O que é alternador? Qual sua função? Para que serve?

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Alternador é um componente dos carros, mas que também existe em outros lugares e funções.

Ele é um gerador de eletricidade, na forma de corrente alternada, por isso o seu nome.

Todo automóvel precisa de energia. Engana-se quem imagina que essa eletricidade vem toda da bateria. Na realidade, um carro (dos mais antigos) pode funcionar mesmo sem a bateria. O fornecimento de energia elétrica de forma geral, só tem uma origem, o alternador.

Trata-se de um dispositivo eletromecânico que é acionado diretamente e sempre pelo motor através de correia em “V” ou simples. A função do alternador é converter a energia mecânica, no caso cinética, em eletricidade, que assim é utilizada pelo veículo.

O alternador serve para fornecer energia elétrica para o veículo, disponibilizando essa eletricidade para equipamentos do carro, incluindo a bateria, assim como para funções essenciais, como ignição, por exemplo.

Veja também: Como saber se o alternador está carregando?

O alternador depende da energia mecânica produzida pelo motor para ser acionado.

Isso se dá através de uma correia, visto que ele é um componente integrado ao propulsor e não parte deste. Assim, num eventual defeito, ele pode ser retirado para manutenção ou substituição.

Essa energia elétrica produzida é chamada de corrente alternada, cuja polaridade fica variando constantemente, impedindo que seja utilizada de forma estável pelo sistema elétrico do veículo.

Para que isso ocorra, o alternador dispõe de dois componentes extras que garantem um fluxo equilibrado de eletricidade:

Retificador e regulador de tensão

regulador voltagem

Para funcionar, um alternador precisa do movimento do motor, porém, este varia muito, geralmente de 500 rpm a 6.000 rpm.

Com a corrente alternada produzida, é impossível ao sistema elétrico do veículo utilizar essa energia desse jeito. Assim, dentro do próprio alternador, dois itens se apresentam para colocar a coisa em ordem.

O primeiro é o retificador. Trata-se de um conjunto de diodos que estabiliza essa corrente alternada, convertendo-a em contínua. Com meio caminho andado, essa energia passa para o segundo componente, o regulador de tensão ou voltagem. Este dispositivo ajusta a voltagem que sai do alternador.

Um sistema elétrico comum tem 12 volts, que é a voltagem da bateria de chumbo-ácido usada nos carros comuns (veja cuidados que a bateria do carro precisa). Isso não impede que baterias de níquel-hidreto metálico, íons de lítio ou fosfato de ferro, entre outras, utilizem a mesma voltagem.

Todos os componentes elétricos do veículo utilizam igualmente essa voltagem, até mesmo a fonte “12V” onde plugamos carregadores, acendedores de cigarro, etc.

Então, a corrente contínua que sai do alternador precisa ser ajustada para essa voltagem. No entanto, a bateria de 12V necessita de uma carga maior para poder ser recarregada e isso varia de 13,5 a 14,5 volts.

Então, o regulador de voltagem distribui essa tensão para prover a reposição de energia na bateria.

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X