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Quando trocar as velas do carro? (Veja algumas dicas)

Quando trocar as velas do carro? (Veja algumas dicas)

Os carros com motores a combustão têm, entre os mais variados itens, as velas de ignição como um dos principais componentes do propulsor. Elas são responsáveis por gerar faísca no interior da câmara de combustão e promover a explosão da mistura ar/combustível. Isso faz o pistão se mover para baixo e, assim, o veículo começa a se movimentar.


Sendo assim, você já deve imaginar que as velas de ignição estão amplamente relacionadas ao desempenho final de um carro, né? Caso elas não estejam em boas condições e em pleno funcionamento, o carro poderá não funcionar de maneira adequada e entregar um desempenho dentro do esperado.

O processo da queima de combustível deve acontecer de forma ordenada e dentro do tempo adequada. Só assim a explosão gerada dentro da câmara de combustão nos cilindros conseguirá gerar um nível de força ideal. Se o processo acontecer de forma inadequada, o automóvel poderá apresentar perda de potência e aumento no consumo de combustível. Além disso, poderá haver um descontrole no nível de emissões de poluentes.

Como em qualquer outro componente importante do conjunto mecânico de um carro, as velas de ignição também precisam ser substituídas. A durabilidade de tal item está amplamente relacionada à quilometragem percorrida pelo veículo e, numa proporção normal, à forma de condução e as situações em que o carro é submetido.


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Quando passa da hora de trocar a vela do carro, o carro funciona desregulado, apresenta dificuldades na partida, fica com a marcha lenta desregulada, o desempenho fica ruim e o consumo de combustível aumenta consideravelmente.

Confira abaixo algumas dicas a respeito das velas de ignição de um carro:

Quando trocar as velas do carro? (Veja algumas dicas)

Quando trocar as velas do carro?

A maioria dos fabricantes recomendam que as velas de ignição de um automóvel sejam verificadas a cada 10 mil quilômetros rodados. O período de troca varia, mas geralmente não passa de 40 mil ou 50 mil quilômetros. O ideal é sempre verificar o manual do proprietário de cara veículo para ver qual o intervalo recomendado para a substituição das velas.

Ainda assim, com base no “olhômetro”, é possível analisar as condições das velas de ignição e reparar se elas precisam ou não ser substituídas. Se a vela estiver com tonalidade amarelada, acinzentada ou em tons de marrom, é sinal de que ela está no fim de sua vida útil e precisa ser trocada o quanto antes.

Fora isso, não pode haver qualquer folga entre os eletrodos. Quando a ponta da vela fica coberta de resíduos de carvão, ela está carbonizada.

Se ela tiver a ponta do isolador toda esbranquiçada ou com pontos pretos na superfície, ela está superaquecendo. O isolador cerâmico não pode ter nem a mínima trinca. É bom verificar também a rosca da vela, se ela estiver danificada isso pode indicar excesso de torque na hora em que a pessoa colocou ela no lugar.

Quando trocar as velas do carro? (Veja algumas dicas)

Como aumentar a durabilidade das velas?

Os eletrodos da vela têm um certo desgaste natural. Isso é comum. O que mais afeta a vida útil das velas é a regulagem dos parâmetros de alimentação e ignição. Outros componentes com problema danificam a vela.

Se tivermos desgaste dos anéis ou por vedadores de válvulas com defeito, a vela será carbonizada. Se você não puder fazer uma retífica no seu carro, terá que limpar as velas com uma certa frequência até resolver o problema de uma vez.

Colocar velas com grau térmico diferente do recomendado geralmente não é uma boa. Uma vela quente demais aumenta a temperatura na câmara, mas deixa o motor exposto ao risco de detonação. Vela fria demais piora o desempenho, mas pode ser útil se o carro for preparado ou passado para álcool, com cabeçote rebaixado. Consulte um mecânico ou preparador experiente sobre isso.

Vale a pena usar vela de quatro eletrodos?

As velas de quatro eletrodos melhoram um pouco a faísca em condições difíceis, mas em usos normais o motorista não perceberá nenhuma melhoria significativa.

Quando a pessoa fala que notou melhoras ao colocar esse tipo de vela, é porque tirou velas ruins que estavam anteriormente, e isso causa uma ilusão de melhora. A vantagem é que elas duram mais, só que são bem mais caras.

Quando trocar as velas do carro? (Veja algumas dicas)
Velas de iridium

Velas de iridium valem à pena?

Outro ponto amplamente discutido pelos proprietários de carros e mecânicos é a respeito das velas de iridium. Como o próprio nome indica, elas são fabricadas com um metal mais nobre, conhecido por ser extremamente duro e raro. Trata-se do metal mais resistente à corrosão já conhecido. A questão é: elas são realmente melhores e mais duráveis?

Muitos testes já comprovaram que as velas de iridium funcionam melhor que as velas convencionais num motor a combustão. Isso acontece porque elas têm a capacidade de aumentar a potência da faísca gerada para a explosão, provocando uma melhor combustão.

O irídio não se apresenta como um excelente condutor energético. Logo, para ser usado nas velas, por exemplo, ele forma uma liga com outros materiais, como cobre, platina e zinco. Tudo isso resulta numa liga extremamente dura, com excelente condutividade elétrica e ainda com alto ponto de derretimento (de quase 2.500 ºC no caso do irídio).

Outro ponto que merece destaque é que, pelo fato de o irídio ser mais durável e resistente, os eletrodos feitos com esse material podem ser mais finos. Como consequência, a tensão usada para promover a faísca na vela é menor, reduzindo a carga no sistema de ignição do motor devido à menor quantidade de tensão (volts).

Além disso, ainda entre os benefícios, uma vela de irídio gera uma faísca mais precisa. Esses pontos implicam diretamente um aumento da vida útil da vela, maior economia de combustível, melhora na resposta do acelerador e ligeiro aumento na potência do motor.

Sendo assim, mesmo com preço superior a de velas convencionais, as velas de iridium podem ser um excelente investimento para o seu carro.

Quando trocar as velas do carro? (Veja algumas dicas)
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Eber do Carmo

Eber do Carmo

Formado em marketing, tem mais de 13 anos de experiência escrevendo sobre o mercado automotivo no Notícias Automotivas, desde que fundou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio. Também teve por três anos uma empresa de criação de sites e catálogos eletrônicos.

  • bilharinho

    Boa reportagem. Estes artigos sobre mecânica são muito úteis.

  • Dante

    Muito bom o texto. eu tenho uma pergunta: Alguém sabe me informar se usar alcool num carro flex reduz a vida útil das velas? Eu já ouvi que sim, uma vez que o álcool é mais corrosivo. Valeu…

  • fernando-ric

    Não entendi a parte “Não pode existir folga entre os eletrodos.”

  • Letto

    Folga, talvez queira dizer abertura excessiva do eletrodo em relação a ponta central, velas muito desgastadas acabam ficando com eletrodos mais finos e de quebra mais distante da ponta central!
    Outra dica, se voce tirar as velas e perceber que uma delas esta meio que enferrujada em relação as outras, significa que tem vazamento de água neste cilindro, caso de junta queimada ou cabeçote corroído, geralmente o carro tem perda de água sem se perceber por onde esta vazando e as vezes falha na vela pela presença de água! Capiche!!!

  • Letto

    velas apretejadas- excesso de combustível, carro desregulado, procure um mecânico para encontrar a causa do excesso!
    Velas com impuresas esbranquiçadas- presença de produtos nocivos ao seu carro como, silicone e rafinado, neste caso troque as velas e troque de posto!rs…

  • BER

    Velas de 4 eletrodos são boas em alta rotação!
    Velas de platina tem durabilidade maior!
    Se vc só usar àlcool a vida útila das velas é bem maior do que se usar gasolina!

  • Lorenzo

    Melhor que tudo é botar uma ignição por descarga capacitiva MSD. A faísca é tão violenta que qualquer vela funciona. Especialmente recomendada para carros carburados.

  • Pardal

    Mas não devemos esquecer que, seguir o manual de instrução do carro é fundamental. Falo isso pois usei velas de 4 eletrodos (Corsa VHC), mas quando fui trocar novamente, o mecânico avisou que já viu essa vela queimar a bobina de ignição de Celta, e que eu devia comprar vela para VHC. Não estou falando para não usar, só veja se não há risco para o sistema elétrico. Pois, acredito que a mesma (4 eletrodos) oferece ao longo da vida, mais qualidade da explosão e o seu preço não é muito mais caro que a comum. Em Goiânia, na comum eu paguei R$ 37,00 no jogo, a de 4 eletrodos se não em engano, era R$ 43,00 o jogo.

  • Paulo Freire

    Interessante, mas um carro com velas já desgastadas, fica engüiando ou falhando?

  • 7Bisinski

    Adoro artigos de mecanica, bem informativos…

    Agora, gostaria de ver o funcionamento dos carros Ford usando laser para explodir a mistura ar/comb.

  • diego_german

    Só por motivo de informação aos que gostam de fazer manutenção fora das concessionárias, e tem Fiestas/Ecosports.

    Não gastem dinheiro com velas superfaturadas, procurem qualquer loja de autopeças e peça um jogo de velas NGK para Fiesta.
    É EXATAMENTE a mesma que é vendida pela Ford, mas sem a logomarca da empresa.

  • carlos santos

    vale a pena usar vela recondicionada? quais os maleficios para o motor !!!

  • ADILSON

    boa tarde,eu tenho um gol quadrado. Fui informado que quando precisar de trocar as velas de ingnição,seria melhor colocar velas de DT 180.O que os senhores me dizem.

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