Matérias NA Mercado Segurança

Quais carros tem cinto de 3 pontos no meio?

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O quinto passageiro em um automóvel tem sua posição de forma até ingrata se considerarmos a atenção dispensada por fabricantes e projetos de veículos. Com exceção de algumas minivans, o restante coloca túnel elevado no centro, encosto menor, apoio de braço nessa parte, mas em termos de segurança, ainda existem alguns carros que não apresentam apoio de cabeça e muito menos o imprescindível cinto de três pontos.


Não estamos falando apenas de carros baratos, mas também de alguns modelos grandes e caros, tais como o Kia Sportage. Sim, um SUV de R$ 112.990 só com cinto subabdominal. Mas o assunto aqui é quais carros tem cinto de 3 pontos no meio. Obviamente, o interesse na questão está relacionada com os carros mais baratos, pois são eles os mais suscetíveis a corte de custos no projeto e na produção por conta de sua baixa rentabilidade, diferente de outros segmentos superiores, onde as margens são maiores.

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Também existe a questão da exigência dos clientes. Infelizmente, muita gente ainda abre mão disso e compra carros sem cinto de 3 pontos no meio, talvez achando que ele nunca será usado ou que não é assim tão necessário, mas é. Novamente, infelizmente, a obrigatoriedade terá de ser imposta para que os fabricantes coloquem esse equipamento ainda na fábrica, mas isso só ocorrerá em 2020!


Então, no mercado nacional, veja quais são os carros que oferecem cinto de 3 pontos no meio, lembrando que geralmente ele vem associado com o terceiro apoio de cabeça.

Chery – O Tiggo 2 é o único modelo da marca chinesa que tem cinto de 3 pontos no meio do banco traseiro, tendo ainda apoio de cabeça ajustável. O crossover da marca chinesa tem motor 1.5 de até 115 cavalos e transmissão manual de cinco marchas.

Chevrolet – Na gama da marca americana, somente os modelos mais caros é que possuem o equipamento, incluindo Cruze, Cruze Sport6 e Tracker. Os demais só subabdominal. O trio fica perto de R$ 100 mil e isso mostra o quanto os demais produtos da marca abaixo deles estão inseguros por falta deste e de outros equipamentos.

Citroën – A marca parisiense conta com cinto de 3 pontos no meio em toda a gama de produtos, sendo esta composta pelos modelos C3, Aircross e C4 Lounge até R$ 100 mil. Acima disso, existem apenas os modelos C4 Picasso e Grand C4 Picasso.

Fiat – O Uno tem cinto de 3 pontos no meio, o item de segurança foi adicionado na última reestilização do modelo. Os novos compactos Argo e Cronos também apresentam o equipamento, bem como a picape Toro e a multivan Doblò.

Ford – Não faz muito tempo, a marca decidiu introduzir o cinto de 3 pontos no meio para seus modelos de entrada, no caso de Ka e Ka Sedan, que agora trazem o equipamento, assim como New Fiesta e Focus. O EcoSport também vem com este mesmo tipo de cinto de segurança.

Honda – A marca japonesa faz uso do cinto de 3 pontos no meio em toda a sua gama de produtos nacionais e importados. O quarteto Fit, City, WR-V e HR-V vem devidamente equipado com o item de segurança, bem como Civic e CR-V. Parte deles utiliza o sistema de retração do cinto articulado, preso no teto.

Hyundai – Ao contrário de HB20 e HB20S, o Creta vem com cinto de 3 pontos no meio do banco traseiro. O SUV compacto fica isolado nesse quesito, pois apenas o sedã executivo Azera e o Santa Fé de nova geração é que possuem o dispositivo, revelando que a marca sul-coreana dá pouca atenção para o item.

JAC Motors – Diferente de algumas marcas importantes no mercado nacional, a JAC tem cinto de 3 pontos no meio para seus principais modelos, entre eles o T40 e o T5, os utilitários esportivos mais proeminentes do fabricante chinês. Além disso, o sedã médio J5 e o SUV de mesmo porte, o T6, também possuem esse equipamento.

Jeep – Renegade e Compass também estão devidamente equipado com cinto central de três pontos para o quinto passageiro, sendo um dos muitos itens de segurança de fábrica da dupla de utilitários esportivos nacionais da FCA. Os demais modelos da marca também possuem tal recurso.

Kia – O Picanto GT chega ao mercado com cinto de segurança central de três pontos, assim como acontece com o Soul, o crossover compacto da marca por aqui. Fora estes, não há mais opções da sul-coreana no Brasil com este tipo de cinto, nem mesmo a Grand Carnival e o Sorento. O sedã Quoris não está mais disponível, assim como o Optima.

Lifan – O sedã compacto 530 também conta com cinto centralizado de três pontos, embora sem o apoio de cabeça. De qualquer forma, o chinês cumpre pelo menos esse requisito de segurança, tema dessa matéria. O SUV compacto X60 também não fica atrás ao oferecer o mesmo equipamento que o irmão mais barato.

Mitsubishi – Os modelos ASX e Outlander possuem cintos de 3 pontos para o quinto passageiro, assim como alguns modelos da marca japonesa no Brasil. A dupla cumpre bem os requisitos nesse aspecto, especialmente o irmão maior, que tem versão para sete lugares também. A L200 Triton e o Pajero Full são outros com o mesmo recurso.

Nissan – Na gama da marca japonesa, a dupla de acesso peca nesse quesito, mas o Kicks já vem com o terceiro cinto traseiro com 3 pontos. O mesmo em relação ao sedã médio Sentra, onde tal item é obrigatório. Infelizmente, apenas essa dupla possui tal recurso no portfólio de produto da marca no Brasil.

Peugeot – O 208 possui cinto de 3 pontos no meio do banco traseiro e tal como ele, o 2008 também cumpre seu papel nesse aspecto. A dupla de compactos é ainda acompanhada do 408 Business THP, que é um sedã médio para frotistas e PCD, que também vem com o recurso. Como se sabe, o 308 foi retirado do mercado…

Renault – O cinto de segurança de três pontos na Renault só aparece a partir da picape Oroch, que estranhamente (não deveria ser assim) oferece o item, enquanto o Duster não o tem. Já o Captur apresenta o dispositivo com ancoragem no teto. O Fluence naturalmente também dispõe do mesmo item.

Suzuki – O SUV compacto New Vitara vem com este cinto para o quinto passageiro, assim como seu irmão, o crossover S-Cross. A dupla da marca japonesa é importada, enquanto o Jimny é feito em Catalão-GO. No caso do jipinho, ele só tem quatro lugares, por isso não vem com esse recurso.

Toyota – Etios e Etios Sedan possuem um pacote bem completo de segurança na linha 2019 e isso inclui o cinto de 3 pontos para o quinto passageiro. Além da dupla de acesso da marca, seu best seller obrigatoriamente também oferece o recurso, tal como RAV4 e outros produtos da marca.

Volkswagen – Na marca alemã, o cinto de segurança de três pontos para o quinto passageiro surge apenas a partir dos compactos Polo e Virtus, que vêm de fábrica com o recurso. Além deles, a VW oferece obrigatoriamente o item nos modelos Golf e Jetta, que são do segmento médio e precisam estar num nível idêntico ao da concorrência. Todo o resto da gama, exceto Gol, Voyage, up!, Fox e SpaceFox, oferecem este cinto, quando sua configuração interna permite.

Sentiu a falta de alguns modelos? Pois é, por incrível que pareça, o que mais pecaram nesse aspecto são exatamente os mais vendidos, infelizmente…

 

 

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  • dogmarley

    Fluence saiu de linha faz temo, não?
    não entendi Todo o resto da gama, exceto Gol, Voyage, up!, Fox e SpaceFox, oferecem este cinto, quando sua configuração interna permite.

  • Kiyoshi Yamashiro

    No caso da Nissan, o Versa não tem mais esse item? Para quem tem família, é um acessório muito importante, e para os que tem filhos pequenos, deveriam se preocupar se oferece o Isofix também, quanto mais segurança tiver, melhor, já que carro no Brasil é tão caro

    • Ryan Heitor

      O Versa tem sim cinto de tres pontos no banco traseiro apenas as versões de entrada não tem

      • Kiyoshi Yamashiro

        É que não mencionaram e esqueceram de citar a falta desse item na Frontier

  • Luconces

    Faltou mencionar o Mobi, que também conta com cinto abdominal.

  • beto

    Achava que todos os carros já tivessem este item há tempo.

  • Rodrigo

    Realmente é um item de suma importância.
    Ainda que pouca gente o utilize, o custo para o fabricante é ridiculamente baixo (a menos que o projeto estrutural do veículo não o permita). Embora esteticamente estranho, a solução do terceiro ponto vindo do teto (como no Fit, HR-V, Captur entre outros) é ideal, pois quando não utilizado ele fica ali “desmontado” evitando assim desculpas do tipo: a ancoragem no banco custa caro, ou sem utilização o item pode sofrer danos ou o mecanismo pode travar. Enfim, a escolha sobre onde vai colocar o mecanismo de recolhimento é de cada fabricante, importante mesmo é que tenha. E que seja retrátil, já que até pouco tempo atrás muitos fabricantes tinha os 3 pontos nas laterais mas fixo.

  • Ediomar

    Ainda tem fabricante poupando este item tão importante,na Europa já tinha cinto de 3 pontos retrátil na década de 80,aqui no Brasil somente com lei mesmo pra ser introduzido em todos os automóveis.

  • Gustavo

    Super interessante a matéria!

    Para quem está pensando em, ou adquirir um carro com mais bancos devido ao 3 pontas atrás, ou outro com cinto 3 pontas no meio, ajuda bastante na decisão.

  • Robson

    Meu humilde Corsa 1.4 2008 tem cinto de 3 pontos no banco do meio, item que a suposta “evolução” dele que é o Onix, atual carro mais vendido do país, não tem. Isso diz bastante sobre as montadoras e mercado de carros no Brasil.

    • Jad Bal Ja

      isso diz muito sobre o brasileiro…

  • Ricardo Blume

    Enquanto não for obrigatório (a partir de 2020 será), os fabricantes venderão o tal cinto de três pontos para todos os ocupantes como acessório de luxo. Não adianta, se não for com o peso da lei, não acontece.

  • Schack Bauer

    Vergonha da Kia vender um carro de quase 200 mil reais como a Sorento com esse cintinho meia boca de dois pontos.

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