Mercado

Quando o carro pedido não é entregue ou demora demais para chegar

Em épocas de grande demanda, atraso na entrega de um automóvel ocorre com mais frequência. Mas isso não significa que – mesmo em época de recessão, como atualmente – o consumidor não terá problemas para receber o carro que pediu.

Muitos vendedores acabam empurrando carros do estoque por conta do volume que a concessionária obrigatoriamente tem de receber. Ainda assim, muitos consumidores decidem esperar um pouco mais para ter modelo, versão e equipamentos desejados.


Afinal, é um direito assegurado pelo próprio fabricante, que investe muito dinheiro na criação de pacotes de opcionais e no configurador. Mas, depois de escolhido o carro desejado e feito o acordo de pagamento, o consumidor pode acabar esperando muito mais do que o combinado para ter seu veículo em mãos. Isso sem contar que o carro escolhido pode nem mesmo chegar ao destino.

Quando o carro pedido não é entregue ou demora demais para chegar

Como resolver?

Alguns concessionários podem – de forma leviana – estar vendendo carros que não serão entregues, uma manobra geralmente feita por empresas que estão falindo. Então, antes de visitar um concessionário, o consumidor deve “investigar” sua situação. A recomendação de amigos e parentes é válida, assim como consulta sobre reclamações do revendedor.

Além disso, uma segunda recomendação é que, na hora da compra, o consumidor deve exigir que o prazo de entrega seja especificado em contrato, pois isso servirá de prova em caso de um eventual atraso ou não recebimento do veículo. O atraso em um prazo estabelecido entre as partes é quebra de acordo, perante a justiça.

Para não ficar a ver navios, o consumidor geralmente tem três opções para resolver o problema do atraso ou da não entrega do bem. Uma delas é o forçamento da entrega por parte da loja, que imediatamente deverá executar. Outra saída é o recebimento de um modelo correspondente. E, por fim, recebimento dos valores pagos corrigidos e de forma integral.

Quando o carro pedido não é entregue ou demora demais para chegar

A recomendação principal antes desses casos, é que o consumidor faça um acordo amigável (partir para a ignorância não vai adiantar nada) com a concessionária e/ou fabricante. Ambos são responsáveis pelo problema, podendo – em caso de não entendimento – responderem juntos ou em separado num processo judicial, conforme prevê o artigo 34 do CDC (Código de Defesa do Consumidor).

O consumidor ainda tem direito a ressarcimento por perdas e danos, caso o atraso ou o não recebimento do veículo prejudique sua vida pessoal ou profissional. Buscar uma resposta do fabricante é o ponto de partida inicial, valendo também a entrada do Procon, se o problema não for resolvido.

Acordos verbais sobre prazo de entrega ou outros serviços até podem ser considerados, mas a prova documentada e assinada pelas partes não pode ser questionada em uma ação de reparação.

[Fonte: Revista Quatro Rodas]

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • MG

    Bah… bem o que acabou de me acontecer…

    Cheguei numa concessionária VW do PR com 165 no bolso, em dinheiro (no banco, na verdade), e pedi um Passat 2016 Cinza Indium com teto e pacote premium, preço X, prazo de entrega 30 a 70 dias… acordei e dei 3 mil de sinal (ou arras como prefiram).

    Passados uns 20 dias levei meu Jetta TSI pra avaliar. Primeira decepção, avaliaram muito mais abaixo do que a BMW Euro Import em Curitiba tinha avaliado. Mas não desisti, afinal tinha mais 50 dias pra vender o Jetta,

    Nisso já perguntei do meu carro (o Passat), o vendedor entrou no sistema da concessionária e explicou que eu estava numa lista de espera (a nivel Brasil) pelo carro… Indaguei que posição eu estava

    _Não Sei Senhor!!

    E me enrolou em que chegaria no prazo. Aguardei.

    Deu 30 dias, mandei mensagem via waths, e meu carro? Em que pé está?
    Veio a mensagem, sinto muito, não entendo a VW só trás Confortline para o Brasil e não há expectativa para o seu chegar. Sendo que vai passar do prazo, NUNCA ANTES TINHA ACONTECIDO!!! Me desculpe!

    Porra, VSF, marquinha lixo, lixo, lixo, 10 mil vezes lixo, nascida pra vender Gol e Fox…

    Baita carro alemão, mas com eficiência brasileira de entregua… um merda literalmente.

    Resumo da ópera, vendedor me pediu pra esperar até o final de fevereiro pra saber quando vão poder entregar o carro que eu pedi.

    VW, PQ VCS BOTAM UMA PORRA DE CONFIGURADOR NO SITE SE NÃO CONSEGUEM ENTREGAR O CARRO???

    Mas apesar de tudo, acho que sou um corno automotivo pq gosto dos modelos da VW (não da eficiência brasileira), pq perdi o tesão no novo passat, e estou de olho num CC usado com 300 cv, pq esse tem a pronta entrega.

    VW, vcs são um lixo!!!

    • O_Domador_d_Xana

      corno automotivo foi demais. kkkkk

  • Marli Gonçalves

    Estou esperando o meu Mobi Way branco com kit live on já faz mais de um mês.

  • Bruno Saraiva Costa

    Eis a demora sentida na pele! Encomendei um Fiat Cronos precisium at6 e hoje fecha 82 dias de espera e o veículo não foi faturado. Na concessionária a promessa foi de 45 a 60 dias. A Fábrica disse que o máximo é 120 dias. Um caos.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email