Comparativos Matérias NA Mercado Preços Sedãs Volkswagen

Jetta Comfortline 2.0 Flex Tiptronic x Jetta Comfortline 1.4 TSI DSG

Jetta Comfortline 2.0 Flex Tiptronic x Jetta Comfortline 1.4 TSI DSG

O Volkswagen Jetta é a atual opção de sedã médio da marca alemã no mercado mundial, mas possui duas variantes bem diferentes: Uma feita para o continente americano e chinês e outra para o europeu. Ele também chama atenção por usar dois tipos de suspensão traseira, algo nada inédito, visto que outros modelos do Grupo VW também o fazem.


No caso dessas duas versões comparadas do Jetta Comfortline, o eixo traseiro é o de torção, enquanto versões mais caras e potentes possuem multibraços no conjunto posterior, garantindo maior conforto e estabilidade. Mas fora diferentes de acabamento e técnicas como essas, visualmente os dois se equivalem.

Jetta Comfortline 2.0 Flex Tiptronic x Jetta Comfortline 1.4 TSI DSG

Escolhemos o Jetta Comfortline 2.0 Flex Tiptronic e o Jetta Comfortline 1.4 TSI DSG do mercado germânico, onde um VW é popular apenas no sentido de volume e não exatamente de preço. O brasileiro pode se assustar com a grade de preços praticados por lá, bem como a infinidade de opcionais, que mais lembram aqueles kits de personalização com milhões de possibilidades.


Se aqui é caro, acredite, lá é bem mais. Só que devemos colocar na balança as diferenças econômicas entre Brasil e Alemanha. Aí nesse caso, os valores teutônicos não serão assim tão altos se comparados aos brasileiros. Bom, mas vamos lá. Jetta Comfortline 2.0 Flex Tiptronic e Jetta Comfortline 1.4 TSI DSG foram comparados preços quase similares.

Jetta Comfortline 2.0 Flex Tiptronic x Jetta Comfortline 1.4 TSI DSG

Aqui, pegamos os pacotes da VW e deixamos o mexicano “completo” por R$ 82.251. No supermercado da VW alemã, só conseguimos pegar um item opcional, que agregado a outro (obrigatório), fechou o preço em € 28.050 ou R$ 82.467. A diferença pode ser gasta com etanol…

O Jetta Comfortline 2.0 Flex Tiptronic vem bem recheado quando completo e conta com ar condicionado automático, volante multifuncional, controle de cruzeiro, sensor de chuva, retrovisor eletrocrômico, sistema de áudio RNS 315 com navegador e tela sensível ao toque, rodas de liga leve aro 17 com pneus 225/45 R17, bancos em couro Vienna, entrada/partida sem chave, teto solar elétrico, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, airbags laterais, airbag duplo, ABS, entre outros.

Jetta Comfortline 2.0 Flex Tiptronic x Jetta Comfortline 1.4 TSI DSG

No caso do outro mexicano, já que é também exportado para a Europa, o Jetta Comfortline 1.4 TSI DSG não tem o mesmo “recheio” da versão brasileira e tem que ser degustado “a seco” mesmo. Ele vem de série com rodas de liga leve aro 16 com pneus 205/55 R16, LEDs diurnos, volante em couro, bancos em tecido, seis airbags, ESP, Isofix, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, assistente de partida em aclive, direção eletro-hidráulica e pacote Business Premium (navegador, sensores chuva/crepuscular, rádio RNS 315, retrovisor eletrocrômico, Media-In com USB no porta-luvas, bancos dianteiros aquecidos, lavador de faróis com aquecimento).

Jetta Comfortline 2.0 Flex Tiptronic x Jetta Comfortline 1.4 TSI DSG

Com 4,64 m de comprimento, 1,77 de largura, 1,48 de altura e 2,65 de entre eixos. O porta-malas tem 510 litros e o tanque com 55 litros. O Jetta Comfortline 2.0 Flex Tiptronic tem motor EA 113 2.0 8V Flex com 116/120 cv e 17,7/18,4 kgfm a 4.000 rpm, respectivamente com gasolina e etanol. A transmissão automática Tiptronic tem seis marchas. Como não está na tabela Inmetro, decidimos colocar os resultados de nosso teste no mundo real: 6,5/8,6 km/litro na cidade (etanol/gasolina) e 9,2/13,2 km/litro na estrada. A emissão de CO2 não foi medida. De forma oficial, o sedã tem máxima de 191/198 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 12/11,1 segundos, respectivamente gasolina e etanol.

Jetta Comfortline 2.0 Flex Tiptronic x Jetta Comfortline 1.4 TSI DSG

Já o VW Jetta Comfortline 1.4 TSI DSG tem motor EA211 1.4 16V com turbocompressor, intercooler e injeção direta de combustível, entregando 122 cv e 20,3 kgfm entre 1.500 e 4.000 rpm. A transmissão automatizada DSG de dupla embreagem tem sete marchas. O consumo urbano é de 12,9 km/litro e 20 km/litro na estrada. A emissão de 138 g/km de CO2. Classificação “C”. A velocidade máxima de 202 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos.

Jetta Comfortline 2.0 Flex Tiptronic x Jetta Comfortline 1.4 TSI DSG

Enfim, iguais no visual, mas bem diferentes no conteúdo, mecânica e eficiência energética. Os preços são igualmente altos, mas do ponto de vista econômico de cada país, o custo-benefício pode ser aceitável.

Jetta Comfortline 2.0 Flex Tiptronic x Jetta Comfortline 1.4 TSI DSG
Este texto lhe foi útil??

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email