Regulador de voltagem: o que é, para que serve?

regulador voltagem

O regulador de voltagem é um item muito importante no sistema elétrico de um automóvel.

O dispositivo é bem conhecido por quem sempre faz a manutenção do carro e, sem ele, os veículos teriam muitos problemas com as baterias. Então, este artigo vai responder a questão: Regulador de voltagem: o que é, para que serve?

O sistema elétrico dos automóveis possui um circuito de alimentação que vai desde a bateria até o alternador e, neste, existe um dispositivo que regula a voltagem gerada por este último, a fim de que a carga elétrica correta seja enviada para a bateria de chumbo-ácido.

Também chamado de regulador de tensão, a ausência do dispositivo acarretaria no uso de várias baterias, pois não haveria um sistema que ajustasse a voltagem de saída para evitar danos ao componente. Mas o que ele é e para que serve?

Regulador de voltagem: o que é, para que serve?

Fixado junto ao alternador, o regulador de voltagem é um dispositivo eletromecânico que tem como função ajustar a tensão de saída de energia do alternador para a bateria, a fim de repor a carga que esta fornece para o funcionamento do carro e de outros componentes elétricos.

Ele faz o ajuste de voltagem para que ela seja aceitável quando chegar à bateria, evitando assim qualquer dano. Esse dispositivo funciona com carga de 10% a 15% superior à tensão de saída. Assim, a carga ficará entre 13,5 e 14,5 volts num circuito elétrico de 12 volts padrão.

Mas porque ele precisa ajustar essa tensão de saída para a bateria? Acontece que o alternador gira junto com o motor. Ele produz muita energia e, conforme a rotação sobe, tende a gerar mais carga.

Da mesma forma, em rotação muito baixa, ele não forneceria a carga adequada para alimentar a bateria, fazendo com que essa acabasse zerando e o carro não ligaria mais.

Então, o regulador de tensão tem a função de prover essa voltagem adequada para a bateria em uma faixa de rotação aceitável, não permitindo cargas baixas demais e nem muito altas, trabalhando exatamente entre 10% e 15% acima de sua capacidade, a fim de compensar um nível mais baixo de giro.

Assim, independentemente da rotação do motor e, consequentemente do alternador, o regulador de voltagem compensará essa variação de rotação e carga. Mas, e se houver uma falha no regulador de tensão, como ficarei sabendo?

Problemas

regulador voltagem 1

O mau funcionamento do regulador de voltagem será indicado imediatamente no painel do veículo, pois a luz da bateria irá se acender. Mesmo sem dar detalhes sobre o que pode estar acontecendo, essa luz-espia indica duas coisas conforme seu funcionamento.

Se a luz da bateria não acende, isso indica que o regulador de voltagem está desregulado, não passando assim a tensão adequada para a bateria. Se o aviso ficar sempre ativo, isso indica um defeito no regulador de tensão ou em outro componente do sistema elétrico.

Para verificar se está tudo bem com o regulador de voltagem, use um multímetro para medir a voltagem. Se ficar acima de 15 volts, existe um excesso de tensão em direção à bateria, o que pode danificá-la, mesmo que seja nova. Procure um especialista para fazer a manutenção correta.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X