Usar gasolina Podium/Premium serve para reduzir o consumo? É recomendável?

gasolina 1 1
gasolina

As empresas fabricantes de combustíveis sempre estão anunciando para os sete ventos como que suas gasolinas especiais ajudam para praticamente tudo.

Que esses combustíveis limpam o motor, deixam ele mais econômico, e muitas outras coisas.

Mas será que isso realmente vai acontecer para qualquer modelo de carro?

Confira:

Gasolina Podium reduz o consumo em carros comuns?

No caso de carros comuns, que são aqueles que 99% de nós temos em nossas garagens, não vai fazer diferença nenhuma usar gasolina Podium, V-Power Racing, Premium, Ipimax Pro, ou qualquer outro deste tipo.

A redução de consumo que estes combustíveis proporcionam é mínima, não valendo a pena o valor maior que se paga.

Isso acontece pois os motores mais simples, de baixa cilindrada, não estão preparados para aproveitar a maior octanagem desta gasolina de qualidade superior.

O único benefício para carros comuns

O único benefício de se usar gasolina Podium, V-Power Racing, Premium ou Ipimax Pro em um carro comum é sua vida útil maior.

Se você for deixar o carro parado por muito tempo, mais de dois meses, por exemplo, pode ser prudente colocar uma pequena quantidade de gasolina Podium no tanque.

Assim, por um período de até seis meses, a gasolina ainda vai estar em perfeitas condições, pronta para uma partida sem problemas.

E em carros importados e esportivos caros?

Carros especiais, como um esportivo da Porsche, uma Ferrari, ou outros modelos de alto padrão, podem ter em seus manuais do proprietário um aviso pedindo para abastecer somente com combustível com alta octanagem, como é o caso da Podium, que tem 95 octanas IAD.

Mesmo que o manual não peça isso, neste tipo de veículo, é uma boa ideia usar gasolina Podium.

Esta sigla IAD significa Índice Antidetonante, o que permite que estes motores únicos trabalhem com taxas de compressão bem altas, sem causar a chamada pré-ignição, também conhecida como “batida de pino”.

Com uma taxa de compressão maior, o motor tem um melhor rendimento, o que pode até mesmo levar a uma redução no consumo.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.