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CNH: comissão da câmara aprova habilitação para dirigir carros automáticos

dirigindo CNH: comissão da câmara aprova habilitação para dirigir carros automáticos

Algumas pessoas possuem dificuldade em dirigir carros com transmissão manual. Elas podem se confundir com o tempo para troca de marchas, bem como pela posição das mesmas na alavanca, acionamento da embreagem no tempo certo, redução de marchas, posição do neutro ao parar ou mesmo se pode ou não deixar o carro engatado. Enfim, existem diversas dificuldades que algumas pessoas alegam para evitar a condução de um automóvel com esse tipo de câmbio.



Mas, da mesma forma que quem possui todas as funções motoras e não consegue dirigir um carro manual, existem aquelas que realmente possuem limitações e precisam dirigir. Pessoas com Deficiência ou PCD, realmente não poderão utilizar um câmbio manual de forma eficaz para conduzir um veículo com segurança. Para os dois casos, a única solução é um automóvel com transmissão automática ou automatizada.

Mas, há como tirar habilitação apenas para carros automáticos? Pela atual legislação de trânsito, não. O que acontece no caso de PCD é a obtenção de CNH Especial. O processo é parecido com o de uma CNH tradicional, a diferença é que o candidato passará por uma junta médica que vai analisar o grau da deficiência física do pretendente e seu desenvolvimento em termos de movimento.

O processo inclui passar por exame médico e psicológico em uma clínica licenciada pelo Detran, bem como posteriormente realizar a prova do Detran e iniciar o curso em um Centro de Formação de Condutores (autoescola), desde que este tenha veículos adaptados. Após isso, o condutor aprovado obtém a CNH Especial.

ford-ecosport-powershift-2016-9 CNH: comissão da câmara aprova habilitação para dirigir carros automáticos

Mas, como já dito mais acima, a legislação atual não permite outra forma de obtenção da CNH para quem não quer ou não consegue dirigir um carro com transmissão manual. Assim, um projeto de lei em trâmite na Câmara Federal, pretende mudar essa regra e incluir uma CNH específica para condução de veículos dotados de câmbio automático.

O PL 7746/17 propõe a criação de uma carteira nacional de habilitação apenas para condução desse tipo de automóvel e prevê infração gravíssima com multa e retenção do veículo, caso o condutor com esse tipo de CNH seja flagrado dirigindo um carro manual. A proposta original é da deputada federal Mariana Carvalho (PSDB-RO), que consistia em criar uma habilitação diferenciada para condutores de motos automáticas. Assim, o PL criaria as subcategorias “A1, para motocicletas com transmissão de câmbio automática; e A2, para todos os modelos de motocicletas independentemente do câmbio de transmissão”.

A parlamentar defende a proposta como direito de livre escolha do cidadão. Porém, quando o PL 7746/17 chegou à Comissão de Viação e Transportes, o teor da proposta mudou. O deputado Hugo Leal (PSB-RJ), relator da comissão, apresentou um substitutivo após análise da proposta. Agora, ao invés de beneficiar apenas as motocicletas, o projeto passa a incluir também os automóveis.

Leal disse: Propomos estender essa possibilidade a todos os tipos de veículos. Afinal, além das motocicletas, motonetas e ciclomotores, a tecnologia do câmbio automático está presente também em automóveis, ônibus, micro-ônibus e caminhões”. O substitutivo do original, prevê mudanças nos exames de direção, a fim de beneficiar candidatos que preferem conduzir apenas carros automáticos.

Hoje, esse tipo de câmbio representa mais de 40% das vendas. De acordo com pesquisa da Jato Dynamics, no primeiro semestre, as vendas de carros automáticos representou 42,3% dos emplacamentos. Em 2010, por exemplo, eles não passaram de 14,5%. Isso num mercado de 3,3 milhões de unidades, enquanto o semestre anterior foram emplacados pouco menos de um milhão de unidades. E você, o que acha disso?

[Fonte: Agência Câmara]

 

 

 

  • Eduardo Pereira

    Bananalandia

    • Rodrigo Pasini

      Não é só bananalândia não. No Japão também existe carteira de motorista só para carros automáticos.

      • REDDINGTON

        Ai ele vai chamar de Sushilândia!!!

      • Thales Sobral

        Nos EUA até onde eu saiba tem também.

        • Junior Gouveia

          Exato, EUA, Japão e alguns países da Europa.

        • vicegag

          Se é EUA, então é Hotdoglândia.

        • th!nk.t4nk

          Na maior parte da Europa também tem essa opção.

        • Alexandre Viotto

          Nos States, 90% dos veículos são automáticos! Não precisa pedir condições especiais, com certeza o “teste de volante” será feito em um veículo automático! Lá os manuais são exceção!

      • Deadlock

        O futuro é dos automáticos e dos autônomos, substituindo os motoristas, o que vai ser bom para o trânsito… E banana vem da Ásia…

      • Claudio

        Realmente muito útil essa nova lei, só faltava isso para nos igualarmos aos países de primeiro mundo!

      • ricmoriah

        na Espanha também tem…

        • Mr. Pennybags

          Na Austrália tb.

      • Mr. Pennybags

        Na Austrália tb! :)

      • Cristiano

        Em Cingapura e Malásia também tem.

  • Wilson Feitoza

    o próximo projeto de lei dessa deputada será proibir vagas que precise fazer baliza…

    • RBuriti

      No mínimo ela tem algum filho que não sabe dirigir carro manual…..

      • Samuel Justus

        Ou a própria….

      • mjprio

        Ela tem 30 anos e e solteira.

        • Adriano Lius II

          Interessante, ahiahiua

    • Ricardo

      Deveria ser CNH com proibição de estacionar em vagas com baliza.

      • th!nk.t4nk

        Curiosidade, a Alemanha tem uma das provas práticas mais difíceis do mundo pra tirar carteira (1 h de prova, fazendo inclusive manobras de emergência, Autobahn, etc.) e não tem baliza. Tem que entrar de ré em uma vaga sim, mas num espaço bem aberto aleatório. Em compensação, a necessidade prática de se fazer baliza é infinitamente menor do que no Brasil, então se justifica.

        • Ricardo

          Lá acho que não tem baliza pois é proibido carros estacionarem nos centros das cidades. Isso?

          • th!nk.t4nk

            Em muitas áreas é proibido mesmo, mas daí criam estacionamentos subterrâneos enormes e com vários níveis. Creio que o lance de não exigirem baliza é porque tem alternativas. No Brasil é mais complicado, se não souber entrar numa vaga de ré limita muito as possibilidades.

        • José Barbosa

          Mas baliza é algo inútil. Realmente, sinto falta de outro tipo de avaliação como reação em caso de emergência. É incrível o quanto motoristas causam acidentes graves por não saber o básico de comportamento dinâmico do veículo.

    • Leonel

      Honestamente, não entendi a relação entre uma coisa e outra. O que muda na vida da pessoa que só dirigi carro automático saber dirigir um manual? Salvo raríssimas exceções, absolutamente nada. Meu próximo carro com certeza será AT, ainda mais com esse trânsito “puxado” e isso não me fará nem um pouco “pior” motorista que os que permanecem com os MT…

      • D136O

        Não muda, só muda para quem não tem habilidade suficiente para conduzir um carro convencional justificando que é o cambio o problema. E a piada da baliza é outro exemplo, não é que vai precisar estacionar é pra demonstrar que vc tem o minimo de pericia, de controle sobre o veículo.

        • Wilson Feitoza

          EXATO!!!

        • ViniciusVS

          Desde quando Auto Escola ensina algo? colocar o carro em uma vaga que cabe uma van é parâmetro? dirigir não é só passar marcha, lendo os comentários tem que gente que confunde câmbio automático com condução autônoma… ” Ahhh o carro é automático então fulano não sabe dirigir…”, ora, o carro automático é só jogar em D e ele dirige sozinho?

          Tem muita gente que não quer carro manual, não adianta nada ele fazer aulas em um carro MT e sair dali dirigindo um carro AT…

          • D136O

            Não ensina muita coisa, mas quem é beneficiado pela novo formato é só quem não tem habilidade para conseguir passar nos precários moldes de hj esse é o ponto. Nao consegue arrancar em morro, controlar a embreagem, passar marcha sem olhar a alavanca.
            Particularmente até acho que deveriam ter aulas para o automático na auto escola, pois a condução tem suas peculiaridades é só ver o numero de acidentes com automático que a pessoa não estava acostumada e se confundiu.

            • xyzR2

              Em conclusão, quando o povo é burro vai fazer cagada seja com automatico seja com manual… confirmando o que disse o Vinicius: auto escola não ensina muito.

              • D136O

                Exato, logo facilitando pra tirar a carteira vai ter mais “burro” com CNH

      • ricmoriah

        o engraçado é que tem muita gente que sempre andou de manual e quando senta ao volante de um automático, simplesmente não sabe o que fazer. inclusive mete o pezão esquerdo no freio…então, imagina o poder de frenagem….

        • IPZ.4

          Freio com o esquerdo numa boa, tanto no AT quanto MT, basta praticar, sem drama. Mas parece que cada vez mais as pessoas fogem disso…

    • D136O

      carteira pra quem prefere utilizar apenas vagas oblíquas hahshahsh

  • Junior PG2 Oceânico

    Isso não vai passar. É um absurdo.

    • cepereira2006

      Não sei o porquê. Tem muita gente nova que sequer vai conhecer um carro com câmbio manual, algo que breve virará algo restrito e no futuro, peça de museu. Pedir para os jovens de hoje aprenderem câmbio manual é comparável a exigir um teste de datilografia para um candidato que só vai usar computador. O mundo anda para frente. Se o cidadão pode escolher qual categoria de carteira para caminhão, porque não pode haver diferentes categorias para carros e motos? Tudo o que facilita para o cidadão é bem-vindo. Estranho é um cidadão ir contra algo que é para facilitar.

      • MauroRF

        Acho que até 10 anos no máximo (se não menos), teremos quase 100% da frota automática/automatizada. Acredito que os carros mais simples terão transmissão automatizada, mais barata, e os de nível superior, AT convencional/CVT. Não sei o dupla embreagem nesse jogo.

      • Junior PG2 Oceânico

        Isso não vai facilitar em nada. O mercado nacional de carros automáticos é de ainda de 40%.
        Você terá que tirar uma CNH para manual e outra para automáticos. E se tiver apenas a CNH para automático e precisar alugar um carro manual?
        Que ensinem na autoescola a dirigir carros com ambos os tipos de embreagem, mas não uma específica.
        Isso só encarcerá o já caríssimo custo para ter uma habilitação ou renová-la… lembrando que a lei é retroativa, então o senhor terá duas opções – adéqua o carro à carteira ou a carteira ao carro.

        • REDDINGTON

          “O mercado nacional de carros automáticos é de ainda 40%” Só ai vc já está falando besteira. O texto mostra que aquele dado é do primeiro semestre, e já estava em 42,3% mas até o final desse ano as vendas devem chegar em 48…50%, inclusive o Auto Esporte já mostrou isso, 4 Rodas, Car and Drive. Hoje temos ônibus, carretas automáticas…Já era, caminho sem volta.

          • kleber peters

            E todos os milhões de carros manuais que já estão rodando, desaparecerão? Não sou contra o automático, se ele for tratado como uma comodidade ao condutor, pois se o cara não consegue nem pisar numa embreagem e passar marcha, que vá andar de Uber, pois se não tem habilidade necessária para isto, numa situação de emergência vai tirar as duas mãos do volante e tampar o rosto. Estão criando uma geração de frouxos e retardados… parabéns aos envolvidos.

            • REDDINGTON

              Eu tenho carteira desde 1998, então pra mim não muda nada. Agora me obrigarem a ter carteira pra dirigir um automático e não me deixar fazer a prova em um é no mínimo estúpido…Se vc acha que ser frouxo e retardado é dirigir um carro automático ou manual, é um problema seu. Por pensamentos como o seu o país está a m que está. Daqui a pouco vc vai dizer que quem não sabe usar a máquina de datilografar é burro e deveria voltar pra escola…E respondendo a sua pergunta os milhões de carros manuais que ai ainda estão, irão pro mesmo lugar que as máquinas de datilografia, o fax, os telefones analógicos, a tv preto/branco…..

              • kleber peters

                Não, ser frouxo e retardado é não conseguir fazer uma coisa, ficar de mimimi e não aprender. O seu exemplo da máquina de escrever não serve pois ninguém mais usa. Ou você vai fazer os MILHÕES de carros manuais existentes sumirem num passe de mágica? Levarão anos, pra não dizer décadas, até que os automáticos sejam maioria. Então, se você, ou seja lá quem for, não CONSEGUE dirigir um manual, problema seu. Na minha opinião, não está apto a dirigir. Vai de Uber.

                • REDDINGTON

                  Ta Serto…

          • th!nk.t4nk

            O Brasil vai ficar igual aos EUA nesse ponto, só carro automático praticamente.

          • Junior PG2 Oceânico

            Me responda sobre as minhas demais colocações, oh rei da sapiência.

            • REDDINGTON

              Vou responder só essa pra vc não chorar. Você terá que tirar uma CNH para manual e outra para automáticos. E se tiver apenas a CNH para automático e precisar alugar um carro manual? VOCÊ NÃO PODERÁ ALUGAR!!! SIMPLES ASSIM, QUANDO A PESSOA SOLICITOU SOMENTE A CARTEIRA AUT ELA SABIA QUE CORRERIA O RISCO DE NÃO PODER DIRIGIR UM MANUAL MESMO QUE ELA SAIBA FAZÊ-LO…SIMPLES

              • Junior PG2 Oceânico

                O que mostra o quão imbecil o senhor é. Não passa de massa de manobra, contente com os valores espúrios que nos cobram em tudo. O Brasil pegando fogo e os nobres deputados preocupados em quem vai dirigir o que… minha tranquilidade é que essa aberração não vai adiante.
                E você, cordeirinho, me cheira a batedor de panelas. Sendo assim, encerro minha discussão com o abjeto em questão.

                • REDDINGTON

                  Ah cara sem discurso pronto né. Recolha sua mediocridade.

      • th!nk.t4nk

        Câmbio automático é mais no Brasil, EUA e Austrália. Na maior parte dos países desenvolvidos só se vende carro manual, praticamente (inclusive nos países mais ricos do mundo). É questão de preferência, não de futuro. Ah e nesses países você pode normalmente tirar carteira com carro automático, porém na sua habilitação consta essa informação posteriormente.

      • Celso

        Sou datilógrafo e é algo que muito me ajudou e continua ajudando, principalmente no uso do computador. Aconselho a todos.

  • REDDINGTON

    Achei justo…é a mesma coisa de uma pessoa que vai pilotar uma BIZ ter que fazer a carteira em uma moto maior com marcha e embreagem. Hoje se eu vou tirar carteira com um veículo automático não vale, mas me exigem a carteira pra dirigir esse veículo!? Se me exigem carteira pra dirigir um automático igual ao manual que me deixem tirar a carteira num automático então!!! O mesmo acontece a uma pessoa que vai dirigir uma van escolar, fazer a prova num micro ônibus…

  • Mr. On The Road 77

    A zueira começa quando colocam a foto de uma mulher na capa da notícia.

    • Diego G. de Lima

      Putz…. Kkkkkkkkkkk

    • Fanjos

      Mulher em carro AT…mulher feliz!
      As da minha casa que o digam, deveria até ter um botão vermelho de alerta geral para quando qualquer uma delas pegava carro manual.

      • David Diniz

        Tenho 31 anos e tenho nojo de dirigir carro manual e ai vai dizer o que? PS: tenho artrose no joelho esquerdo também.

        • Fanjos

          Bem vindo a minha vida fis
          Além de artrose no joelho esquerdo, tb tenho artrose no cotovelo esquerdo e o ciático do lado direito ferrado.
          O médico já me informou que tem uma notícia boa e uma ruim, a boa é que logo vou poder pedir isenção de impostos a ruim é que estou fo&@#*

          • cepereira2006

            Cara, esse teu vídeo game está te matando. Sai dessa vida

            • Fanjos

              Academia ferrou meu joelho esquerdo, uma queda quando eu tinha 13 anos onde e quebrei o braço em 2 lugares está refletindo hoje com a artrose e o ciático foi de tanto pedalar de bike na estrada =/

  • Louis

    Não há dúvidas que dirigir um carro MT é muito mais complicado que dirigir um AT, principalmente para principiantes. Acho a ideia válida.
    Minha esposa mesmo, tirou habilitação mas não tem prática com carro MT, hoje ela só sabe dirigir AT. Se entregar um MT pra ela, não vai sair do lugar.

    • Louis

      Ah, esqueci de dizer, quem não vai gostar são as auto-escolas, o que tem de gente que tem que refazer a prova porque o carro “morre” nas manobras… hehehehe Carro AT não vai morrer na hora da prova.

      • Alexandre Volpi

        Não vão gostar 3x. Sem reprovação por morrer, provável interesse maior em habilitação para AT (caso aprovada) e ter que renovar as frotas por motos e carros at, mais caros… eu acho que no final isso vai deixar todo o processo mais oneroso

        • Louis

          Provavelmente onere um pouco mais, mas a maioria das autoescolas têm mais de 1 carro, então podem dividir entre MT e AT.

          • Alexandre Volpi

            Sim, mas nem todas possuem um AT. Onde fiz, eles tinham uma frota com duas motocicletas, 5 carros e 2 veículos para a cat. D e E. Eles tinham somente um Fit At, restrito a PCD, e com uma fila enorme de horários… Nesse sentido, caso aprovada, creio que as autoescolas que tenham um porte semlehante precisarão de pelo menos 2at em suas frotas… daí vem o oneroso, mas creio que esse custo será repassado ao aluno

            • Louis

              Sim, teriam que se adaptar, mas no longo prazo vejo mais vantagens para os alunos. Por exemplo, minha esposa, fez umas 3x a prova porque sempre deixava o carro morrer na baliza. Fora as provas repetidas, cada vez tinha que pagar mais aulas para refazer a prova. E hoje só dirige AT. Se fosse prova com AT, provavelmente passaria de primeira.

        • REDDINGTON

          Cara é a evolução…50% de TODOS os carros vendidos no país hoje são automáticos, é um caminho SEM volta, nos Estados Unidos os caras fazem a prova no AT há mais de 30 anos…normal. Aquele que dirigir os 2 ok, mas o cara que ficar só no AT não muda nada. Hoje temos Ferrari, Lambo só AT…

      • th!nk.t4nk

        Carro manual *decente* também não morre na saída. Hoje em dia a maioria segura automaticamente no freio até o carro arrancar, e compensam a lenta assim que detectam que aliviou o pé na embreagem. Mesmo sem acelerar o carro manual arranca normalmente, sem morrer, se não soltar o pedal rápido demais. Exemplo: Fiesta, Polo, etc. O problema é que as auto-escolas brasileiras colocam só lixo popular pra economizar.

    • Rafael Lima

      Minha maior dificuldade quando aprendia não era com a marcha em si, mas em modular a embreagem, e dos meus amigos também, mas com o tempo virou uma coisa tão automática que eu nem me concentro tanto assim na embreagem

  • Alexandre Volpi

    Que coisa mais sem noção quando aplicada ao público em geral.

    Que me perdoem, mas quem não sair da autoescola num carro manual, em uma país onde é fácil tirar a habilitação como o nosso, não merece sair em um carro automatico. Pra mim, isso só vai aumentar o número de gente despreparada no trânsito, já que nem aprender a trocar marchas o indivíduo precisará aprender. Se hoje já nem dão seta para trocar faixa… Não quero imaginar no futuro.

    Agora, acho válido quando para PCD, embora seja meio redundante, visto que eles já tem habilitação especial.

    • Ubiratã Muniz Silva

      voto com o relator.

      idéia esdrúxula que só vai aumentar a quantidade de pessoas incapazes para dirigir no trânsito.

    • RBuriti

      Exatamente, quando morei no canadá, mesmo tendo uma parcela muito significativa de venda de carros AT, você tinha que saber dirigir um MT (questões de situações emergenciais e etc).

      Já pro PCD…..não há que discutir, é exceção à regra.

    • Natán Barreto

      Não sei que país fácil é esse de tirar habilitação. Acho que você não sabe como funciona no resto do mundo.

      No Brasil as auto escolas não ensinam ninguém a dirigir. Ensinar a tirar o carro do lugar. As pessoa saem de uma prova praticada num pátio direto pra rua.

      A burocracia é absurda devido ao número de coisas a serem pagas. As auto escolas fazem uma verdadeira mafia em conjunto com o Detran. Temos um índice de reprovação altíssimo. E a cada reprovação é mais dinheiro no colo do Detran com os Dudas e da auto escolas com o veículo-exame. E muitas vezes a pessoa sabe dirigir e não passa por culpa dos próprios fiscais ou instrutores. Fora a pressão psicológica feita propositalmente.

      Quantas pessoas que dirigem melhor do que quem tem carteira estão por aí.

      • Retrato do Papai

        “No Brasil as auto escolas não ensinam ninguém a dirigir. Ensinar a tirar o carro do lugar.”

        percebi isso na prática quando um amigo meu, poucos dias após tirar a cnh, foi praticar direção no meu carro… ele desistiu depois de ficar cerca de 5 minutos tentando tirar o carro do lugar sem sucesso…

        as auto escolas modificam o carro de modo que o deixam levemente acelerado em marcha lenta, o que faz com que o condutor não aprenda corretamente o manuseio simultâneo de acelerador e embreagem em um carro com marcha lenta correta (ora acelera muito e o carro arranca, ora acelera pouco e o carro morre)… para se ter noção, na prova de baliza sequer é necessário pisar no acelerador…

        • Marcelo Alves

          O problema maior é que eles ensinam a fazer o controle de embreagem sem usar o acelerador, ficar somente no freio-embreagem e isso, pra mim, é errado e em algumas situações é até perigoso. Todo carro precisa de aceleração para sair do lugar, especialmente os mais antigos (carburados e injetados dos anos 90), isso é, acelera primeiro, solta a embreagem depois, já com o motor levemente acelerado. Na autoescola eles ensinam a soltar a embreagem primeiro e só depois acelerar, por isso que tem gente que mesmo depois de meses de aula ainda deixam o carro morrer em cada esquina, se for em uma subida então, lascou.

          Isso ai nos primeiros dias até ajuda, já que o aluno ainda não desenvolveu a habilidade motora de controlar a embreagem e tal, mas quanto antes ele aprender o método “antigo”, melhor ele vai ficar, aquele método que funciona em qualquer carro e que é um movimento bem rápido de se fazer: solta o freio, acelera, espera o motor responder e solta a embreagem até ela segurar o carro e já ficar no ponto de saída, e aí a pessoa só precisa se acostumar com o movimento do carro para trás, já que sempre existe um deslocamento para trás, mas é pouca coisa…

          • Dario Lemos

            Eu aprendi usando só o pedal da embreagem, acho mais fácil de ensinar, pois ajuda a entender a regulagem da embreagem do carro em questão; depois disso, usar em conjunto com o acelerador.

      • Alexandre Volpi

        Justamente por conhecer outros lugares afirmei que aqui é fácil.

        Aqui a burocracia é péssima e concordo com o que você diz nesse parágrafo.

        No Brasil não se cobra que a pessoa prove suas habilidades pilotando, que consegue fazer o uso de um veículo sem causar risco a si mesmo e a outrem, coisa minimamente exigida em qualquer país sério. E isso não se avalia em cinco minutos de teste.

        • Gilberto DePiento

          Nosso maior problema é com as motos. Nos países do Norte elas não são tão comuns como aqui por causa da neve. Mas o que já pude ver do trânsito dos EUA, Canadá e Holanda me deixou impressionado e me fez ver que não somos tão maus motoristas assim quando se trata de carros. Há muito complexo de vira-lata por aqui.

    • Louis

      Os que não dão seta são justamente os que têm anos de direção. Aliás, os que mais cometem barbaridades no nosso trânsito são os habilitados há bastante tempo. Normalmente gente folgada, que se acha dono da rua.

      • adriano oliveira

        Pois é amigo. Eu não tenho o bom costume de dar seta sempre. Mas estou acostumando. … Mas o inaceitável não é não dar seta, e sim os que dão seta e entram imediatamente, sem fazer uso de um equipamento de mais importância que a seta, de nome espelho. Eu passo o tempo todo cuidando espelho, temperatura do motor, placas de velocidade, sinal aberto ou fechado, esses pedestres filhos duma puta que atravessam como se estivessem no parque, e tem quem ache que seta sim que importa. ..

  • Fabão Rocky

    Pronto! Agora q vai dar m*rda msm. Já n basta os “tartarugas” e os internautas no volante q só atrapalham o trânsito, agora vem um bando de barbeiro q mal sabe trocar uma marcha p/ piorar mais ainda o trânsito!

    • Louis

      Errado, quem não souber trocar marcha só vai poder dirigir AT, ou seja, não vai ter problema adicional nenhum.

      • Fabão Rocky

        Vai sim. Vai ter mais “roda presa” no trânsito! Independente de ter CNH ou n.

        • REDDINGTON

          Nada a ver…nos Estados Unidos os caras fazem prova no AT HÁ 30 ANOS!!!! Nós que temos uma legislação atrasada, feita por burocráticos. Os carros AT hoje já representam a METADE das vendas, temos de Range Rover Sport de 600 mil a Mobi de 40 mil AT…

          • Raimundo A.

            Não somos nós que temos uma legislação atrasada, mas a renda mesmo que vai definir se o cara pode pagar por um AT ou um MT.

            • REDDINGTON

              Não, nossa legislação não é atrasada não imagina…Agora se o cara pode pagar e só dirigir AT por que obrigá-lo a tirar a carteira num MT??? Por que ele não pode tirar carteira num AT se exigem dele a carteira??? Alguém me explica??? Um país em que se demora 6 meses em média pra abrir uma empresa não é atrasado mesmo não, vc tá Serto…

            • Allan_66

              Discordo que a renda seja o fator principal, acho que vai mais da questão de preferência local. Na Austrália e EUA, por exemplo, a grande maioria dos carros são automáticos, enquanto na Europa a maioria dos carros são manuais, mesmo eles possuindo uma renda alta em média.

          • Marcos A.

            Verdade amigo, eu mesmo esperei por uma Toro manual flex desde o seu lançamento, não queria AT de jeito algum, mas não pude mais esperar e acabei comprando uma flex automática. A tendência do mercado será cada vez mais carros AT, mas isso n quer dizer que todo motorista que comprar um seja um problema no trânsito.

            • REDDINGTON

              Os caras não tem argumento…inventam coisas.

            • kleber peters

              O problema não é escolher um manual ou automático, que é questão de gosto ou conforto, mas sim não conseguir usar um ou outro, pois ai já é problema cognitivo. Quanto a tendência ser AT, ótimo! Mais conforto. E quem escolhe um AT não é necessariamente um problema no trânsito. O problema é aquele que não consegue usar um MT.

    • Uau!

      Nossa cara que absurdo vc tirar selfies e não saber revelar suas fotos com processos químicos em câmera de luz.
      Pior ainda não sabe nada sobre enquadramento e iluminação.

      …As coisas evoluem, a direção é uma delas. Uma coisa não tem relação com a outra. Aprender a dirigir é saber se comportar em trânsito. se facilitar sua vida um carro automático, ótimo. Existem exemplos no mundo a fora de como isso não gerou suas “tartarugas”

  • Daniel

    Se alguém tem problema pra dirigir carro manual, não acho que seja culpa da pessoa, mas sim da autoescola que não teve competência para ensinar o aluno a passar marcha. Na minha opinião é absurdo um instrutor(a) de autoescola que não consegue ensinar o aluno a conduzir um carro manual.

    • Mr. On The Road 77

      Instrutor de auto-escola só está lá para tirar onda com os meninos e dar em cima das meninas…

      • Daniel

        Pois é… é disso que eu tô falando. Seja com carro manual ou automático, se a autoescola não tem competência pra preparar, o cara vai ser reprovado no teste prático de qualquer jeito.

      • Quando tirei a minha, o santo não bateu com os dois instrutores que tive, tive de me segurar. Só não bati boca mesmo, pq os caras poderiam me sacanear na prova que por sinal, no Brasil, é uma mafia. No dia que fiz, o que foi de discussão não esta no Gibi.

        • KOWALSKI

          Bem isso mesmo. O instrutor onde fiz as aulas estava só de corpo, porque a alma estava no whatsapp. A vontade de sair na mão tava grande, me segurei porque precisava urgente da carteira para trabalhar.

    • Marcelo Nascimento

      O instrutor diz que o aluno tem que sentir/ouvir o motor e, na hora da troca de marcha ele tem que soltar a mão direita do volante e a levar para a alavanca de câmbio, pressionar o pedal da embreagem e tirar o pé do acelerador. Enquanto a embreagem está pressionada, posicionar a alavanca de câmbio na marcha adequada. Feito isso, simultâneamente, voltar com a mão para o volante, soltar a embreagem e acelerar o necessário para seguir com o carro até a próxima troca e repetir o processo.

      Isso assusta qualquer um! kkk

      Deve ser por isso que só pode andar até 40km/h e não pode passar de segunda, senão eles teriam que ensinar a reduzir e isso os levaria a ter que ensinar a dirigir.

      • Dario Lemos

        Eu acho que muitos acabam ficando nervosos e acabam se atrapalhando.

      • Cesar

        Aonde que para tirar carteira só pode andar a 40 km/h? Sério. Não estou te zuando. Aqui em Brasília pode ir até 60 km/h em quarta marcha.

        • kleber peters

          Tanto porque se andar menos que isso passam por cima… kkkkk

        • Marcelo Nascimento

          Aqui no Rio. Tenho um amigo que tirou carteira há uns meses, acabei de confirmar com ele. Nem nas aulas nem na prova pode passar de 40km/h. Nas aulas, se o instrutor confia, libera passar um pouco.
          Aí o sujeito passa na prova, pega o carro e vai pras vias expressas andar a 90 e 100km/h…

          • Cesar

            Aqui as aulas são feitas em vias de até 60 km/h.

    • adriano oliveira

      Será? Tem gente que não consegue andar de bicicleta e tira carteira. … ficam andando entre uma faixa e outra, ou no meio das duas, não conseguem estacionar, não conseguem arrancar na lomba, não sabem nem onde verificar o óleo. Se eu tenho interesse em dirigir, preciso saber como funciona um carro, suas reações, limites e sem nenhuma dúvida, ter uma situação de controle geral. A auto escola ensina a tirar carteira. Pessoas incapazes de interagir positivamente com o trânsito também tem carteira. Isso sim teria que mudar. Existe um ditado que resume isso :OVELHA NÃO É PRA MATO.

  • Natán Barreto

    Graças a Deus. Pelo menos vai acabar com a bizarrice do Detran Brasil de arrumar todos os jeitos de fazer o cidadão reprovar e pagar mais um duda.

    • Daniel

      Eu e vários outros amigos passamos bem fácil no exame teórico e prático do Detran… acho um teste bem pouco exigente. Quem não passa de primeira é porque foi muito mal preparado pela autoescola. Foi o caso da menina que fez o teste comigo… tava super nervosa e despreparada, era nítido.

      • Marcos A.

        Exato, sei de uma pessoa que foi reprovada porque não colocou o cinto e logo após virou à esquerda quando o avaliador havia pedido para virar à direita, nervosismo puro.

  • Fernando Vilela

    Eu sou a favor do projeto de lei: Hill Holder para todos! Aí, creio eu, não precisarão mais ter medo dos carros manuais.

    • Fanjos

      “não precisarão mais ter medo dos carros manuais assim não precisarão mais ter medo… da minha irmã, prima e namorada”

      Sim elas tem fobia de subidas e sempre deixam o carro voltar ou morrer (não vou falar que são todas as mulheres mas as que eu conheço 80% tem medo de subidas)

      • Mr. On The Road 77

        Minha esposa glorificou de pé quando comprei um AT… kkkk

      • Marcelo Alves

        Bem isso… Igual eu postei logo acima, minha irmã dirige há bem mais tempo que eu e ela dirige bem até, mas ela não consegue sair com o carro em subidas sem antes encontrar o ponto da embreagem segurando o carro com o freio. Ela não consegue fazer aquela saída que vc solta totalmente o pedal de freio, acelera (e nisso o carro volta um palmo para trás) e busca o ponto da embreagem já com o carro acelerado e sem usar o freio. Ela simplesmente não consegue fazer isso em subidas hehehe

        • Mr. On The Road 77

          Minha esposa tem 7 anos de carteira e era a mesma coisa. Tinha verdadeiro pânico quando o carro se movia um milímetro pra trás.

    • Marcelo Alves

      Minha irmã dirige desde 1999 (e eu desde 2008), detesta carro automático, e ela dirige bem, estaciona bem, não anda igual uma lesma com medo do trânsito e tal e mesmo assim, depois de tantos anos, ela ainda não consegue sair com o carro em subidas sem achar o ponto da embreagem segurando o carro no pedal de freio ou então no freio de mão!!

      O carro atual dela tem hill-holder, mas certo dia eu estava com ela no meu carro parado em um subida bem forte esperando o sinal abrir, daí eu soltei o freio, acelerei, e segurei na embreagem-acelerador achando que o sinal já ía abrir, mas não, então segurei no freio de novo, e ela me solta que se fosse ela no meu carro ela não ía conseguir sair igual eu fiz, ela ía deixar o carro morrer!! Ela só ía conseguir sair com o carro ali segurando no freio enquanto acerta a embreagem no ponto ou então com o freio de mão mesmo…

      • Dario Lemos

        Eu uso o freio de mão só quando estou dirigindo carros que não são meus até “achar” o ponto da embreagem.

        • Mr. On The Road 77

          Eu acho mais difícil usando o freio de mão… kkkk

        • Marcelo Alves

          Dependendo do carro eu também acho mais fácil usar o freio de mão do que ficar procurando o ponto da embreagem, e quando é uma subida muito forte eu também acho mais cômodo (e mais rápido tb) usar o freio de mão segurando o botão pressionado.

    • tech76

      Hill holder faz parte do sistema do Controle de Estabilidade, a partir de 2022, se não adiaram, todos terão..

  • Cláudio Lima

    Em breve irão criar habilitação para carros 1.0, 1.6 , 2.0, igual as motos… O pior disso é ver gente achando a iniciativa legal.

    • REDDINGTON

      Legal deve ser o cara pilotar uma BIZ ter que fazer a carteira em uma moto maior com marcha e embreagem, exigirem dele a carteira pra pilotar, mas ele NÃO pode fazer a prova na Biz…Vc acha justo??

      • Cláudio Lima

        Basta que seja permitido fazer a prova na moto ou carro que desejar. Caso a pessoa tenha alguma dificuldade em pilotar uma moto maior, procure a auto escola que tenha a moto desejada disponível.. se não pode dirigir o carro manual, procure uma auto escola que tenha um carro automático disponível.

        • REDDINGTON

          ENTÃO!!! A LEI TEM ESSA PROPOSTA!!!

    • Lyn

      Não vão por causa de custos, e pq vc não pode passar de 40 km/h na prova.

    • zekinha71

      No Japão habilitação pra moto é por tipo de moto, minha prima foi tira habilitação pra moto de 400cc e um dos testes consiste em deitar a moto no chão e levar ela sozinho, claro que minha prima não conseguiu levantar e a habilitação dela é só pra até 200cc.

      • Rafael

        Legal essas coisas dos japas. Vi um vídeo de um cara que mora lá falando que em batidas em cruzamento, o veículo que estava na preferencial tem que pagar parte do conserto também.

    • adriano oliveira

      Pois é, daqui a pouco a carteira vai custar cinco ou seis mil reais. .. Vão colocando uma exigência aqui, um teste ali. …

  • Ricardo

    Achei uma boa, pelo menos evita motoristas toscos fazendo cagadas com carros manuais!

    • Raimundo A.

      Uma coisa não tem a haver com a outra. Se é para ser justo, ao fazer as aulas práticas, aprendesse com as duas transmissões e no teste faria com os dois veículos. Se fosse reprovado no MT e passasse no AT, apenas o último seria válido. Quem passar nos dois, dirige qualquer um.
      Da forma como querem, é arrecadar mais conforme a transmissão.
      Eu tiro carta para manual e no futuro posso ter um AT. Vou ter que tirar outra carta para AT como se fosse algo de outro mundo a mudança de transmissão. É caminhão que o cara muda de categoria e precisa fazer cursos de especialização para conduzir veículos articulados?
      Tem muita gente usando AT e fazendo besteira também tipo consulta o celular enquanto dirige ou para no sinal demorando a arrancar quando abre.

      • Ricardo

        Mas acho que CNH normal dirige manual ou automático e CNH para automático só automático.

    • adriano oliveira

      Serão toscos com automático também. Lembre bem, eles são toscos, não o carro. ..

  • Mak Mak

    No japão somente CNH de carro automático existe a décadas!
    Mas tem um porem,lá 97% dos carros fabricados são automático,somente carros super bólidos esportivos tem como escolher a versão manual,caso contrário é tudo automático.
    Creio que no Brasil é ainda cedo para ter CNH automático,basta ver a % de vendas.
    Quando a venda de carros automáticos ficar a maioria acima dos 80%,ai sim pode começar a mexer os pauzinhos.

    • adriano oliveira

      A jogada não é adequar. É somente arrecadar. ..

  • Ricardo

    Deveriam proibir pessoas que não sabem dirigir a tirar a carteira, que é o que mais tem por aí!
    Afinal Auto Escolas ensinam a passar no teste e não a dirigir e Detrans aprovam quem sabe passar no teste e não necessariamente quem sabe dirigir!

  • Zé Mundico

    Recentemente assisti um documentário americano onde o apresentador mostrava que os atuais jovens norte-americanos não fazem a menor ideia do que seja um câmbio manual. E mostrava dezenas de jovens que nem conseguem imaginar para que sirva aquele “terceiro pedal” no carro.
    Teve um que achou que fosse para abrir o capô. Outro achou que fosse algum tipo de freio de estacionamento. Outro ficou apavorado ao saber que precisaria pisar na embreagem ‘toda vez” que fosse preciso mudar de marcha. Outro ficou horrorizado ao saber que precisaria passar marcha até para ultrapassar alguém.
    Outros ficavam apavorados em saber que teriam que passar marcha até para parar e sair do semáforo e até mesmo para andar para trás… O apresentador encerrou dizendo que os pais desses jovens também não sabem o que seja câmbio manual e só alguns avós tiveram contato com isso.
    Por mim, câmbio manual já deveria ter sido extinto e todo carro deveria sair de fábrica com câmbio automático. Coisa mais atrasada viver pisando em embreagem e passando marcha…..

    • Raimundo A.

      Tudo tem um custo e num país com baixos salários que fazem carro aqui ser um caro bem de consumo, que não é nos EUA, câmbio AT não é o básico.
      No transporte público não é diferente, pois somos um país que fabrica ônibus derivados de chassi de caminhão e mesmo tendo opção de transmissão automatizada, muitos são manual.

    • Fernando Oliveira

      Amigão,

      Estamos no Brasil… Outra realidade. Além disso, você não pode generalizar, achando que o câmbio manual não deveria mais existir por duas razões:
      1 – Nem todo mundo gosta de câmbio automático (me incluo neste grupo). Algumas pessoas querem ter o “controle total” do veículo e possuem habilidades para tal;
      2 – Nem todo mundo pode/quer arcar com a manutenção que um câmbio automático exige, principalmente se for uma manutenção corretiva. Nos EUA, pode até ser bem acessível, mas no Brasil, como falei no início, é outra realidade.

    • Marcelo Alves

      Isso é bem comum nos EUA, Japão (e provavelmente na Ásia como um todo), mas na Europa por exemplo, a maioria dos carros são manuais.
      E tem gostos de todos os tipos, aqui em casa meu pai adora carro AT e eu e minha irmã só gostamos de MT… Inclusive eu já vi uma moça americana falar que sempre teve carros AT e em determinado momento fez a “loucura” de comprar um carro usado com câmbio MT, ela aprendeu a dirigir na marra, mas depois que aprendeu e se acostumou com o carro ela achou melhor de dirigir que os carros AT que ela teve antes.

  • Franco da Silva

    Agora deu pra ver bem certo quem leu a matéria e os “leitores” de manchete. Se liga, pessoal!

  • Leonel

    É quase incontrolável a vontade de se fazer uma piada, mas vou opinar sem isso rss…
    Não vi absolutamente nenhum problema no projeto de lei. O que mais tem nos EUA, por exemplo, são pessoas que não sabem dirigir um carro MT. Com a disseminação do câmbio AT no país, vejo como correto. Não somente por isso, mas dirigir um carro vai muito além de uma simples troca de marcha.

    Eu diria que os reflexos, sinalização (seta e etc), respeito à velocidade e assim por diante são muito mais importantes que a troca de marcha. Portanto, eu apoio em 100% a lei (conforme dita que irá multar os que tentarem dirigir um MT sendo que a CNH é para AT).

    • REDDINGTON

      (conforme dita que irá multar os que tentarem dirigir um MT sendo que a CNH é para AT) ESSA PARTE DO TEXTO POUCA GENTE LEU OU ENTENDEU SÓ PODE!!!

      • LeandroV12

        Qual o problema de multar? Se tirou carta at e estiver dirigindo Mt tá errado mesmo!

        • REDDINGTON

          Vc também NÃO entendeu meu comentário né???

          • LeandroV12

            pelo visto eu e outras pessoas não entederam… poderia explicar?

            • REDDINGTON

              ZERO!!! Eu não só li e compreendi como concordei. Prefiro mudar do que proibir o cara de fazer a prova num AT, e exigir dele a carteira. É injusto esse atual sistema.
              TA AÍ, RESPONDI ONTEM. E SÓ UMA PESSOA NÃO ENTENDEU ALÉM DE VC!!!

      • Leonel

        Qual a sua crítica em relação a essa parte do texto?

        • REDDINGTON

          ZERO!!! Eu não só li e compreendi como concordei. Prefiro mudar do que proibir o cara de fazer a prova num AT, e exigir dele a carteira. É injusto esse atual sistema.

          • Leonel

            Perfeito. Eu havia entendido isso e só queria confirmar he he…
            Pois é, também não vejo necessidade de obrigar a saber “trocar marcha”. Dividir em categoria é a melhor escolha mesmo.

  • Adrian

    Acho uma ótima ideia, no Japão já funciona desse jeito; eu mesmo dirigo carro manual muito bem, mas nunca compraria um carro manual. Então acho válido pra que não gosta desse tipo de transmissão.

    • cepereira2006

      Idem. Mas o que mais tem por aqui é hater de câmbio AT.

  • Ricardo Polessi Silverio

    Sou completamente a favor!!! demorou !!! Antes que digam algo, sei dirigir carros mecânicos, porém abomino este tipo de transmissão, para que vou ter de fazer uma coisa que tem maquina que faz melhor do que eu… Aos contrários proponho voltarmos a tecnologia de partida no motor do carro usando manivela!!! Alguém se habilita? A tecnologia avança, a fila anda, e inclusive acredito que o motorista de um carro automático tem condições de dirigir muito melhor pelo fato de não ter de se preocupar com coisas desnecessárias (como por exemplo, mudar marcha) quando esta dirigindo… e lembrando, o motor a combustão vai ser aposentado junto com o cambio mecânico pelos veículos elétricos, que aliás, não precisam ter câmbios…

    • Dario Lemos

      Seu comentário não muda o fato de que o ser humano está cada vez mais preguiçoso. Tenho dois carros, um manual e outro automático e uso de acordo com a necessidade.

      • Ricardo Polessi Silverio

        é…. bons tempos que o homem só dependia dos seus próprios pés para poder se deslocar pelo mundo….kkkkk…. já nem lembro a ultima vez que tive de lidar com um cambio manual…outra coisas bem dispensáveis que podemos colocar no balaio: direção hidráulica, vidro elétrico, limpador de para-brisas elétrico(sim os primeiros eram acionados manualmente) …. realmente coisas de preguiçosos!!!

        • Dario Lemos

          Vou aproveitar o que escreveu já que distorceu (e não entendeu) o meu comentário: que tal voltar a usar rodas/pneus de madeira? Para que teto e bancos se uma “prancha” de madeira faz a mesma coisa? Até iria sugerir mas fugiríamos do assunto. Tenha uma boa 5a feira.

          • Ricardo Polessi Silverio

            Desculpe, mas a distorção ocorre no seu comentário, por isso a minha ironia, taxar de preguiçoso quem faz uso de um veiculo automático é no mínimo desrespeitoso….

            • Dario Lemos

              Eu tenho um carro com câmbio automático. E não é desrespeitoso, eu só disse que o ser humano usa a tecnologia para “trabalhar” para ele e isso pode, dependendo do ponto de vista, significar que o ser humano está cada vez mais preguiçoso. Dependendo da situação (não ter pressa) eu prefiro andar 3 quadras a pé do que andar de carro mas tem gente que liga o carro para ir na esquina só para comprar pão e nada mais, Se isso não é ser preguiçoso eu não sei o que é. Como disse antes, uma boa 5a feira; para você também, Reddington.

              • REDDINGTON

                Hasta luego!

    • adriano oliveira

      Olha amigo, eu dirijo uma fiorino, faço tudo simultaneamente e sem pensar. Inclusive ainda olho os espelhos e a temperatura do motor. .. Certamente gostaria que ela fosse automatica. Seria jóia. Gostaria que tivesse ar condicionado também. .. Mas aqui é Brasil, tudo custa milhões, se tiver que fazer um serviço em câmbio automático, gasta-se a partir de mil e poucos reais. Uma geral na caixa começa em cinco mil. … Com seiscentos reais compro uma caixa usada e coloco na minha fiorino. …

  • Ricardo Polessi Silverio

    E acrescento o seguinte , o processo de tirar carteira de motorista aqui no Brasil é um verdadeiro absurdo! Caro, demorado, burocrático! E no final para que? deveríamos ser o país com o melhor trânsito do mundo, e não o que mais mata no trânsito…. Não se resolve a segurança no trânsito criando dificuldades para se tirar a carta, se resolve acabando com a impunidade!!! Se resolve banindo para sempre(ou por pelo menos uns 10 anos) motoristas que sejam pegos dirigindo alcoolizados, ou cometendo atrocidades e mortes no transito (fora as penas relativas ao crime em si).
    Qualquer coisa que facilite a obtenção da carta, eu aprovo…

  • LeandroV12

    A favor! Direito de escolha! Um bom motorista não se resume a capacidade ou vontade de trocar marchas manualmente…. QUE VENHA OS MIMIMI!

    • leitor

      Isso aí é MIMIMI.

      • LeandroV12

        isso mesmo! qual sua opinião sobre o artigo mesmo?

        • adriano oliveira

          A minha opinião é que não é para facilitar a vida ninguém. É tão somente para aumentar a arrecadação. CASO eu esteja enganado, a carteira vai ser mais barata. … Mas eu não me engano. .. Vai acontecer que vai subir a dos carros manuais, com mais horas de aula, entre outros. …

  • D136O

    Acreditto que cada um deve ter o direito de escolher a forma da transmissão que quiser dirigir, mas se a pessoa não consegue dirigir um carro manual será que ela tem habilidade suficiente para dirigir algum carro? Acho que trocar marcha é o menor dos problemas nesses casos.

  • zeh

    ..sério isso?…deveria ter titulo eleitor especial para votar em candidato assim…deste nível…”titulo de retardado”…como esse tipo de gente chega ao poder e tem de fazer m*rda…????

  • Jefferson Ferreira

    Depois a gente quer fazer piada com portugues… Ridículo, primeiro que huezileiro tem um certo grau de retardo e acha que tudo dá pra resolver criando leis e na prática não é assim que funciona. Não vai mudar absolutamente nada e só torna o processo mais burocrático, porque o processo de formação é precário e o condutor não sai com o básico para trafegar tanto com carro manual como automático. Já que não tem nenhum ou muito pouco conhecimento sobre CTB e ele é adestrado nas autos escolas a passar no exame e não a dirigir direito! O que deveria ser feito era fiscalizar melhor a formação e na formação a pessoa ter aulas práticas com os 2 câmbios! Afinal, se tivesse uma boa formação saberia o tempo certo de passar as marchas e como funciona um câmbio manual e automático!

  • Antonio Castro Jr.

    São os políticos criando mais complicação. Que bobagem.

  • joao vicente da costa

    Se tivesse aqui aquela carinha rindo do Facebook eu colocava agora.

  • Sasaki

    Ue porque tanta reclamacao???no Japao e assim,quando eu estava la tirei manual mesmo mas muitos amigos meus tiraram so de automatico,so que la e um mercado diferente eu acho que uns 95% dos carros la sao automaticos ja aqui no Brasil deve ser o inverso kkkkkkk

  • No_Name

    Primeira coisa que teria que ser feita é uma reforma das leis de trânsito para tornar as punições mais severas pra quem vive sem regras e aumentar e muito a repressão (nos EUA é um polícia praticamente para cada rua vigiando tudo que se passa) nas ruas para só depois se pensar em “afrouxar” o processo de obtenção de CNH que já é fraco e falho.

    • Dario Lemos

      Aqui se deixou de haver policiamento nas ruas (deve fazer parte do desmantelarem das polícias civil e militar) e só existem funcionários das prefeituras, os tais “amarelinhos”.

      • Ubiratã Muniz Silva

        e câmeras espetadas em postes.

  • Leonardo M. G.

    O pessoal primeiro tem que aprender a ler as placas de trânsito: o que tem de gente imbecil andando a 80 km/h em rodovias projetadas para 40 e 60 km/h não tá no gibi, e ficam irritadinhos com quem segue a lei, e mais irritados ainda com a multa que tomam.

    • Ubiratã Muniz Silva

      e também tem os imbecis que ficam segurando 40 e 50 km/h em via de 80 com trânsito livre (não engarrafada), atrapalhando o tráfego.

      se a pessoa não tem capacidade de andar em uma velocidade pelo menos próxima ao limite da via (seja um pouquinho próxima pra mais ou pra menos), não deveria dirigir naquela via.

      e não vou nem entrar no mérito dos imbecis que ficam no whatsapp enquanto dirigem.

      • Leonardo M. G.

        Também. Eu sempre tento ficar no limite, fora ultrapassagens. Normalmente no meu dia a dia os que eu vejo são os apressados a 100 km/h me ultrapassando em zona de 60 km/h, bem na hora que é preciso reduzir pra 40. Obs. : É zona montanhosa, estrada bem sinuosa, perigosíssima pra andar em alta velocidade. Mesmo assim, eles arriscam. Eu não tenho toda essa coragem. E 2 segundos mais tarde eles precisam reduzir pra 40 por causa do pardal, então tanta pressa pra quê?

        • No_Name

          Isso dá uma boa discussão. Eu acho que o CTB nosso e de vários lugares do mundo precisam de reformas gerais. Os carros de hoje não são os mesmos de vários anos atrás, evoluíram muito em todos os sentidos e o código de trânsito tem muitas incompatibilidades para a realidade de 2017. Muitas vias com limites defasados para os carros de hoje. E os CFC capacitar de verdade os motoristas para conseguirem ter um reflexo apurado e assim conseguir conduzir plenamente os carros dos nossos tempos e não dos tempos dos pais e/ou avós.

          • Leonardo M. G.

            A discussão é ótima. Ainda assim, acho que o maior problema são as vias mesmo, cheias de remendos por causa dos caminhões com sobrepeso, totalmente defasadas, e monetariamente quase impossíveis de serem modernizadas sem interromper a estrutura logística brasileira.

  • leitor

    Sei que existe isso em países onde o volante é do lado direito. Mas aqui? Outra coisa é que isso é uma questão de prática. O problema é que só se pode treinar em carro de autoescola, ou seja, se tem 15 horas de aula são apenas 15 horas de treino no total. Fora isso pode se causar o maior transtorno. Quer copiar coisas de outros países? Copia isso também, da pessoa treinar ao lado de outro já habilitado.

  • Elfo Safadão.

    Olha merd@…..

  • leitor

    Sem contar com o roubo assumido. Qual o problema da pessoa dirigir um carro manual? Por que ser uma falta gravíssima? Por que não libera a partir da carteira definitiva? Se não souber não acerta independente do trânsito e desiste logo. Pra quê essa buRRocracia?

  • Erick

    Depois da lei do kit de primeiros socorros e do farol ligado nas estradas durante o dia, aparece mais essa!!!
    Esses deputados não têm o que fazer mesmo! FDP!

    • Dario Lemos

      Tem sim, eles são especialistas a “passar a perna” neste povo omisso, ingênuo e submisso.

  • Yo soy Yo

    Mas lendo a notícia, faz sentido isso. Afinal existem pessoas com determinadas deficiências que podem usufruir disso, pois nunca conseguiriam tirar CNH com um carro manual, mas eu ainda acho que esse negócio de tirar CNH só pra carro AT quem não tem nenhuma deficiência é meio imprudente, pois e se uma pessoa saudável e “habilitada” tiver que dirigir um carro MT?
    A chamada da notícia que tá bem apelativa.

    • Dario Lemos

      É compreensível para quem tem deficiências mas não existe desculpas para quem é sadio. Se a pessoa se atrapalha em algum momento se deve mais a nervosismo, falta de confiança e afobação.

    • Ubiratã Muniz Silva

      mas o caso do PCD já é diferenciado há anos.

  • Lyn

    Sou a favor, deixa a pessoa ter liberdade de escolher.

  • zekinha71

    Devia ter CNH pra quem sabe usar seta e outra pra quem acha que aquela alavanca atrás do volante só serve pra fazer barulho.

  • Christian Balzano

    Minha ex-mulher conseguiu com muito esforço tirar suas habilitação, a sua maior dificuldade era controle de embreagem e passar marchas. Se esforçou somente para conseguir a bendita CNH. Na primeira oportunidade comprou seu carro automático, desde então passou a dirigir com mais tranquilidade e jamais se envolveu em qualquer acidente.

    Os carros automáticos representam a maioria das vendas entre sedãs médios e SUVs. O futuro dos carros elétricos serão todos automáticos com uma forma bem diferente de guiar, o freio começa na desaceleração. Se tudo caminha para extinção num futuro próximo de carros a combustão e manuais. Porque cargas d’água uma pessoa precisa se sujeitar a um teste com um carro manual a contra-gosto?

    Nos Estados Unidos é normal a pessoa tirar habilitação em carro automático e em sua habilitação dar somente a permissão para tal. Realmente não entendo os comentários daqui.

    Deixe que o sujeito escolha o modo que vai dirigir. Se há opções porque não? Porque todo mundo precisa aprender a dirigir manual? Quem disse que isso é realmente importante?

  • Damata

    Meu pais disse estes dias para um de meus sobrinhos. “seus filhos não saberão nem amarar os cardaço do tenis”, e é a pura verdade;
    Parece que o ser humano esta perdeu a capacidade de aprender, e tudo tem que ser automatizado para ele não ter que cansar o cérebro com nada.
    Sobre esta lei, mais uma para aumentar a arrecadação.

    • No_Name

      O cérebro nas futuras gerações vai atrofiar, perder massa! Rs.

  • Racer

    Que comédia…..a CNH dos taipas…. Quem não tem coordenação motora pra fazer um câmbio, nem deveria estar dirigindo.

    • Dario Lemos

      Concordo. E se nem tem coordenação é bem capaz de nem ter como prestar atenção no trânsito.

  • Douglas

    Que coisa mais absurda, só concordo para o caso de deficientes mesmo.

  • Rogerio Jesus

    Absurdo isso, cada vez mais apoiando os incapazes a aprender dirigir e preguiçosos.
    Morei 10 anos na Itália e não é obrigado a fazer auto escola, um com CNH com data superior a 10 anos pode se registrar como instrutor para quem esta requerendo a CNH.
    Não como aqui que essa corja de ladrões obrigam você a fazer tudo como eles querem, DITADURA!

  • David Diniz

    Torço para ir para frente isso e no dia seguinte irei na auto escola solicitar a troca da minha CNH por essa que só permite dirigir carro automático.

  • Alexandre Maciel

    “Algumas pessoas possuem dificuldade em dirigir carros com transmissão manual. Elas podem se confundir com o tempo para troca de marchas, bem como pela posição das mesmas na alavanca, acionamento da embreagem no tempo certo, redução de marchas, posição do neutro ao parar ou mesmo se pode ou não deixar o carro engatado. Enfim, existem diversas dificuldades que algumas pessoas alegam para evitar a condução de um automóvel com esse tipo de câmbio.”

    Se não tiver limitação de movimento ou qualquer outra deficiência que afete a condução de um veículo mecânico, que vá se lascar e faça o exame 200 vezes. Para PCD sou totalmente a favor. Mas, habilitação para acéfalo? Povo desocupado.

    • invalid_pilot

      Habilitação pra tranca rua.
      Cada vez mais gente que deveria andar de Taxi está querendo andar de carro.

  • afonso200

    legal ter a opção de escolher fazer a carteira em manual ou automatico, e ou ter a noção de fazer nos dois,,,,,, agora querer criar subcategorias de carros manuais ou automaticos,,,,,,,,,,,ahhhhh vao trabalhar esses deputados

  • Eduardo Sad

    Daqui a alguns anos, em uma entrevista de emprego, prevejo o sujeito expondo em seu currículo: “Habilitado em carros manuais.”

  • Pedro Henrique

    tenho carteira B
    se eu tirar uma A1 fica como na carteira?
    A1B2?
    e vou mais, e se o cidadão tirar carteira de caminhão automática depois?
    A1B2C1?
    ta virando uma conta matemática isso

    • Ubiratã Muniz Silva

      as C, D e E substituem o B na carteira. Então no seu exemplo seria A1C1. :P

      • Pedro Henrique

        mas e se eu tirar B2 e depois C1? como vão saber que posso B2 tbm? kkkkkkkk

    • Marcos A.

      Só pra descontrair, no final dos anos 90 a minha carteira era A2C; podia dirigir qualquer moto, carro e caminhão não trucado, passados alguns anos mudaram as regras e moto não tinha mais o lance de A1 para motos até 350cc e A2 para motos acima de 350cc, ficou tudo A, agora já querem voltar com carteiras de categorias diferentes, ai eu pergunto e como eu fico? Vou ter que mudar de categoria de novo? Pagar e fazer exames de novo? Ou será que por milagre de Deus o Detran tem em seus arquivos que eu já era habilitado para estas categorias anteriormente?? Pra finalizar, quando fiz minha renovação este ano optei por não permanecer na categoria C, pois não tenho interesse e era preciso fazer exame toxicológico (mais gastos, mais tempo perdido) e hoje minha carteira é AB.

  • Alvarenga

    Complicação inútil que não resolve o verdadeiro e grande problema.
    O grande problema é o de pessoas sem a devida coordenação motora ou com problemas de confusão mental dirigirem carro automatico. Mas eu que não sei como resolver isto.

  • Valdek Waslan

    É muita falta do que fazer.
    Ora… quem hoje tira a CNH, tira em carro manual. Algumas… poucas estão disponibilizando carros automáticos.
    Então logo… quem tira no manual, é mais fácil a adaptação ao carro automático.
    Vai aqui, sugestões de leis mais interessantes:
    1- Prender como homicidio quem deveria tapar um buraco que causou a morte de alguém na estrada.
    2- Responsabilizar financeiramente quem deveria tapar um buraco na via que causou a quebra de um veículo.
    3- Obrigar a presença de fiscais do direito do consumidor e aferição das balizas nas provas do Detran onde as mesmas deverão serem fixas e não móveis. Sendo móveis, é mais fácil reprovar para um novo pagamento de DUDA.
    Enfim…
    Existem coisas mais interessantes a serem feitas.

  • Fernando

    se vc não possui nenhuma deficiência mental ou motora e mesmo assim não consegue dirigir um carro manual, é pq vc não sabe dirigir. pronto falei.

  • Tygra

    Eu concordo plenamente com o projeto. Assim como quem não gosta de moto não precisa tirar carteira A, também quem não gosta de câmbio manual (ou não quer), não tem que ser obrigado fazer a carteira para câmbio manual. Basta criar mais uma letra e pronto! Pode ser a letra T. Assim teríamos: A, B, T, AB, AT.

  • mjprio

    Vai ser mais uma maneira de o brasileiro, que possui pos doutorado em malandragem e trambiques de burlar a fiscalização. Se ficar constatado que o exame feito com veículos AT e mais fácil vcs acham mesmo que alguém vai querer tirar carteira em carro manual? E depois de habilitado vcs acham que essa lei vai ser de fato seguida? Lembremo-nos que somos o pais do jeitinho, do fura fila, do bolsa familia recebida indevidamente, do sujeito que mente pra fraudar a inspecao do INSS, que usa recursos ilícitos na prova do ENEM e que invariavelmente e representado por uma corja de corruptos nas esferas do Poder. Nao da pra ser diferente. Infelizmente ser corrupto, bandido e mal carater no Brasil compensa, apesar de haver muita gente de carater e honesta neste país

  • Luis Carlos K.

    Isso já é realidade em muitos países de primeiro mundo. Na teoria é muito bom, mas é preciso cautela e PLANEJAMENTO para isso dar certo do Brasil. Eu acredito que a maioria das auto-escolas não tem condições de renovar sua frota para carros AT, isso levaria algum tempo. Não é uma má ideia, apenas precisa de amadurecimento e adequação na realidade brasileira.

  • Victor Hugo

    Sinceramente, alguém conhece uma pessoa q

  • Tem mudanças mais importantes do que criar uma CNH só para carros automáticos (que, além de impossível de ser fiscalizada, é inútil do ponto de vista prático – já custa caro tirar uma CNH categoria B, porque é que eu vou ficar com uma “meia categoria”?).

    Que tal eles permitirem que o portador de CNH categoria B possa pilotar scooters e motos com câmbio CVT? Isso, sim, seria bem vantajoso.

  • Abdallah

    Pra mim isso é so mais uma maneira de arrecadar, nao muda em nada.. minha opiniao pessoal.

  • Samluzbh

    Na minha humilde opinião, tem coisas que se mexer piora, vamos ficar igual estados unidos onde tem um monte de lesado que só sabe dirigir carro automático.

  • IPZ.4

    Cara, existem alguns sinais dizendo que algumas coisas no futuro serão MUITO CHATAS. Pqp… Carteira pra Câmbio AT!

    – Lamento muito, sem ironia, quem é forçado a escolher AT, de fato a contragosto, por conta de tráfego (dos que escolhem AT, é a maioria esmagadora). Deveriam investir pesado em transporte de massa pra liberar espaço pra quem gosta de dirigir. Pra quem sabe, e sente, que carro vai além do que apenas locomoção. Resolveria pra todos.
    – Respeito quem precisa escolher por questões de saúde.
    – Tirar carteira deveria ser muito, mas MUITO, mais difícil. Ou ao menos exigir mais treino, são máquinas de 1 tonelada. Mas o quê é mais fácil: praticar ou desqualificar?
    – Não considero quem escolhe AT por preguiça. Nem deveria tirar carteira. Não gosta de carro e só quer se locomover? Vá para um transporte público, Uber, táxi, bike etc., se “locomova” e libere a rua pra quem gosta. Todos ficam felizes, sem ironia.
    – Dirigir MT não exige NADA demais. Nada. Deixem de drama. Meio centavo de foco e prática resolve. Mas hoje em dia esforço, dedicação e treino dá medo, dá preguiça, então é mais fácil desqualificar. Mas desqualificar sem admitir.
    – Não, dirigir AT não é mais seguro. Não há freio motor como há no MT e a transferência de peso não é tão rápida quanto no MT, além da distração aumentar por conta do conforto proporcionado (galhere do whatsapp no volante). O máximo que se pode reproduzir essas condições são nos automatizados de dupla embreagem de alto desempenho. Mas aí os mortais não têm acesso.
    – Analogias entre MT, manivela e rodas de madeira são ridículas e descabidas, tratam de contextos e objetivos bem diferentes para fins de drama (segurança, desgaste físico etc. – não, exceto as 2 situações elencadas acima, MT não desgasta ninguém). Evolução é bem vinda e deve continuar (um salve ao controle de estabilidade). Mas não há como negar que volta e meia a evolução é pura frescura, supérfluo, é excesso, que supera ao largo o argumento do “é em prol do conforto”.
    – Em vez de melhorar/investir na coordenação motora desde criança (salve salve educação física, que tá quase como matéria opcional), em consciência coletiva, em infraestrutura urbana, em aulas práticas de autoescola para se tornarem mais eficientes/eficazes, em mudar essa cultura do corpo mole pra tudo… não, vamos criar um remendo e desqualificar sempre qualquer coisa que exija um mínimo de dedicação da gente. É mais fácil.
    – Já tem estudos mostrando que o apoio excessivo em gps de navegação pode estar comprometendo a capacidade humana de orientação no espaço (uma das noções básicas de sobrevivência). Imagine que beleza os desdobramentos e efeitos colaterais de uma perda dessa…
    – nem 8, nem 80. Só menos drama e mais utilidade. Troco esse PL por um que acabe com as mordomias de políticos. Vamos uma coisa de cada vez, por partes mais básicas.

  • Ruy Soares

    Muitos falando de Japão EUA e bla bla bla mas se esquecem que por lá o valor pra ser tirar a CNH é quase zero e aqui é um puta roubo, com toda certeza mais uma forma de arrancar nosso suado dinheiro

  • Ruy Soares

    Além do mais essa justificativa em que o condutor pode se confundir com o cambio ou pedais é ridicula pois o condutor deve estar sempre atento e observar isso antes mesmo de dar a partida no carro, se o sujeito não presta atenção nem em que tipo de carro dirige não deveria dirigir pois estaria colocando a vida dos outros em risco

  • Lucio Karasawa

    No Japão existe a carteira de motorista para carros automáticos, mas se a pessoa for dirigir carro manual alguma vez na vida,ela deve fazer o exame em carro manual. O que existe também é uma limitação se você tirar a carteira em manual você pode dirigir carros manuais e automáticos com a mesma carteira, já se você escolheu a carteira de automático, só poderá dirigir veículos automáticos.

  • Marcos Nunes Moreira

    Vi na reportagem que fala apenas sobre carro de passeio se referindo a B1 e B2 por exemplo, ai surge a seguinte dulvida, pra que já tem Habilitação A-D como é o meu caso, vai ser dispensado dessa nova habilitação, ou será que surgirá também D1 e D2, sendo 1 manual e 2 automatico?

    Brasil é foda, projeto de lei pra organizar as vias não existe, IPVA com preços exorbitantes e as nossas BRs todas esburacadas, deveriam também copiar dos americanos e europeus não só a ideia da Habilitação especial pra carro automatico, deveriam fazer o mesmo com o valor de emplacamento, nos USA por exemplo, todo carro pequeno custa em média 100 a 120 dolares, não importa se é uma ferrari ou um fusca.

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