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Para que tipo de carro e de condução cada tipo de pneu é indicado?

Honda_Civic_Black_Edition_07-700x466 Para que tipo de carro e de condução cada tipo de pneu é indicado?

O pneu é um item muito importante em qualquer veículo terrestre e basicamente faz a ligação entre as rodas e o solo, proporcionando conforto, economia, segurança e performance. No entanto, cada tipo de pneu tem uma aplicável apropriada para automóveis, caminhões, ônibus, jipes e utilitários 4×4, por exemplo.



Cada modelo de carro e/ou tipo de condução, necessita de um tipo de pneu específico, que geralmente variam em diâmetro da roda, largura da banda de rodagem, altura do flanco e diâmetro total do conjunto montado, bem como desenho de sulcos, ranhuras e outras características. Para isso, existem sistemas de medidas em polegadas/polegadas, milímetros/percentagem-polegadas e off-road.

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Polegadas/polegadas

Este sistema de medidas através de polegadas é usado geralmente em caminhões e ônibus, tanto em pneus diagonais quanto radiais, cujas marcações laterais são L.LL (largura em polegadas) e DD (diâmetro da roda em polegadas).

Como exemplo, temos 11.00-22, 9.00-20, 5.90-15, por exemplo, sendo este último do antigo Fusca. 11.00-R22, indica com a letra “R”, que se trata de um pneu radial. A altura do flanco é a mesma da largura da banda de rodagem. O diâmetro da roda é indicado por último e está em polegadas.

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Milímetros/percentagem-polegadas

Já o sistema por milímetros é o que usamos normalmente em nossos automóveis, mas também em ônibus e caminhões com pneus radiais sem câmara (marcação xxx/yy Rdd). Assim, temos largura da banda de rodagem em milímetros, altura variável em percentagem de acordo com a proposta de uso do pneu e o tamanho da roda em polegadas.

Nesse caso, um pneus 205/55 R16, por exemplo, tem 205 mm de largura da banda, 55% dessa medida em altura (113 mm) e diâmetro da roda de 16 polegadas. O mesmo vale para caminhões e ônibus, embora o diâmetro da roda não precise ter um valor inteiro, como aro 22,5, por exemplo.

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Off-Road

Pneus de uso off-road são aplicáveis em utilitários 4×4, caminhonetes e jipes, cujas indicações laterais são: AA (diâmetro máximo do pneu), BB (largura máxima do pneu) e CC (diâmetro da roda). Todas são medidas em polegadas. A letra “R” indica se são radiais. Aí temos 31×10,5 R15, como exemplo. Sendo, 31 polegadas de diâmetro total, 10,5 polegadas de largura da banda e roda aro 15. Desenhos e fabricantes diferentes podem alterar as medidas em 5% na prática.

Índice de carga

Além das medidas e tipos propriamente ditos de pneus, existe também a indicação de carga suportada por cada pneu. O índice começa em 70, que presenta 335 kg de capacidade. Ex: 165/70 R13 70Q. A tabela vai de 70 à 100, sendo o último para 800 kg. Veja a tabela abaixo:

• 70 – 335 kg
• 71 – 345
• 72 – 355
• 73 – 365
• 74 – 375
• 75 – 387
• 76 – 400
• 77 – 412
• 78 – 425
• 79 – 437
• 80 – 450
• 81 – 462
• 82 – 475
• 83 – 487
• 84 – 500
• 85 – 515
• 86 – 530
• 87 – 545
• 88 – 560
• 89 – 580
• 90 – 600
• 91 – 615
• 92 – 630
• 93 – 650
• 94 – 670
• 95 – 690
• 96 – 710
• 97 – 730
• 98 – 750
• 99 – 775
• 100 – 800

Código de velocidade

Esse código representa a velocidade máxima suportada por um pneu em sua carga máxima. É representado por letras de acordo com determinados limites de velocidade. EX: Ex: 165/70 R13 70Q. Veja a tabela abaixo:

• N – 140 km/h
• P – 150 km/h
• Q – 160 km/h
• R – 170 km/h
• S – 180 km/h
• T – 190 km/h
• H – 210 km/h
• VR – Acima de 210 km/h
• V – 240 km/h
• ZR – Acima de 240 km/h
• W – 270 km/h
• Y – 300 km/h

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Tipos de pneus

Existem vários tipos de pneus, sendo os assimétricos bastante usados. Eles utilizam dois desenhos na banda de rodagem, geralmente para conciliar o uso em diferentes tipos de piso, sendo um para piso seco e outro para molhado. Há também o chamado “Run Flat”, que tem a capacidade de suportar furos ou impactos mais fortes, podendo rodar até 80 km/h e percorrer distâncias de cerca de 80 km sem comprometer a segurança.

Os pneus “High Performance” são indicados para carros de alto desempenho, sendo geralmente construídos com material especial, maior banda de rodagem, menor altura de flanco, desenho das ranhuras específico para altas velocidades e maior tecnologia na fabricação. Suportam velocidades e temperaturas altas, oferecendo maior tração, estabilidade, respostas mais rápidas e segurança ampliada.

Mercado nacional

Nos automóveis nacionais, geralmente as medidas dos pneus basicamente usados em carros compactos são: 165/70 R13, 175/70 R13, 175/70 R14, 175/65 R14, 185/65 R15, 195/55 R15 e 195/55 R16, por exemplo. Modelos médios geralmente utilizam os 205/55 R16, 215/50 R17 e 225/50 R17. Os SUV compactos começam com o 205/65 R15, 205/60 R16 e 215/65 R16, enquanto os médios 235/60 R17, 265/65 R17, 225/55 R18, entre outros.

Para conhecer melhor como é feito o pneu e como ele funciona, leia nossa matéria com visita à fábrica da Bridgestone.

  • Dragoniten

    Achei que ia ser algo mais aprofundado sobre o assunto e tals, mas foi basicamente um dicionários pros números indicados em cada pneu.

    • saosao

      Eu também achei… que fosse falar do quão útil são os pneus atualmente largos e rodas grandes nos carros atuais, baseando-se na física e matemática.

      • Dragoniten

        Tipos de ranhuras, tipos de pneus (Ultra High Performance, Summer tires, All Season Tires, etc), diferença de escoamento, performance pra largura. Tem mil coisas pra se falar sobre o assunto. Ficou algo super genérico.

        • Gustavo Urban

          Acho que nem precisava ser tãããooo específico assim, mas se falassem tb sobre os indicadores técnicos que, normalmente, são ignorados, como o treadwear (que considero dos mais importantes) e traction, já deixaria o post vezes mais interessante e útil!

      • thales_sr

        Se eles fossem entrar nessa discussão, ia deixar um monte de gente que acha que "roda grande é boa pra estabilidade" desanimado…

    • thales_sr

      Podiam falar também daquelas letrinhas do TRACTION, TEMPERATURE, e TREADWEAR.

      • Dragoniten

        Já seria um bom começo. Essas letrinhas são muitos mais importantes do que as pessoas pensam.

    • afonso200

      faltou o pneu do bugatti veyron, deve sser 3xY

  • Diosdoro II Skleros

    muito interessante esses dados, pois ajuda também na hora de comprarmos um pneu, escolhendo modelos apropriados para o carro.

  • Rajeneesh

    Minha opinião é a seguinte……..

    Pneus e freio são essenciais…… Jamais usaria pneu remold, recauchutado, remodelado, etc……..
    Só compro pneus de primeira linha, e se o carro sofre muito com os buracos que enfrento, estudo a troca (quando necessária) por perfis mais altos para melhorar o conforto.

    Já sofrí muito com rodas amassadas……..

    • Edson Roberto

      Depende…. uma empresa que fazia um serviço otimo de recuperar um Pneu era a BS Colway, cujo na minha familia foram mais de 5 anos usando aqueles pneus e sem problema.

      Só que as demais conseguiram "esquema" para cortar isso.

  • saosao

    Pergunta: por que pneus são caros?

    • Rajeneesh

      Porque voce mora no Brasil :)

      • Fanjos

        Pode fechar esse canal de dúvidas, assunto encerrado aqui
        kkkkkk

        • alexhmoraes

          Brasil sil sil sil il il il

    • Thiago

      Porque nos EUA um pneu que custa 90 dolares aqui custa aproximadamente 1000 reais

    • Louis

      Tem gente que vai para o Paraguai rodando com o carro com pneus carecas, troca lá e volta com pneus novos, mas parece que os fiscais já estão espertos com essa técnica…

      • CyborgPilot

        Não só pneus. Eu já ouvi vários casos de pessoas que foram pro Paraguai com rodas de ferro e calotas e lá trocaram pneus, rodas e colocaram sistema de som com GPS e tal. As lojas lá pegam os pneus e rodas usadas a base de troca.

      • Rafael

        Sim, inclusive eles "raspam" os "pelinhos" p/ dar a impressão que o pneu não é novo, pois se a fiscalização pegar você terá que explicar onde comprou os pneus. Mas até esta técnica, a fiscalização esta de olho…. Ou seja na violência, nos roubos na fronteira ninguem se preocupa, mas se você não declarou os pneus aaaah………

        • Louis

          Verdade, nada disso seria necessário se aqui os impostos fossem razoáveis.

      • HWFNINA

        Você pode fazer isso trocando os pneus em lojas de cidades que fazem fronteira com o Paraguay, sem correr risco da Receita Federal + PF pegar os teus pneus… Por exemplo: Guaíra.

    • HWFNINA

      Pneu não é caro se comparado ao que vc gasta de combustível… faça as contas.

  • Thiago_NCO

    Matéria super interessante, parabéns.
    Certeza que 90% dos leitores do NA não conheciam todas as informações demonstradas (e eu me incluo entre eles).

  • rafaelobss

    O que vocês acham dos pneus hankook? Comprei 175/65 R14 hankook optimo meo2, bom custo/benefício até agora, outro conhecido também comprou.

    • Landrutt

      Dizem que é bom mas "minha" experiência com eles foi péssima…minha entre aspas porque na verdade foi da minha irmã, mas como ela mora comigo acompanhei bem o caso. Os pneus originais do Picanto 12/13 da minha irmã, da Hankook, eram verdadeiros lixos. A própria vendedora que negociou o carro recomendou a troca por outros alegando que deixaria o carro mais confortável para o asfalto brasileiro mas ela resolveu não trocar achando que era besteira. Com menos de 20 mil km ela foi obrigada a substituir porque estavam com bolhas e em estado deplorável, desgastados demais. Com os da Continental virou outro carro.

      • Thiago

        Eu tenho um optimo e achei otimo. 60000km sem nem furar…

      • Esse pneu realmente tem uma certa má fama. Não costumo acreditar nos relatos na internet, tem muita gente que relata apenas o "efeito psicológico" e poucos fazem uma analise séria. Por isso não costumo arriscar na hora de comprar pneus, pago um pouco a mais e levo o produto de uma marca confiável.

        • Landrutt

          Também não arrisco, prefiro ir nas tradicionais mesmo. Já vi muita gente achar que está fazendo um negócio da China com os pneus vendidos com preço relativamente baixo em supermercados, como o Carrefour, de marcas chinesas(Maxxis, Champiro, Sunny, LingLong e até de marcas desconhecidas, vendido como "pneu Carrefour") e eles duraram bem menos. A qualidade deles é menor, a borracha tem composição diferente, visando baratear os custos, mas com pneu não se brinca e podem ser o típico caso do "barato que sai caro depois".

          • Dragoniten

            Não generalize a marca. É como falar que "todo VW é um lixo" porque você teve um Gol que era uma bosta e por causa disso você nunca vai querer comprar uma Touareg. Pneu, assim como qualquer coisa no mundo, deve ser analisado por MODELO e não por marca.

            O modelo que equipa o March (Maxxis MA-307) é realmente um lixo, mas tive um jogo de Maxxis Victra Z4S (195/55 R15) que equipavam meu Ka 1.6 que eram espetaculares. Atualmente foram pro Fit 1.5 da minha mãe e ela está adorando a estabilidade e segurança que o pneu passa.

            No momento coloquei um jogo de Toyo T1R (195/50 R15) que consegui numa promoção absurda na internet e o único defeito dos pneus é ser tão caro fora de promoção, rs. Nunca experimentei um pneu tão silencioso na estrada e confortável quanto esse, apesar do desenho agressivo.

            • rafaelobss

              Até agora a única certeza que tenho é que são resistentes, pois fui na viagem com esse meu conhecido passamos estradas de cascalho muito esburacas (rápido) e depois lamaçal, nenhum sinal de problema. Agora resta saber a durabilidade, daqui a 1 ano terei a resposta, o pneu custou 190 reais, com preço aqui para Porto Velho/RO

            • Edson Roberto

              Mas eles são bons para chuva tbm? Já ouvi reclamação de que na chuva são uns verdadeiros sabões…

              • Dragoniten

                Quais? O Z4S ou o T1R?

                O Z4S é sensacional na chuva, segura mesmo. Já levei sustos com barulho altíssimo de poça que o carro dá uma p*** segurada. Parece que a gente deu uma pisada forte no freio, mas é apenas o pneu drenando a água. Veja se você não está confundindo com o Victra i-Pro. Este sim, o pessoal critica muito na chuva.

                O Toyo T1R até agora não tive a oportunidade de pegar estrada na chuva, mas até o momento nas pancadas dentro da cidade segurou super bem. Um pneu criticado muito em chuva da Toyo é o Proxes 4. Fugi dele justamente por causa disso. O que eles falam mal do T1R é quando começa a ficar muito gasto, pois aí os sulcos não dão conta de drenar a água.

      • cepereira2006

        Estranho isto de parecer "outro carro", né?
        Também troquei o pneu chinês do meu carro por um Michelin e achei "outro carro".
        Muito mais confortável e macio.
        Não desconfiava que a diferença fosse tão perceptível assim. Gostei da marca. O Bridgeston do meu outro carro também é muito confortável.

    • Pode comprar sem medo. Nos meus dois primeiros carros (celta e classic) coloquei os hankook, são pneus macios, confortáveis e silenciosos. Detalhe, já achatei roda em uma cratera com esses pneus e eles somente esvaziaram, nem o arame foi afetado, foi só encher de novo e seguir em frente!

    • Cara, tive numa montana e depois passei pra um novo uno.
      195/50/15
      ventus v12
      pneu lindo, no começo era bem macio.
      grip espetacular tanto no seco como no molhado, mas depois de 50k, já não tinha mais como rodar (o pneu é esportivo, é mais mole, baixo treadwear). O uno ficou bem duro.

      peguei uns buracos nervosos (aquele que vc sente que bateu a bacia no asfalto quando cai de bunda) e o máximo que fez foi uma bolha em um dos pneus…

      só não coloquei de novo pq esses pneus ficaram caros demais. troquei há um mês, coloquei khumo (na medida do new fiesta, 185/60/14) ta bolachão, mas como o carro é da esposa, ela preferiu assim pq ficou muuuito mais macio.

      Na montana tive pirelli dragon, um lixo de pneu, gastou rapido demais e fazia bolha até em atropelamento de formiga.

      já não sei nos mais baratos ou modelos mais simples.

  • alexhmoraes

    Eu to gostando bastante dos Pirelli 195/55 R15 85H P7 c/ protetor de borda, em meu Polo. Agora, por que um pneu tem que custar $437,00 só aqui mesmo no Brasil que tudo custa o dobro do que devia custar e mesmo assim ninguém faz nada, quando chegar a hora de trocar infelizmente não vou manter os mesmos pneus!

    • Johnny Souto

      Eu encontrei esse pneu por esse valor mesmo, mas no site diz que ele é da linha Green, ou seja, não será mais caro por conta disso ?

    • thales_sr

      Acho esses P7 uns lixos, tive no Polo (195/55R15), tenho agora no Fiesta (195/50R16), acho barulhentos, e o Polo aquaplanava demais, então não vi grandes vantagens nele. Ponto positivo: Duram um bocado.

    • Dragoniten

      Você encontra Toyo DRB, que é superior ao P7, nessa medida mais barato do que isso.

      Paga caro quem pouco pesquisa, especialmente pneu, onde você pode encontrar uma diferença de mais de 50% no preço se comprar no primeiro lugar que encontrar.

      • alexhmoraes

        Boa mano, valew pela dica…. estive olhando alguns Fate-O….. mas nao me agradou! Vou olhar esses Toyo!

        • Dragoniten

          O pessoal fala que a tração no seco e molhado desse pneu são sensacionais, além de muito confortável e silencioso. Perto dos "paralelos" que tem por aí, acho que compensa. Pneu pra mim é investimento na minha segurança e conforto, acho que é um gasto que vale a pena.

          Pneusfacil.com.br é um bom site pra você comparar vários pneus da mesma medida e verificar os índices de Treadwear, Traction e Temperature. Mas evite comprar no site, use só pra comparar os pneus, depois pegue os que te interessam e procure preço na internet em lojas na sua cidade.

          Abração!

  • Alysson

    Quanto ao índice de carga e ao código de velocidade eu nunca havia ouvido falar; troquei meus pneus mês passado e só busquei como referência as medidas "padrão" que no caso foram 175/65 R14. Na próxima troca vou ficar mais atento ainda mais que ao consultar o site da fabricante existe o índice de carga mas não existe nada com relação ao código de velocidade no caso a Firestone, e agora como faço para saber até qual velocidade posso trafegar com segurança?? (Não que eu vá fazer isso é claro).

    • thales_sr

      Raramente vejo pneus com índice de velocidade menor que "T". Pode rodar sem medo.

    • Dragoniten

      Internet. Coloque seu modelo no google e procure o índice de velocidade. Não é tão difícil.

    • cepereira2006

      No próprio pneu está escrito. Ex: 85T, 88V

  • Tem muita gente que se esquece dos pneus na hora da manutenção ou na aquisição um carro. Particularmente só uso pneus com largura mínima de 180 para carros pequenos e 200 para carros maiores. Na hora de comprar um carro, dou preferência a carros que já venham com pneus mais largos de fábrica. Também prefiro gastar mais e comprar algo de confiança, do que economizar e me arrepender futuramente.

    O preço do pneu no Brasil é uma palhaçada, por ser um item de extrema segurança não deveria ter a incidência de nenhum imposto! Tem muito acidente que poderia ser evitado se as pessoas trocassem de pneus com mais frequência ou desse preferência a boas marcas na hora de trocar os pneus.

  • FelipeBR14

    Boa matéria. Não se aprofundou muito, mas tirou dúvida de muitas pessoas.

    Vou fazer uma pergunta fora do assunto: o motor 1.6 do novo Focus dá conta do recado? Pois o Focus é um carro pesado e a impressão que tenho é que ele fica manco (apenas impressão, pois nunca dirigi um).

    • Johnny Souto

      Pelo o que sei a Ford aumentou um pouquinho os cavalos por conta do maior peso deste Focus, mas imagino que deva ser devagar mesmo, maior peso fazer o que ?

    • thales_sr

      Depende do que é "conta do recado". Tem gente que tá mais que satisfeito com Gol 1.0 e Punto 1.4… Já tem gente que acha o Jetta 2.0 "manco". Então o jeito é dirigir e ver o que você acha.

    • cepereira2006

      Focus é um carro pesado. Não iria querer jamais um com motor 1.6. Se fosse turbo, tudo bem mas aspirado fica uma barca. Nem econômico fica, pois é uma gambiarra, o nego tem que fincar o pé e acaba gastando o mesmo que se tivesse o motor adequado para ele, um 2.0.

  • Pessoal… tem um site que tira muitas dúvidas sobre pneus e eu gosto muito, http://www.pneusfacil.com.br
    Inclusive é possível comparar as diferenças entre tamanhos diferentes…

    • Barneyatomico

      Realmente, esse site é muito bom. Explica direitinho tudo sobre o pneu.
      Estou aguardando meu pagamento para comprar um jogo de pneus com eles.

      • Dragoniten

        O único defeito desse site é não mostrar a data de fabricação do pneu que será enviado para você. Comprei um jogo de Toyo T1R que são espetaculares, mas a fabricação foi no final de 2011 (pneu já com pouco mais de 2 anos parado no estoque) e a durabilidade de um pneu é em média 5~6 anos antes de começar a ficar muito duro e esfarelar em alguns casos.

  • Victor Hugo

    Para mim, as informações foram muito úteis. Sempre tinha dúvidas na hora de comprar pneus para meu carro. Além disso, é sempre bom entendermos mais sobre uma parte tão importante do veículo. Agora já posso comprá-los com mais referência principalmente em sites que possuem muitas opções de pneus, como a KD Pneus (http://www.kdpneus.com.br/).

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