Matérias NA Mercado

Vale a pena comprar carro saindo de linha? Veja 3 dicas

Vale a pena comprar carro saindo de linha? Veja 3 dicas

Comprar um carro que está sendo descontinuado, é uma boa idéia?

Para uns, a proposta não é nem um pouco recomendável. Para outros, parece uma boa, ou até mesmo ótima oportunidade. Comprar um carro que está saindo de linha vale realmente a pena? A resposta depende mais das necessidades do consumidor em questão.


Vários modelos de carros do mercado nacional já estão seguindo o caminho da história para serem substituídos por novas gerações ou outros modelos novos.

Quem está saindo do mercado, sai acompanhado de boas ofertas e descontos generosos na rede de concessionários da marca. Além disso, caso seja produzido no Brasil ou no Mercosul, o consumidor ainda pode contar com boa oferta de peças e serviços para o modelo em fim de carreira, por muitos anos a vir.

A desvalorização é natural, devido à presença de um novo modelo ou mesmo pelo fato de estar deixando o mercado sem sucessor. Para quem compra já pensando em vender, a escolha não é apropriada. O mesmo serve para quem quer novidade na garagem. O modelo que sai de cena oferece estilo defasado e plataforma mais antiga (nem sempre neste último caso).


Carros importados são mais suscetíveis à redução na oferta de peças e maior desvalorização, que já é grande mesmo com o modelo em produção no país de origem e vendido normalmente no Brasil. A compra de um fim de linha pode ser vantajoso pelo melhor custo x benefício e pelo preço mais baixo, já que quase sempre o lançamento chega às lojas com ágio ou longas filas de espera.

Isso sem contar o preço mais alto sugerido em relação ao modelo que sai. Mesmo assim, o lançamento muitas vezes apresenta maior tecnologia e sofisticação. No fim, o modelo antigo ainda pode oferecer bons motivos para ser o novo na garagem do consumidor.

Vale a pena comprar carro saindo de linha? Veja 3 dicas
Este texto lhe foi útil??

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email