Airbag: O que é, como funciona, qual é a função?

bonecos crash test
bonecos crash test

Quer saber um pouco mais sobre o airbag, este dispositivo de segurança que hoje em dia equipa todos os carros novos?

Vamos ver em detalhes o que é o airbag, como ele funciona e também qual é exatamente sua função.

Confira:

O que é o airbag?

O airbag é uma almofada feita de nylon, que internamente contém um explosivo capaz de gerar um gás para inflar a bolsa de ar.

Existem dois tipos de componentes mais comumente utilizados: azida de sódio e nitrato de guanidina.

Quando ocorre uma colisão e há uma desaceleração muito rápida do veículo, típica de um acidente, o airbag é disparado, e se abre em milissegundos, rápido o suficiente para proteger os ocupantes do veículo.

airbag volante
airbag volante

Como o airbag funciona?

O airbag funciona por meio de sensores que medem a força do impacto e a desaceleração do veículo.

Quando ocorre uma colisão, os sensores enviam essas informações para um módulo, que controla a abertura do airbag.

Além do impacto, a desaceleração é um fator chave para que o airbag seja acionado. O tempo de enchimento do airbag é de menos de 40 milissegundos, garantindo que o motorista não sofra impacto com o volante, por exemplo.

Após a colisão, o airbag se esvazia em aproximadamente quatro segundos.

Tipos de airbags

Tipo de airbag Descrição
Airbag frontal Protege o motorista e o passageiro em caso de colisão frontal
Airbag lateral Oferece proteção adicional em caso de impacto lateral
Airbag de cortina Protege a cabeça dos ocupantes em caso de colisão
Airbag de joelho Protege os joelhos do motorista em um acidente
adesivo airbag
adesivo airbag

Funcionamento detalhado do airbag durante uma colisão

  1. Sensores detectam a força do impacto e a desaceleração do veículo.
  2. As informações são enviadas para o módulo de controle do airbag.
  3. O módulo analisa os dados e decide se o airbag deve ser acionado.
  4. Em caso afirmativo, uma reação química é disparada, inflando rapidamente a bolsa de ar feita de nylon.
  5. O airbag é acionado e protege os ocupantes do veículo durante o impacto.
airbag painel
airbag painel

Quando surgiu o airbag?

O airbag teve suas primeiras patentes registradas nos Estados Unidos nos anos 1950.

Inicialmente, os sistemas utilizavam ar comprimido, mas não inflavam de forma eficaz.

Somente na década de 1960, o engenheiro japonês Yasuzaburou Kobori desenvolveu um sistema que utilizava um explosivo e registrou a patente em 14 países.

No entanto, foi somente nos anos 1980 e 1990 que os primeiros carros nos Estados Unidos começaram a ter airbags de forma mais ampla.

Desde então, a tecnologia do airbag tem evoluído constantemente para aumentar a segurança dos ocupantes de veículos.

Ano Evento
1951 John W. Hetrick patenteia o conceito de airbag
1967 A Mercedes-Benz inicia testes com airbags
1971 A Ford e a General Motors experimentam airbags em seus veículos de teste
1973 A General Motors apresenta o primeiro sistema de airbag comercial
1984 A Ford apresenta o primeiro airbag para o passageiro

Hoje em dia, o airbag é um componente fundamental para a segurança veicular, sendo obrigatório em veículos novos em muitos países, incluindo o Brasil.

Quanto tempo o airbag leva para encher?

O airbag leva menos de 40 milissegundos para inflar completamente, proporcionando uma resposta rápida em casos de colisão frontal.

Esse tempo de enchimento é calculado com precisão para evitar que o ocupante do veículo sofra o impacto direto de partes do carro, como o volante.

Durante uma colisão frontal, um motorista leva em média cerca de 50 milissegundos para bater no volante, portanto, o sistema de airbag é projetado para amortecer e reduzir o impacto dos passageiros.

Que dados provam que o airbag é útil?

Os testes de segurança realizados pelo LatinNCAP são uma fonte importante de dados que comprovam a eficácia do airbag.

Nesses testes, são utilizados bonecos que simulam os impactos e colisões, e a abertura e a reação do airbag são avaliadas.

Com base nos resultados desses testes, é atribuída uma classificação em estrelas, de uma a cinco, ao desempenho de cada veículo.

Os resultados mostram que veículos equipados com airbags oferecem maior proteção em caso de colisões, reduzindo o risco de lesões graves.

Por exemplo, um carro com airbag pode reduzir em até 45% o risco de morte em uma colisão frontal.

Além disso, o airbag também pode reduzir o risco de lesões na cabeça e no tórax, protegendo os ocupantes do veículo de impactos com volante, painel e partes internas do veículo.

O que a legislação diz sobre o airbag? É obrigatório?

No Brasil, desde janeiro de 2014, é obrigatório por lei que todos os veículos novos sejam fabricados com airbag.

Essa mesma legislação também tornou obrigatório o freio ABS.

Portanto, todos os carros zero quilômetro comercializados no país devem possuir airbags frontais. Mas o airbag não substitui o uso do cinto de segurança, ambos devem ser utilizados em conjunto para garantir a máxima segurança.

Perguntas frequentes

O que é o airbag?

O airbag é um dispositivo de segurança presente nos veículos, projetado para proteger motoristas e passageiros em caso de colisão. Ele consiste em uma almofada feita de nylon, que é inflada rapidamente por meio de uma reação química.

Como o airbag funciona?

O airbag funciona por meio de sensores que medem a força do impacto e a desaceleração do veículo. Quando ocorre uma colisão, os sensores enviam essas informações para um módulo, que controla a abertura do airbag.

Quando surgiu o airbag?

O airbag teve suas primeiras patentes registradas nos Estados Unidos nos anos 1950. Inicialmente, os sistemas utilizavam ar comprimido, mas não inflavam de forma eficaz. Somente na década de 1960, o engenheiro japonês Yasuzaburou Kobori desenvolveu um sistema que utilizava um explosivo e registrou a patente em 14 países.

Quanto tempo o airbag leva para encher?

O airbag leva menos de 40 milissegundos para inflar completamente.

O que a legislação diz sobre o airbag? É obrigatório?

No Brasil, desde janeiro de 2014, é obrigatório que todos os veículos novos sejam fabricados com airbag. Essa mesma legislação também tornou obrigatório o freio ABS.

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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.