Quando o airbag é acionado, eu tenho a obrigação de trocá-lo?

airbag duplo
airbag duplo

Quando um acidente de carro ocorre, o airbag é acionado para proteger os ocupantes do veículo.

Será que sempre é necessário trocar o airbag, substituindo todo o sistema, em qualquer tipo de acidente que tenha acontecido?

Vamos ver a resposta:

O que é o airbag, e quando ele é acionado?

O airbag é um dispositivo de segurança automotivo que tem como objetivo proteger o condutor e os passageiros em caso de colisões.

Ele é composto por uma bolsa de ar comprimido que é acionada por um sistema eletrônico quando há um impacto de alta intensidade.

O airbag infla rapidamente para amortecer o impacto do corpo do motorista ou do passageiro contra o volante, o painel ou outras partes do interior do veículo.

Os sensores do airbag são espalhados na parte frontal, traseira, central e lateral do carro.

O airbag é acionado quando sensores no veículo detectam uma desaceleração repentina e abrupta, indicando que houve uma colisão.

Esses sensores enviam um sinal elétrico para o módulo do airbag, que ativa uma carga explosiva contida dentro do dispositivo.

Quando a carga explosiva é detonada, o gás é rapidamente gerado e infla o airbag.

airbag cortina
airbag cortina

Airbag após acionamento, segundo especialistas

De acordo com a Bosch, empresa fabricante de sistemas de airbag, o equipamento deve sim ser trocado depois de um acidente.

Após o airbag ser acionado, é necessário substituir todo o componente contido nele por um novo. Isso porque o airbag é projetado para ser usado apenas uma vez e não pode ser reparado após a sua ativação.

Mas, cada carro usa um sistema diferente. Alguns projetos danificam o painel inteiro do carro, inclusive o volante. Já outros, tem um sistema de abas, que não afeta o carro, mas independente disso, as bolsas sempre precisam ser trocadas.

Além das bolsas, e de possíveis danos ao painel do carro, alguns sensores que ativam o airbag também precisam de troca depois de utilizados, bem como o dispositivo que retrai o cinto de segurança.

As bolsas do airbag são dobradas de um jeito especial, com um talco, para que não colem na hora de abrir. No caso dos airbags laterais, pode ser até mesmo necessário substituir os bancos.

Mas essa troca de airbags é obrigatória por lei?

Não existe no Brasil nenhuma lei que obrigue a substituição do kit depois que ele é acionado.

As concessionárias conseguem verificar, por sistemas eletrônicos, se o airbag está ativo e funcionando, mas não existe nenhum mecanismo de inspeção que poderia ser usado pelas autoridades.

Como saber se o airbag foi acionado?

Existem alguns sinais que podem indicar que o airbag foi acionado.

Dentre eles: o painel de instrumentos acender a luz de advertência do airbag, o volante estar amassado ou deformado, o painel do passageiro estar danificado, entre outros.

google news2 Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.