Ao trocar o pneu do carro por um de perfil mais alto, ganharei mais conforto?

pneu hifly
pneu hifly

A troca de pneus por modelos de perfil mais alto é uma prática comum entre motoristas que buscam uma direção mais suave e um carro mais confortável.

Mas, essa alteração pode afetar a performance do veículo de maneiras não tão óbvias.

Ao optar por pneus de perfil mais alto, isso pode não somente influenciar o bem-estar do condutor mas também as características técnicas de condução do carro.

Três coisas que mudarão no seu carro, com pneus mais altos

1) Tenha em mente que o perfil mais alto do pneu vai sim absorver melhor as irregularidades das ruas e estradas horríveis que temos em nosso país, mas ele vai se deformar mais em curvas, ou seja, você não terá o mesmo desempenho em estradas sinuosas que tinha com os pneus originais do carro.

2) Em situações mais extremas, os pneus também poderão raspar nos para-lamas, como por exemplo no caso de o carro ou picape estar muito carregado e pesado.

3) Um terceiro problema que podemos citar é a reação mais lenta que o carro terá em situações de emergência, devido ao aumento do chamado “slip angle”, que é a diferença entre o ângulo real da roda em uma curva e a direção assumida pelo pneu.

Também temos uma diferença na velocidade apontada pelo velocímetro, em comparação com a velocidade real do veículo, como já abordamos recentemente nesta página.

Uma alteração no tamanho dos aros exige atenção para a calibragem do velocímetro, evitando que mostre leituras incorretas.

As discrepâncias nas medições não só prejudicam a percepção da velocidade real do veículo, como também podem resultar em infrações de trânsito.

Resumindo, se você for uma pessoa que dirige de forma bem tranquila, nunca exigindo do veículo nada que chegue perto do total de seu desempenho e performance, será mais tranquilo.

Você terá que se preocupar apenas com a diferença na velocidade indicada no velocímetro.

Perguntas frequentes

Ao trocar o pneu do carro por um de perfil mais alto, ganharei mais conforto?

Nem sempre. Pneus de perfil mais alto podem até oferecer um certo conforto adicional em superfícies irregulares, mas essa mudança pode comprometer a performance do veículo, incluindo aspectos como aceleração e consumo de combustível.

Qual é a verdadeira influência do perfil do pneu na aceleração e consumo de combustível?

Pneus com perfil mais alto podem afetar negativamente a aceleração, uma vez que eles costumam ser mais pesados e aumentam a resistência ao rolamento. Isso, por sua vez, pode também levar a um aumento no consumo de combustível, contrariando a ideia de que apenas trarão benefícios para o veículo.

Como o tamanho das rodas impacta no desempenho do veículo?

Rodas maiores frequentemente requerem pneus com menos borracha entre a roda e o solo, o que pode resultar em uma condução mais dura e interferir na absorção de impactos. Isso acaba por afetar a dirigibilidade do veículo, especialmente em terrenos irregulares, onde pneus menores com mais borracha seriam mais eficazes.

A estabilidade ao dirigir melhora com pneus de perfil alto?

Pneus de perfil mais alto podem até proporcionar uma sensação de maior estabilidade devido à maior área de contato com o solo, mas isso não significa necessariamente uma melhoria na estabilidade. Em veículos comuns, em muitos casos, essa estabilidade adicional é subutilizada e pode levar a um comprometimento na dinâmica e no controle do veículo.

O que devo considerar ao alterar o diâmetro externo do pneu?

Ao considerar a alteração do diâmetro externo do pneu, é crucial manter a circunferência geral para evitar problemas como alterações na aceleração, na contagem do odômetro e no consumo de combustível. Além disso, modificações inadequadas podem também afetar a calibragem correta do velocímetro e outros sistemas eletrônicos do veículo.

Quais são os possíveis efeitos nas vistorias e na calibragem do velocímetro após mudar o tamanho do aro?

Aros de tamanho diferente do original podem levar a leituras imprecisas no velocímetro e no odômetro, podendo resultar em multas ou em uma percepção errada da velocidade real do veículo. Durante as vistorias técnicas, essas discrepâncias podem ser detectadas e resultar em inspeção reprovada ou na necessidade de ajustes técnicos.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.