Chuva de granizo na estrada: O que é melhor fazer para danificar menos a lataria do carro?

carro na chuva (1)
carro na chuva (1)

Pode ser que você more em uma região quente o ano todo, que não tem muito granizo.

Mas todo ano, o granizo causa muitos prejuízos no Brasil. Isso inclui danos a carros e plantações. Proteger o carro é urgente quando há granizo, para evitar gastos altos, que podem se tornar altíssimos dependendo da sua atitude.

A maioria dos brasileiros busca ter uma garagem coberta em casa e também no trabalho, para proteger bem aquele carro que custou tão caro e que levou tantos anos pagando.

Mas, e se você estiver rodando na estrada, e de repente aparecer uma chuva de granizo? O que fazer?

A melhor opção é procurar um lugar seguro para abrigar a si mesmo e também o carro, e também ficar longe de árvores.

Mas e se o local for como tantos Brasil afora, só com plantações por todo lado e sem nenhum posto de gasolina, supermercado ou casas à vista?

Neste caso, o que você deve fazer primeiro é ligar faróis e lanternas e reduzir a velocidade lentamente. Faça isso com muito cuidado, pois podem existir outros veículos vindo atrás de você.

Não use o pisca alerta, pois isso não é permitido perante as leis de trânsito, pois pode confundir outras pessoas, que vão achar que seu carro está parado.

Se for seguro, pare o carro no acostamento, ou, melhor ainda, em uma área mais afastada do acostamento, para evitar acidentes.

Com o carro parado, mesmo que ele ainda esteja com sua lataria sofrendo os efeitos das pedras caindo, o impacto é apenas vertical, por causa das pedras caindo.

Se você estivesse em movimento, o impacto seria muito maior, pois na realidade o carro estaria se chocando contra as pequenas pedras que caem do céu.

Algumas dicas para lhe ajudar a não passar por uma situação assim:

  • Use um app de alerta, tipo o “Granizo alertas” do Google, para avisos instantâneos.
  • Fique de olho nos alertas da Defesa Civil e acompanhe sites de previsão do tempo.
  • Busque estacionar em lugares protegidos, como garagens ou sob coberturas de postos de gasolina.
  • Cubra seu veículo com lonas ou cobertores. Eles oferecem mais proteção para a lataria e vidros.

Se não teve jeito, e seu carro ficou amassado por causa da chuva de granizo, o martelinho de ouro é um grande aliado para quem está nessa situação.

Com foco na funilaria artesanal, essa técnica arruma amassados sem estragar a pintura original. Isso ajuda a manter o carro bonito e valorizado.

Escolher o martelinho de ouro traz benefícios como economia e manutenção da originalidade, sem desvalorizar o veículo.

E pode ser que o custo não recaia sobre você. Muitos tipos de seguro veicular tem apólices que constam proteção contra essas situações, cobrando um valor pequeno de franquia para que o proprietário conserte o carro no martelinho de ouro.

google news2 Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.