Motor do carro não pega, quando quente, por que?

motor quente nao pega
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Você já passou pela situação de tentar ligar o motor do carro em um dia quente e ele simplesmente não pegar?

Isso pode ser frustrante e causar preocupação. Por que o motor do carro não pega quando está quente?

Vamos ver os motivos.

Confira:

Sensor de temperatura mal encaixado

O sensor de temperatura, se estiver com problemas no seu encaixe, ou conexão, vai mandar informações erradas para a ECU, a central eletrônica do motor.

Com isso, este sistema vai achar que o motor está com uma temperatura diferente da real.

Como em cada temperatura, o motor deve receber a injeção de uma certa quantidade de combustível, e o ponto do motor deve ser modificado, se essa quantidade de combustível estiver errada, ou o motor estiver em um ponto errado, o motor não vai pegar.

Problemas no motor de partida: escovas, automático, induzido

O motor de partida pode ser o causador do problema de seu carro não pegar quando está quente.

Pode ser que o motor de partida, ou motor de arranque, esteja com problemas nas escovas, no automático ou no induzido.

Como as escovas são feitas de um material leve e macio, elas sofrem desgaste rapidamente, e quando isso acontece, aparecem os problemas na partida.

Já o automático da partida é a peça do motor de arranque que gera o campo magnético que cria os primeiros giros neste dispositivo.

Quando o problema for no automático da partida, ao girar a chave você ouvirá apenas um “tec tec” e o motor nem mesmo começará a girar.

O induzido é a peça que fica próxima ao bendix e a bobina. Ele age como condutor para a onda elétrica, que por sua vez circula e faz os outros componentes do motor a partida funcionarem.

O induzido com defeito causará uma partida pesada no carro, mas ele pelo menos vai tentar pegar, diferente do automático.

motor ilustracao
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Relê temporizador da bomba de combustível

O relê temporizador da bomba de combustível trabalha armando e desarmando rapidamente, já que ele é temporizado.

O que pode acontecer quando ele esquenta demais é travar, na posição de aberto ou fechado.

Independente da posição, se acontecer, o carro não vai pegar, pois isso impede que o motor seja alimentado com combustível.

Carbonização no Detalhes de motorização

Quando a cabeça do pistão começa a ficar carbonizada, ou seja, cheia de resíduos da queima do combustível, como se fosse pequenas cinzas encrustadas no pistão, se o motor estiver com altas temperaturas, esses resíduos podem ficar em brasa, como se estivessem acesos.

Isso faz com que a queima do combustível ocorra, dentro da câmara de combustão, antes da hora.

Com isso, o motor não vai pegar, vai parecer que o motor está pesado, com muitas dificuldades para ligar.

Atuador de marcha lenta

O atuador de marcha lenta é uma peça que tem como função estabilizar a rotação do motor em marcha lenta, ou seja, quando você não está acelerando.

Ele mantém as rotações por minuto do motor em um nível correto, que pode ser entre 500 e 1.000 RPM, dependendo do modelo do seu carro.

Para saber se o problema é o atuador de marcha lenta, pise levemente no acelerador enquanto dá a partida.

Se o carro funcionar normalmente, o problema pode ser nesta peça.

Bico injetor gotejando ou injetando demais

Outra causa pode ser problema no bico injetor.

Ele não tem nada a ver com a partida, mas se estiver com problemas, pode estar injetando combustível demais, ou até mesmo estar gotejando com o carro desligado.

Com isso o carro acaba afogando, e não pega de jeito nenhum.

Válvula do cânister

O cânister tem um filtro de carvão ativado que é capaz de absorver os vapores do combustível e depois encaminhá-los ao sistema de admissão, para serem queimados pelo motor.

Ele conta com uma válvula, chamada de válvula de purga do cânister. Essa válvula tem um diafragma, que pode travar com ela aberta.

Para saber se o problema é a válvula do cânister, é necessário desligar a mangueira que vai dela até o corpo da borboleta (TBI).

Perguntas frequentes

Por que o motor do carro não pega quando está quente?

Um motor que não pega quanto está quente pode ter problemas no sensor de temperatura, no motor de partida, no relê da bomba de combustível, no atuador de marcha lenta, no bico injetor ou na válvula do cânister, bem como ter excesso de carbonização no motor.

Como o sensor de temperatura pode fazer o carro não pegar?

Se ele estiver mal encaixado, o motor terá leituras erradas da temperatura. Com isso, uma quantidade errada de combustível será injetada.

Que problemas no motor de partida impedem o motor de funcionar?

O motor de partida não irá fazer o motor funcionar se estiver com problemas nas escovas, no automático ou no induzido.

Como saber se o atuador de marcha lenta é que está atrapalhando a partida?

Se você pisar levemente no acelerador, na hora da partida, e então o carro pegar normalmente, o culpado é o atuador de marcha lenta.

O bico injetor pode impedir o motor de funcionar quando quente?

Sim, se ele estiver desregulado, e estiver gotejando combustível dentro do motor, isso estará afogando o motor, então ele não pegará.

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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.