Chrysler Dodge Linha 2019 Matérias NA Pickups

RAM 2500 2019: preço, consumo, novidades, equipamentos, motor e fotos

RAM 2500 2019: preço, consumo, novidades, equipamentos, motor e fotos
RAM 2500 2019

Não é fácil passar despercebido quando você está dirigindo uma RAM 2500 2019. Sonho de consumo de muitos picapeiros no Brasil, o modelo realmente impressiona por seu tamanho e força.

Conhecida por ser a única picape grande à venda no Brasil, a RAM 2500 já está por aqui desde 2005, quando era vendida na versão SLT.


Na época, era conhecida como uma picape Dodge, sendo que em 2009 a RAM se separou e virou uma marca independente, como parte do processo de reestruturação do Grupo Chrysler.

Atualmente, a RAM 2500 é vendida apenas na versão mais equipada Laramie, sem opcionais, por R$ 264.900. Mesmo tendo apenas essa configuração fechada, a marca oferece uma extensa lista de acessórios originais.

Seu alto preço impede vendas expressivas. Em 2017, por exemplo, a RAM 2500 ficou na 27ª posição entre os comerciais leves mais vendidos, com 332 unidades emplacadas.


Em 2018, porém, a marca viu as vendas da picape grande aumentar expressivamente. Até agosto, a RAM 2500 já havia ultrapassado o número do ano passado, com 387 unidades vendidas e um 24º lugar entre os comerciais leves.

RAM 2500 2019 – detalhes

RAM 2500 2019: preço, consumo, novidades, equipamentos, motor e fotos

Se fosse necessário usar um único adjetivo para descrever a RAM 2500 2019, este certamente estaria relacionado à sua imponência. Afinal, tudo nessa picape é monstruoso.

É verdade que não estamos tão acostumados com veículos desse porte por aqui, como por exemplo os norte-americanos estão. Mesmo assim, é impossível passar despercebido quando você tem esse veículo nas mãos.

A dianteira da RAM 2500 2019 já mostra isso claramente, inclusive pelo extenso uso de cromados (que aparecem nas grades, para-choques, frisos, estribos, espelhos retrovisores e rodas). Os faróis contam com LEDs diurnos, e o para-choque vem com sensores de estacionamento.

RAM 2500 2019: preço, consumo, novidades, equipamentos, motor e fotos

Andando pela lateral da RAM 2500 2019, mais itens cromados e o nome do modelo bem destacado na coluna A. As rodas parecem pequenas no conjunto, mas não se engane: elas são de 18 polegadas e de alumínio polido, com pneus  265/70 R18.

Já na traseira, a picape continua com o mesmo estilo, mantendo também o famoso cabrito montês que saiu da grade frontal. O para-choque, que também é cromado, conta com importantes sensores de estacionamento (que também aparecem na dianteira), pois não deve ser fácil estacionar um veículo desse tamanho.

Mas o principal na parte traseira é a enorme caçamba da RAM 2500 2019, que conta com uma capacidade de carga de 1.030 kg (a capacidade de reboque é de 7.750 kg, recorde na categoria).

Além disso, a picape conta com a inteligente solução dos dois porta-objetos Ram Box nas laterais, cada um podendo levar 102 litros, além de ter fechadura e sistema de segurança remoto.

RAM 2500 2019: preço, consumo, novidades, equipamentos, motor e fotos
Como a RAM não disponibiliza fotos do interior da 2500, modelo vendido na Austrália ilustra o que temos por aqui

O interior da RAM 2500 2019 não apresenta grandes diferenças em relação aos anos anteriores. O principal ponto positivo, obviamente, é o espaço interno.

Até cinco ocupantes adultos viajam com muito conforto (poderiam ser até seis, pois o console central é enorme), e os porta-objetos estão espalhados por todos os lados.

Apesar de ser um veículo voltado para o trabalho pesado, ele também é muito confortável e seguro.

Sua lista de equipamentos inclui, por exemplo, bancos em couro com ajustes elétricos (10 para o motorista e 6 para o passageiro), além de ventilação e aquecimento nos dianteiros, ar-condicionado dual zone com saída traseira, sistema de som premium com 9 alto-falantes e subwoofer, volante com ajustes de altura e profundidade, entre outros.

No quesito segurança, a RAM 2500 2019 também não decepciona. São seis airbags, controles de tração e estabilidade, controle de balanço do reboque, monitoramento eletrônico de rolagem da carroceria, sistema de alerta de frenagem, Isofix e outros.

O que move tudo isso também é tão impressionante como os outros atributos da RAM 2500 2019: um motor turbo diesel Cummins de 6,7 litros. Esse enorme propulsor, que tem seis cilindros em linha, desenvolve 330 cv e 104 kgfm de torque, e é associado a uma transmissão automática de seis marchas e tração 4×4 com reduzida.

O preço atual da RAM 2500 2019 é de R$ 264.900, o que deixa claro que essa picape não é mesmo para qualquer um. Não existem opcionais, mas sim uma extensa lista de acessórios originais, que podem aumentar ainda mais o valor final para levá-la para casa.

RAM 2500 2019 – novidades

RAM 2500 2019: preço, consumo, novidades, equipamentos, motor e fotos

A lista de novidades apresentadas para a RAM 2500 2019 envolve basicamente dois itens. O primeiro está na dianteira, que agora conta com a atual identidade visual da marca, vista também em outros mercados.

Isso inclui o logotipo da montadora bem destacado ao centro da grade, onde não aparece mais o anterior (e tão famoso) cabrito montês. Na dianteira também estão enormes aberturas laterais e ainda mais partes cromadas.

A outra novidade na linha atual da RAM 2500 2019 aparece no interior. Agora, o modelo conta com a central multimídia Uconnect, que tem tela sensível ao toque de 8,4 polegadas, Android Auto e Apple Car Play. Com isso é possível utilizar vários aplicativos, como Waze e Maps.

A verdade é que, diferente de outras picapes vendidas no Brasil, a RAM 2500 2019 não precisa se preocupar tanto com a concorrência. Suas vendas obviamente estão abaixo dos modelos mais baratos, mas quando o consumidor quer algo nesse patamar, não existem outras opções além dela.

O modelo da marca que seria um concorrente mais próximo para Hilux, S10 e companhia seria a menor RAM 1500. Ela inclusive foi exibida no Salão de São Paulo, e já iniciou suas vendas nos Estados Unidos.

Com novo chassi, a 1500 2019 consegue carregar até 1.043 kg e rebocar 5.783 kg. Os motores lá fora incluem o conhecido 3.6 V6 Pentastar de 310 cv e 37,2 kgfm de torque e o monstruoso 5.7 V8 HEMI, que entrega até 400 cv e 56,7 kgfm.

Ambos são equipados com transmissão de oito velocidades.

Tudo isso, porém, ainda não tem previsão de chegada no Brasil. Uma outra opção da marca especulada por aqui seria a inédita RAM 1000 (como muitos estão chamando esse projeto), que seria uma picape de tamanho realmente similar às mais comuns em nosso mercado.

Nos dois casos, uma coisa é certa: podemos esperar preços ainda mais assustadores do que os cobrados pelas atuais picapes vendidas por aqui.

RAM 2500 2019 – versões

  • RAM 2500 Laramie 4×4 Turbo Diesel 2019

Cores disponíveis: Cinza Granite Crystal, Cinza Maximum Steel, Prata e Preto (metálicas), Branco (perolizada) e Vermelho Flame (sólida).

Acabamento do interior: Preto ou Caramelo.

RAM 2500 2019 – equipamentos

RAM 2500 Laramie 4×4 Turbo Diesel 2019 – motor 6.7 turbo diesel, com seis cilindros em linha e 24 válvulas, com 330 cv e 104 kgfm de torque, com transmissão automática de seis marchas e tração 4×4 com reduzida.

ITENS DE SÉRIE: Abertura das janelas dianteiras com um toque, Airbags dianteiros de múltiplos estágios, Airbags laterais dianteiros/traseiros tipo cortina, Airbags laterais suplementares montados nos bancos dianteiros, Alarme antifurto, Ar-condicionado automático de dois quadrantes com saída de ar para a segunda fileira de bancos, Assoalho da segunda fileira com nivelador de altura, Banco traseiro bipartido na proporção 60/40, Bancos dianteiros com ajuste elétrico (motorista 10 direções / passageiro 6 direções), Bancos dianteiros com aquecimento e ventilação, Bancos em couro, Cabine dupla para até 5 ocupantes, Câmera de estacionamento traseiro com Park View, Central de Informações Veiculares programável, Cinto de segurança de 3 pontos para todos os cinco ocupantes, Compartimento de carga sob o assento traseiro, Console central dianteiro com porta-objetos, Controle Eletrônico de Velocidade, Controle remoto de abertura das portas, Entrada auxiliar para equipamentos eletrônicos e entrada USB remota, Engates dianteiros (2), Espelhos de cortesia iluminados, Faróis dianteiros de neblina, Faróis dianteiros halógenos com sensor crepuscular, Freios com ABS nas 4 rodas, Função Keyless Enter & Go (abertura das portas, RamBox, caçamba e ignição sem o uso da chave), Para-choques dianteiro/traseiro e grade dianteira cromados; maçanetas cromadas; carroceria com detalhes cromados e grade cromada dianteira RAM, Painel com acabamento em couro, cromado e imitação de madeira, Painel de Instrumentos com Tela TFT 7″ Colorida, Porta-objeto sob o assoalho do banco de trás, Porta-objetos RamBox nas laterais da caçamba (2), Portas com abertura de até 85º (Facilita embarque de pessoas e cargue), Portas com acabamento em couro, cromado e imitação de madeira, Programa Eletrônico de estabilidade ESC, Retrovisor interno antiofuscante automático, Retrovisores com luzes direcionais integradas, Retrovisores externos com acionamento elétrico, Retrovisores externos com aquecimento, Roda 18″ alumínio (265/70 R18), Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, Sistema 4 X 4 com comando eletrônico, Sistema Bluetooth Uconnect, Sistema memória do banco do motorista e espelhos retrovisores, Sistema de Áudio Premium com 9 alto-falantes + 1 subwoofer, Sistema de freio motor (Diesel-Exhaust-Brake), Sistema Remote Start, partida do motor de fora do veículo (até 100m de distância), com acionamento automático do Ar condicionado ou Aquecedor dependendo da temperatura externa, Tampa traseira da caçamba com chave, Uconnect de 8,4″ com Android Auto e Apple Car Play, Vidro traseiro de acesso à caçamba elétrico, Volante aquecido com controles de áudio integrados, controle de cruzeiro e bluetooth, Volante em couro, Volante com regulagem de altura e profundidade.

OPCIONAIS: nenhum.

RAM 2500 2019 – preço

  • RAM 2500 Laramie 4×4 Turbo Diesel 2019 – R$ 264.900 (+ frete)

RAM 2500 2019 – motor

RAM 2500 2019: preço, consumo, novidades, equipamentos, motor e fotos

O motor usado na RAM 2500 2019 certamente é um de seus aspectos mais impressionantes e divertidos. Afinal, não é todo dia que você vai dirigir uma picape com tanta potência.

O propulsor Cummins é turbo diesel e tem 6,7 litros, sendo dianteiro, longitudinal e com injeção direta de combustível, além de seis cilindros em linha e 24 válvulas.

Como resultado, são 330 cavalos de potência a 2.800 rotações por minuto e absurdos 104 kgfm de torque disponíveis logo a 1.600 rpm.

O conjunto conta ainda com uma transmissão automática de seis velocidades, com trocas manuais na alavanca, conversor de torque e tração 4×4 com reduzida (existem também as opções de tração traseira e 4×4).

Outra função é a chamada Tow/Haul, que ajuda a evitar trocas de marcha desnecessárias quando a picape está carregada ou rebocando algo. Nessa mesma situação, a RAM 2500 2019 também usa o motor para parar o veículo, utilizando o freio motor Diesel-Exhaust Brake.

Tudo isso foi implementado na enorme picape em 2014, quando o motor Cummins foi recalibrado, passando de 310 para 330 cavalos (acréscimo de 4%) e de 84 para 104 kgfm de torque (impressionante aumento de 23,8%).

RAM 2500 2019 – desempenho e consumo

RAM 2500 2019: preço, consumo, novidades, equipamentos, motor e fotos

Quando você desembolsa quase R$ 265.000 numa picape, talvez a preocupação com o consumo não exista. Além disso, o desempenho de um veículo voltado ao trabalho não se resume a aceleração e velocidade final.

Mesmo assim, os números da RAM 2500 2019 nesses quesitos não decepcionam. Falando sobre seu desempenho, os números oficiais da marca indicam uma aceleração de 0 a 100 km/h em 11 segundos, e sua velocidade final é limitada em 160 km/h. Vale lembrar que a picape pesa 3.410 kg.

Já o consumo entrega o tamanho do veículo. São 6 km/l de média em vias urbanas e 8 km/l nos trechos rodoviários.

RAM 2500 2019 – manutenção e revisão

Se a RAM 2500 2019 custa tão caro, será que os compradores desse modelo podem esperar valores igualmente salgados na hora de fazer a manutenção da picape?

Infelizmente, essa é uma pergunta difícil de ser respondida. A RAM não disponibiliza uma tabela de preços de suas revisões periódicas, assim como as concessionárias também não fazem.

Com base nas informações dadas por alguns proprietários, disponíveis em fóruns, fica claro que os preços são realmente bem altos. Além disso, as revisões devem ser feitas a cada 6 meses ou 12 mil km.

RAM 2500 2019 – ficha técnica

Motor

6.7 Cummins

Tipo

Dianteiro, Longitudinal e Diesel

Número de cilindros

6 em linha

Cilindrada em cm3

6.690

Válvulas

24

Taxa de compressão

16,2:1

Injeção eletrônica de combustível

Direta

Potência Máxima

330 cv a 2.800 rpm

Torque Máximo

104 kgfm a 1.600 rpm

Transmissão

Tipo

Automático de seis marchas

Tração

Tipo

Integral

Freios

Tipo

Discos ventilados (dianteira e traseira)

Direção

Tipo

Hidráulica

Suspensão

Dianteira

Eixo rígido

Traseira

Eixo rígido

Rodas e Pneus

Rodas

Roda de 18″

Pneus

275/70 R18

Dimensões

Comprimento total (mm)

6.030

Largura (mm)

2.009

Altura (mm)

1.974

Distância entre os eixos (mm)

3.797

Capacidades

Capacidade de carga (kg)

1.030 (reboque: 7.750 kg)

Tanque (litros)

117

Peso vazio em ordem de marcha (kg)

3.410

Peso bruto total (kg)

4.440

Ângulo de saída

27 graus

RAM 2500 2019 – fotos

 

RAM 2500 2019: preço, consumo, novidades, equipamentos, motor e fotos
Nota média 5 de 4 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email