Troca do fluido de freio: está ignorando este item importante?

Hidrovácuo, cilindro mestre e reservatório do fluído
Hidrovácuo, cilindro mestre e reservatório do fluído

É muito comum receber um veículo para fazer manutenção e o proprietário não saber informar quando foi a última vez que fez a troca do fluido de freio do seu veículo.

Na verdade, a grande maioria faz apenas a troca de óleo e filtro de óleo do motor, deixando os outros itens de lado (falaremos disso em outra matéria).

Qual é o grande problema da falta dessa manutenção preventiva? O que pode comprometer? Qual é a frequência que deve ser realizada? Como deve ser feita essa manutenção?

O que acontece quando não fazemos a troca do fluído de freio

A falta da troca do fluido de freio compromete justamente a frenagem do veículo.

Já passei por uma situação dirigindo um veículo, quando fui frear, parecia que o freio naquele momento falhou, como se não houvesse freio. Isso pode ocorrer quando há ar gerado pelo aquecimento e resfriamento do fluido. Outra situação é o pedal ficar duro.

Burrinho de freio
Burrinho de freio

As peças envolvidas no freio são, obviamente, as pastilhas de freio, em alguns casos as sapatas de freio também (tambor de freio traseiro geralmente), o reservatório do fluido de freio, o cilindro mestre, o hidrovácuo, o pedal de freio, a bomba do ABS…

São os mais comuns atualmente (há o auxílio por meio elétrico também, mas é raro). Outras peças envolvidas nos veículos mais recentes devido à falha na manutenção do fluido de freio são os auxiliares do acionamento da embreagem.

O funcionamento parte de quando você pisa no pedal de freio, o hidrovácuo auxilia na força enviada que aciona o cilindro mestre e este libera a passagem do fluido para ir às rodas (4 rodas, 4 canos), que por sua vez aciona os êmbolos das pinças de freio, ou das sapatas de freio (popularmente chamado de burrinho de freio). Alguns veículos têm a válvula que regula a pressão enviada às rodas traseiras.

Os veículos em que é mais fácil identificar falha no sistema de freio são os veículos com ABS, pois, como o fluido cria umidade, ele compromete as borrachas do sistema envolvido.

Caneta de teste do fluído de freio
Caneta de teste do fluído de freio

É comum quando você pisa no pedal do freio, mesmo com o veículo parado, você sentir o pedal baixando quando pisa progressivamente.

Essa situação acontece bastante quando você está em trânsito engarrafado e vai pisando gradativamente no freio, aí você sente que o pedal de repente baixa.

Como saber se chegou a hora da troca do fluído de freio

A troca do fluido de freio na maioria dos manuais deve ser feita a cada 2 anos ou 20 mil km (40 mil km em outros casos). Há uma ferramenta que você insere pelo reservatório do fluido de freio, e quando entra em contato com o fluido ela mostra a quantidade de água no fluido e diz se está ou não na hora da troca.

Essa troca deve ser realizada por completo, ou seja, deve-se drenar todo o fluido de freio. O ideal é que essa drenagem seja a vácuo, pois da maneira mais comum, que é quando uma pessoa fica dentro do carro e outra fica nas pinças de freio drenando o fluido; essa maneira pode comprometer a bomba do ABS, além de deixar entrar ar no sistema de freio.

Não deve-se deixar dois fluidos diferentes, por isso é importante drenar todo e inserir a especificação conforme o manual do fabricante, geralmente DOT 3, DOT 4.

Cilindro mestre de freio
Cilindro mestre de freio

Há aqueles com carros preparados e de alta performance que mudam a especificação de DOT 4 para DOT 5. Isso pode comprometer o sistema, principalmente a bomba do ABS.

Sobre o cilindro auxiliar de embreagem, ele também recebe o fluido do freio no sistema do carro, e há carros que têm dois cilindros de embreagem.

Estes cilindros geralmente precisam ser trocados em par devido à contaminação do fluido de freio, assim como a bomba do ABS, que em alguns veículos o valor deste item pode ultrapassar 50% do valor do veículo.

Há profissionais que recuperam a bomba do ABS. Fica bom, mas poderia ser evitado se a manutenção fosse realizada da maneira correta.

Ferramenta para sangria de fluído de freio
Ferramenta para sangria de fluído de freio

Esses problemas ficam evidentes geralmente em veículos com mais de 5 anos de uso, ou seja, quando o carro já saiu da garantia, o dono não tem ou não quer arcar com a manutenção feita na concessionária, e passa a ir no posto ou centro automotivo de troca de óleo.

Não ignore este item, o valor da troca de fluido de freio, que deve ser realizada pelo menos a cada dois anos, é muito baixo ante o risco que pode acontecer a você e a terceiros.

Uma vez, fazendo essa manutenção e verificando com a caneta de testes o fluido de freio em um veículo com baixa quilometragem e já com 10 anos de uso, estava tão saturado que a caneta simplesmente desmanchou, derreteu a parte plástica. Outro veículo com 15 anos de uso que veio para manutenção teve que trocar várias peças, como cilindro mestre, hidrovácuo, e a bomba do ABS teve que passar pelo processo de recuperação três vezes até ficar bom. Alguns veículos nessa idade não têm mais peças disponíveis no mercado, por isso a opção pela recuperação.

Quanto custa uma troca do fluído de freio?

Geralmente, uma troca de fluido de freio fica abaixo de R$ 300,00 com mão de obra e dois frascos de fluido de 500 ml. Ou seja, R$ 150,00 ao ano. Se o valor é tão baixo, por que não é feito?

P.S.: Vale ressaltar que quando o fluido de freio está baixo no reservatório, é porque as pastilhas de freio já estão gastas, ou seja, quando for realizar a troca, o técnico retornará o êmbolo para a posição original e o fluido retornará para o nível correto.

Portanto, quando for realizar o serviço de troca de pastilhas de freio, aproveite e troque também o fluido do freio.

Pastilhas de freio
Pastilhas de freio

É muito comum que as pessoas optem pelas pastilhas de freio mais baratas. No entanto, um item importante não deve ser avaliado pelo preço pago, e sim pelo valor que uma peça de qualidade tem sobre a segurança de que seu veículo irá parar quando você precisar dele.

Há pastilhas que, quando aquecem, perdem o poder de frenagem; já passei por essa situação, você freia e o veículo continua seguindo sem diminuir a velocidade.

Além da questão da segurança, há também os barulhos no freio. Quem nunca ouviu aquele barulho ensurdecedor quando o veículo está diminuindo a velocidade?

As pastilhas originais e genuínas são caras por um motivo, e você sabe qual.

Pinça de freio
Pinça de freio
Sapatas de freio
Sapatas de freio
Válvula reguladora e equalizadora de carga do freio
Válvula reguladora e equalizadora de carga do freio

Por Rafael Andrade

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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.