Airbag só funciona com o cinto de segurança acionado?

ecosport airbags

Para a alegria dos consumidores brasileiros, os airbags deixaram de ser ofertados como opcionais há muitos anos.

Tudo bem que esse importante equipamento de segurança passou a ser disponibilizado como item de série após uma obrigatoriedade do governo local – senão, é capaz que ainda teríamos modelos como Fiat Mille e Volkswagen Kombi figurando entre os modelos 0 km disponíveis no mercado.

Porém, a verdade é que esse recurso faz total diferença e pode ajudar a salvar vidas num acidente grave. Por outro lado, você deve fazer a sua parte para que os airbags cumpram a sua real função durante uma colisão.

Se engana quem acha que só porque um carro é equipado com airbags frontais e laterais, por exemplo, a pessoa irá sair ilesa do veículo após um impacto. Isso é um conjunto de uma série de fatores, como a proporção da colisão, a resistência estrutural do veículo e outros quesitos.

Entre eles, o fato de o motorista estar usando o cinto de segurança, que também é outro importantíssimo recurso de segurança e que é um dos primeiros itens que te ajudam nessas situações.

Eu preciso estar com o cinto de segurança para que os airbags funcionem?

Eis o grande dilema desta matéria. Os airbags são um complemento ao cinto de segurança para diminuir os riscos numa colisão. Somente o cinto consegue contribuir em grande parte dos acidentes.

Sendo assim, você deve estar sempre com o cinto de segurança para que não haja problemas numa colisão e a situação fique ainda pior com a deflagração dos airbags. No entanto, para responder a pergunta, os airbags funcionam sempre, mesmo sem o ocupante do carro estar com o cinto de segurança.

Imagina você conduzindo um automóvel a 100 km/h, se depara com uma possível colisão e inicia o processo de frenagem. Entretanto, ainda assim não foi possível evitar o acidente e você acaba se envolvendo num impacto e os airbags são acionados com você e os outros ocupantes sem o cinto de segurança.

No mesmo instante vocês serão praticamente “jogados contra” os airbags e possivelmente para fora do carro. Para se ter uma ideia, os airbags são acionados numa velocidade de cerca de 300 km/h.

De acordo com dados recentes, as chances de sobrevivência utilizando o cinto de segurança e com a ativação dos airbags numa colisão é superior a 50%, mas apenas com o airbag, este número cai para cerca de 12%.

É importante ainda que os ocupantes do banco de trás também estejam munidos de cinto de segurança numa viagem ou até mesmo num passeio no dia a dia – no Brasil é bastante comum somente os ocupantes dos bancos da frente utilizarem o equipamento.

Veja também: Bagagem no banco de trás dá multa?

Caso contrário, num acidente com os passageiros de trás sem cinto, eles serão projetados para a frente da cabine, pressionando o motorista e o passageiro dianteiro contra o cinto e os airbags, agravando ainda mais as lesões para todos eles.

Como não se machucar com os airbags numa colisão?

Além de utilizar o cinto de segurança, há outras boas dicas para que o motorista e demais ocupantes do veículo não se machuquem com os airbags numa colisão. Sim, embora contribuam bastante para diminuir as lesões num impacto, esses dispositivos podem causar o efeito contrário.

A primeira delas é se posicionar de maneira adequada. O motorista, por exemplo, deve conduzir o veículo a uma distância média de 25 centímetros do volante para garantir a proteção correta do airbag uma possível colisão.

As mãos devem ficar na posição “dez para as duas” conforme os ponteiros do relógio, ao passo que os braços não podem ficar totalmente esticados.

Já o passageiro da frente deve estar a pelo menos 40 centímetros de distância do painel, com o encosto do banco levemente inclinado. Além disso, nada de colocar os pés sobre o painel – o airbag poderá até mesmo quebrar as pernas do passageiro numa colisão.

top 10 as picapes com airbag mais baratas do brasil1

É necessária a troca do airbag após um acidente?

A resposta é sim! Caso você se envolva num acidente que provocou a deflagração dos airbags, todo o sistema (o que inclui volante, painéis, bolsas, módulo, cabos, chicotes, entre outros) deverá ser substituído.

Nesse caso, nada de adquirir peças paralelas! Não brinque com a segurança e opte pelos dispositivos originais de fábrica.

Já se você não se envolveu num acidente, o sistema de airbags deve ser substituído a cada 10 anos, conforme o recomendado pelas fabricantes. Porém, ainda assim uma das dicas é ficar atento à luz de aviso do airbag no painel de instrumentos, que ficará acesa caso o recurso esteja com alguma anomalia.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



leonardo
Autor: Leonardo Andrade

Leonardo atua no segmento automotivo há quase nove anos. Tem experiência/formação em administração de empresas, marketing digital e inbound marketing. Já foi colaborador em mais de sete portais do Brasil. Fissurado por carros, em especial pelo mercado e por essa transformação que o mundo automotivo está vivendo.