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Regulador de voltagem: o que é, para que serve?

Regulador de voltagem: o que é, para que serve?

O regulador de voltagem é um item muito importante no sistema elétrico de um automóvel.


O dispositivo é bem conhecido por quem sempre faz a manutenção do carro e sem ele, os veículos teriam muitos problemas com as baterias. Então, este artigo vai responder a questão: Regulador de voltagem: o que é, para que serve?

O sistema elétrico dos automóveis possui um circuito de alimentação que vai desde a bateria até o alternador e, neste, existe um dispositivo que regula a voltagem gerada por este último, a fim de que a carga elétrica correta seja enviada para a bateria de chumbo-ácido.

Também chamado de regulador de tensão, a ausência do dispositivo acarretaria no uso de várias baterias, pois, não haveria um sistema que ajustasse a voltagem de saída para evitar danos ao componente. Mas o que ele é e para que serve?


Regulador de voltagem: o que é, para que serve?

Regulador de voltagem: o que é, para que serve?

Fixado junto ao alternador, o regulador de voltagem é um dispositivo eletro-mecânico que tem como função ajustar a tensão de saída de energia do alternador para a bateria, a fim de repor a carga que esta fornece para o funcionamento do carro e de outros componentes elétricos.

Ele faz o ajuste de voltagem para que esta seja aceitável quando chegar à bateria, evitando assim danos nesta. Esse dispositivo funciona com carga de 10% a 15% superior à tensão de saída. Assim, a carga ficará entre 13,5 e 14,5 volts num circuito elétrico de 12 volts padrão.

Mas, porque ele precisa ajustar essa tensão de saída para a bateria? Acontece que o alternador gira junto com o motor. Ele produz muita energia e conforme a rotação sobe, ele tende a gerar mais carga.

Da mesma forma, em rotação muito baixa, ele não forneceria a carga adequada para alimentar a bateria, fazendo com que essa acabasse zerando, fazendo com que o carro deixe de pegar.

Então, o regulador de tensão tem a função de prover essa voltagem adequada para a bateria em uma faixa de rotação aceitável, não permitindo cargas baixas demais e nem muito altas, trabalhando exatamente entre 10% e 15% acima de sua capacidade, a fim de compensar um nível mais baixo de giro.

Assim, independente da rotação do motor e, consequentemente do alternador, o regulador de voltagem compensará essa variação de rotação e carga. Mas, e se houver uma falha no regulador de tensão, como ficarei sabendo?

Problemas

Regulador de voltagem: o que é, para que serve?

O mau funcionamento do regulador de voltagem será indicado imediatamente no painel do veículo. A luz da bateria irá se acender. Mesmo sem dar detalhes sobre o que pode estar acontecendo, essa luz-espia indica duas coisas conforme seu funcionamento.

Se a luz da bateria não acende, isso indica que o regulador de voltagem está desregulado, não passando assim a tensão adequada para a bateria. Se o aviso ficar ativo sempre, isso indica um defeito no regulador de tensão ou em outro componente do sistema elétrico.

Para verificar se está tudo bem com o regulador de voltagem, use um multímetro para medir a voltagem. Se ficar acima de 15 volts, existe um excesso de tensão em direção à bateria, o que pode danifica-la, mesmo que seja nova. Procure um especialista para fazer a manutenção correta.

 

Regulador de voltagem: o que é, para que serve?
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Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • leomix leo

    Trabalho com baterias automotivas, e vejo com uma grande frequência, reguladores de tensão mandando excesso de tensão para as baterias, já peguei um caso aqui em que ia 17.3 volts, ocasionando o excesso de temperatura e estragando a bateria. Muitos casos contrários tb, por isso peço ao cliente sempre para deixar o carro ligado com os faróis acessos, pois fica melhor ver se a voltagem está entre 13.5 e 14.5volts.

  • Rodrigo Dani

    Peça que logo entrara em extinção em veículos novos. A grande maioria dos veículos estão vindo com alternadores “pilotados”, nesses é a central eletrônica que comanda a carga de saída do alternador. Essa nova tecnologia aumenta a vida útil da bateria e diminui o consumo de combustível.

    • Raimundo Nonato

      Todos carros da Ford já são assim há algum tempo

  • Herbet Moreira

    Regulador de TENSÃO! Vamos corrigir isso, por favor!

  • Guh MDNS

    Tive um Uno que esse regulador de tensão pifou e a bateria simplesmente explodiu!!!
    Nada devastador, mas a carcaça da bateria rachou, e chegou a erguer o capô!!! Foi mais susto que prejuizo!!!

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