Motor diesel gira, mas não pega: causas e soluções

motor diesel picape
motor diesel picape

Ao ligar o motor diesel, é esperado que ele dê partida rapidamente e comece a funcionar.

No entanto, existem situações em que o motor gira, mas não pega, deixando o motorista frustrado e sem saber o que fazer.

Esse problema pode ter diversas causas, desde problemas mecânicos até problemas no sistema elétrico.

Vamos ver quais podem ser essas causas.

Confira:

Diagnóstico Inicial

Quando um motor diesel gira mas não pega, é importante realizar um diagnóstico inicial para identificar qual é o problema.

Verificação de combustível

Uma das primeiras verificações que devem ser feitas é a verificação do combustível.

É importante verificar se há combustível suficiente no tanque. Se o tanque estiver vazio, é necessário reabastecer o veículo.

Além disso, é importante verificar se há algum problema com o sistema de alimentação de combustível, como um filtro de combustível entupido.

Se houver algum problema com o sistema de alimentação de combustível, é necessário corrigi-lo antes de tentar ligar o motor novamente.

Análise de bateria e partida

Outra verificação importante é a análise da bateria e da partida elétrica. Se a bateria estiver descarregada, o motor pode girar bem lento, mas não pegar.

Nesse caso, é necessário recarregar ou substituir a bateria.

Além disso, é importante verificar se há algum problema com o sistema de partida elétrica, como um motor de partida com defeito ou um solenóide de partida com defeito.

motor diesel picape 2
motor diesel picape 2

Problemas Comuns de Partida

Problemas de injeção de combustível

Se houver um problema com a injeção de combustível, o motor não receberá combustível suficiente para iniciar a combustão.

Isso pode ser devido a um problema com os bicos injetores, a bomba de combustível ou ao próprio combustível.

Os bicos injetores podem ficar entupidos ou danificados, o que pode impedir que o combustível seja injetado corretamente no motor.

A bomba de combustível pode não estar fornecendo combustível suficiente para o motor ou pode estar danificada.

Além disso, se o combustível estiver contaminado ou tiver sido armazenado por um longo período de tempo, ele pode não ser adequado para uso e pode impedir que o motor pegue.

Falhas no sistema de admissão de ar

O motor diesel requer uma quantidade adequada de ar para queima do combustível.

Se houver uma falha no sistema de ar, o motor pode não receber ar suficiente para iniciar a combustão.

O filtro de ar pode estar sujo ou obstruído, o que pode impedir que o ar flua livremente para o motor.

Além disso, as conexões do sistema de ar podem estar soltas ou danificadas, impedindo que o ar atinja o motor.

Obstrução do filtro de combustível

Um filtro de combustível obstruído é outro problema comum que pode impedir que um motor diesel pegue.

O filtro de combustível é responsável por remover impurezas do combustível antes que ele chegue ao motor.

Se o filtro de combustível estiver obstruído, o fluxo de combustível para o motor pode ser interrompido, impedindo que o motor pegue.

Mistura de ar e combustível

Velas de Aquecimento

As velas de aquecimento são responsáveis por aquecer o ar dentro do cilindro do motor antes da ignição.

Isso é especialmente importante em motores diesel, que precisam de temperaturas mais altas para inflamar o combustível. Se as velas de aquecimento estiverem com defeito ou quebradas, o motor pode girar, mas não pegar.

Sensores do Motor

Se um sensor estiver com defeito ou não estiver funcionando corretamente, a unidade de controle do motor pode não receber informações precisas sobre o desempenho do motor.

Isso pode levar a problemas de ignição e fazer com que o motor gire, mas não pegue.

Sistemas Auxiliares

Sistema EGR

O sistema EGR (Exhaust Gas Recirculation) é responsável por reduzir as emissões do motor diesel.

Ele recircula parte dos gases de escape de volta para o motor para queimá-los novamente. Isso ajuda a reduzir a quantidade de óxidos de nitrogênio (NOx) liberados na atmosfera.

Se o sistema EGR estiver com problemas, pode afetar a eficiência do motor e fazer com que ele gire mas não pegue.

Alguns dos problemas comuns do sistema EGR incluem a obstrução do tubo EGR, falha da válvula EGR ou problemas com o sensor de fluxo de ar.

Intercooler e Turbo

O intercooler e o turbo são componentes importantes do sistema de sobrealimentação do motor diesel.

Se houver problemas com o intercooler ou o turbo, isso pode afetar a quantidade de ar que entra no motor e, consequentemente, afetar o desempenho do motor.

Alguns dos problemas comuns incluem vazamentos de ar, obstruções no tubo do turbo ou falha do atuador do turbo.

Perguntas Frequentes

Quais são as causas comuns para um motor diesel não funcionar mesmo girando?

Existem diversas causas que podem impedir um motor diesel de funcionar mesmo quando o motor gira. Algumas das causas mais comuns incluem problemas com o sistema de injeção de combustível, falhas no sistema elétrico, falhas na bomba de combustível, problemas com o filtro de ar, entre outros.

Por que um motor diesel tem dificuldade de pegar em temperaturas frias?

Os motores diesel têm dificuldade para pegar em temperaturas frias porque o combustível diesel é menos volátil do que a gasolina. Isso significa que ele precisa de uma temperatura mais alta para se inflamar e queimar. Em temperaturas frias, o combustível diesel pode se tornar mais espesso e viscoso, o que dificulta ainda mais a ignição.

Quais sintomas indicam que um motor diesel está com problemas?

Alguns dos sintomas mais comuns que indicam que um motor diesel está com problemas incluem dificuldade para ligar, falhas na aceleração, perda de potência, fumaça preta ou branca saindo do escapamento, ruídos estranhos, entre outros.

O que pode ser quando o motor diesel pega e logo em seguida morre?

Quando um motor diesel pega e logo em seguida morre, pode ser um sinal de problemas com o sistema de injeção de combustível, falhas na bomba de combustível, problemas com o filtro de ar, entre outras causas.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, 73% das respostas (573 pessoas) indicaram que acessam o NA usando o celular.

Agora, queremos saber: com que frequência você acessa o NA?

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.