Vale a pena comprar pneu meia vida?

pneus velhos

Comprar pneu meia vida – Até que ponto é recomendado?

Quando compramos um carro, o principal ponto que devemos nos preocupar é a segurança de equipamentos como o airbag, freios em bom estado, revisões nas datas certas, enfim, todos os itens que o seu veículo deve ter.

É extremamente recomendado seguir todas as orientações do fabricante a fim de evitar situações de risco.

Vamos falar nesta matéria até que ponto vale a pena comprar pneu meia vida. Claro que o pneu usado tem um preço muito atraente, mas será que vale a pena o risco de adquirir?

Vamos ver nesta análise os motivos de comprar ou não um pneu meia vida, ou mesmo um pneu remold.

Vale a pena comprar pneu meia vida?

  • Com certeza você sabe que a diferença de preço entre um pneu usado e pneu novo é muito grande, portanto, fique atento que muitas vezes uma economia tão grande pode até tirar a sua vida em caso de acidente.
  • Respondendo a pergunta: comprar pneu usado não compensa devido a segurança que deve estar em primeiro lugar sempre.
  • Fique atento caso tenha comprado algum pneu usado em um detalhe muito importante: como está a espessura da borracha? Ela está muito desgastada para dirigir com tranquilidade? Se você observar que o pneu está muito desgastado poderá ter problemas em dias de chuva, ou seja, em todos os tipos de pistas. O desgaste levará a instabilidade do veículo e poderá sofrer até um acidente, desta forma, este é um detalhe importante a ser observado.
  • Como está o pneu do lado de fora? Muitas vezes nos deixamos enganar pela aparência do pneu e no impulso acabamos por comprar um pneu usado. Um detalhe técnico essencial é saber como ele está na parte interior. Não tem como saber se o interior do pneu está com problemas, portanto, esta é mais uma desvantagem de comprar um pneu meia vida.
  • Vamos dizer que você adquiriu um pneu usado hoje. Você sabe como está o carro no qual ele estava colocado? Se o carro tinha problemas de suspensão é bem provável que o pneu que você comprou esteja também com problemas reduzindo ainda mais a sua durabilidade. Como podemos concluir esta economia na aquisição de um pneu meia vida não é uma boa alternativa.
  • Se o motorista anterior não tinha cuidados ao calibrar o pneu ou deixou que ele passasse em cima de pedras ou buracos, o desgaste será sentido e você poderá adquirir um pneu em más condições de ruas ou estradas.
  • Outro detalhe importante: se o pneu foi consertado pelo motorista anterior, este pneu tem uma chance muito grande de estourar em seu carro. Está vendo como chances de acidentes aumentam quando você compra um pneu usado sem muito conhecimento de como ele está?
  • Outra situação comum: o pneu ficou muito tempo exposto a umidade, sol e calor. Se isto ocorreu anteriormente a qualidade do pneu não é nada confiável, portanto, é uma economia que pode ser fatal para você.
  • Há muitas outras situações entre as quais não vale a pena adquirir um pneu meia vida, tais como: os sulcos abaixo do limite são perigosos para a sua segurança. Alguns furos não foram consertados, portanto, fique atento a estes detalhes. Verifique se há remendos ou partes ovaladas, tudo isso é sinal de descuido.
  • Imagine se você estiver em uma estrada e estiver chovendo e o seu carro derrapa. As chances de estouro crescem muito se os pneus não estiverem em boas condições. Sua vida vale muito mais do que a economia de alguns reais.
  • O custo benefício final deste tipo de compra não é válido, pois, a durabilidade de um pneu usado é muito menor que um pneu totalmente novo e saindo de fábrica.

Dicas ao comprar pneu

O importante é você fazer o rodízio dos pneus constantemente e tomar todos os cuidados com ele. Todas as vezes que perceber algum tipo de problema na dirigibilidade, procure um profissional de sua confiança para ver se não há nenhum furo ou problema mais grave que precisa ser reparado de forma rápida e eficaz.

É essencial que você siga todas as orientações do fabricante a fim de ter uma segurança muito maior ao adquirir os seus pneus novos.

Quando você perceber que os pneus estão gastos (o famoso pneu careca) troque-os imediatamente. Compre os pneus em lojas especializadas para que você tenha total tranquilidade.

Podemos concluir que comprar pneus usados não é uma boa ideia, portanto, dê sempre preferência aos novos e originais para não ter dores de cabeça no futuro.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.