Calibrar os pneus frios: O que fazer quando não há local próprio perto de casa?

calibrar pneu quente
calibrar pneu quente

Calibrar os pneus parece simples, mas a maioria dos motoristas esquecem de fazer isso regularmente, algo que os ajudaria a melhorar o consumo de combustível dos seus carros.

Se os pneus são calibrados do jeito certo, eles duram mais. Uma calibragem errada pode fazer o pneu gastar de forma irregular. Isso faz com que você tenha que trocar os pneus antes da hora.

Muito ar ou pouco ar também estraga o pneu por dentro. Assim, aumentam os riscos no trânsito e você gasta mais dinheiro, além de ser ruim para o meio ambiente.

Para você, que quer começar a fazer isso com a regularidade correta (uma vez por semana, ou no máximo uma vez a cada 15 dias), saiba que devemos sempre calibrar os pneus enquanto eles estiverem frios.

O que significa “pneu frio”?

O pneu considerado frio, é aquele que não rodou pelo menos nas últimas quatro horas.

Um momento ideal para calibrar os pneus é quando tiramos o carro da garagem logo pela manhã, para ir até o trabalho, e calibramos ele ali mesmo, em casa, ou no máximo em um posto de gasolina bem perto de casa, no máximo 2 a 3 quilômetros de distância.

E se isso não puder ser feito, pois os postos de combustíveis ficam muito longe da sua casa?

Uma coisa legal a se fazer é comprar um calibrador para conseguir calibrar os pneus sem andar com o carro. Esses produtos são bem baratos hoje em dia, existem modelos na faixa dos R$ 50 a R$ 60, que são ligados no acendedor de cigarros e usam a eletricidade de 12 volts do próprio veículo.

Compensando a temperatura do pneu

Mas se essa não for uma opção a se considerar, você pode aumentar a pressão dos pneus para compensar o fato de ele estar mais quente.

A temperatura padrão para medição de pressão dos pneus é de 21 graus, mas é possível corrigir a pressão dos pneus dependendo da temperatura ambiente.

A cada 10 graus a mais, o pneu tem sua pressão aumentada entre 1 e 2 libras (psi).

Ou seja, se a temperatura no momento estiver 31 graus, você pode colocar 1 a 2 libras a mais do que o recomendado pelo manual do proprietário, que quando a temperatura baixar, no final do dia, por exemplo, a pressão vai cair para o número correto.

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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.