*Destaque Honda Linha 2020 SUVs

HRV 2020: preço, consumo, versões, motor, equipamentos (detalhes)

HRV 2020: preço, consumo, versões, motor, equipamentos (detalhes)

O Honda HRV é, atualmente, um dos crossovers de porte compacto que mais vende no mercado brasileiro. O modelo fechou os 10 primeiros meses de 2019 com quase 40 mil unidades vendidas, ficando em quinto lugar entre os SUVs. Com esse volume, o japonês ficou atrás apenas de Jeep Renegade, Jeep Compass, Hyundai Creta e Nissan Kicks.


Porém, não há motivos muito relevantes que explicam todo esse sucesso do HRV 2020 no mercado brasileiro. O crossover da Honda é aquele tipo de carro que é bom em tudo, mas não é melhor em nada. Ele agrada pela gama de versões variada, dose de equipamentos adequada, bom acabamento, espaço interno considerável, motorização eficiente e design equilibrado.

Além disso, ele carrega na bagagem a boa fama da qualidade dos produtos Honda, bem como a excelência no serviço de pós-venda prestado pela marca.

A linha 2020 do Honda HRV foi anunciada recentemente. O crossover compacto recebeu novos equipamentos e um novo motor para sua versão topo de linha, a Touring.


Seus preços agora partem de R$ 94,4 mil, podendo beirar os R$ 140 mil em sua configuração mais completa.

HRV 2020: preço, consumo, versões, motor, equipamentos (detalhes)

Honda HRV 2020 – história

O Honda HRV surgiu originalmente em 1999 como um crossover compacto que media 4,00 m na versão de duas portas e 4,11 m com quatro portas. Tinham formas bem quadradas e a plataforma encurtada do Civic, sendo derivado do sedã City, ainda não associado com o Fit, que surgiria dois anos depois no Japão. Esse crossover foi feito até 2006 e nunca foi oferecido no Brasil.

Após muitos anos, a Honda relançou o HRV, mas agora sob um visual mais agressivo e atual, sendo oferecido como um crossover. Aqui no Brasil ele compete diretamente com Hyundai Creta, Jeep Renegade e Nissan Kicks.

Nascido como Vezel no Japão, o modelo aproveitou a plataforma do Fit da terceira geração para ganhar forma, tendo o entre eixos sido ampliado para 2,61 m.

No comprimento, manteve 4,29 m. Na altura, ele tem 1,58 m e outros 1,77 m de largura. O grande espaço interno herdado geneticamente do Fit garante ao Honda HRV um bom espaço interno, com 437 litros no porta-malas e sistema ULTra com posicionamento de cargas no interior. O tanque centralizado sob os bancos dianteiros ajuda a criar mais espaço atrás.

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O Honda HRV apareceu como Vezel no Japão com motorização 1.5 de 130 cv com CVT e uma versão híbrida com motor elétrico e transmissão de dupla embreagem com sete marchas.

Depois, foi a vez da China receber o modelo, mas lá a Honda criou uma variante para uma de suas sócias locais, chamado XRV. O visual é bem diferente na parte frontal e traseira, mas em essência é o mesmo crossover original.

No Brasil, o Honda HRV chegou com produção em Sumaré-SP, embora a montadora tenha outra fábrica pronta em Itirapina-SP, que permanece fechada até que o mercado reaqueça. Aqui, o crossover chegou com motor 1.8 i-VTEC FlexOne com característica única entre os carros bicombustíveis no país.

Ele entrega 140 cv com gasolina, mas com etanol, a potência é menor: 139 cv. Ambos são obtidos a 6.300 rpm. Já os torques são de 17,3 kgfm com gasolina e 17,4 kgfm com etanol, conseguidos em 5.000 rpm.

O carro foi ofertado com câmbio manual de cinco marchas ou automático do tipo CVT entre 2015 e 2018, mas a linha 2019 foi anunciada somente com a transmissão automática CVT. Já na linha 2020, ele ganhou o esperado motor 1.5 turbo para sua versão mais cara.

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Honda HRV 2020 – detalhes

O Honda HRV 2020 tem um conjunto agradável e equilibrado. No quesito visual, o carro ostenta uma dianteira com formato pronunciado, marcada pelos faróis espichados com filete de luzes diurnas em LED, que são conectados à grade com uma barra cromada na parte superior e uma tomada de ar mais larga lobo abaixo.

Os para-choques do modelo na linha 2019 ficaram mais largos para acompanhar o novo conjunto e também foram redesenhados. Nas laterais, ele dispõe de vincos marcantes na lataria e uma boa solução que “camufla” as maçanetas traseiras na coluna dos vidros, deixando o aparato mais limpo.

Merece destaque ainda o teto com um caimento suave do teto na parte traseira, o que contribui para a aerodinâmica. A traseira, inclusive, tem lanternas com guias em LED e formato que invade parte da tampa do porta-malas.

Nas dimensões, são 4,29 metros de comprimento, 1,77 m de largura e 1,58 m de altura, com distância entre-eixos de 2,61 m. O porta-malas do carro, por sua vez, tem capacidade para 437 litros, podendo ser ampliado com o bom sistema Magic Seat de configuração dos bancos.

O interior do Honda HRV 2020 também repete o padrão de boas soluções do exterior. O destaque vai para o painel com desenho horizontal, que dispõe de nada mais, nada menos que três saídas de ar na frente do passageiro dianteiro, além de outras duas no lado do motorista.

HRV 2020: preço, consumo, versões, motor, equipamentos (detalhes)

Ele tem também um console central elevado que praticamente “divide” a área do motorista e do passageiro. A peça dispõe de um elemento vazado na parte inferior que permite a acomodação de um smartphone, com direito inclusive a uma tomada USB para carregar aparelhos eletrônicos. Há ainda apoio de braço ajustável em distância e porta-copos.

Os bancos são largos e confortáveis, tendo posição de dirigir elevada. Vidros, travas e retrovisores possuem comandos bem ergonômicos e o teto é alto.

Na traseira, o banco bipartido tem sistema Magic Seat que permite ao assento elevar-se verticalmente para a colocação de um objeto alto ou ser rebatido até o assoalho com o encosto junto, a fim de permitir um objeto maior longitudinalmente.

O banco do passageiro dianteiro também pode ter o encosto rebatido para trás, a fim de criar uma plataforma longa e plana para objetos ainda mais longos, tais como bicicletas ou pranchas, por exemplo.

Já na plataforma, o Honda HRV 2020 possui suspensão dianteira McPherson montada em um subframe com barra estabilizadora reforçada atrás do eixo. Molas helicoidais e amortecedores telescópicos estão presentes.

Na traseira, há um eixo de torção com molas helicoidais e amortecedores separados. O tanque de combustível de 51 litros fica sob o assoalho central, logo abaixo dos bancos dianteiros e com proteção adicional contra impactos.

Honda HRV 2020 – novidades

O Honda HRV 2020 mantém as boas novidades apresentadas na linha do ano passado e acrescenta mais equipamentos para todas as versões, além de trazer de volta a versão topo de linha Touring.

No quesito visual, o HRV 2020 não teve grandes alterações, já que isso ocorreu recentemente. O que ele traz de novo fica limitado ao design da versão Touring, que tem faróis principais e de neblina em full LED e nova grade dianteira, com acabamento em black piano.

Outro destaque exterior fica por conta do teto solar panorâmico, presente nessa versão e que dá um estilo único ao HRV Touring. Finalmente, na parte traseira esse modelo mais caro ostenta o logotipo “Turbo” e duas saídas cromadas do escape.

Além de tudo isso, o modelo continua com as novidades da linha 2019. Nessa atualização, ele recebeu nova grade frontal, mais larga e com uma grossa barra cromada horizontal que ostenta o “H” da Honda no centro, avançando sobre os novos faróis. Eles, inclusive, agora têm sistema de projetor no farol baixo e luzes diurnas de LED integradas desde a versão mais básica. O para-choque também é novo e ficou mais encorpado.

Já nas laterais, há novas rodas de liga-leve de 17 polegadas. A traseira exibe lanternas com guias de LED horizontais e acabamento inferior escurecido, também de série em todas as configurações.

A gama de cores do Honda HRV 2020 agora tem as opções Branco Tafetá (sólido), Azul Cósmico, Prata Platinum, Cinza Barium (metálicos), Branco Estelar, Preto Cristal e Vermelho Mercúrio (perolizados).

O interior da linha 2020 passa a dispor de acabamento nas cores cinza claro ou preto para bancos (que são de couro), laterais de porta (com costuras duplas), console central e painel.

HRV 2020: preço, consumo, versões, motor, equipamentos (detalhes)

Outras novidades que os ocupantes verão no interior do Honda HRV Touring são a tecnologia Smart Entry, que permite a abertura sem uso de chave, botão de partida, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera de ré com três modos de visualização e o sistema Honda LaneWatch.

Esse sistema tem uma câmera instalada no retrovisor direito, ampliando o ângulo de visão do motorista e eliminando pontos cegos. Tudo isso pode ser visto no sistema multimídia, que traz tela de 7 polegadas sensível ao toque e conexão Apple CarPlay e Android Auto, além de navegador GPS.

Além das novidades exclusivas dessa versão mais cara, o Honda HRV 2020 também ganhou novos equipamentos em todas as outras versões. A opção EXL agora é equipada com sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e nova grade frontal com acabamento em Black Piano.

A versão EX recebeu a central multimídia de 7 polegadas touchscreen, com conectividade aos sistemas Apple CarPlay e Android Auto, além de sensores de estacionamento traseiros. Por fim, a versão LX ganhou câmera de ré integrada à central multimídia de 5″, com três modos de visão.

Honda HRV 2020 – versões

A nova linha Honda HRV 2020 foi anunciada nas versões LX, EX, EXL e Touring, equipadas com motor 1.8 flex e transmissão automática CVT ou o motor 1.5 turbo.

Confira a atual gama do Honda HRV 2020:

  • Honda HRV LX 1.8 CVT 2020
  • Honda HRV EX 1.8 CVT 2020
  • Honda HRV EXL 1.8 CVT 2020
  • Honda HRV Touring 1.5T CVT 2020

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Honda HRV 2020 – equipamentos

Honda HRV LX 1.8 CVT 2020: Airbags – 2(UN) Frontais, Brake light, Alarme, Aviso sonoro do cinto de segurança para motorista e passageiro, Cinto de segurança dianteiro de 3 pontos c/ pré-tensionador/ lim. força e reg. altura, Cinto de segurança traseiro de 3 pontos e encosto de cabeça para todos os ocupantes, Chave do tipo canivete com controle de abertura/fechamento das portas e dos vidros elétricos, Vidros elétricos com função 1 toque para todos ocupantes e sistema antiesmagamento, Estrutura de deformação progressiva ACE, Freios a disco nas 4 rodas com Sistema ABS e EBD(Anti-lock Brake System/Electronic Brake Distribution), Freio de estacionamento eletrônico EPB(Electric Parking Brake) com função Brake Hold, Sistema ISOFIX de fixação de cadeirinha infantil na base do assento traseiro para os dois lados, Sistema de alerta de frenagem emergencial ESS(Emergency Stop Signal), Sistema HSA(Hill Start Assist) – Assistente de partidas em aclives, Sistema VSA(Vehicle Stability Assist) – Assistente de tração e estabilidade, Sistema Immobilizer, Trava de segurança central dos vidros dos passageiros, Trava de segurança nas portas traseiras, Travas elétricas com travamento automático acima de 15 km/h, Aerofólio traseiro, Antena na parte traseira do teto, Luz de rodagem diurna(DRL) e lanternas traseiras em LED, Farol de Neblina, Grade frontal cromada, Para-brisa degradê, Maçanetas externas na cor do veículo, Invisible Handle – Maçaneta externa da porta traseira embutida na coluna, Retrovisores elétricos na cor do veículo, Console central com acabamento na área superior em blackpiano, Acabamento em couro no console central, descansa-braço dianteiro e apoio de braço das portas, Painel e portas com revestimento soft-touch (macio ao toque), Ar-condicionado manual, Áudio com visor LCD de 5 polegadas, Câmera de marcha a ré multivisão com guias de referência, Bluetooth com comando HFT-(Hands Free Telephone) no volante, Piloto automático (cruise control), Conexões: entradas USB, auxiliar P2 e tomada 12 volts, Sistema de áudio AM/FM com 4 alto-falantes, Freio de estacionamento eletrônico EPB(Electric Parking Brake) com função Brake Hold, Volante com ajustes de comandos de áudio e piloto automático, Coluna de direção ajustável em altura e profundidade, Banco do motorista com regulagem de altura, Banco traseiro bipartido(60/40), Magic Seat Honda – exclusivo sistema de configuração dos bancos, Revestimento dos bancos em tecido, Apoio para os pés, Alavanca interna de abertura do bocal de abastecimento, Console central elevado com porta copos emborrachado, Descansa-braço dianteiro com compartimento porta-objetos, Desembaçador do vidro traseiro, Encosto de cabeça para todos os ocupantes, Iluminação interna dianteira individual, Limpador de para-brisa com função intermitente + variável, Painel com computador de bordo multifunções, Pára-sóis com espelho de vaidade com motorista e passageiro com iluminação, Porta-malas com iluminação interna, Porta-objetos nas portas dianteiras e Porta-revistas atrás dos bancos dianteiros do passageiro.

Honda HRV EX 1.8 CVT 2020: itens acima + airbags laterais, Rack de teto, Ar-condicionado digital FULL Touchscreen, Multimídia 7” multi-touchscreen com interface para smartphones Android Auto e Apple CarPlay, Sensores de estacionamento traseiro e Detalhes das portas e maçanetas internas cromados.

Honda HRV EXL 1.8 CVT 2020: itens acima + Acendimento automático de faróis (sensor crepuscular), Airbags – 6(UN) Frontais, Laterais de Cortina, Freios a disco nas 4 rodas com Sistema ABS e EBD (Anti-lock Brake System/Electronic Brake Distribution), Rebatimento elétrico dos retrovisores e Função Tilt-Down no retrovisor do lado do passageiro e Sensores de estacionamento dianteiro.

Honda HRV Touring 1.5T CVT 2020: itens acima + Botão para desativar os sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, Botão para partida do motor(Start/ Stop Engine), Chave inteligente com controle de abertura das portas por sensor de presença, Conjunto Ótico FULL LED: Faróis alto, baixo e de neblina, luzes de rodagem diurna(DRL) e lanternas traseiras em LED, Escapamento duplo cromado, Iluminação interna traseira, Retrovisor interno fotocrômico (antiofuscamento), Sensor crepuscular: Acendimento automático dos faróis com função auto-ajuste, Sensor de chuva, Sistema AHA (Agile Handling Assist) – Assistente de dirigibilidade ágil, Sistema Honda LaneWatch – Assistente para redução de ponto cego, Smart Entry: Chave inteligente com sensor de presença para destravamento automático das portas e Teto solar panorâmico com função 1 toque e anti-esmagamento.

Honda HRV 2020 – preços

Veja abaixo os preços tabelados pela Honda para a linha do HRV 2020 no mercado nacional:

  • Honda HRV LX 1.8 CVT 2020: R$ 94.400
  • Honda HRV EX 1.8 CVT 2020: R$ 101.700
  • Honda HRV EXL 1.8 CVT 2020: R$ 111.900
  • Honda HRV Touring 1.5T CVT 2020: R$ 139.900

HRV 2020: preço, consumo, versões, motor, equipamentos (detalhes)

Honda HRV 2020 – motor

O Honda HRV 2020 é equipado com o propulsor 1.8 i-VTEC FlexOne com 140 cv com gasolina e 139 cv com etanol, ambos a 6.300 rpm. Os torques são de 17,3 kgfm com gasolina e 17,4 kgfm com etanol, em 5.000 rpm.

O motor tem comando de válvulas centralizados com a tecnologia VTEC, que permite abertura e fechamento de válvulas de forma eletrônica através de solenoides que controlam válvulas hidráulicas, abrindo e fechando as válvulas do cabeçote.

Em rotações baixas, o VTEC mantém apenas duas válvulas em cada cilindro funcionamento, sendo elas de admissão e escape. Assim, aumenta-se a compressão da mistura ar-combustível, permitindo mais força em regimes mais baixos, economizando também em combustível.

Mas, quando a rotação sobe, o VTEC abre as outras oito válvulas, mas de forma gradual, a fim de obter mais rendimento e melhor performance. Assim, o motor trabalha como se fosse dois (8V e 16V) em um.

Com esse motor, o Honda HRV 2020 possui uma condução bem interessante, embora o foco seja a economia e o conforto ao dirigir. Ele permite ao crossover fazer 7,1 km/l no álcool e 10,5 km/l na gasolina, dentro do ciclo urbano de rodagem.

Já no ciclo rodoviário, o modelo faz 8,5 km/l quando alimentado apenas com álcool e 12,1 km/l quando abastecido unicamente com gasolina. Além disso, o utilitário esportivo nipônico vai de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos e tem velocidade máxima de 175 km/h.

A linha 2020 do Honda HRV teve como uma das principais novidades a volta da versão Touring, que tem o diferencial do motor 1.5 turbo. Esse propulsor tem injeção direta e quatro cilindros, além de turbo de baixa inércia, variação de tempo de abertura das válvulas de admissão e escape (Dual VTC) e válvula wastegate eletrônica.

O conjunto entrega 173 cv a 5.500 rpm e 22,4 kgfm de torque entre 1.700 rpm a 5.500 rpm. O motor é associado à transmissão CVT, ajustada especificamente para essa versão, com características como função Kick Down e simulação de sete velocidades.

HRV 2020: preço, consumo, versões, motor, equipamentos (detalhes)

Honda HRV 2020 – consumo

Motor 1.8

Cidade – 7,7 km/l com álcool e 11 km/l com gasolina
Estrada – 8,6 km/l com álcool e 12,3 km/l com gasolina

Motor 1.5 Turbo

Cidade – 11,5 km/l com gasolina
Estrada – 14,6 km/l com gasolina

Honda HRV 2020 – desempenho

Tendo um motor de até 140 cavalos de potência e 17,4 kgfm de torque, o Honda HRV tem um desempenho adequado, melhor que seu principal concorrente, o Jeep Renegade.

O crossover da marca japonesa tem boa disposição nas saídas e retomadas, mas o foco é mesmo a economia e o conforto, não tendo nenhuma aptidão para uma condução esportiva, embora o motor ainda tem algum “gás” para faze-lo andar rápido.

Focado nas famílias, o Honda HRV 2020 tem funcionamento do motor suave e o isolamento acústico é muito bom. Com o câmbio CVT, o modelo tem aceleração linear e suave, sem grandes oscilações de rotação.

No ambiente urbano, o crossover se comporta muito bem, com a rotação variando apenas entre 1.500 e 2.000 rpm, graças ao bom torque em rotação e ao CVT, que permite manter um bom nível de funcionamento sem exigir demais do motor.

Com rodar suave e suspensão bem ajustada para o meio urbano, o Honda HRV 2020 é bem agradável e confortável, fato que o faz ser o preferido entre os utilitários esportivos do país. Nas curvas mais fechadas, ele se mantém bem neutro e a direção elétrica garante facilidade nas manobras, assim como resposta rápida nas mudanças de direção.

O conjunto não reproduz imperfeições do solo às mãos do condutor. Em buracos e depressões, o ajuste de molas e amortecedores privilegia o conforto, garantindo ainda mais comodidade.

Na estrada, o Honda HRV 2020 é ainda mais confortável. O crossover apresenta boa potência e torque para uma viagem tranquila, inclusive com subidas de serras ou grandes aclives. O conjunto é bem equilibrado e permite ao condutor ter o veículo nas mãos sem sustos, mesmo em circuitos sinuosos.

Os freios são bem eficientes. Há pouca oscilação da carroceria em ventos laterais e nas curvas, o conjunto não inclina demais, dando mais sensação de segurança. Rodando a 110 km/h, o ponteiro marca 1.800 rpm, uma rotação muito boa para uma viagem.

Com cinco pessoas e mais bagagem, o Honda HRV 2020 cumpre bem seu papel, garantindo boa autonomia com gasolina, mas necessitando de reabastecimento constante com o etanol. A força maior está na gasolina, sendo esse um incentivo da Honda para atrair os consumidores, que usam o carro não só no dia a dia, mas também em viagens de fim de semana e principalmente em férias.

Quanto maior a autonomia, mais segurança nas viagens, ainda mais quando não se sabe onde estão os pontos (navegador GPS faz buscas de postos na rota) e nem a qualidade do combustível, fundamental para o bom funcionamento do crossover e o custo da viagem.

Nas ultrapassagens, se desejar, pode-se utilizar o modo Sport, que permite melhor performance, mas com algum custo na economia de combustível. O CVT garante também reduções bem adequada e a melhor relação para cada momento da condução, permitindo ao Honda HRV 2020 ter sempre a melhor condição em cada situação.

Por outro lado, se o desejo for por uma versão que ande mais e tenha uma condução quase esportiva, a opção deverá ser a topo de linha Touring, que tem motor 1.5 turbo de 173 cv. Essa versão leva o HRV 2020 de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos, com velocidade máxima de 200 km/h.

HRV 2020: preço, consumo, versões, motor, equipamentos (detalhes)

Honda HRV 2020 – manutenção e revisão

O Honda HRV 2020 possui uma tabela de preços de revisão divulgados pelo fabricante. A manutenção é feita a cada 10.000 km, sendo que o proprietário precisa cumprir rigorosamente esses intervalos, onde várias peças e fluídos previstos nos serviços são especificados no manual do proprietário.

As revisões podem incluem óleo lubrificante, ruela do dreno do cárter, fluído de freio, filtro de combustível, filtro de ar, velas, correias em “V” e ocasionalmente fluído de refrigeração, lembrando que os carros da Honda não possuem sistema de lubrificação aberta, que requer complementação de água após o nível abaixar.

O fluído da caixa de transmissão CVT também precisa ser completado em determinados períodos, mas nunca totalmente substituído.

As concessionárias Honda possuem um registro detalhado dos serviços e dos veículos, cujos donos podem consultar serviços realizados anteriormente. Geralmente os serviços de troca de óleo e filtro de óleo são mais baratos na rede do que nas oficinas terceirizadas, tendo ainda garantia.

O óleo lubrificante usado por todos os carros da Honda é o sintético 0W20, que substituiu o antigo mineral 10W30.

Veja abaixo os valores de cada revisão do Honda HRV 2020:

  • 10.000 km – R$ 303,74
  • 20.000 km – R$ 484,34
  • 30.000 km – R$ 521,96
  • 40.000 km – R$ 1.498,81
  • 50.000 km – R$ 521,96
  • 60.000 km – R$ 1.447,99

HRV 2020: preço, consumo, versões, motor, equipamentos (detalhes)

Honda HRV 2020 – ficha técnica

Motor

Motor 1.8 i-VTEC FlexOne

Motor 1.5L Turbo 16V DOHC

TipoDianteiro transversal, Gasolina e EtanolDianteiro transversal, Gasolina
Número de cilindros4 em linha4 em linha
Cilindrada em cm317991498
Válvulas1616
Taxa de compressão10,6:110,6:1
Injeção eletrônica de combustívelMultipontoInjeção Direta
Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)Gasolina: 139 cv @ 6300 rpm / Etanol: 140 cv @ 6300 rpmGasolina: 173 cv @ 5500 rpm
Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484)Gasolina: 17,3 kgfm @ 5000 rpm / Etanol: 17,4 kgfm @ 5000 rpmGasolina: 22,4 kgfm @ 1700 rpm
Transmissão
TipoAutomática CVT de 7 marchasAutomática CVT de 7 marchas
Freios
TipoDisco ventilado / disco sólidoDisco ventilado / disco sólido
Direção
TipoElétricaElétrica
Suspensão
DianteiraMcPherson, independente com barra estabilizadoraMcPherson, independente com barra estabilizadora
TraseiraEixo de torçãoEixo de torção
Rodas e Pneus
RodasLiga Leve aro 17 polegadasLiga Leve aro 17 polegadas
Pneus215/55 R17215/55 R17
Dimensões
Comprimento total (mm)4.2944.294
Largura sem retrovisores (mm)1.7721.772
Altura (mm)1.5861.586
Distância entre os eixos (mm)2.6102.610
Capacidades
Porta-malas (litros)437437
Tanque (litros)5151
Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)470470
Peso em ordem de marcha (kg)1.2761.276
Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)NDND

Honda HRV 2020 – fotos

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HRV 2020: preço, consumo, versões, motor, equipamentos (detalhes)
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Eber do Carmo

Eber do Carmo

Formado em marketing, tem mais de 13 anos de experiência escrevendo sobre o mercado automotivo no Notícias Automotivas, desde que fundou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio. Também teve por três anos uma empresa de criação de sites e catálogos eletrônicos.

  • Alexandre Fernandes

    Tem louco para tudo!!!! Viva o Brasil!!!!

    • Brasil_MG

      Tem um ditado que diz: TODO DIA SAI UM BOBO DE CASA QUE VAI NA RUA FAZER NEGÓCIO! E é nesta tese que as montadoras se baseiam na hora de calcular o preço de tabela dos seus carros!

      • Gustavo73

        Preço de tabela equipamentos. Mesmo com o mercado em queda eles continuam assim…

      • Ⓜ️arcelo

        Eu diria que além de sair um bobo de casa, sai também um zé ruela, um cabeça de bagre, um bocó, um tôpera e um corno, rss

        • robson

          e tem uns que ficam em casa se remoendo de vontade de comprar, ou achar motivos para desqualificar.

          • Ewerton Gomes

            KKKKK, ai falou bem
            não tem as condições para comprar e fica falando merdinha

    • robson

      tem mesmo, inclusive os loucos para comprar!!!

  • Artur

    Jesuis! Preço de Civic 10 EXL, que também é caríssimo, mas muito mais negócio do que esse Fit de salto alto!

    • Brasil_MG

      CIVIC G10 EXL R$ 105.900 (só um tapado ou leigo em carros não consegue enxergar que Civic é mais CARRO, apesar estar igualmente inflacionado.

      • Gustavo73

        “SUV” compacto a preço de médio é o que não falta. Mas vende bem mais, então toma.

      • Iran Borges

        Nem Civic nem HR-V… é Compass, sem pensar. Se for semi novo com uns 2 anos de uso então, vixe… é muita opção.

        • Brasil_MG

          amigo eu gosto do Compass. Mas levando em consideração o custo de manutenção e o consumo de combustível, eu fico com o Civic.

          • Iran Borges

            Ah cara… se eu tenho 100 mil pra dar num carro eu vou logo chutar o pau da barraca e pegar um imponente de uma vez, que pelo menos parece que vale 100 mil. Pra mim o civic não vale tudo isso, apesar de ser o melhor sedan não premium da atualidade. Mas gosto é gosto.

            • Brasil_MG

              Nossa cara, eu gosto demais do Compass, mas o Civic é um tesão de carro. Vi um estacionado ali agora, branco…a coisa mais linda! O carro é muito imponente. A Honda é filha da mãe viu…não precisava cobrar tão caro assim….

              • Iran Borges

                Concordo contigo. Entrei num civic exl e vou te contar… que beleza, qualidade e conforto! O melhor sedan da atualidade. Pena seja tão caro a ponto de chegar no compass, aí vou de Jeep. Se tivesse os preços da antiga geração venderia q nem água, inclusive estaria na minha garagem ainda esse ano. Mas, fazer o q?

          • robson

            pagar 100 mil em um carro e preocupar-se com o consumo!

        • Randy Marsh

          Tambem iria de compass sem pensar. Pegaria um com 2 anos de uso a diesel e baixa quilometragem

    • Louis

      Mas a maioria das mulheres ainda iria de HRv, pode apostar.

      • Artur

        Certeza.

  • Fanjos

    HRV top de linha não tinha sensor de estacionamento? Vai ser lixo assim no inferno
    Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Leonardo

      Cara, HRV é um carro MUITO ruim. Sinceramente não sei como compram isso. Andei uma vez num test drive com minha esposa e fiquei abismado como é um carro popular de salto alto. Até minha esposa ficou chocada como a suspensão era ruim e como o motor era uma bosta…

      • ViniciusVS

        Comprou qual SUV compacto?

        • Leonardo

          Graças a deus, nenhum

          • ViniciusVS

            Não gosta de SUVs compactos?

            • Leonardo

              Não, só tem tranqueira

              • ViniciusVS

                E porque saiu de casa para fazer Test Drive em um veículo de categoria que não te agrada?

                • Leonardo

                  A Patroa ia trocar de carro. Ouviu meia dúzia de colegas de trabalho que não entendem nada de carros, na época do lançamento do HRV e fomos conhecer. Nem ela gostou. Acabamos comprando um Azera do novo modelo que não preciso dizer faz HRV parecer uma fusca.

                  • ViniciusVS

                    Entendi, São propostas e categorias diferentes mesmo. Um é compacto e outro é Grande, um é Sedan baixo e outro é Crossover elevado.

                    O SUV mais perto do Azera seria o Cherokee, O Hrv é um carro mais popular.

                    • Leonardo

                      Acho que o HRV é pouquíssima coisa mais alto que o Azera. Meu ponto é que nessa categoria de crossovers compacto não tenhum carro bom, só o menos pior, e o HRV nem isso consegue ser.

                    • ViniciusVS

                      É bem mais alto.

                    • Leonardo

                      Não acho. O HRV praticamente lambe o chão de tão baixo. Se não estou enganado, é o mais baixo da categoria.

    • Ander33x

      Tinha não, só câmera mesmo.

    • Randy Marsh

      Ainda estou esperando o motor turbo no FITzão Touring…

      • leomix leo

        Vamos morrer esperando, mais no meu caso, só morrer mesmo, pq comprar que é bom nunca. Meu próximo carro vai ficar entre 60/80 mil, com certeza é um Fusion usado, não vejo outro.

        • Randy Marsh

          Fusion mesmo usado para mim é um dos melhores carros do mercado. Até hoje fico imaginado se eu pudesse teria todas a gerações do fusion na minha garagem. Todas são imponentes

  • Bruno@BRN.CS

    Pensei que o preço no título da matéria estava errado….

  • Gustavo73

    Ganhou coisinhas baratas e os faróis full leds, que pelo visto não são tão caros como se imagina. E ainda ficaram faltando outras coisinhas.

    • Leonardo

      Já faz alguns anos que LED não é caro. Por isso a indústria automotiva abandonou de vez o Xenon e está colocando faróis full led.

      • Gustavo73

        Os Full LED tipo o s Matrix da Audi acho que ainda são bem caros. Mas esse Full LED “comuns”(não confundir com lâmpadas em led) tem me dado essa impressão, custam menos que os xenon.

        • Leonardo

          Bom, não conheço o led específico da Audi, mas a maioria (se não todos) são fabricados na china a preços baixissimos.

          • Gustavo73

            Como disse primeiro não confundir faróis full LED com lâmpadas em led (essas feitas na China). Os Matrix da Aufi e correlatos de outras fabricantes são aqueles com dezenas de espelhos que variam ilusão e projeção da luz dependendo de vários fatores como velocidade e até clima.
            https://youtu.be/F4-iwuzAey4

            https://youtu.be/jHBbEcHW8PI

            • Leonardo

              Mas esse aí acho que é bem específico da Audi. Os outros são mais comuns.

              • Gustavo73

                Mercedes e outras também tem coisas do tipo
                https://youtu.be/qt3S-THp4IU

                Lembrando que faróis full LED projetam direto a luz. Ou contrário de lâmpadas em LED que funcionam de maneira parecida as halógenas.

            • Vitor C

              Exato, full led matrix que a audi, opel, Mercedes e outras usam são bem caros.
              Já o full led normal várias marcas já adotam, inclusive em carros mais baratos.

              • Gustavo73

                Sim o Corsa tem essa opção na Europa. parece que o Fiesta, Polo e cia tem ou terão nas novas gerações. Os faróis Xenon apesar de existirem a mais tempo não se “popularizaram” tão rápido.

                • Edson Fernandes

                  É que o Xenon tem dois pontos que são reclamados: A temperatura real da lampada + temperatura de cor. Como esse sofre variação, muitas vezes o Xenon em determinados dias não iluminam bem a depender da temperatura de cor.

                  Já da lampada, ela esquenta bastante. Como eu tenho original de fabrica no meu carro, te confesso que sinto até medo de acionar o limpador de farol quando a lampada está acesa. Se vc encostar na lente, ela fica super quente!

                  • Gustavo73

                    Não imagino tão quente.

                    • Edson Fernandes

                      Olha, colocar a mão na lente vc sente ela bem quente. Como o carro já tem quase 6 anos, não esquento que seja anormal.

            • Edson Fernandes

              Mas também… esses do HR-V se forem apenas LED em farol baixo… é barato. Igual é para o Corolla (além dos LEDs diurnos).

              • Gustavo73

                Parace que seria Full LED agora é esperar pra ver.

              • Pelas fotos parece ser apenas no baixo mesmo, dá pra ver uma lâmpada halógena no alto.

                • Edson Fernandes

                  É o que eu imagino. É como é feito no Corolla tbm.

                  Já no Civic turbo, realmente ele é mais completo com mais leds.

        • Rodrigo

          Um exemplo clássico é o Corolla Altis que perdeu MUUUUITO em luminosidade ao trocar o xênon da geração anterior pelas lâmpadas de LED atuais. Pelo menos parece que a Toyota voltou atrás e a nova versão Altis a ser lançada me parece que adota faróis com arranjos de LED parecido com o Civic Touring, bem melhores que os atuais mas ainda aquém dos xênon.

          • Gustavo73

            Porque eram faróis com projetores e refletores como os comuns para lâmpadas halógenas. Mas feitos para a lâmpada led. Agora são (pelo visto) faróis full LED, como no Civic.

          • Matheus Conrado

            O do novo corolla vai ser do mesmo jeito do atual,lâmpada led e projetor,a diferença é que agora eles estao mais escondidos pela máscara negra e rodeados por DRL…

            • Gustavo73

              Não se seguir a Europa, o que parece pelas fotos serão Full LED.

              • Matheus Conrado

                O nosso segue o Europeu,e será no esquema que relatei acima como ilustra essa imagem: http://www.noticiasautomotivas.com.br/images/img/f/toyota-corolla-2018-3.jpg
                Quando vi pela primeira vez também achei wue eram Full LED,mas as imagens editadas de divulgação se esforçaram pra imitar isso..

                • Gustavo73

                  Até agora só vi flagras de no máximo a XRS e esse tem farol dupla parábola com lâmpadas normais. Ainda não vi nenhum Altis.

                  • Matheus Conrado

                    Esse é o farol do Altis… nas outras dupla parabola halogena

                    • Gustavo73

                      Putz…

            • As fábricas não usam “lâmpada LED”. Todo farol de LED (até os mais baratos, seja projetor ou refletor) traz os diodos (os LEDs em si) montados internamente no próprio projetor e/ou refletor, e é exatamente por isso que são selados atrás e impossibilitam a troca (como em um farol de lâmpada comum ou xenon), uma vez que “virtualmente” não é necessário trocar devido a longa vida útil dos LEDs. Caso um farol de LEDs tenha qualquer problema, a única alternativa é trocar a peça ou descolar a lente pra mexer na parte interna.

              • Matheus Conrado

                obrigado pelo esclarecimento,mas quiz dizer iluminação “tipo LED” e de acordo com sua explicação lembrei dos novos farois da BMW.. que aparentemente não possuem mais projetor associado á LED..(coisa que tinha quando usavam Xenon.. mas a iluminação é fantastica.. enquanto isso,eu mero mortal sou forçado á ficar preso as antiquadas Halogenas.. estou quase fazendo um retrofit nos farois é certeza que posso ser multado.

                • Mas um retrofit bem feito e com as lâmpadas certas nem parece coisa adaptada. Tem uns projetos que fazem a gente se perguntar porque que a fábrica não fez daquele jeito hehe

                  • Matheus Conrado

                    Mas o meu ia ficar na cara,pois é um Prisma.. nem gosto daqueles angel eyes e tal(até o detalhe azul original do farol eu acho exagerado)mas qualquer coisa que fizer naquele farol aparece bem… ai os guardas perceberiam facil.. carros bons que eu ja vi foram da linha PSA.

        • Alligator

          Cara são as laser do I8 e R8

          • Gustavo73

            Baratinhos preço de um Take Up pelado.

        • Matheus

          O farol da classe S 2017 consegue até fazer desenho no chão… Quando detecta um pedestre de noite e o motorista para o carro pro pedestre atravessar, ele desenha uma faixa de pedestre no chão. Surreal.

        • Isso não tem muito a ver com ser Matrix LED ou não (no caso, o Matrix LED é um tipo de LED assim como os OLEDs da BMW), e sim com o que o fabricante adota pra cada carro. Do mesmo modo que existem faróis de xenon adaptativos/direcionais e até halógenos com essas características (como os do antigo Ford Focus Titanium, que usam projetores halógenos direcionais), faróis de LED podem ser adaptativos ou não.

    • Junoba

      Full leds custam na casa de dezenas de Reais. É tudo muito barato. Airbag por exemplo, custa US$50.

      • Gustavo73

        Os airbags eu sei pois tem várias matérias sobre eles e o esp na mesma faixa. Mas sobre os full leds nunca li nada.

        • Luciano RC

          Os problemas dos Air Bag e ESP não é somente o custo da peça e sim toda a estrutura do carro que precisa suportar e ter condições de receber o equipamento.

          O ESP mesmo, precisa de um ABS moderno. Pelo que foi falado no lançamento, o 208 não tinha o ABS capaz de possuir o ESP. A Peugeot não quis investir nisso no Brasil. Então era até um processo mais elaborado do que imaginavamos.
          O Air Bag a mesma coisa… o carro precisa ter condições para recebe-lo. Então envolve todo um projeto e desenvolvimento, o que custa dinheiro e a montadora arrocha no consumidor.

          • Edson Fernandes

            Luciano,
            O 208 pode sim possuir ESP, não quiseram é incluir no veiculo. Só lembrando que a versão GT deste, tem 6 air bags (o 208 Griffe também) e tem ESP.

            É possível, foi uma escolha da fabricante em não adotar.

            • Luciano RC

              Hoje em dia sim, mas em 2015 qndo lançaram, ele não usava o ABS de 4 canais e não dava. Tiveram que mudar o ABS nas ultimas versões para ter.

              • Edson Fernandes

                Na verdade, como eu disse foi escolha. No mercado Europeu ele sempre teve… então foi escolha da fabricante em abrir mão desse recurso em nosso mercado. (para a PSA que inclusive abre mão das barras laterais … o ESP é algo “entendivel” de não ter… pq se ela abriu mão de parte importante de um carro).

                • Luciano RC

                  Mas é exatamente isso que estou falando. A montadora abre mão das coisas em prol de um custo complexo que ela faz.

                  Não é simplesmente tirar o item, é fazer uma analise de mercado em quanto isso vai impactar em economia e aumento da lucratividade.

      • Gustavo73

        Falando dos Full LED no lançamento do Civic li na Auto Esporte que o valor de reposição de um desses faróis seria de menos de 3 mil reais.

        • Junoba

          Estou falando do preço que as montadoras compram dos fornecedores. Eu li aqui mesmo no N.A.

        • Luciano RC

          Concessionaria cobra caro até para encher os pneus amigo… infelizmente praticam esses assaltos ao consumidor.

        • Edson Fernandes

          Vai lá vc e quebre um e peça para repor…rsrs

          O do Fluence no Mercado Livre custa R$1500… na concessionaria CADA custa R$4100. (já foi mais caro)

      • Matheus

        Isso é só a lâmpada. O problema é o preço do farol com projetor, que é muito mais caro que um farol simples, com uma parábola.

        • Junoba

          Muito mais caro… Mas quanto? A verdade é que eles vendem pra gente 10x mais caro.

    • expoJapãoAcelLondrina

      LED não atrapalha vista?

      • Edson Fernandes

        Não, sendo inclusive menos intrusivo que o Xenon (principalmente desregulado)

  • Alexandre Maciel

    Touring… sem motor earth dream… tsc… outra bizarrice automotiva. Hoje, pelo visto, é o dia das bizarrices da Honda.

    • Alessandro Aguiar da Silva

      Falei isso quando estive na Honda..
      Vendedor: esses motores são caros, aí eu ah e esse carro é barato?kkk

  • Fanjos

    Não é esse carro que tem que trocar de suspensão a cada 3 meses pq quebra até com lombada?

    • oscar.fr

      Provavelmente não, pois é Honda. Parece que Honda e Toyota vc não troca nem o óleo. Inquebrávei$$$$$

      • Fanjos

        Outro dia estava lendo um fórum da Honda ae e vários donos de HRV recomendando os donos com problemas na suspensão a não reclamar em sites de reclamação para não queimar o filme e não desvalorizar o carro, para resolver caladinho kkkkkkkkk

        • Gustavo73

          Sério isso?

          • Fanjos

            Sim, seria trágico se não fosse cômico

            • Gustavo73

              Assim é fácil manter a aura de inquebrável.

            • alexandre

              Que tristeza que dá nosso mercado consumidor…. Só sabe viver de aparências.

        • oscar.fr

          Assegurar a pro$peridade no mercado de usados.

        • Duh

          Pior que parece é que nem powershift quebrado, não tem conserto, minha colega tem um Hr-v e mandou arrumar a suspensão mas o problema continua.

        • Junoba

          Defensor de Honda e Toyota parece esquerdista.

        • Edson Fernandes

          Sempre há os donos bizarros nesses aspectos.

          Mas se é comigo, eu seria o primeiro a ir reclamar. Mas confesso que meu historico atual com Renault não tem sido dos melhores com a Renault em si. O carro é muito bom para minha alegria..rs

  • Gabriel Oliveira

    Esqueceram de dizer que de Touring só tem o nome, kkkk

    • Gustavo73

      Mas Touring é só um nome. Assim como Titanium, Highline, EXL.

      • Brasil_MG

        acho que ele quis dizer que a palavra TOURING remete a motor TURBO(no Brasil), e isso o queridinho HR-V não tem!

        • Gustavo73

          Eu entendi mas isso não é verdade. Assim como Highline na VWB não significa 1.4 Tsi, já que temos com essa denominação motores diversos dependendo​do modelo e categoria. Como já disse antes não temos nos aspirados nem os mesmos motores que a Honda oferece na Europa ou nos EUA. Não são ruim, mas estão defasados.

          • Brasil_MG

            tem algum outro carro da Honda que foi vendido no Brasil com a denominação Touring?

            • Gustavo73

              No Brasil não, mas está começando agora. Começou pelo Civic, agora pelo HR-V. Não duvido de um City 1.8 com essa denominação pós facelift.

              • Brasil_MG

                então voltando ao que o nosso amigo falou lá em cima, se o nome Touring é usado para o Civic turbo(no Brasil), quando se ouve HR-V Touring, se imagina o que?

                • Gustavo73

                  Cara​ nunca imaginaria o HRV com 170cv. O 2.0 aspirado no cofre poderia até ser. O 1.0 T da Honda seria um sonho, mas com o 1.5 nunca imaginaria. Não é o perfil do carro. No CR-V tem(lá fora) pois substitui os aspirados com vantagens. Mas aqui em um compacto não é o que o consumidor dessa categoria procura (desempenho). A Honda poderia colocar o 2.0 do Civic por conta do Creta. A Tracker tem é verdade, mas veja que não parece ter feito diferença. Da mesma maneira que não acho que teremos um Polo/Virtus (nome ruim) com o 1.4 Tsi. Se tivermos o 1.0 Tsi do Golf já seria algo acima da média. Pelo menos é como penso.

                  • Brasil_MG

                    Eu também nunca cogitei que a Honda trouxesse um HR-V turbo pra cá. O que estávamos dizendo é sobre a denominação Touring, que por aqui remete a motor turbo. Conseguiu entender ou vc não concorda?

                    • Gustavo73

                      Isso eu entendi.

                  • Alexandre

                    Por que não se o 2008 tem 170cv. Isso aí é golpe da Honda. A primeira coisa que veio em minha mente foi o motor turbo ao ver que seria a versão Touring.

                  • Edson Fernandes

                    Não fez tanta diferença porque a Chevrolet não coloca mimos encontrados em outros carros.

                    Eu mesmo te digo tirando o preço, eu teria um Creta no lugar de todos esses pelos mimos e itens encontrados nesse. Tirando o Renegade, o Hyundai citado é o que tem os itens mais proximos de um sedan médio (e alguns itens até não presentes como por exemplo bancos com aquecimento e resfriamento).

                • Pelo que eu entendi a denominação Touring é aplicado ao modelo top de linha, mais completo. Ou seja, não vamos ter um HR V mais completo ou com motor mais potente. O mesmo se aplica ao Civic. Lógico, do ponto de vista do marketing a idéia é lançar um Civic com motor diferenciado com motor turbo e denominação Touring, para depois o consumidor sentir o mesmo nos outros modelos. É como a Mercedes ter um E 63 amg e depois criar um A 45 amg, apesar de ambos serem amg nem se compara os dois modelos. A BMW tem as versões M como M 5 por exemplo, mas para quem não tem dinheiro disponibiliza uma 528 com pacote M, que passa longe de ser um M. Mas quem compra associa o 528 com pacote M um BMW M.

                  • Edson Fernandes

                    Mas poderiam lançar com outras nomenclaturas. O proprio Civic ao adotar o motor 2.0, mudou de LXS e LXL e EXS para LXR e EXR (já que obviamente o motor 2.0 na geração anterior não recebeu uma versão mais simples que a LXR).

          • fredggp

            Gustavo, agora podem não ter tecnologia de vanguarda, mas rendem bem. Estava vendo ontem no Youtube o programa Acelerados e o Civic G10 não fez feio num grupo que continha Focus Fastback e Peugeot THP na volta rápida com o Rubens B. Fez um segundo a menos que o injetado da Ford e perdeu por apenas 0,3 s do famoso THP. Neste caso “defasado” aparentemente não seria a palavra, apesar de você não achar estes motores ruins.

            • Gustavo73

              A própria Honda tem motores nas mesmas cilindradas com duplo comando de válvulas. Enquanto os oferecidos aqui são SOHC. Então os daqui estão atrás do que é oferecido no exterior.
              Se fossem de outra marca estariam apanhando nas críticas. Um piloto como o Rubinho consegue fazer mais com um câmbio manual do que os sistemas eletrônicos do PS ou do Tiptronic ajustando para as ruas. Já que ele decide as trocas e não uma central eletrônica. O ideal seria comparar com Jetta 1.4 Tsi manual e o C4 THP manual.
              Agora veja que entre os dois com câmbios automáticos a diferença entre o 408 e o Focus. Mesmo com o Ford tendo um câmbio mais eficiente enquanto o do Pug rouba mais potência pelo conversor de torque a diferença de tempo. E olhe que o ajuste dinâmico do Focus é superior ao do 408.
              Como disse no meu comentário os motores aspirados da Honda no Brasil não são ruins, muito pelo contrário mas estão defasados em tecnologia isso é inegável. O 1.6 8v da VW não é ruim também, mas é inegável que ele está defasado frente ao 1.6 16v da própria VW.

            • alexandre

              Concordo em parte. Volta rápida não define se um motor é melhor ou não. Se compararmos somente motores, os aspirados da Honda aqui no Brasil são defasados em relação aos oferecidos lá fora.

              • fredggp

                Eu discordo Alexandre. Zero a cem é que para mim não define nada. No teste que escrevi são observadas acelerações, retomadas, freio, o trabalho dá suspensão, ou seja, uma boa visão do comportamento dinâmico do veículo, do conjunto todo. E comparei aos nacionais do teste e não aos vendidos lá fora.

              • fredggp

                Alexandre, discordo. Zero a cem é que não define muita coisa na minha opinião. Nesta volta rápida se contabiliza as contribuições do projeto mecânico como um todo. Como o motor se comunica com o câmbio, o comportamento da suspensão em várias situações (curva, reta, subida), retomadas e etc. E no que escrevi, comparei o comportamento do Honda com os nacionais mais modernos/modernizado (Ford).

      • rafael morozini

        Exatamente ! Seria algo semelhante como a Ford usar ecoboost no Ecosport 2.0 aspirado kkk

    • Enzoando

      A honda já confirmou o h rv 1.5 turbo na versão touring

  • Rodrigo

    Prospera mais que tá pouco…

  • Daniel dos Passos

    Devia vir com motor 1.5 turbo pra honrar o nome Touring.

    • Gustavo73

      O nome Touring está relacionado a versão top de linha. Não tem nenhuma relação com a motorização do Civic Touring.

      • Daniel dos Passos

        Faz sentido, agora que você falou.

        • Gustavo73

          Entendo a confusão pois junto chegou o Civic Touring e o 1.5 T. Mas nos EUA tem Civic EXL com o 1.5.

          • Edson Fernandes

            Que deveria ser igual aqui.

  • Jamelao Silva da Silva

    pensando em dar uma passada no meu amigo da css, que disse que não esse negócio de hrv touring não existe, e que queria me vender um exl a 109k.

    • Gustavo73

      Amigão esse hein!

    • Junoba

      Amigo !? kkkkkkkk

  • ChalMust

    Deixem apodrecer nas concessionarias …

  • Duh

    Essa versão traz suspensão, isolamento acústico e acabamento decente?

    • Luciano RC

      Tbm achei o isolamento acustico pessimo. Pegar a Rodovia dos Bandeirantes e ficar ouvindo barulho de motor e rolagem dos pneus foi complicado.

      • Edson Fernandes

        É tão barulhento assim?

        Isso é até “bom” para o consumidor que se rodar com um Civic por exemplo, perceberá então a grande diferença entre um carro e outro (e falo inclusive para a concorrencia)

        Já o Renegade mesmo com aquele Etorq é um carro bem silencioso.

        • Luciano RC

          É muito barulhento. Peguei uma viagem de 4h e chegou a cansar. O carro é confortavel, mas não é silencioso não.

  • Marcus Vinícius Andrade

    Por pior que seja, pelo preço, ainda é melhor do que a canôa do Corolla Xei

  • Evan

    Deveria ao menos colocar o motor do civic touring pra querer cobrar esse preço. Mas vai ter gente que vai pagar, viva o Brasil :D

    • Luciano RC

      Cabe o 1.5 Turbo no Cofre?

      • Edson Fernandes

        Cabe sim. Pense que o motor 1.5 turbo é variante das versões aspiradas de Fit e City. Logo, como o HR-V usa a mesma plataforma, dá para se adaptar sim. Lembrando que em outros mercados, o motor 1.5 Earth Dreams tem em suas versões aspirada e turbinada… sendo a aspirada com 132cv e injeção direta que a Honda obviamente não o fez aqui.

        Mas como lá fora possui, seria perfeitamente possivel, só que lá fora eles estão colocando em Fit e City o motor 1.0 Earth Dreams turbo como variante de topo e motor diesel 1.5.

        • Luciano RC

          Entendi… mas nesse caso não seria muito motor para pouco carro?
          Eu acho que ela quis somente criar uma versão mais top e rechear, igual a Jeep fez com o Renegade Limited.

          • Edson Fernandes

            Tudo depende de parametros. Veja o Tracker com motor 1.4 Turbo. Ela demonstra que cabe sim. O mesmo ao Renegade diesel.

            A questão é que a Honda não quer se sobressair (e nunca foi o intuito das japonesas) mas sim ofertar o feijão com arroz que já seja atrativo ao consumidor. Então o motor turbo não será ofertado porque em realidade não e´exigencia do consumidor e muito menos do mercado e por isso a Honda não dá bola para isso. Mas se viesse para o HR-V, seria o motor 1.0 turbo.

            • Luciano RC

              Espero que a Honda nacionalize o 1.0 Turbo e também o 1.5 Turbo. Ambos flex e com vantagens para o consumidor.

              • Edson Fernandes

                Isso seria otimo mesmo para o mercado.

                • Luciano RC

                  O problema é saber se isso teria uma elevação considerável nas vendas, o que compensaria o investimento de imediato. Ainda acho que o 1.5, 1.8 e 2.0 tem muita lenha pra queimar. Espero estar errado e a Honda tenha condições de investir neles.

                  • Edson Fernandes

                    Eu acredito que no futuro a Honda venha a agregar o motor 1.5 turbo para a sua versão EXL deixando o motor 2.0 apenas para a Sport. Além disso, se o quesito motor for determinante no HR-V, ele poderá receber o motor 2.0 no futuro. Pois seria deveras interessante ele ganhar no futuro o motor 1.5 com injeção direta assim como City e Fit.

                    • Luciano RC

                      Ela deve seguir essa linha, porem de forma lenta e gradativa.

                    • Edson Fernandes

                      Assim como foi ao adotar o motor 2.0.

                  • Edson Fernandes

                    Pra mim a Honda poderia eliminar o motor 1.8 se colocar o 1.5 com injeção direta. E trabalhar apenas com motores 1.5, 2.0 e o 1.5turbo (considerando o que tem agora).

                    Entretanto ela pode no futuro colocar o 1.0 turbo, 1.5 injeção direta e 1.5 turbo para economia em escala.

                    • Luciano RC

                      Nesse caso, o 1.0 Turbo e o 1.5 Aspirado com Injeção Direta não ficaria na mesma faixa de potencia? Poucas pessoas comparam torque no Brasil.

                    • Edson Fernandes

                      Não. E depende da calibração mas as versões utilizadas tem uma unica diferença: Enquanto o 1.0 turbo tem mais torque e atua na maior faixa , o motor 1.5 tem mais potencia (115 x 132cv do motor 1.5).

                      Mas ouso dizer que seria valido pensar que o 1.0 ande mais que o 1.5.

                    • Luciano RC

                      Mas o consumidor não olha isso. Tanto que a VW consegue ofertar o Golf 1.0 Turbo e 1.6 MSI. Sei lá… acredito que iria precisar de muito marketing e vendedores treinados para apresentar a diferença entre os dois motores e como funcionam.

                    • Edson Fernandes

                      Sem duvida. Mas perceba que a procura hoje pela versão 1.0 TSI é bem maior que a 1.6 MSI, entretanto, o 1.0 TSI não tem disponivel em várias regiões.

                    • Luciano RC

                      Sim… por isso se a Honda quiser ter sucesso, ela precisa de uma politica de marketing e comercial muito bem planejada.

      • Evan

        Creio que sim, pq o motor é pequeno, 1.5 litros, o turbo é uma peça pequena tambem.

  • Felippe2010

    e de repente a Captiva ficou baratíssima, só sendo muito cego pela marca, para pagar mais de 90 mil na HR-V

    • Luciano RC

      Captiva já tem data para sair de linha e está parada no tempo. É um carro para quem não liga nada para status ou fator novidade.

  • Walter Augusto

    1.5T ?

    • Fanjos

      Que tal não?

  • Pedro Mello

    Tem de ser muito parvo pra comprar isso em vez do Compass. Ou até mesmo o Renegade diesel.

    • Luciano RC

      Concordo… o Compass Longitude Flex é muito mais negocio.

  • afonso200

    teto solar , XENON, ????? park assist ??

    • Edson Fernandes

      Sem teto solar, farois em Full Led e park assist? Num Honda? rs

    • Fanjos

      Não.

      Cordialmente
      Honda HuEzil

  • Janderson von Neumann

    Lendo os comentários sobre os barulhos de suspensão do HR-V me lembrei de como é a vida, o pessoal caí de pau quando o assunto é Powershift, DSG, etc…mas quando o negócio é carro japonês (mais uma vez digo, nada contra, até gosto muito da Honda) parece que tudo é escondido, é tipo uma religião, uma doutrinação, onde tem que se repetir a exaustão que são carros inquebráveis, maravilhosos, alto valor de revenda, etc…digo e repito mais um milhão de vezes, NÃO tem , NÃO existe carro inquebrável, etc…são todos iguais, os buracos nas ruas são iguais para todos os carros, pneu gasta igual em qualquer carro de qualquer marca, os quebra molas onde passamos por cima são da mesma altura, não importa se o carro é americano, alemão, japonês…, defeitos existem em qualquer carro, de qualquer marca, de qualquer nacionalidade, essa “doença” de defender a unhas e dentes algo que é igual a outros só pode ser uma disfunção ou fanatismo, tipo ocorre com o Corolla (mais uma vez, não entendam como perseguição), agora essa, de os donos “esconderem” os defeitos para não queimar o filme do carro, poxa, o que pensar disso ?, dessa forma entendo melhor meu vizinho que tem um Corolla, ele compra um novo, fica dois anos com ele no máximo, nesses dois anos roda pouco, coisa de uns 12/ 15 mil kms, aí troca novamente, e sai pelo bairro enchendo a boca e falando pra todo mundo que acha na rua que o Corolla é o melhor carro do universo, não desgasta, não dá manutenção, etc….

    • Zé Mundico

      Brasileiro é assim mesmo, tem que torcer por alguma coisa prá se sentir importante.

    • Concordo plenamente que não existe carro inquebrável. Mas discordo que todos os carros do mesmo segmento tenham manutenção igual. Certos modelos possuem peças com preço mais em conta e mais fácil de achar no mercado. Da mesma forma que devemos considerar o projeto do carro, que influencia no custo e periodicidade da manutenção. Um exemplo clássico, pega um carro fabricado fora do Brasil que não é adaptado para rodar com gasolina com 25 por cento de álcool. Naturalmente o carro não adaptado vai ter um custo maior de manutenção (que não vai surgir nos primeiros 60 mil km, só depois). Mesmo sendo do mesmo segmento existe custo diferente de manutenção entre modelos diferentes, seja um popular ou super esportivo. E em nenhum momento estou dizendo qual modelo tem custo menor de manutenção.

  • Thiago C

    Tenho um Honda, mas ela está me irritando esta semana com wrv e hrv Touring…

  • PEDAORM

    O farol halogênio desse carro é deprimente, pelo menos agora deve iluminar, já é um ganho.

    • Luciano RC

      Dirigi a EXL do meu sogro e achei muito bom o farol. Porem, eu acho que essa versão foi colocada para tentar fazer frente ao Compass.

      • PEDAORM

        É uma avaliação sua esse muito bom, mas além de ser simples, pequeno e monoparabola foi considerando pelo órgão americano IIHS como o pior farol entre os Suvs compactos, categoria na qual praticamente todos veículos tiveram notas baixas. Dão muita importância ao design desses carros, em detrimento da funcionalidade.

        • Luciano RC

          Eu tenho uma Minivan Monoparabola e achei a do HR-V melhor. Porem, comparado a alguns modelos do mercado ele deve ser ruim mesmo.

      • Edson Fernandes

        Ao Compass? Discordo. Fez frente a versão Limited do Renegade.

        Pois o Renegade nessa versão não tem justamente um dos seus opcionais que é o kit high tech que agrega o farol de xenonio.

        • Lucas B.

          O Renegade Limited possui farol de xênon como item de série, não como opcional

          • Edson Fernandes

            Pelo menos quando eu fui a uma concessionaria conhecer essa versão, foi me dito que era opcional. Ou seja… me sacanearam (confesso que não sou muito chegado e fui para ver o modelo… só que obviamente não havia no showroom).

  • Davidsandro18

    Jeep Compass longitude mandou lembranças, ou até a mesmo a Sport com alguns opcionais é mais negocio!

    • Luciano RC

      O Compass em breve sobe de preço e deixa de ser tão bom negocio assim. Infelizmente sabemos com o mercado funciona aqui.

      • Edson Fernandes

        Mas enquanto isso é de se comparar e ser uma escolha.

        • Luciano RC

          Com certeza. Enquanto isso a Jeep vai ganhando mercado.

  • Gambixx

    Lado direito só tem uma porta mesmo ou é photoshop fail?

    • Fanjos

      É uma porta quântica, ela existe e não existe ao mesmo tempo…vc não entende a tecnologia da Honda que é a frente de nosso tempo!

      • Gambixx

        hahahaha

  • GABRIELCSFLORIPA

    Mesmo preço do Civic EXL.

  • Freaky Boss

    LEDs, sensor de chuva, sensor de estacionamento, airbag de cortina….
    Nada de mais.
    Coisas básicas para valores até menores (um Nissan Sentra de 90mil tem tudo isso e mais).
    Continuo longe da Honda e da Toyota.

  • RKK

    Chamar esta versão de Touring sem o motor EarthDream é espezinhar o consumidor.

  • Elfo Safadão.

    Sem motor EarthDream?
    Pode baixar uns 10 mil.

  • Jaspion

    Precisa comprar a versão topo de linha pra levar sensor de chuva, retrovisor interno eletrocrômico, sensor de estacionamento e airbags do tipo cortina? meu Deus, como os consumidores se deixam ser estuprados pela Honda? Chega a beirar o absurdo.

  • Antonio Carneiro

    Perdoem-me mas neste preço (sem mensurar o ágio praticado) acredito que os Suzuki’s (Vitara/S Cross) em suas versões Top’s “menos pior” enquanto custo benefício (desconsiderando outros parâmetros mercadológicos como n° de rede, pós venda etc).

  • Gran RS 78

    Não acredito que mesmo nessa versão que na teoria era para ser a mais equipada, a Honda insiste em não colocar um teto solar, pois em outros países o HRV possui esse item.

  • Miguel

    E as portas vem todas em couro agora ou continua com aquele material vagabundo???

  • Diego

    Agora sim justifica o preço, com esses faróis e lanternas! Kkkkkk

  • Pedrao Carvalho
  • Pedrao Carvalho

    preço nos EUA US$19,000.00 ou R$ 62.000,00 acho que eles afanam o brasileiro

  • Vitor Hugo Rinter

    Há um erro na ficha técnica. O comprimento total é de 4,329m.

  • Lince vivo

    CARO e MANCO

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