Por que algumas marcas de carros aconselham não fazer rodízio de pneus?

pneu hifly
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A grande maioria das marcas fabricantes de carros recomendam o rodízio de pneus em seus manuais do proprietário.

O rodízio consiste em mudar a posição das rodas e pneus, a fim de que todos eles tenham um desgaste mais uniforme.

Algumas marcas instruem seus clientes a fazer o rodízio do mesmo lado, ou seja, o pneu dianteiro direito vai para o eixo traseiro do mesmo lado, o mesmo acontecendo do lado esquerdo.

Mas algumas empresas dão a instrução de que o rodízio deve ser feito em X, mudando não apenas o eixo do pneu, mas também o lado do carro.

A mecânica dos veículos e a dinâmica da condução influenciam muito a durabilidade dos pneus.

Elementos como a tração dianteira, comum em muitos carros no Brasil, podem resultar em um desgaste mais rápido no conjunto frontal, por exemplo.

A distribuição de peso do veículo também afeta diretamente a forma como os pneus são consumidos ao longo do tempo.

Empresas que não recomendam o rodízio, e porque

Mas, sabia que algumas marcas pedem para seus clientes não fazerem o rodízio dos pneus?

Empresas como Mercedes-Benz, Renault e Volvo dão esta orientação para alguns de seus modelos.

Por exemplo, o modelo Volvo XC70 tinha em seu manual o aviso de que o rodízio não era indicado. Deixar o pneu acomodar-se em uma única posição era visto pela empresa sueca como o melhor para a performance do pneu.

Ou seja, ele traria melhores níveis de tração e também de ruído se fosse mantido no mesmo local em toda a sua vida útil.

Rodízio com pneus direcionais

Algumas marcas de pneus, como a Pirelli, avisam em seus sites que pneus direcionais, ou seja, que tem um sentido único de rodagem, não devem ser submetidos a rodízio em X, pois isso implicaria mudar a direção de rodagem do pneu, fazendo com que ele rodasse ao contrário do seu sentido original.

E no caso do rodízio com os cinco pneus (incluindo o estepe)?

Quando você for fazer o rodízio simultaneamente com os 5 pneus, incluindo o estepe, deve-se colocar o estepe no eixo dianteiro do carro, preferencialmente na posição dianteira direita, informa a Pirelli.

  • Pneu estepe (ES) passa para a posição dianteira direita (DD);
  • Pneu dianteiro direito (DD) passa para a posição traseira direita (TD);
  • Pneu traseiro direito (TD) passa para a posição dianteira esquerda (DE);
  • Pneu dianteiro esquerdo (DE) passa para a posição traseira esquerda (TE)
  • Pneu traseiro esquerdo (TE) passa para o estepe (ES).

Fazer o rodízio a cada quanto tempo?

As empresas fabricantes de pneus dizem que você deve seguir o que diz o manual do proprietário do seu veículo, mas geralmente o rodízio acaba sendo feito a cada 5.000 ou 10.000 quilômetros rodados.

O alinhamento e o balanceamento também devem ser feitos a cada 5.000 ou 10.000 quilômetros, então você pode aproveitar para fazer tudo junto, de uma só vez.

Perguntas frequentes

Por que algumas marcas de carros não aconselham fazer rodízio de pneus?

Alguns fabricantes, como a Renault, consideram que o rodízio de pneus pode afetar o comportamento do veículo em situações de risco devido ao desgaste desigual provocado principalmente pela tração dianteira. Seguir as orientações do manual do proprietário é essencial para a manutenção veicular e a segurança do veículo.

Quais são os fatores que influenciam o desgaste desigual dos pneus?

O desgaste prematuro dos pneus é influenciado pela força de frenagem, o peso do motor na parte dianteira do veículo, e a movimentação da direção. Isso é especialmente notável em carros com tração dianteira, onde o desgaste frontal ocorre mais rapidamente.

Como as fabricantes de pneus recomendam realizar o uso e rodízio dos pneus?

A Pirelli sugere que o rodízio dos pneus seja feito a cada 10 mil quilômetros de forma linear, ou seja, mantendo os pneus no mesmo lado do veículo para equalizar a durabilidade dos pneus.

Quais procedimentos de manutenção dos pneus são recomendados?

Além do rodízio, a manutenção adequada dos pneus engloba o balanceamento de rodas e o alinhamento veicular. Esses procedimentos são essenciais para prolongar a vida útil dos pneus, garantir a segurança ao dirigir e devem ser feitos a cada 8 a 10 mil quilômetros, ou conforme as orientações do fabricante.

Como diferenciar balanceamento, alinhamento e rodízio?

O balanceamento das rodas evita oscilações e proporciona conforto na condução, enquanto o alinhamento veicular ajusta os ângulos das rodas para manter a estabilidade e a dirigibilidade do veículo. O rodízio busca equalizar o desgaste dos pneus. Conhecer essas diferenças é crucial, pois cada um desses procedimentos resolve problemas distintos, mas complementares, que afetam a segurança automotiva, o desempenho veicular e o desgaste dos pneus.

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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.