Alternador é um componente dos carros, mas que também existe em outros lugares e funções.
Ele é um gerador de eletricidade, na forma de corrente alternada, por isso o seu nome.
Todo automóvel precisa de energia. Engana-se quem imagina que essa eletricidade vem toda da bateria. Na realidade, um carro (dos mais antigos) pode funcionar mesmo sem a bateria. O fornecimento de energia elétrica de forma geral, só tem uma origem, o alternador.
Trata-se de um dispositivo eletromecânico que é acionado diretamente e sempre pelo motor através de correia em “V” ou simples. A função do alternador é converter a energia mecânica, no caso cinética, em eletricidade, que assim é utilizada pelo veículo.
O alternador serve para fornecer energia elétrica para o veículo, disponibilizando essa eletricidade para equipamentos do carro, incluindo a bateria, assim como para funções essenciais, como ignição, por exemplo.
Veja também: Como saber se o alternador está carregando?
O alternador depende da energia mecânica produzida pelo motor para ser acionado.
Isso se dá através de uma correia, visto que ele é um componente integrado ao propulsor e não parte deste. Assim, num eventual defeito, ele pode ser retirado para manutenção ou substituição.
Essa energia elétrica produzida é chamada de corrente alternada, cuja polaridade fica variando constantemente, impedindo que seja utilizada de forma estável pelo sistema elétrico do veículo.
Para que isso ocorra, o alternador dispõe de dois componentes extras que garantem um fluxo equilibrado de eletricidade:
Retificador e regulador de tensão
Para funcionar, um alternador precisa do movimento do motor, porém, este varia muito, geralmente de 500 rpm a 6.000 rpm.
Com a corrente alternada produzida, é impossível ao sistema elétrico do veículo utilizar essa energia desse jeito. Assim, dentro do próprio alternador, dois itens se apresentam para colocar a coisa em ordem.
O primeiro é o retificador. Trata-se de um conjunto de diodos que estabiliza essa corrente alternada, convertendo-a em contínua. Com meio caminho andado, essa energia passa para o segundo componente, o regulador de tensão ou voltagem. Este dispositivo ajusta a voltagem que sai do alternador.
Um sistema elétrico comum tem 12 volts, que é a voltagem da bateria de chumbo-ácido usada nos carros comuns (veja cuidados que a bateria do carro precisa). Isso não impede que baterias de níquel-hidreto metálico, íons de lítio ou fosfato de ferro, entre outras, utilizem a mesma voltagem.
Todos os componentes elétricos do veículo utilizam igualmente essa voltagem, até mesmo a fonte “12V” onde plugamos carregadores, acendedores de cigarro, etc.
Então, a corrente contínua que sai do alternador precisa ser ajustada para essa voltagem. No entanto, a bateria de 12V necessita de uma carga maior para poder ser recarregada e isso varia de 13,5 a 14,5 volts.
Então, o regulador de voltagem distribui essa tensão para prover a reposição de energia na bateria.
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