dois carros "iguais" do Brasil vs. Europa com preços equivalentes em que o resultado seja melhor para o modelo nacional, hehehe. B)

    • Ubaldir

      Não sei… pelo mesmo preço o da Europa tem conjunto mecânico mais moderno (câmbio, motor e suspensão traseira), mas vem bem menos recheado de componentes opcionais internos. Carro na Europa é tão caro quanto o brasileiro. As diferenças são mínimas em qualquer modelo. A comparação fica mais esdruxula quando comparamos nossos preços com os americanos e o de alguns mercados latino-americanos.

  • João Cagnoni

    Lembrando que a suspensão multilink entrega somente mais conforto, porém menor estabilidade.

    • Viníciusk

      Hein? Suspensão multilink PIORA a estabilidade?

      Pode citar uma fonte segura para essa sua afirmação?

      • Ubaldir

        O problema do eixo semi-independente na traseira está ligado à seu comportamento em pisos muito irregulares, com a suspensão traseira "quicando" mais que o razoável e tirando o contato dos pneus com o piso em alguns casos, o que compromete a estabilidade do veículo nessas situações. Mas no uso diário, em especial em pisos menos sofríveis e em condução cotidiana, não é muito fácil notar a diferença entre o Jetta com multilink e o com eixo de torção traseiro. Mas, não há dúvidas que somadas todas as condições de uso, a multilink fornece melhor comportamento dinâmico geral ao carro.

    • dudupruvinelli

      Contrário.

    • josenum

      Discordo em, multlink tem bem mais estabilidade que o eixo de torção simples, mas com avanço desse sistema de suspensão, nem fica tão atrás nesse quesito

  • Zergling

    Eu acho errado todas essas comparações de PREÇO. Nunca se deve comparar preço, são países diferentes, impostos diferentes, etc. Devia ser comparado horas de trabalho médio para comprar o carro. Exemplo: Salário médio no Brasil: 1600 reais. Salário médio na Alemanhã: 4800 reais. Logo, são necessários, suponhamos, 6 mil horas de trabalho para comprar o carro no Brasil, e 2 mil horas de trabalho para comprar o carro na Alemanha. Faz muito mais sentido, claro, se for levado em consideração não o salário mínimo, mas o salário médio do país.

  • Fellipe

    Sabe quando eu sinto vergonha em ver esse 2.0 8v do Santana 96 no Jetta? É… agora estou com muita vergonha.

    Eu discordo do consumo NA, há relatos que ele faz 7,5km/L na Gasolina e uns 6km/L no alcool na cidade.

    • josenum

      Relatos são relatos, esse consumo é de percurso padrão para todos carros testados no NA, tem N fatores que alteram o consumo de um veiculo, entre eles pode citar combustível de qualidade, forma como o veiculo e conduzido e percurso que está usando como parâmetros para média que variam muito de pessoa para pessoa e região.

      • Fellipe

        Entendo, é a primeira vez que discordo do NA em alguma coisa… mas o consumo é alto, só pesquisar na NET mesmo, ninguém tá feliz com esse carro.

        Sem contar que algumas pessoas relatam o famoso "Uhu" do motorzinho quando chegam a 3000rpm, típico das auto.

  • ieie

    Imagina a cena: você dirigindo seu super Jetta Comfortline 2.0 Flex Tiptronic e vê um hatch pequeno com motor 1.6 (New Fiesta, HB20, 208, C3, Palio, March) piscando farol para você dar passagem. Pois é….

    Para o peso do Jetta, esse motor está completamente ultrapassado. Já foi o tempo desse motor… 116cv é muito muito muito pouco para um modelo desta categoria.

    • rogerrosato

      Parece que na Europa eles não pensam da mesma forma… o Jetta deles parte dos mesmos 120 cv e o Golf deles parte dos 84 cv…
      O Polo então… parte dos 60 cv! O Gol 1.0 tem bem mais que isso… a prioridade deles simplesmente não é potência e desempenho.

    • Kimi_2007

      Dá a passagem, e segue a vida tranquilamente (Com muito mais conforto e segurança, por sinal).

      O problema do motor 2.0 é simplesmente o gasto de combustível. Se viesse o 1.4 tsi com uma potência semelhante ao do 2.0, fazendo 20 por litro na estrada e o DSG que otimiza o desempenho do carro, eu ficaria bem satisfeito.

    • Leandro1978

      E daí amigo, qual o problema disso? Se vem alguém pedir passagem, seja em qual carro for, abro sem problemas. Aliás, até procuro andar na faixa do meio, deixando a da esquerda livre justamente para isso. Veja, não estou defendendo o Jetta com seu motor 2.0 8v, mas reprovando a atitude de se achar "diminuído" por ser ultrapassado por carros "inferiores". Outra, velocidade por velocidade, a máxima do Jetta é próxima dos 190 km/h, bem acima de qualquer velocidade máxima permitida em "terra brasilis".

      • ieie

        Qual o problema? Simples: pagar R$65.000 em um carro que oferece um motor mais ultrapassado do que um compacto. Isso é um problema.

        • Leandro1978

          Isso é outra coisa completamente diferente, não confunda as coisas. Uma coisa é a atitude tomada no trânsito, outra haver modelos com motores defasados.

          • ieie

            Ah vah… Na boa: pára com isso…

  • rogerrosato

    Talvez o que ninguém tenha percebido é que o Jetta europeu é o modelo básico, "depenado" para os padrões de lá… e custa 82 mil. O nosso Jetta básico parte de 63 mil… não estou dizendo que é melhor, pois é uma carroça se comparado com o europeu, mas para nossa realidade, não seria possível ter um sedan médio básico partindo de 80-82 mil…
    Também, entrem no site da VW Deutschland (se patinarem por conta do alemão, tentem a VW Portugal) e vejam o preço do Jetta TSi equivalente ao nosso… é RIDICULAMENTE caro…

    • Viníciusk

      Achou caro o preço praticado por lá? Bom, só esqueceu um detalhe: qual é o salário mínimo na Alemanha, e qual é a renda média de um alemão? ;)

      • rogerrosato

        Não entrei nesse mérito. Na Alemanha de fato tens razão, mas já em Portugal, não. Em Portugal o salário médio é em torno de R$2.200, por aqui é R$1.800, mesmo assim os carros custam basicamente o mesmo que aqui, com casos mais caros e casos mais baratos (tudo em pequena proporção).
        O que as pessoas não entendem é que país desenvolvido não é país onde todo mundo é rico, mas sim país onde a absoluta maioria é mediano, classe média. Não, um português médio não pode sair de cara comprando um Jetta TSi 2.0… assim como não pode um brasileiro médio. Sim, até mesmo os Portugueses são mais ricos que nós, ainda, mas isso ainda não faz os carros deles serem "baratos" como nos EUA. Quer falar dos nosso preços altos? Compare-nos com os Estados Unidos.
        E outra coisa: preços são altos ou baixos, não "caros" ou "baratos".

    • Tarcisiojone

      Portugal é mais caro do que na Alemanha… e as opções de motores, versões e opcionais são inferiores ao resto da europa ocidental… Estou fazendo intercâmbio aqui em Portugal e o povo reclama bastante do mercado automotivo daqui, é sempre mais caro q no resto da UE devido aos impostos q agora na crise estão a aumentar… E também aqui vendem-se mais diesel, logo o enfoque das marcas são os diesel… o Passat mesmo nem tem mais versões a gasolina aqui na nova linha… Gasolina aqui só vende pra frotista, versões esportivas e os q eles chamam de "utlilitários" e "citadinos" q são os nossos "compactos premium" e "compactos"… passou disso as vendas são pequenas, os a diesel ganham…

  • EduP

    Mesmo sem muito conhecimento de mecânica considero-me um entusiasta desses motores de pequena cilindrada e bom desempenho. Fico imaginando o nível da engenharia aplicada neles para obter esses resultados. Esse vídeo postado pelo Anderson é impressionante ao mostrar um Golf, que deve pesar mais que 1,5t, acelerando de 0 a 100 km/h em pouco mais de 10 segundos por um propulsor de apenas 1,2 litros!!!

  • silva

    o problema de não termos veículos mais modernos aqui no Brasil, é a nossa propria ignorancia!
    quantas pessoas tem "preconceito" dos motores de 16v ate hoje?
    quantas pessoas não tem a preocupação de dar a manutenção adequada nos seus veículos?
    podemos citar "N's" motivos aqui incluindo falta de interesse das montadoras, mas acredite
    acredito que grande parte é dos brasileiros

    • andre luiz

      Concordo, o povo fala, reclama exige mais acha os preços praticados nas revisões de um carro popular, imagine um carro turbo, injeção direta?Antes de querermos um motor de ultima geração deveríamos exigir um combustível de ultima geração e por fim nessa praga de flex, imagina tive um santana 2.0 que conseguia ser mais econômico que meu corsa 1.8 atual.

  • Filipe_GTS

    Mesma coisa do Cruze 1,4T x Cruze 1,8 flex vendido no Brasil.
    Obs.: é fácil notar como o Jetta vendido aqui é "erguido"

  • Luiz Eduardo

    Estou prestes a comprar um Jetta Comfortline e tenho a seguinte duvida: qual modela é mais econômico? O manual de 5 marchas, ou o Tiptronic de 6? Só essa duvida está me segurando ainda haha

  • Anderson

    Cade os VW maniacos?? Acharam nada de bom é? Motor 2.0 com 116cv?? 1.4 Turbo com 122cv?? Depois querem meter mau numa tal de Fiat que desenvolveu um motor 1.4 turbo com 152cv… Ohhh povinho brasileiro…

  • Ricardo Nascimento

    Vai ser lançado realmente o jetta 1.4 flex confortline? A previsão é para quando?

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