RAM 2500 2022: preço, consumo, equipamentos, motor (e fotos)

RAM 2500 2022: preço, consumo, equipamentos, motor (e fotos)

Não é fácil passar despercebido quando você está dirigindo uma RAM 2500 2022. Sonho de consumo de muitos picapeiros no Brasil, o modelo realmente impressiona por seu tamanho e força.


Conhecida por ser uma das poucas picapes grandes à venda no Brasil, a RAM 2500 já está por aqui desde 2005, quando era vendida na versão SLT.

Na época, era conhecida como uma picape Dodge, sendo que em 2009 a RAM se separou e virou uma marca independente, como parte do processo de reestruturação do Grupo Chrysler.

Atualmente, a RAM 2500 pode ser reservada no site da marca apenas na versão mais equipada Laramie, sem opcionais, por R$ 427.990.

Seu alto preço impede vendas expressivas. Em 2020, por exemplo, a RAM 2500 fechou na 20ª posição entre os comerciais leves mais vendidos, com 1.475 unidades emplacadas. Ainda assim, esse foi seu recorde de vendas no país.

Em 2021, levando em conta os dados até agosto, a gigante já acumulou 2.014 unidades, o que impressiona e indica outro recorde de vendas.

RAM 2500 2022 – detalhes

RAM 2500 2022: preço, consumo, equipamentos, motor (e fotos)

Se fosse necessário usar um único adjetivo para descrever a RAM 2500 2022, este certamente estaria relacionado à sua imponência. Afinal, tudo nessa picape é monstruoso.

É verdade que não estamos tão acostumados com veículos desse porte por aqui, como os norte-americanos estão. Mesmo assim, é impossível passar despercebido quando você tem esse veículo nas mãos.

A dianteira da RAM 2500 2022 já mostra isso claramente, inclusive pelo extenso uso de cromados (que aparecem nas grades, para-choques, frisos, estribos, espelhos retrovisores e rodas). Os faróis contam com LEDs diurnos, e o para-choque vem com sensores de estacionamento.

RAM 2500 2022: preço, consumo, equipamentos, motor (e fotos)

Andando pela lateral da RAM 2500 2022, mais itens cromados e o nome do modelo bem destacado na coluna A. As rodas parecem pequenas no conjunto, mas não se engane: elas são de 18 polegadas e de alumínio polido, com pneus  265/70 R18.

Já na traseira, a picape continua com o mesmo estilo. O para-choque, que também é cromado, conta com importantes sensores de estacionamento (que também aparecem na dianteira), pois não deve ser fácil estacionar um veículo desse tamanho.

Mas o principal na parte traseira é a enorme caçamba da RAM 2500 2022, que conta com uma capacidade de carga de 1.030 kg (a capacidade de reboque é de 7.750 kg, recorde na categoria).

Além disso, a picape conta com a inteligente solução dos dois porta-objetos Ram Box nas laterais, cada um podendo levar 102 litros, além de ter fechadura e sistema de segurança remoto.

RAM 2500 2022: preço, consumo, equipamentos, motor (e fotos)

O interior da RAM 2500 2022 apresenta um excelente nível de conforto e equipamentos, pra americano nenhum botar defeito.

Até cinco ocupantes adultos viajam com muito conforto (poderiam ser até seis, pois o console central é enorme), e os porta-objetos estão espalhados por todos os lados.

Apesar de ser um veículo voltado para o trabalho pesado, ele também é muito confortável e seguro.

Sua lista de equipamentos inclui, por exemplo, bancos em couro com ajustes elétricos (10 para o motorista e 6 para o passageiro), além de ventilação e aquecimento nos dianteiros, ar-condicionado dual zone com saída traseira, sistema de som premium com 9 alto-falantes e subwoofer, volante com ajustes de altura e profundidade, entre outros.

No quesito segurança, a RAM 2500 2022 também não decepciona. São seis airbags, controles de tração e estabilidade, controle de balanço do reboque, monitoramento eletrônico de rolagem da carroceria, sistema de alerta de frenagem, Isofix e outros.

O que move tudo isso também é tão impressionante como os outros atributos da RAM 2500 2022: um motor turbo diesel Cummins de 6,7 litros. Esse enorme propulsor, que tem seis cilindros em linha, desenvolve 365 cv e 110,6 kgfm de torque, e é associado a uma transmissão automática de seis marchas e tração 4×4 com reduzida.

O preço atual da RAM 2500 2022 é de R$ 427.990, o que deixa claro que essa picape não é mesmo para qualquer um. Não existem opcionais, mas sim uma extensa lista de acessórios originais, que podem aumentar ainda mais o valor final para levá-la para casa.

RAM 2500 2022 – novidades

RAM 2500 2022: preço, consumo, equipamentos, motor (e fotos)

A última novidade da RAM 2500 2022 foi a chegada da versão especial Quarto de Milha (em agosto de 2021), pensada para atender exclusivamente para os sócios da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM).

Com apenas 52 unidades disponíveis, em referência aos 52 anos da ABQM, ela traz rodas exclusivas, logo da versão nas portas dianteiras, cab lights e estribo elétrico. O preço não foi divulgado e ela está disponível nas cores preto ou branco.

Antes disso, e ainda em sua linha 2021, a RAM 2500 ganhou algumas novidades interessantes durante esse ano, sendo que a primeira delas envolve algo que seus clientes talvez nem se preocupem: a economia.

Em março de 2021, a marca anunciou que suas revisões passariam a ser anuais (antes eram feitas a cada 6 meses) ou a cada 24.000 km, sempre o que ocorrer primeiro. Segundo a Stellantis, ainda houve uma redução de 11% nos valores dessas paradas, como você pode conferir em detalhes na sequência dessa matéria.

A outra novidade, talvez mais importante, foi o lançamento da versão Rodeo, uma edição especial com apenas 100 unidades. Ela foi anunciada em maio de 2021, e todas foram vendidas em apenas 10 horas, o que fez a RAM anunciar que poderá trazer outro lote.

Ela custa R$ 10.000 a mais que a versão Laramie, saindo então por R$ 437.990, e vem preparada para puxar reboques do tipo quinta roda. As mudanças incluem cinco furos no piso da caçamba, tomada de 115 volts e saídas de 4 e 7 pinos para alimentação do trailer.

Além disso, ela vem com estribos laterais maiores e uma capacidade de 1.628 litros na caçamba (402 litros a mais que a Laramie), sendo a picape de cabine dupla com maior capacidade do país. Por outro lado, ela perde as RamBox.

RAM 2500 2022: preço, consumo, equipamentos, motor (e fotos)

Visualmente, a RAM 2500 Rodeo pode ser reconhecida pela nova grade cromada, ganchos no para-choque, rodas de 18 polegadas exclusivas, novas luzes de LED no teto e o emblema referente à versão.

Por dentro, ela ainda recebe um terceiro assento na fileira da frente, oferecendo espaço para seis ocupantes, sendo que esse assento central pode ser rebatido para virar um apoio de braço com porta-copos.

Na parte mecânica, ela continua sendo oferecida apenas com o poderoso motor 6.7 turbodiesel de 365 cv e 110,7 kgfm de torque, com câmbio automático de seis marchas.

Confira as novidades anteriores:

A linha 2021 da RAM 2500 não teve grandes novidades, já que a marca estava se preparando para lançar no Brasil outro modelo, a RAM 1500 Rebel, que foi lançada inicialmente em sua versão mais equipada (por R$ 420.000) e esgotou as 100 unidades em apenas 18 horas.

Mas durante o ano de 2020, a RAM 2500 ganhou um pacote opcional que é visto até como um modelo separado. Estamos falando da RAM 2500 Night Edition, uma edição limitada que custa R$ 5 mil a mais que o modelo Laramie.

Basicamente, essa versão troca os cromados pelo acabamento preto, o que aparece no para-choque, estribos, maçanetas e retrovisores. As rodas tem um estilo próprio, enquanto que o interior segue o padrão e é todo preto. Em termos de equipamentos ou mecânica, nenhuma mudança.

RAM 2500 2022: preço, consumo, equipamentos, motor (e fotos)

Confira abaixo as novidades da linha 2020:

A lista de novidades apresentadas para a RAM 2500 2020 envolve mudanças no exterior, na motorização e na lista de equipamentos, já que estamos recebendo o modelo renovado por aqui.

Falando sobre o visual, podemos notar que as diferenças se concentram na dianteira. Ali a picapona recebeu o conjunto de grade e faróis parecidos com a irmã menor 1500. As lanternas também foram atualizadas, e o extenso uso de cromados por todos os lados continua sendo uma marca do modelo.

Além disso, outras mudanças no exterior incluem antena do tipo tubarão, novo capô com badge do modelo, faróis em LED, retrovisores externos com múltiplas funções, estribo lateral cromado, entre outros.

Por dentro, a nova RAM 2500 2020 recebeu ainda mais equipamentos, como frenagem autônoma de emergência, monitoramento de pressão dos pneus (incluindo o trailer), câmera 360º, piloto automático adaptativo, caçamba com câmera e uma nova central multimídia que é a estrela da cabine. Sua tela é de 12 polegadas, e todos os comandos podem ser acessados por ali. A marca destacada que essa é a maior tela encontrada em uma picape.

Finalmente, a última e importante mudança foi uma atualização no motor Cummins de 6,7 litros turbodiesel. Ele passou de 330 para 365 cv e o torque pulou de 104 para 110,6 kgfm. O câmbio continua o mesmo automático de seis velocidades da Aisin, feito de forma especial para aguentar o torque da picape.

RAM 2500 2022: preço, consumo, equipamentos, motor (e fotos)

RAM 2500 2022 – versões

  • RAM 2500 Laramie 4×4 Turbo Diesel 2022
  • RAM 2500 Quarto de Milha 4×4 Turbo Diesel 2022

Cores disponíveis: Granito Crystal, Prata Billet e Marrom Walnut (metálicas), Branco Pérola, Azul Patriot e Preto Diamond (perolizada) e Vermelho Flame (sólida).

Acabamento do interior: Preto ou Caramelo.

RAM 2500 2022 – equipamentos

RAM 2500 Laramie 4×4 Turbo Diesel 2022 – motor 6.7 turbo diesel, com seis cilindros em linha e 24 válvulas, com 365 cv e 110,6 kgfm de torque, com transmissão automática de seis marchas e tração 4×4 com reduzida.

ITENS DE SÉRIE: Abertura das janelas dianteiras com um toque, Airbags dianteiros de múltiplos estágios, Airbags laterais dianteiros/traseiros tipo cortina, Airbags laterais suplementares montados nos bancos dianteiros, Alarme antifurto, Ar-condicionado automático de dois quadrantes com saída de ar para a segunda fileira de bancos, Assoalho da segunda fileira com nivelador de altura, Banco traseiro bipartido na proporção 60/40, Bancos dianteiros com ajuste elétrico (motorista 10 direções / passageiro 6 direções), Bancos dianteiros com aquecimento e ventilação, Bancos em couro, Cabine dupla para até 5 ocupantes, Câmera de estacionamento traseiro com Park View e 360º, Central de Informações Veiculares programável, Central multimídia com tela de 12 polegadas, Cinto de segurança de 3 pontos para todos os cinco ocupantes, Compartimento de carga sob o assento traseiro, Console central dianteiro com porta-objetos, Controle Eletrônico de Velocidade, Controle remoto de abertura das portas, Entrada auxiliar para equipamentos eletrônicos e entrada USB remota, Engates dianteiros (2), Espelhos de cortesia iluminados, Faróis dianteiros de neblina, Faróis dianteiros halógenos com sensor crepuscular, Freios com ABS nas 4 rodas, Frenagem autônoma de emergência, Função Keyless Enter & Go (abertura das portas, RamBox, caçamba e ignição sem o uso da chave), Monitoramento de pressão dos pneus (incluindo o trailer), Para-choques dianteiro/traseiro e grade dianteira cromados; maçanetas cromadas; carroceria com detalhes cromados e grade cromada dianteira RAM, Painel com acabamento em couro, cromado e imitação de madeira, Painel de Instrumentos com Tela TFT 7″ Colorida, Piloto automático adaptativo, Porta-objeto sob o assoalho do banco de trás, Porta-objetos RamBox nas laterais da caçamba (2), Portas com abertura de até 85º (Facilita embarque de pessoas e cargue), Portas com acabamento em couro, cromado e imitação de madeira, Programa Eletrônico de estabilidade ESC, Retrovisor interno antiofuscante automático, Retrovisores com luzes direcionais integradas, Retrovisores externos com acionamento elétrico, Retrovisores externos com aquecimento, Roda 18″ alumínio (265/70 R18), Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, Sistema 4 X 4 com comando eletrônico, Sistema Bluetooth Uconnect, Sistema memória do banco do motorista e espelhos retrovisores, Sistema de Áudio Premium com 9 alto-falantes + 1 subwoofer, Sistema de freio motor (Diesel-Exhaust-Brake), Sistema Remote Start, partida do motor de fora do veículo (até 100m de distância), com acionamento automático do Ar condicionado ou Aquecedor dependendo da temperatura externa, Tampa traseira da caçamba com chave, Uconnect de 8,4″ com Android Auto e Apple Car Play, Vidro traseiro de acesso à caçamba elétrico, Volante aquecido com controles de áudio integrados, controle de cruzeiro e bluetooth, Volante em couro, Volante com regulagem de altura e profundidade.

RAM 2500 Quarto de Milha 4×4 Turbo Diesel 2022 – motor 6.7 turbo diesel, com seis cilindros em linha e 24 válvulas, com 365 cv e 110,6 kgfm de torque, com transmissão automática de seis marchas e tração 4×4 com reduzida.

ITENS DE SÉRIE: itens acima + rodas exclusivas, estribos elétricos, cab lights, badges da versão, entre outros.

RAM 2500 2022 – preço

  • RAM 2500 Laramie 4×4 Turbo Diesel 2022 – R$ 427.990
  • RAM 2500 Quarto de Milha 4×4 Turbo Diesel 2022 – preço indisponível

RAM 2500 2022 – motor

RAM 2500 2022: preço, consumo, equipamentos, motor (e fotos)

O motor usado na RAM 2500 2022 certamente é um de seus aspectos mais impressionantes e divertidos. Afinal, não é todo dia que você vai dirigir uma picape com tanta potência.

O propulsor Cummins é turbo diesel e tem 6,7 litros, sendo dianteiro, longitudinal e com injeção direta de combustível, além de seis cilindros em linha e 24 válvulas.

Como resultado, são 365 cavalos de potência a 2.800 rotações por minuto e absurdos 110,6 kgfm de torque disponíveis logo a 1.600 rpm.

O conjunto conta ainda com uma transmissão automática de seis velocidades, com trocas manuais na alavanca, conversor de torque e tração 4×4 com reduzida (existem também as opções de tração traseira e 4×4).

Outra função é a chamada Tow/Haul, que ajuda a evitar trocas de marcha desnecessárias quando a picape está carregada ou rebocando algo. Nessa mesma situação, a RAM 2500 2022 também usa o motor para parar o veículo, utilizando o freio motor Diesel-Exhaust Brake.

Tudo isso foi implementado na enorme picape em 2014, quando o motor Cummins foi recalibrado, passando de 310 para 330 cavalos (acréscimo de 4%) e de 84 para 104 kgfm de torque (impressionante aumento de 23,8%).

RAM 2500 2022 – desempenho e consumo

RAM 2500 2022: preço, consumo, equipamentos, motor (e fotos)

Quando você desembolsa quase R$ 430 mil numa picape, talvez a preocupação com o consumo não exista. Além disso, o desempenho de um veículo voltado ao trabalho não se resume a aceleração e velocidade final.

Mesmo assim, os números da RAM 2500 2022 nesses quesitos não decepcionam. Falando sobre seu desempenho, os números oficiais da marca indicam uma aceleração de 0 a 100 km/h em 11 segundos, e sua velocidade final é limitada em 160 km/h. Vale lembrar que a picape pesa 3.410 kg.

Já o consumo entrega o tamanho do veículo. São 6 km/l de média em vias urbanas e 8 km/l nos trechos rodoviários.

RAM 2500 2022 – manutenção e revisão

Se a RAM 2500 2022 custa tão caro, será que os compradores desse modelo podem esperar valores igualmente salgados na hora de fazer a manutenção da picape?

Talvez a resposta te surpreenda, já que a marca aposta em preços diferenciados para cada parada numa tentativa de mostrar que não é tão difícil manter a picape. Confira:

  • 24.000 km ou 12 meses – R$ 2.118
  • 48.000 km ou 24 meses – R$ 2.932
  • 72.000 km ou 36 meses – R$ 2.523

Conforme vemos acima, você terá um gasto maior a cada 2 revisões, lembrando que elas são feitas a cada 24 mil km, diferente das convencionais paradas a cada 10 mil km dos carros a gasolina.

RAM 2500 2022 – ficha técnica

Motor

6.7 Cummins

Tipo

Dianteiro, Longitudinal e Turbodiesel

Número de cilindros

6 em linha

Cilindrada em cm3

6.690

Válvulas

24

Taxa de compressão

16,2:1

Injeção eletrônica de combustível

Direta

Potência Máxima

365 cv a 2.800 rpm

Torque Máximo

110,6 kgfm a 1.600 rpm

Transmissão

Tipo

Automático de seis marchas

Tração

Tipo

Integral

Freios

Tipo

Discos ventilados (dianteira e traseira)

Direção

Tipo

Hidráulica

Suspensão

Dianteira

Eixo rígido

Traseira

Eixo rígido

Rodas e Pneus

Rodas

Roda de 18″

Pneus

275/70 R18

Dimensões

Comprimento total (mm)

6.065

Largura (mm)

2.120

Altura (mm)

2.037

Distância entre os eixos (mm)

3.784

Capacidades

Capacidade de carga (kg)

1.071 (reboque: 7.750 kg)

Tanque (litros)

138

Peso vazio em ordem de marcha (kg)

3.465

Peso bruto total (kg)

4.536

Ângulo de saída

27 graus

RAM 2500 2022 – fotos

 

Viny Furlani

Formado em Gestão de Negócios, trabalha no segmento automotivo há mais de 17 anos. Em 2009, passou a escrever avaliações e notícias sobre carros, totalizando mais de 2.000 artigos, em vários sites. Além das matérias escritas para o NA, também cuida das mídias sociais do site.